SEGUNDA-FEIRA, 09/02/2026
Publicidade

Em destaque

Coluna Espaço Aberto, por José Cícero Moura – REELEIÇÃO

Obras e pesquisas animam militância do prefeito Hildon Chaves que já o colocam como candidato imbatível em 2026

Por José Cícero Moura - 35

Publicado em 

Obras e pesquisas animam militância do prefeito Hildon Chaves que já o colocam como candidato imbatível em 2026
Foto - Diego Holanda/G1

CAMINHADA

O prefeito Hildon Chaves parece estar levando bem a sério suas pretensões políticas para o futuro. Tem visitado obras na capital e organizado agenda para as cidades do interior por meio da Associação Rondoniense de Municípios (Arom).

Divulgação/Arom

SEM MANDATO

Sem nenhuma anormalidade no processo eleitoral que se segue, Hildon teria um período de hibernação após deixar a prefeitura e esperar pelo pleito de 2026.

INDICADO

Mesmo que indique alguém para disputar sua cadeira na Prefeitura, e esse candidato venha a ser eleito, não é a mesma coisa do que ter mandato e poder dar às cartas. Nem mesmo com a mulher estando deputada, isso teria um peso muito relevante.

APRENDEU

Mas Hildon é esperto e aprendeu rápido a dinâmica da política. O fato de estar fora da ideologia dos Marcos – Rocha e Rogério – não impediu de realizar e administrar sua gestão e na hora certa fazer a aposta em quem ia vencer.

Leandro Morais/SMC/Prefeitura de Porto Velho 

LEMBRANÇA

Aliás, eu sempre escrevi que Hildon, Rocha e Rogério – então “grandes amigos” em 2019 – não chegariam juntos ao pleito de 2022, como realmente foi o que ocorreu. Não houve inimizade entre eles, mas diferenças ideológicas.

FORÇA

Tem gente que aposta categoricamente que Hildon Chaves fez a diferença para Marcos Rocha no segundo turno, não sei se realmente isso mudou o cenário. Me parece que a eleição de Rocha foi bem mais complexa que isso.

MÉRITOS

Mas é claro que atualmente Hildon tem gordura de sobra para sonhar com voos mais altos. Vamos lá. Hildon Chaves é o prefeito mais bem avaliado nas capitais, entre os que estão no segundo mandato.

PESQUISA

De acordo com  pesquisa do Instituto Veritá, divulgada recentemente, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, é o mais bem avaliado entre os prefeitos de capitais do país, que estão no segundo mandato consecutivo, após serem reeleitos em 2020.

BRASIL

O Veritá avaliou todos os prefeitos das capitais. O resultado surpreendeu Hildon, já que ele teria sido mais bem avaliado que prefeitos de capitais como Curitiba (PR), Rafael Greca; de Cuiabá (MT), Emanuel Pinheiro; de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro e de Natal (RN), Álvaro Costa.

RESULTADOS

Correligionários de Chaves apontam os investimentos em infraestrutura na capital como o carro-chefe da popularidade. O programa de asfaltamento, com mais de 700 quilômetros já executados, seria a “menina dos olhos” do Prefeito.

Divulgação/SMC/Semob

EM CAMPO

Como os números são de uma pesquisa realizada por gente de fora – o Instituto Veritá é de Minas Gerais – , a prefeitura resolver conferir o tamanho da popularidade de Hildo Chaves conversando com a população.

EM CAMPO 2

O mototaxista Douglas Abreu, disse que a infraestrutura da capital melhorou bastante na gestão de Hildon Chaves. Ele reforçou ainda que a parceria com o Governo tem ajudado a trazer mais melhorias pra cidade.

EM CAMPO 3

O comerciante João Almeida das Chagas, que mora no bairro Nova Esperança, que foi quase todo asfaltado, afirma que a cidade melhorou. Ele destacou que mora há 28 anos no local, e era só lama antes do asfalto.

RECONHECIMENTO

É claro que Hildon recebe isso com muito ânimo, o que o anima a planejar o futuro. Mas a política não tem objetividade e muito menos precisão, por isso deve ser vista por vários ângulos.

