Um problema que acompanhava moradores e comerciantes há décadas foi solucionado em tempo recorde pela Prefeitura de Porto Velho. O trecho da avenida Rio de Janeiro, entre as avenidas Guaporé e Rio Madeira, conhecido pelas alagações recorrentes, passou por uma intervenção estrutural de drenagem que resolveu definitivamente o transtorno.
A obra foi custeada integralmente com recursos próprios do município e faz parte de um conjunto de ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana e à prevenção de alagamentos. De acordo com o prefeito Léo Moraes, a iniciativa representa um marco no cuidado com a infraestrutura da capital.
“Com a implantação de manilhas, ecobueiros e ampliação de galerias pluviais, esses serviços garantem o escoamento correto da água das chuvas, reduzem prejuízos para moradores e comerciantes e valorizam as vias públicas, proporcionando uma vida melhor para a nossa população e uma mudança real no aspecto urbano de nossa cidade”, destacou o prefeito.
Segundo o engenheiro civil Liandro de Almeida Loyola, diretor do Departamento de Projetos da Seinfra, foram realizadas trocas de manilhas, limpeza, confecção de novas bocas de lobo e substituição de tampas. “Fizemos a interligação, por meio de tubulações novas, das redes situadas em ambos os lados da avenida Rio de Janeiro, de forma a dar vazão à água que se represava de um lado da via”, explicou.
Após a intervenção, a Prefeitura segue com serviços de drenagem no bairro Lagoa, também afetado historicamente por alagamentos. As ações incluem a execução de valas para dar suporte ao sistema e ampliar a capacidade de escoamento na região.