Foram diretamente beneficiados os municípios de Itapuã do Oeste, Ariquemes, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Corumbiara, Nova Brasilândia e Monte Negro, além da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Cada um dos sete municípios recebeu um kit completo, composto por 30 computadores, três impressoras multifuncionais e um veículo adaptado para o transporte de alunos com deficiência. Para a Seduc, foram destinados três kits, somando 90 computadores, nove impressoras e três veículos, que atenderão a diferentes escolas da rede estadual. A entrega dos equipamentos foi realizada em duas etapas, com os eletrônicos enviados em fevereiro e os veículos entregues no final de julho de 2025.
O presidente do Conselho Gestor do FRBL e secretário-geral do MPRO, promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes, destaca a importância da iniciativa. “A função do FRBL é reverter recursos de danos causados à coletividade em benefícios diretos para a população. Sob a liderança do Ministério Público, garantimos que esses valores sejam aplicados com transparência e eficiência em projetos transformadores, como este, que promove a inclusão e fortalece a educação em nosso estado”, afirmou.
A atuação do FRBL materializa o princípio de que as reparações por prejuízos coletivos devem retornar à população em forma de avanços sociais. A iniciativa reafirma o compromisso do Fundo, sob a presidência do MPRO, com o desenvolvimento de uma educação pública, inclusiva e de qualidade para todos os rondonienses.