ENTENDIMENTO

O dado apontado na pesquisa Veritá mostra Chaves como um bom gestor e com uma popularidade consolidada. A conclusão da nova rodoviária deve aumentar ainda mais o reconhecimento do trabalho de Hildon, mas a política não permite acomodação.

HORIZONTE

Hildon Chaves está fazendo a lição de casa, e deve focar, principalmente, em um projeto político palpável e alheio a vaidades. O que foi dito ontem nem sempre pode valer para hoje e muito menos ser encarado como o que pensa o coletivo.

OPINIÃO

Se eu estivesse no lugar do prefeito, encararia os desafios políticos futuros da mesma maneira que ele fez em 2016. Consciente da capacidade que tem, mas sem se deixar levar pela ’empolgação” do entorno, que já o tem colocado até como presidenciável.

OPINIÃO 2

Sobre a turma de “chaleira” que o cerca, eu sugiro menos destilados nos encontros de amigos que andam acontecendo por aí.

INSTITUTO

Falando em presidenciável, importante dizer que o Instituto Veritá é o mesmo que no ano passado deu vitória de Bolsonaro com 51% contra 48% de Lula.

Arte: Reprodução

REUNIÃO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) se reuniu nesta segunda-feira (4/9) com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e representantes das companhias aéreas Azul, Gol e Latam para cobrar melhorias na oferta de voos em Rondônia.

Divulgação/MPRO

REVOLTA

O pedido foi motivado pela onda de reclamações da população sobre a recente retirada de linhas comerciais. A Promotora Daniela Nicolai de Oliveira Lima, informou que o MPRO está em tratativas com as companhias aéreas sobre os pontos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que as empresas aperfeiçoem os serviços.

IMPORTÂNCIA

A Promotora argumentou que o transporte aéreo é um serviço essencial e estratégico para viagens de negócios, saúde e lazer. De  acordo com a lei de concessões públicas, a ANAC precisa olhar para o interesse público e considerar preços palatáveis para os consumidores, não apenas os interesses do mercado.

TRABALHANDO

As companhias aéreas demonstraram interesse em dialogar e defenderam que o Estado não está desassistido.

OPINIÃO

Me parece que as empresas aéreas argumentaram o óbvio  e não chegaram na reunião com nenhuma proposta. Eles já sabem o problema que o Estado vive atualmente e, que eu saiba, ninguém das companhias disse que as decisões de cancelamento de voos estão sendo revistas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pedro Fernandes celebra aprovação de lei que garante permanência de famílias no Soldado da Borracha

Pedro Fernandes celebra aprovação de lei que garante permanência de famílias no Soldado da Borracha

Deputado defende Programa Estadual de Regularização Transitória, assegurando segurança jurídica e continuidade das atividades produtivas na região.
L
Deputado Pedro Fernandes garante segurança jurídica para famílias do Assentamento Elcio Machado

Deputado Pedro Fernandes garante segurança jurídica para famílias do Assentamento Elcio Machado

Parlamentar articula regularização fundiária em Monte Negro e Buritis, protegendo produtores locais e garantindo posse definitiva da terra.
L
Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Ministro do STF solicita parecer do Comando Militar do Planalto sobre pedido feito por general condenado pela trama golpista e mantido sob custódia militar em Brasília.
L
Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Projeto aprovado por unanimidade busca ampliar visibilidade, inclusão e políticas públicas voltadas à comunicação como direito
L
Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Evento no Butantan marcou início da vacinação contra a dengue para profissionais do SUS.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval em Porto Velho ocorre com tranquilidade e segurança reforçada em Rondônia, afirma Polícia Militar

Carnaval em Porto Velho ocorre com tranquilidade e segurança reforçada em Rondônia, afirma Polícia Militar

Apenas uma ocorrência relevante foi registrada na Capital; PM intensificou policiamento em todo o Estado durante o Carnaval 2026
L

Caso Juliana de Matos: estudantes pedem justiça em vídeo

Líderes de turma de Direito da FIMCA e da Metropolitana se manifestam com respeito e responsabilidade, pedem justiça pela morte de Juliana e defendem medidas de segurança, protocolos claros e ambulatório no campus.
L

