- Rondônia apresenta nesta quarta-feira (26) nebulosidade variável, com mais nuvens no norte, oeste e sudoeste e céu mais aberto no centro, sul e sudeste.
- As imagens dos satélites GOES-19 e GOES-16 indicam maior concentração de nuvens em áreas como Porto Velho, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Costa Marques e Vale do Guaporé, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas.
- Mapas do CPTEC/Inpe mostram umidade relativa mínima entre 20% e 40% em grande parte do estado e ausência de indicação de chuva intensa e generalizada sobre Rondônia nas próximas 24 horas.
Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação do News Rondônia
Rondônia apresenta nebulosidade variável e baixa umidade relativa do ar nesta quarta-feira (26), conforme a análise de imagens meteorológicas e mapas do CPTEC/Inpe. O cenário é marcado por diferenças entre as regiões do estado, com maior presença de nuvens no norte, oeste e sudoeste e períodos de céu mais aberto em áreas do centro, sul e sudeste.
Na imagem do GOES-19, registrada às 10h10 no horário de Rondônia, observa-se maior concentração de nuvens sobre o norte, noroeste e oeste do estado. Já o centro-sul e o sudeste aparecem com áreas mais abertas.

Em Porto Velho, a cobertura de nuvens é irregular, com maior concentração nas áreas ao norte e oeste da capital. Padrão semelhante é observado nas proximidades de Candeias do Jamari, Buritis e Ariquemes, onde as formações de nuvens aparecem de maneira fragmentada.
Já a imagem do GOES-16, registrada às 14h20 UTC, mostra maior concentração de nebulosidade no oeste e sudoeste de Rondônia, especialmente nas áreas de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Costa Marques e no Vale do Guaporé. Nessas regiões, a presença de nuvens pode favorecer pancadas de chuva isoladas, que eventualmente podem apresentar intensidade moderada e, de forma pontual, mais forte.

Também há nebulosidade sobre Porto Velho e o norte do estado, onde não se descarta a ocorrência de chuva localizada. No centro e leste de Rondônia, a cobertura de nuvens aparece mais fragmentada, indicando uma atmosfera relativamente mais aberta e menor potencial para chuva generalizada.
Apesar da presença de nuvens no oeste, a imagem analisada não mostra um grande sistema de tempestade organizado diretamente sobre Rondônia no momento do registro.
No centro e sul do estado, municípios como Ji-Paraná, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena aparecem em áreas com menor cobertura de nuvens, favorecendo períodos de céu parcialmente aberto ao longo do dia.
Umidade baixa chama atenção
Além da nebulosidade, outro destaque é o mapa de umidade relativa mínima do CPTEC/Inpe, com previsão para esta quarta-feira. Grande parte de Rondônia aparece em tons de marrom, associados a valores mais baixos na escala do produto.
Em uma ampla área do estado, os índices mínimos previstos ficam aproximadamente entre 20% e 40%, com os menores valores concentrados principalmente em setores do oeste e sul. No norte, os índices aparecem um pouco mais elevados.
A combinação entre menor cobertura de nuvens, maior aquecimento e baixa umidade pode contribuir para uma atmosfera mais seca durante os períodos de maior temperatura, especialmente nas regiões onde o céu permanece mais aberto.
Sem indicação de chuva intensa generalizada
O mapa de probabilidade de chuva intensa para as próximas 24 horas, também produzido pelo CPTEC/Inpe, não coloca Rondônia entre as principais áreas classificadas para ocorrência de tempestades nos níveis de severidade 1 a 4.
As áreas de maior destaque aparecem em outros setores da Região Norte e também em partes do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país.
Isso, entretanto, não significa ausência de chuva em Rondônia. A análise das imagens indica a possibilidade de pancadas isoladas, principalmente nas áreas com maior concentração de nebulosidade. O que não aparece nos produtos analisados é uma indicação de chuva intensa e generalizada sobre o estado.
Porto Velho e interior
Na capital, a presença de nuvens é mais evidente, especialmente nas áreas norte e oeste, mas com distribuição irregular. No interior, o cenário varia entre maior nebulosidade no oeste e sudoeste e períodos mais abertos no centro, sul e sudeste.
Em Porto Velho, as pancadas de chuva tendem a ocorrer de forma localizada, com maior possibilidade nas áreas norte e oeste da capital, onde a nebulosidade aparece mais concentrada nas imagens de satélite. Nas zonas Leste e Sul, a chuva, caso ocorra, tende a ser mais irregular e pontual.
