O 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, realizado em Porto Velho, abriu portas e reacendeu a esperança de muitas pessoas com deficiência (PcD) que sonham em ingressar no mercado de trabalho e garantir sua própria renda. Diversos currículos foram entregues e os trabalhadores receberam encaminhamentos para entrevistas.
De acordo com Tuany Vargas, coordenadora de Recursos Humanos do Grupo Rovema, a equipe recebeu vários currículos de PcD. “Com certeza a gente vai conseguir fechar as vagas para as nossas áreas administrativa e financeira”, afirmou.
Tuany explicou que o grupo mantém o programa Formar para Transformar, que visa captar jovens aprendizes e outros profissionais, incluindo vagas específicas para PcD. Ela destacou que os candidatos são avaliados de acordo com os requisitos das vagas, considerando seu potencial de entrega e se a atividade se adequa às suas limitações. Caso contrário, passam pelas etapas do processo seletivo, como entrevistas e testes.
Outra empresa participante, a Distribuidora Brasil, também recebeu grande quantidade de currículos de PcD e encaminhou trabalhadores para entrevistas, visando preencher até 25 vagas disponíveis. Segundo Graciane Prado, assistente do Departamento Pessoal, a presença de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), disponibilizado pela Prefeitura, garantiu acessibilidade e inclusão durante as entrevistas.
O Feirão foi promovido pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e do Sine Municipal, com parceria de instituições de formação profissional e empresas privadas. O evento ocorreu no Ginásio Cláudio Coutinho, das 8h às 17h, e reforçou o compromisso da gestão municipal com a inclusão e a geração de oportunidades para todos.