Moradores e comerciantes da zona Leste de Porto Velho relatam uma redução dos alagamentos na Av. Rio de Janeiro com Guaporé após obras recentes executadas pela Prefeitura. Segundo eles, o escoamento da água agora é mais rápido e os transtornos comuns no período de chuvas diminuíram de forma significativa.
Moradores apontam mudanças após novas bocas de lobo
Daniel Peixoto, gerente de uma loja de produtos para marcenaria, afirma que antes a área ficava completamente alagada e levava até 60 minutos para a água baixar.
Agora, segundo ele, o escoamento ocorre em cerca de 10 a 15 minutos, mesmo em dias de chuva forte.
“Anteriormente, o local alagava completamente. Após a instalação de novas bocas de lobo pelo prefeito Léo, o tempo de escoamento diminuiu para cerca de 10 a 15 minutos”, disse Daniel.
Além de bloquear o trânsito, a água represada trazia prejuízos e riscos de doenças para a população.
Trabalhos de drenagem reforçados na região
Segundo moradores, a redução dos alagamentos é resultado de uma série de ações estruturais da Prefeitura. A Seinfra ampliou a capacidade de drenagem com:
-
Construção de novas bocas de lobo
-
Instalação de manilhas de diâmetros maiores
-
Limpeza e desobstrução de tubulações antigas
-
Escavação de valas e serviços complementares
As intervenções mudaram a dinâmica da região, que sofria há anos com acúmulo de água em períodos chuvosos.
Depoimentos reforçam melhoria na qualidade de vida
Para Daniel Peixoto, em chuvas de intensidade média o alagamento já não ocorre mais. Ele destaca que a situação só mudou após a intervenção da gestão atual.
“Nossa situação era difícil e não obtínhamos solução. A mudança veio com a equipe do prefeito Léo Moraes”, comentou.
Proprietários, clientes e colaboradores de uma oficina de motos e de uma distribuidora de água também confirmaram a melhora, embora tenham preferido não gravar entrevista.
Gestão municipal afirma que serviços continuam
O prefeito Léo Moraes reforça o compromisso de eliminar pontos históricos de alagamento na capital.
“Nossa administração está voltada para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Estamos trabalhando para mudar essa realidade de uma vez por todas”, afirmou.
O secretário municipal de Infraestrutura, Thiago Cantanhede, disse que os trabalhos seguem em andamento e que a tendência é de melhoria contínua.











































