Quem passa diariamente pelo cruzamento da Avenida Engenheiro Anysio da Rocha Compasso, conhecida como Estrada da Penal, com a Avenida Imigrantes, enfrenta longas filas, lentidão e reclamações constantes. Segundo a Prefeitura de Porto Velho, a situação deve começar a mudar com novas intervenções de mobilidade.
Prefeitura anuncia mudanças para agilizar o trânsito
Nesta terça-feira (10), o prefeito Léo Moraes anunciou ações para reorganizar o fluxo de veículos em toda a região. Ele afirmou que a sinalização na Penal com Imigrantes será redesenhada para melhorar a mobilidade e aumentar a segurança de motoristas e pedestres.
Entre as mudanças, está a implantação de direitas livres, medida que permitirá maior fluidez em dois sentidos importantes:
-
Para quem segue da Estrada da Penal em direção ao Centro.
-
Para quem vem do Centro em direção à Avenida Imigrantes.
Cilindros balizadores serão usados pela primeira vez em Porto Velho
Outra novidade apresentada é a instalação dos cilindros balizadores, tecnologia inédita na capital. O dispositivo, de material vertical e refletivo, delimita faixas e orienta o tráfego, evitando conversões irregulares e conflitos de trajeto. A solução aumenta a segurança em áreas de grande movimento sem necessidade de obras complexas.
Intervenções devem reduzir tempo de deslocamento
A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran) prevê que as alterações diminuam pontos de retenção que há anos afetam a rotina no bairro Aponiã. As intervenções já começaram e seguirão pelos próximos dias.

O secretário da Semtran, Iremar Torres, explicou que o local já recebeu pintura de nova sinalização e que os semáforos serão reprogramados. Segundo ele, os cilindros balizadores organizam o fluxo, reduzem conflitos entre veículos e tornam o trânsito mais seguro, devendo ser instalados também em outras áreas da cidade.












































