QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

PEC Emergencial: relator desiste de incluir em parecer fim do piso para gasto em saúde e educação

Senador Márcio Bittar (MDB-AC) disse que o relatório não passará no Senado caso trecho seja mantido. Apresentação de uma nova versão do parecer está prevista para segunda (1º).

Publicado em 

O relator da proposta conhecida como PEC Emergencial, senador Márcio Bittar (MDB-AC), confirmou nesta sexta-feira (26) que, na nova versão de seu parecer, irá retirar do texto o ponto que acaba com os pisos para gastos em saúde e educação dos estados e municípios.

Bittar havia protocolado oficialmente a versão final do texto no Senado nesta terça-feira (23). No parecer, ele acabava com os pisos para gastos em saúde e educação, dessa forma, os governantes ficavam desobrigados de efetuar gastos mínimos nessas áreas.

O parlamentar disse nesta sexta-feira (26) que "está claro" que o relatório não passará no Senado caso esse trecho seja mantido. A apresentação de uma nova versão do parecer está prevista para segunda-feira (1º).

O novo texto não deve tratar da desvinculação das despesas com saúde e educação, mantendo, assim, os pisos atuais. Bittar reconhece que não irá "insistir" na desvinculação já que o debate pode pôr em risco a aprovação da PEC Emergencial. Todavia, ele segue favorável à tese.

A Constituição determina que os estados devem destinar 12% da receita à saúde e 25% à educação. Municípios, por sua vez, têm de gastar, respectivamente, 15% e 25%. Hoje, os pisos de saúde e educação também têm de ser corrigidos pela inflação do ano anterior.

No parecer entregue na terça (23), o senador argumenta que "é irreal buscar a imposição de regras rígidas e inflexíveis para toda a Federação" e que "Brasília não deve ter o poder de ditar como cada estado e cada município deve alocar seus recursos".

PEC Emergencial

O objetivo central da PEC é o de criar gatilhos — mecanismos que possibilitem ao governo estabilizar suas contas se houver ameaça ao cumprimento do teto de gastos, que limita os gastos da União à inflação do ano anterior. O texto também viabiliza a prorrogação do auxílio emergencial.

Inicialmente, a intenção do governo era votar a proposta nesta quinta (25), mas não houve acordo entre os líderes partidários. Com isso, seria somente lido o relatório de Bittar e iniciada a discussão do texto.

O PT pediu que a PEC fosse retirada da pauta e encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O partido contou com o apoio de outras legendas.

O líder do governo na Casa, Fernando Bezerra (MDB-PE) percebeu que o pedido da oposição para envio da PEC à CCJ poderia prosperar e, então, no plenário, recuou, concordando em adiar a leitura do relatório, para evitar um revés maior.

Bezerra disse que a votação continua prevista para a próxima quarta (3), apesar do atraso na leitura do parecer.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), explicou que o fato não representava "necessariamente um adiamento" da análise do projeto. O parlamentou apresentou um cronograma para que a matéria seja deliberada, em dois turnos, até quarta-feira (3).

Após a derrota dos governistas na sessão de ontem, o relator, Márcio Bittar, ponderou que a manutenção da vinculação dos gastos é "autoritária", "uma invasão dos poderes dos estados e municípios".

"Ninguém tira um centavo de município nem de estado. Você não tira dinheiro de ninguém. Você apenas devolve aos entes federados o poder do seu orçamento", afirmou.

Para ser aprovada, uma proposta de emenda à Constituição precisa ser analisada em dois turnos e receber o aval de, no mínimo, 49 senadores. Depois, o texto segue para a Câmara, onde também são necessárias duas votações.

O que diz a PEC

Se o teto de gastos for desobedecido, a União poderá recorrer a gatilhos, que cortam gastos, para estabilizar as contas. Os mecanismos serão acionados quando a relação entre despesas e receitas correntes superar 94%, no âmbito da União;

Estados, o Distrito Federal (DF) e os municípios podem adotar os gatilhos, caso a despesa corrente alcance 95% da receita corrente no ano.

Se o estado ou o município acionar esses dispositivos, ficará proibido, por exemplo, de conceder reajuste a servidores públicos, criar cargos que gerem aumento de despesa, criar despesa obrigatória. No caso dos entes, as medidas para equilibrar as contas são optativas;

Os gastos com o auxílio emergencial neste ano ficarão fora da regra do teto de gastos. Segundo o texto, o dinheiro para pagar as novas parcelas do auxílio deve vir de crédito extraordinário, o que permite que essa despesa fique fora do teto;

Atualmente, a Constituição, por meio da chamada regra de ouro, proíbe o governo de fazer dívidas para pagar despesas correntes e a vinculação da receita de impostos a fundos. O relatório da proposta autoriza algumas exceções. Segundo o texto, poderá haver vinculação das receitas no caso dos Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios.

Na hora de se apurar se a regra de ouro foi, ou não, cumprida, serão consideradas apenas dívidas emitidas no mesmo ano do gasto com as despesas. A regra de ouro trata da geração de dívidas para custear despesas correntes;

Determina que apenas o Congresso pode decretar estado de calamidade pública, desde que solicitado pelo Presidência da República. Nesse cenário, será adotado "regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações".

