A Prefeitura de Porto Velho realizou no último fim de semana (11 e 12 de outubro) uma grande festa em comemoração ao Dia das Crianças no Parque da Cidade (Porto Velho). A programação contou com diversas atrações gratuitas para as famílias, incluindo show com Mundo Bita, distribuição de lanches, passeio na Carreta Maria Furação, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas e outras atividades recreativas.
Durante o evento “Cidade Alegria”, a Prefeitura distribuiu mais de 7 mil cadernos de colorir, acompanhados de kits com gizes de cera. O objetivo foi estimular criatividade, concentração e aprendizado, unindo diversão e valorização da cultura local. Os desenhos retratam símbolos históricos e naturais da cidade, como as Três Caixas D’Água, a Arara-canindé, a pesca esportiva, o Jacaré-açu, o Prédio do Relógio, o Boto-cor-de-rosa e o Complexo Madeira-Mamoré marco histórico da fundação da capital.
Nossa história retratada em desenhos
Além dos desenhos, o caderno traz informações sobre cada ponto ilustrado. O Prédio do Relógio, por exemplo, foi a antiga sede administrativa da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, construída na década de 1950 e atual sede da Prefeitura. Já a EFMM foi fundamental no transporte de produtos como a borracha, contornando as cachoeiras dos rios Madeira e Mamoré e ligando Porto Velho a Guajará-Mirim. Hoje, é um patrimônio histórico e turístico, com locomotivas e um museu que preservam a memória local.
Iniciativa aprovada pelas famílias
O empresário Júlio Vieira levou o filho ao evento e elogiou a ação. “Achei muito criativo esse caderno. Meu filho ficou muito feliz e já queria pintar todos os desenhos. O legal é que eles aprendem a história da cidade enquanto se divertem”, comentou.
Lucas Vieira, de 7 anos, também se encantou com o presente. “Eu gosto muito de desenhar e pintar. Vou deixar os desenhos bem coloridos”, disse, enquanto começava a colorir no próprio evento.
Para o prefeito Léo Moraes, a iniciativa estimula a criatividade e o conhecimento das crianças. “Ver as famílias reunidas e as crianças empolgadas com os cadernos de colorir mostra que a arte e a história da nossa cidade podem caminhar juntas”, afirmou.
Quem não recebeu o caderno durante a festa pode baixá-lo gratuitamente no site da Prefeitura para impressão, permitindo que escolas e famílias continuem a atividade em casa.