A CAIXA Econômica Federal inicia, nesta segunda-feira (25), o pagamento da parcela de agosto do Programa Pé-de-Meia, iniciativa do Governo Federal que incentiva a permanência e a conclusão do Ensino Médio.
De acordo com o banco, cerca de 3,4 milhões de estudantes receberão o Incentivo Frequência. Os depósitos serão feitos automaticamente em contas Poupança CAIXA Tem abertas em nome dos beneficiários.
Incentivo Conclusão EJA
Neste mês, também será liberado o Incentivo Conclusão para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) aprovados no primeiro semestre de 2025. O valor ficará disponível após a confirmação da conclusão do Ensino Médio pelo Ministério da Educação (MEC).
Calendário escalonado
Os pagamentos acontecem de forma escalonada, conforme o mês de nascimento do estudante. A movimentação pode ser feita pelo aplicativo CAIXA Tem ou em terminais de autoatendimento com biometria cadastrada.
Como utilizar os recursos
Os estudantes podem usar o benefício diretamente pelo app CAIXA Tem ou solicitar, sem custo, o cartão Pé-de-Meia, que permite compras e pagamentos.
As informações escolares, regras do programa e situação dos pagamentos (aprovados ou rejeitados) podem ser consultadas no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC. Já os detalhes sobre o crédito ficam disponíveis no CAIXA Tem ou no aplicativo Benefícios Sociais.
Sobre o Pé-de-Meia
Criado pela Lei 14.818/2024, o programa garante pagamento de incentivos a alunos do Ensino Médio Regular e da EJA que mantenham frequência escolar adequada e cumpram os requisitos estabelecidos.
Além das parcelas mensais, há um bônus anual de R$ 1.000 para os estudantes aprovados ao fim do ano letivo. Quem comprovar participação no Enem ao final do 3º ano recebe ainda um adicional de R$ 200 em parcela única.