O soldado Jesuino Gonçalves Martins Ferreira, de 19 anos, que servia no 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS), foi encontrado morto na terça-feira, 23 de setembro de 2025, no rio Mamoré, em Guajará-Mirim. O jovem estava desaparecido desde a tarde de segunda-feira, dia 22, quando se afogou enquanto se divertia no rio com um grupo de amigos.
De acordo com as informações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros, Jesuino entrou em um ponto mais fundo do rio, um “buraco”, enquanto tomava banho. Como o jovem não possuía habilidades de natação, ele foi rapidamente arrastado pela correnteza e desapareceu sob as águas.
As buscas pelo soldado foram iniciadas imediatamente na segunda-feira pela guarnição de bombeiros. O trabalho de resgate precisou ser interrompido durante a noite devido à escuridão e foi retomado na manhã do dia seguinte.
Após mais de seis horas de buscas intensas, mergulhadores localizaram o corpo de Jesuino a cerca de 40 metros do ponto onde ocorreu o afogamento. A perícia técnica foi acionada e compareceu ao local para realizar os procedimentos legais necessários.
Após a conclusão dos trabalhos, o corpo foi liberado para a funerária. Jesuino Gonçalves Martins Ferreira era natural de Ji-Paraná, em Rondônia, e foi para essa cidade que o corpo foi levado para a realização do velório e do sepultamento.