Os golpes praticados por criminosos que se passam por advogados continuam se espalhando por Rondônia. A tática é contatar vítimas usando nomes e fotos de profissionais reais para pedir dinheiro, sob o pretexto de liberar valores de ações judiciais.
Nesta sexta-feira, 24 de outubro de 2025, o telefone da redação do site Jaru Online foi alvo de uma dessas tentativas. O golpista iniciou o contato pelo WhatsApp, usando a foto de perfil de um advogado que já havia prestado serviços ao veículo de imprensa.
Na conversa, o estelionatário informava que o suposto representante do Jaru Online teria vencido uma ação judicial. Ele alegava que havia um alvará de recebimento no valor de R$ 31.350,00.
Uso de brasão e ameaça de tributação
Para dar aparência de legitimidade à fraude, um segundo contato foi feito logo em seguida. Desta vez, o criminoso se passou por um servidor do Superior Tribunal de Justiça (STJ), usando o brasão da instituição no perfil do WhatsApp.
Esse segundo estelionatário afirmava que, para liberar o valor, seria necessário pagar taxas judiciais. Ele ainda usou a ameaça de que, caso o pagamento não fosse efetuado, o dinheiro “bloqueado” seria tributado em 45%.
Durante a conversa, o golpista solicitou que a vítima acessasse o aplicativo bancário para supostamente efetuar o procedimento. No entanto, o criminoso percebeu que o golpe do falso advogado havia sido descoberto ao ser questionado sobre a necessidade dessa ação, já que se tratava de um valor a ser recebido. Imediatamente, ele encerrou o contato.
As autoridades relembram que, na semana passada, uma mulher em Rondônia perdeu R$ 80 mil em um golpe semelhante.
A orientação é que nenhum pagamento seja feito por mensagens. Qualquer informação sobre processos judiciais deve ser confirmada diretamente com o advogado de confiança ou nos canais oficiais do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO). O golpe é marcado pela fragilidade, pois mistura competências do TJ-RO com o STJ e apresenta um alvará sem identificação do juízo competente.









































