Uma pesquisa da plataforma de inteligência artificial Emy Education indica que 9 em cada 10 jovens acreditam que a IA ajuda a reduzir o estresse em períodos intensos de estudo. O levantamento ouviu mais de 500 estudantes, entre 16 e 24 anos, e mostra que 96% dos entrevistados usaram a tecnologia para aprender algo novo nos últimos seis meses. A maior parte dos jovens, 86,8%, vê a IA como uma ferramenta de apoio e para obtenção de respostas rápidas.
Segundo José Messias Jr., CEO da Emy, a pesquisa revela uma dimensão pouco explorada do debate sobre o tema. Os jovens nativos digitais conseguem usar a tecnologia sem abrir mão de outras formas de estudo, como o auxílio de professores ou outras mídias.
Barreiras para o uso da inteligência artificial
Apesar do uso crescente, o estudo também apontou os principais receios dos estudantes em relação à IA. Quase 60% dos entrevistados têm medo de receber respostas erradas ou distorcidas. Outros 35% citaram a falta de contexto e personalização como as maiores preocupações.
O levantamento foi realizado de março a agosto deste ano e incluiu estudantes do ensino médio e superior. A maioria dos respondentes do nível superior está em instituições privadas, enquanto a maior parte do ensino médio é da rede pública.