Assim, o quadro meteorológico desta quarta-feira é marcado por nebulosidade irregular, possibilidade de pancadas isoladas e baixos índices de umidade relativa mínima, sem indicação, nos produtos analisados, de um grande sistema de chuva intensa atuando sobre Rondônia.
NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER
Quem era Gustavo Munis, jovem morto pela PM com 27 tiros após celular ser confundido com arma em SP
Jovem de 20 anos morava com a mãe e as irmãs, fazia tratamento psiquiátrico e não tinha antecedentes criminais.
Mega-Sena 3069: confira os números sorteados
Concurso realizado neste domingo (11) tinha prêmio estimado em R$ 112 milhões; veja as seis dezenas e saiba como funcionam as apostas da loteria.
Servidor se aposenta após 40 anos de trabalho na Prefeitura de Porto Velho
Motorista Osvaldo Fernandes Filho recebeu homenagem de colegas e gestores da Secretaria Municipal de Educação após quatro décadas de dedicação ao serviço público.
Parque Natural de Porto Velho tem programação gratuita para o Dia das Crianças
Atividades nos dias 10 e 11 de outubro incluem brincadeiras, esportes e lazer ao ar livre, das 8h às 17h, no Parque Natural Municipal Raimundo Paraguassu.
A “minha” Sagrada Escritura – Por Moisés Selva Santiago
Confira o texto de Moisés.
Rondônia pode ter pancadas de chuva e trovoadas neste sábado; Porto Velho e distritos exigem atenção
Imagem do satélite GOES-16 mostra nebulosidade sobre a região; calor e umidade podem favorecer chuvas localizadas, com raios, rajadas de vento e alagamentos pontuais.
DESTAQUE NEWS
Ato por reeleição de Lula reúne apoiadores na Avenida Paulista
Durante manifestação em São Paulo, presidente afirmou que a semana será decisiva para a eleição, criticou propostas de cortes de gastos de Flávio Bolsonaro e defendeu mudanças na…
TSE derruba suspensão do canal “Exército do Lula”
Corregedor eleitoral reverte decisão de Kassio Nunes Marques sobre o canal no WhatsApp, que reúne mais de 3,4 milhões de pessoas; plenário do tribunal decidirá o caso.
Enem 2026: interpretação de texto é chave em Linguagens
Professores recomendam resolver provas anteriores, revisar funções da linguagem e relacionar textos a seus contextos para ganhar tempo e melhorar o desempenho no exame.
TSE dá 48 horas para Meta explicar restrições a posts de Lula
Ministro Marco Aurélio Bellizze pediu esclarecimentos sobre distribuição de conteúdo, recomendações e bloqueios geográficos; empresa nega favorecimento e cita problemas técnicos.
Meta atribui a problemas técnicos redução de alcance de Lula
Campanha de Lula acionou o TSE e a ANPD e questiona possível tratamento desigual nas redes sociais; empresa nega favorecimento a Flávio Bolsonaro.
Caso Master completa um mês com pedidos pendentes no STF
Suspensão de processos na Presidência do Supremo mantém pedidos de liberdade e novas medidas investigativas à espera de análise, enquanto há divergência sobre quem deve decidir.
EMPREGOS E CONCURSOS
Prefeitura de Porto Velho retifica editais de concursos da Educação e Saúde
Mudanças atualizam regras de cotas, acessibilidade, documentação e requisitos dos cargos. Provas do concurso da Saúde estão previstas para 13 de dezembro de 2026.
Nova UBS Orgulho do Madeira tem vagas na saúde
Inscrições para profissionais interessados em trabalhar na nova unidade de Porto Velho seguem abertas até 7 de outubro de 2026.
Vaga de emprego: Minalinda busca auxiliar financeiro
Água Mineral Minalinda exige conhecimento em controle financeiro, conciliação e fluxo de caixa; residência na Zona Sul será considerada um diferencial.
Vaga de emprego: Água Mineral Minalinda busca estoquista
Seleção oferece uma oportunidade para quem tem habilidade no manuseio de estoque e capacidade de resolver divergências; residência na Zona Sul é diferencial.
Vaga de emprego: Água Mineral Minalinda busca comprador
Oportunidade pede conhecimento em notas fiscais e boletos, além de proatividade; morar na Zona Sul é um diferencial para a seleção.
