As 19 escolas da rede municipal de ensino de Jaru foram contempladas com o Projeto Guardiões da Infância, iniciativa da Polícia Federal em parceria com a Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O objetivo é reduzir a vulnerabilidade de crianças e adolescentes a casos de abuso e exploração sexual, fortalecendo a proteção e prevenção nas unidades de ensino.
A primeira etapa do programa, iniciada nesta semana, é voltada à capacitação e orientação de profissionais da educação, incluindo gestores, professores, orientadores, supervisores, cuidadores, zeladores e cozinheiros.
Na terça-feira (12), as formações ocorreram nas escolas Menézio de Victo, Aldemir Cantanhede, Elza Maria Fabris e Abrão Rocha. Já nesta quarta-feira (13), a programação seguiu para as escolas Marechal Cordeiro, JK, Beatriz Mireya, Gabriel Balmant e Jean Carlos.
As ações educativas incluem orientações sobre segurança na internet, cuidados com conteúdos acessados por menores, riscos de exposição a ambientes inadequados, além de formas de prevenção, identificação e denúncia de suspeitos e proteção às vítimas.
Segundo a secretária municipal de Educação, Cleide Gonçalves Prates, as próximas etapas também contemplarão alunos, pais e responsáveis.
“Muito mais que educar, o nosso principal compromisso é cuidar e proteger, e buscamos essa parceria junto à Polícia Federal com o objetivo de fortalecer as ações de cuidado e proteção às nossas crianças”, destacou.