Ponto & Contraponto: Luiz Carlos Freire e a música como arte a favor da vida

desenvolvimento humano e fortalecimento da cidadania, mostrando que a arte vai muito além do palco e da técnica, ela também salva, educa e transforma vidas.
L
Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Recursos do Novo PAC fortalecem infraestrutura, ampliam a produção de vacinas e buscam garantir autonomia do Brasil na fabricação de imunizantes e soros.
L

Caso Juliana de Matos: Polícia detalha investigação sobre morte da professora e escrivã em Porto Velho

Delegada Leisaloma Carvalho explicou o andamento do inquérito, descartou boatos sobre notas e relacionamento amoroso e afirmou que a principal linha aponta para crime motivado por frustração e não aceitação da rejeição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Proposta que extingue jornada 6x1 avança na Câmara e vai à CCJ

Proposta que extingue jornada 6×1 avança na Câmara e vai à CCJ

Texto que reduz carga semanal para 36 horas será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para comissão especial.
L
Moraes autoriza Silvinei Vasques a fazer doutorado a distância enquanto cumpre pena na prisão

Moraes autoriza Silvinei Vasques a fazer doutorado a distância enquanto cumpre pena na prisão

Ex-diretor da PRF continuará detido na Papudinha; ele foi condenado por participação na trama golpista ligada às eleições de 2022.
L
Sofia Andrade critica omissão do Estado na proteção às mulheres

Sofia Andrade critica omissão do Estado na proteção às mulheres

Vereadora afirma que discursos simbólicos não reduzem a violência e cobra punições mais severas, estrutura estatal e ações concretas para proteger mulheres em Rondônia.
L
Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS e IPVA para pessoas com fibromialgia

Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS e IPVA para pessoas com fibromialgia

Indicações pedem atualização de decretos estaduais para incluir pacientes com doenças crônicas no rol de beneficiários de benefícios fiscais na compra e propriedade de veículos.
L
Acesso aos portos entra em debate em audiência pública

Acesso aos portos entra em debate em audiência pública

Encontro em Porto Velho discute adequação do trecho rodoviário de acesso aos portos e integra elaboração do orçamento municipal de 2026 com participação popular.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

Uma mulher foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e por crime de receptação.
10
Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Na ocasião, o suspeito que foi preso em flagrante disse ter tido um relacionamento amoroso de três meses com Juliana, e decidiu cometer o crime após a vítima se distanciar e reatar o casamento com o ex-marido.
16
Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Durante coletiva a polícia detalhou andamento das investigações e descartou vínculo acadêmico ou relacionamento com o suspeito
L
Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Ocorrências quase simultâneas envolveram carro e moto em avenida urbana e colisão traseira na BR-364, sem registro de feridos graves.
14
Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Vítima tentou atravessar a rodovia fora da faixa de pedestres, foi atingida por um carro em alta velocidade e morreu ainda no local do acidente.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Outorga: Janilda Fiau Silva

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento de Renovação da Outorga da SED ENTRONCAMENTO:  ENERGISA RONDÔNIA – DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A.

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS DO POÇO TUBULAR PROFUNDO
L

Requerimento de Outorga: PAULO HENRIQUE DOS SANTOS

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L
Programa Move Brasil completa um mês com R$ 1,9 bilhão em créditos para caminhões

Programa Move Brasil completa um mês com R$ 1,9 bilhão em créditos para caminhões

Iniciativa do MDIC oferece financiamento com juros baixos para autônomos, cooperativas e empresas de transporte em todo o país.
L
Cesta básica em janeiro: preços sobem na maioria das capitais brasileiras

Cesta básica em janeiro: preços sobem na maioria das capitais brasileiras

Pesquisa da Conab e DIEESE aponta aumento do custo da alimentação em 24 capitais e variações negativas em apenas três municípios.
L
Minha Casa Minha Vida Entidades recebe propostas para moradias urbanas

Minha Casa Minha Vida Entidades recebe propostas para moradias urbanas

Organizações sem fins lucrativos têm até terça-feira para enviar propostas ao programa federal que apoia produção social de moradias para famílias de baixa renda.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.