Rondônia tem 35 vagas de estágio pelo CIEE
Oportunidades são destinadas a estudantes de diferentes áreas, incluindo Administração, Educação, Contabilidade, Informática e ensino médio.
POLÍTICA
Suspensão de canal pró-Lula gera debate sobre liberdade política
Especialistas em direitos digitais criticaram a decisão do TSE de suspender o canal Exército do Lula, com cerca de 3,3 milhões de participantes, medida revertida horas depois.
TSE barra anúncios de Lula contra Flávio sobre escala 6×1
Decisão do ministro André Mendonça impede novas contratações de anúncios pagos que associavam o candidato do PL à oposição ao fim da jornada de seis dias de trabalho…
Lula recorrerá à Justiça contra suspensão do canal “Exército do Lula”
Presidenciável critica decisão do TSE e afirma ver medidas tendenciosas contra sua candidatura; canal foi suspenso após pedido da campanha de Flávio Bolsonaro.
Kassio suspende propaganda do PT sobre caso Master
Decisão do presidente do TSE atende a pedido da campanha de Flávio Bolsonaro e aponta omissões no vídeo eleitoral; campanha de Lula afirma que as informações divulgadas são…
Lula faz comício em Natal e Flávio Bolsonaro participa de ato no RJ
Candidatos à Presidência defenderam propostas para educação, economia, emprego e inclusão durante agendas públicas no Rio Grande do Norte e no Rio de Janeiro.
PF desmente Veja; Padilha pede direito de resposta sobre Lula
Polícia Federal nega depoimento atribuído a Daniel Vorcaro sobre suposto financiamento de documentário, enquanto ministro da Saúde contesta reportagem da revista.
POLÍCIA
Acidente na BR-393 deixa cinco mortos e nove feridos no RJ
Colisão em Barra do Piraí envolveu um caminhão e quatro carros; vítimas feridas foram encaminhadas a hospitais da região.
Cabo do Exército é preso suspeito de agredir companheira em Porto Velho
Militar de 25 anos foi detido após vizinhos acionarem a Polícia Militar; segundo a ocorrência, a vítima relatou ter sido empurrada contra uma porta de vidro e ameaçada…
Incêndio em condomínio mobiliza Bombeiros na zona Norte
Fogo atingiu um apartamento na Avenida Rio Madeira, próximo à Avenida Tiradentes, na tarde deste sábado (10), e provocou a saída preventiva de moradores.
Polícia Federal apreende trator, caminhão e madeira retirada de terra indígena em Rondônia
Ação da Operação Madeira-Mamoré II ocorreu em Nova Mamoré, com participação da Funai e do BPFRON; um homem foi conduzido à sede da Polícia Federal em Guajará-Mirim.
Colisão entre carro e moto deixa motoboy em estado gravíssimo no centro de Porto Velho
Acidente violento no cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Avenida Campos Sales mobiliza equipes de socorro; imagens de câmeras de segurança devem esclarecer dinâmica
Ocorrência no presídio Urso Panda relata apreensão de material proibido e denúncia entre servidores
Registro aponta que detento teria recebido invólucros com substância semelhante a tabaco de um policial penal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Nota de pesar: Ingridy dos Santos da Silva Borges
Ingridy era uma jovem de alma doce, carinhosa e meiga, que encontrava na família seu porto seguro e uma das maiores razões de sua felicidade
Corinthians anuncia Seedorf como técnico até 2027
Ex-jogador holandês assume o lugar de Fernando Diniz, chega com comissão técnica nos próximos dias e tem estreia prevista contra o Vitória, em Itaquera.
Amazonas recebe aviões para combater queimadas após alta de 271%
Força-tarefa federal mobiliza aeronaves da FAB e brigadistas para conter incêndios florestais; estado registrou 1.380 focos nos dez primeiros dias de outubro.
Turistas de quatro estados visitam a Madeira-Mamoré em Porto Velho
Grupo com mais de 30 visitantes conheceu o complexo ferroviário e passeou no vagão histórico PP56, que voltou a circular após 29 anos.
Nota de Pesar: Hélio Marinho Pinheiro
Conhecido carinhosamente como “Baixinho” pela família e pelos amigos, Hélio era um homem trabalhador, dedicado e sempre disposto a ajudar.
Polícia Civil prende em Cuiabá investigado por homicídio e tentativa de homicídio em Jaru
Ação conjunta entre as polícias civis de Rondônia e Mato Grosso resultou na captura do investigado e na prisão de uma mulher por descumprimento de medidas judiciais.