Eleitores de Cacoal e Ministro Andreazza têm multas eleitorais dispensadas em março

Medida da Justiça Eleitoral permite regularizar título sem pagamento de penalidades para quem não votou ou ainda não fez o primeiro alistamento.

Fonte: TRE-RO - 50

Publicado em

Eleitores de Cacoal e Ministro Andreazza têm multas eleitorais dispensadas em março
Foto: Divulgação/TRE-RO

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News
  • Eleitores de Cacoal e Ministro Andreazza podem regularizar a situação eleitoral em março de 2026 sem pagamento de multas.
  • A medida atende jovens com alistamento tardio e eleitores que faltaram às últimas três eleições consecutivas sem justificar.
  • O atendimento é presencial ou via TítuloNet, e o prazo final para emitir ou alterar o título é 6 de maio de 2026.

Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação do News Rondônia

Eleitoras e eleitores dos municípios de Cacoal e Ministro Andreazza têm uma oportunidade para regularizar a situação eleitoral sem pagar multas. Durante todo o mês de março de 2026, a Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, por meio da 11ª Zona Eleitoral, está dispensando o pagamento de penalidades relacionadas ao alistamento eleitoral tardio e à ausência às urnas.

A iniciativa beneficia cidadãos que ainda não tiraram o primeiro título de eleitor ou que possuem pendências por não terem comparecido às urnas nas últimas eleições. A medida busca incentivar a regularização do cadastro eleitoral antes do fechamento do sistema para organização do próximo pleito.

Atualmente, os dois municípios somam mais de 13 mil títulos cancelados. Desse total, 12.432 pertencem a eleitores de Cacoal, enquanto 1.346 são de Ministro Andreazza.

Quem pode ser beneficiado

A dispensa das multas vale para dois grupos principais de eleitores:

  • Jovens com alistamento tardio: pessoas com 18 anos ou mais que ainda não emitiram o primeiro título de eleitor.
  • Eleitores com pendências: cidadãos que deixaram de votar e não apresentaram justificativa nas últimas três eleições consecutivas. Vale lembrar que cada turno eleitoral é contabilizado como uma eleição.

Como solicitar o atendimento

Os serviços podem ser solicitados presencialmente ou pela internet.

Atendimento presencial

  • Cartório Eleitoral de Cacoal: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30;
  • Unidade Tudo Aqui, no Cacoal Shopping: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Atendimento online

Também é possível realizar a regularização por meio do sistema TítuloNet, disponível no portal do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia.

Prazo final

O prazo final para emitir o título de eleitor ou realizar alterações cadastrais é 6 de maio, data em que o cadastro eleitoral será fechado para preparação das próximas eleições gerais.

A orientação da Justiça Eleitoral é que eleitoras e eleitores procurem atendimento com antecedência. Regularizar a situação antes do prazo final evita filas nos últimos dias e garante o direito de votar.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS