Energisa reforça cuidados com rede elétrica durante chuvas

Previsão indica alerta laranja para Rondônia neste fim de semana, com chuva moderada a forte e rajadas de vento de até 60 km/h

Publicado em

Energisa reforça cuidados com rede elétrica durante chuvas

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News

A Energisa Rondônia reforçou as orientações de segurança para a população diante da previsão de chuvas fortes, descargas atmosféricas e rajadas de vento neste fim de semana. Segundo previsão do Grupo Storm, citada pela concessionária, Rondônia permanece em alerta laranja neste sábado (26) e domingo (27), com possibilidade de ventos de até 60 km/h.

O cenário aumenta a necessidade de atenção em áreas próximas à rede elétrica. A principal recomendação é evitar contato com instalações, cabos, árvores ou objetos que possam ter sido atingidos durante as tempestades.

Cuidados durante as tempestades

A coordenadora de Segurança da Energisa Rondônia, Jucilene Dias, orienta que aparelhos eletrônicos sejam retirados da tomada quando isso puder ser feito com segurança.

“Desligar os aparelhos eletrônicos da tomada é uma medida importante para proteger os equipamentos e evitar acidentes”, explicou.

A orientação inclui televisores, computadores e outros dispositivos conectados à rede elétrica. Durante a tempestade, também é recomendado evitar o manuseio de equipamentos elétricos ligados à tomada.

A população não deve tentar retirar galhos, árvores ou qualquer objeto que esteja em contato com a rede elétrica. A intervenção pode provocar acidentes graves, especialmente quando há cabos energizados.

O que fazer em caso de vento e chuva forte

Quem estiver na rua deve procurar um local seguro e evitar áreas abertas. Também não é recomendado buscar abrigo próximo a postes, árvores ou fios elétricos.

Em caso de cabos rompidos ou caídos, a orientação é manter distância e não tocar no fio, em pessoas ou em objetos que estejam em contato com ele.

Motoristas que não possam seguir viagem com segurança devem estacionar em local protegido e permanecer dentro do veículo. A recomendação também é evitar estacionar próximo a árvores, postes ou estruturas que possam cair.

Manutenção deve ser evitada

A Energisa orienta que a população não faça manutenção em telhados durante tempestades. O risco é maior devido à combinação de chuva, vento e possibilidade de contato com instalações elétricas.

A recomendação vale também para a retirada de galhos e árvores. Mesmo que a estrutura pareça sem energia, o contato com a rede pode oferecer risco de choque elétrico.

Com informações da Energisa.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS