O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) por intermédio do Departamento Nacional, foi convidado pelo governo federal para integrar a Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável por dialogar e aprimorar processos de avaliação em larga escala da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil.
Para representar a instituição, o SENAI-RO indicou o instrutor Diego Barbosa Garcia, da unidade de Cacoal, que participará da reunião sobre o tema nos dias 26 e 27 de agosto, em Brasília (DF). A comissão tem como objetivo reunir especialistas e profissionais da área para colaborar com a elaboração de instrumentos, metodologias e diretrizes que possam medir, de forma precisa e abrangente, a qualidade do ensino técnico e profissionalizante no país.
Segundo o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, o convite representa um reconhecimento nacional à experiência e à competência técnica da instituição na criação de programas de formação alinhados às necessidades do setor produtivo e às diretrizes das políticas públicas de educação.
Para o instrutor Diego Barbosa Garcia, a oportunidade representa uma possibilidade de contribuir diretamente com a construção de indicadores e parâmetros que irão nortear a evolução da EPT no Brasil. “Estar nesse espaço de diálogo e cooperação com o INEP é uma responsabilidade e também um reconhecimento do trabalho que realizamos em posicionar Rondônia para preparar profissionais cada vez mais qualificados”, pontuou.
O trabalho da comissão irá subsidiar futuras ações do INEP e do Ministério da Educação, buscando fortalecer a integração entre qualidade pedagógica, inovação e atendimento às necessidades do mercado de trabalho, garantindo que a educação profissional no país esteja alinhada às transformações tecnológicas e econômicas.
SAEP
O instrutor Diego Barbosa Garcia, da unidade do SENAI de Cacoal, já acumula experiências de grande relevância na área. Ele fez parte da comissão da elaboração das questões das provas teóricas do curso Técnico em Cibersistemas para Automação, das avaliações aplicadas no Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP), destinada a todos os alunos concluintes do SENAI. Sua participação com instrutores de demais Departamentos Regionais nesse processo consolidou a qualidade e o rigor técnico das avaliações, garantindo que os conteúdos estejam alinhados às demandas do mercado de trabalho.