O governo do Paraná decretou calamidade pública neste sábado (8) após um tornado de categoria F3 devastar Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do estado. A tempestade atingiu cerca de 90% da área urbana, danificando residências, comércios e estruturas essenciais do município de aproximadamente 14 mil habitantes.
De acordo com as autoridades, seis pessoas morreram e 432 ficaram feridas. O impacto foi tão intenso que a capacidade de resposta local ficou comprometida, exigindo ações imediatas e de grande porte.
“Decretei o estado de calamidade pública, que nos permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos. Já determinei que a Cohapar estude estratégias para a reconstrução das moradias e estamos preparando alojamentos para garantir o amparo às famílias”, afirmou o governador Ratinho Junior.
Com o decreto, o governo estadual passa a ter autorização para adotar medidas emergenciais, incluindo dispensa de licitações, mobilização imediata de verbas e solicitação de apoio federal. A prefeitura também poderá acessar recursos do Fundo Estadual de Calamidade Pública e firmar convênios emergenciais.
Equipes do governo federal foram enviadas ao município para auxiliar no atendimento às vítimas e na avaliação dos danos estruturais. Houve desabamentos, colapso parcial da malha viária e interrupções na rede elétrica, deixando parte da população sem energia.
Segundo o Simepar, o tornado atingiu ventos de até 250 km/h, característicos de eventos de categoria F3, responsáveis por destruição severa e risco extremo à população.









































