A Nova 364 esclareceu dúvidas sobre a implementação do Free Flow, sistema de pedágio eletrônico que será instalado na BR-364, entre Porto Velho e Vilhena. O sistema permitirá que os motoristas passem pelos pórticos sem precisar reduzir a velocidade, eliminando filas e otimizando tempo, combustível e desgaste de freios, além de reduzir a emissão de gases poluentes.
O início da cobrança dependerá da entrega de melhorias no pavimento, sinalização e serviços operacionais, e será autorizado pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. Serão instalados sete pórticos entre Candeias do Jamari e Pimenta Bueno, com informações detalhadas disponíveis no site Nova 364 e pelo aplicativo da concessionária.
O Free Flow registra horário, passagem e categoria do veículo, processando os dados para gerar a fatura. O sistema possui redundâncias que garantem 100% de acurácia, e dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 0364 364.
Recomenda-se que os usuários realizem cadastro no portal ou aplicativo, fornecendo dados do condutor e do veículo, o que facilita consulta e pagamento das tarifas. O pagamento deve ser realizado até 30 dias após a passagem, podendo ser feito pelo aplicativo, portal ou totens nas 14 bases de atendimento ao longo da rodovia.
Motocicletas são isentas de tarifa, e veículos com tag eletrônica recebem descontos:
- DBT (Desconto Básico da Tarifa) – 5% para autos e caminhões;
- DUF (Desconto de Usuário Frequente) – descontos progressivos a partir da segunda passagem pelo mesmo pórtico, fixando o valor a partir da 30ª passagem no mês.
Caso o pedágio não seja pago, o usuário poderá ser autuado por evasão de pedágio, com multa de R$ 195,23 e acréscimo de cinco pontos na CNH, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (artigo 209).
Os investimentos da Nova 364 no trecho somam mais de R$ 360 milhões, contemplando manutenção de pavimento, sinalização, 14 bases operacionais, frota de inspeção, guinchos, ambulâncias e conectividade 4G. No total, a concessionária administra 686,7 km da BR-364, com investimentos previstos acima de R$ 12 bilhões, incluindo duplicações, faixas adicionais, vias marginais e o Expresso Porto.











































