O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu, de forma cautelar, o contrato com a operadora financeira Crefisa após receber uma série de reclamações de aposentados e pensionistas. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (21). A suspensão vale para novos pagamentos de benefícios.
Segundo o INSS, as queixas mais frequentes incluem a dificuldade de sacar os valores, coação para abrir contas e a venda casada de produtos. O órgão também apontou indícios de que as agências da Crefisa não têm a estrutura adequada, com filas longas e falta de caixas eletrônicos.
A resposta da Crefisa
A Crefisa, por sua vez, afirma ter sido surpreendida com a decisão e nega todas as acusações. Em nota, a empresa disse que não cometeu irregularidades e que tem investido mais de R$ 1 bilhão em tecnologia e na modernização de seus postos de atendimento. A financeira ressaltou que atende a mais de 1 milhão de aposentados e que a taxa de reclamações é “extremamente baixa, de menos de 1%”.
Em 2024, a Crefisa venceu a licitação para assumir 25 dos 26 lotes para o pagamento de novos benefícios do INSS no período de 2025 a 2029. O INSS, no entanto, alega que a empresa descumpriu cláusulas do contrato de prestação de serviço, o que justifica a medida. A Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) classificou a suspensão como “correta”.