Determina que os estados devem assegurar "sustentabilidade da dívida pública". As regras desse ponto serão definidas posteriormente, por lei complementar;

Limita gastos com aposentadoria e pensões de servidores das Câmaras de Vereadores de acordo com o tamanho do município;

Prevê que órgãos públicos deverão realizar e divulgar avaliação das políticas públicas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Ministro anunciou a saída nesta quarta-feira e confirmou intenção de concorrer ao Senado nas eleições de 2026 após ser expulso de sua ex-legenda.
L
Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Advogado e ex-defensor de Jair Bolsonaro foi sentenciado ao pagamento de indenização e a penas alternativas por ofensas contra atendente de pizzaria.
L
Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Presidente brasileiro declara que, caso o pacto não seja selado durante a cúpula em Foz do Iguaçu, o país não retomará as negociações em seu mandato.
L
CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

Proposta que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado recebeu 17 votos favoráveis e pode ser votada definitivamente ainda hoje.
L
Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Placar na Corte atinge 6 votos a 0 pela inconstitucionalidade da regra que limita demarcações à posse em 1988 na data da Constituição.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeito Flori Cordeiro detalha virada na saúde, transporte e gestão de Vilhena em entrevista ao Em Cima da Hora

Flori Cordeiro apresenta ações em Vilhena, com foco em reorganização da saúde, reformas em UBSs, transporte coletivo gratuito, austeridade fiscal, LED, concursos e investimentos.
L

Devido às intensas chuvas na Bolívia e, principalmente, à cheia do rio Piraí em Santa Cruz, uma parte de Rondônia está sob risco

Alerta vermelho na Bolívia acende sinal de atenção para Rondônia, com risco de cheia dos rios Mamoré, Beni e Madeira, após chuvas intensas que já causaram mortes, desaparecimentos e situação de desastre em Santa Cruz e regiões vizinhas.
L

A chuva torrencial que não cessa na Bolívia intensifica o drama das famílias em cinco municípios do estado vizinho de Santa Cruz

A enchente provocada pelo transbordamento do rio Piraí causou um rastro de destruição, com pessoas sendo levadas pela força da água. Até o momento, o governo federal andino contabiliza 21 mortos, mas teme que outras 30 pessoas estejam desaparecidas.
L
Câmara aprova redução de benefícios fiscais e novos tributos

Câmara aprova redução de benefícios fiscais e novos tributos

O projeto que segue para o Senado corta incentivos em 10% e aumenta a carga tributária para casas de apostas e fintechs visando equilíbrio orçamentário.
L
Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

O julgamento no STF foi interrompido por um pedido de vista, adiando a decisão sobre o valor que deve ser protegido de bancos em casos de superendividamento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Evento impulsiona negócios, capacitação e geração de renda em Porto Velho.
L
CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

A decisão do presidente da comissão permite que a proposta seja votada ainda nesta quarta-feira e siga para análise imediata do plenário do Senado.
L
Polícia Federal solicita novo prazo para perícia médica do general Augusto Heleno

Polícia Federal solicita novo prazo para perícia médica do general Augusto Heleno

Corporação pediu ao STF a extensão do período de análise até o dia 26 de dezembro para avaliar documentos apresentados pela defesa de Heleno.
L
Dra. Taíssa vota pelo abono da Educação e cobra providências para crise na Saúde

Dra. Taíssa vota pelo abono da Educação e cobra providências para crise na Saúde

A deputada apoia abono da Educação, mas cobra ações urgentes do governo para enfrentar a crise na Saúde pública em Rondônia
L
Deputado Alex Redano solicita operação tapa-buracos na RO-140, em Cacaulândia

Deputado Alex Redano solicita operação tapa-buracos na RO-140, em Cacaulândia

Alex Redano pede operação tapa-buracos na RO-140 para reduzir riscos de acidentes e garantir trafegabilidade em Cacaulândia
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Ação integrada mira crimes ambientais em Porto Velho e Nova Mamoré.
14
Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Vítima foi atingida na região do pé e encaminhada ao Hospital João Paulo II enquanto a polícia busca informações sobre a motivação do crime.
16
Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Equipes da 5ª Delegacia de Polícia identificaram os autores do crime e localizaram os aparelhos que serão devolvidos ao proprietário nesta quarta-feira.
12
VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

Suspeito ligado a facção criminosa foi localizado em condomínio popular após roubo armado ocorrido durante gravação institucional.
14
Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Colisão traseira mobilizou o SAMU e levantou alerta sobre segurança viária no trecho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Biquínis e maiôs em cores como terracota e areia trazem elegância, versatilidade e estilo para os dias mais quentes da estação.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAP, LAI, LAO): ALYNE FARMA LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO).
L
Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Alta nos custos de produção pressiona preços e freia consumo.
L

Recebimento de Dispensa de Licenciamento: ASMOCUN

Dispensa de Licenciamento.
L
Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Brinquedos sem selo de conformidade lideram as falhas detectadas durante a fiscalização realizada em todo o país ao longo do mês de novembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.