Atores do segmento da inovação estiveram reunidos nesta semana durante o Simpósio da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (SIMPAF). O gerente de Soluções em Tecnologia e Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (STI SENAI-RO), José Rafael Lopes foi um dos convidados do evento que ocorreu nos dias 24 e 25, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Lopes participou da mesa redonda “Inovação – Fortalecimento do Ecossistema Empreendedor de Rondônia”, ao lado de Ricardo Agum, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Luiz Fernando de Camargo Alves, diretor da Casa Civil, Ewerton Andrade, da SIDIA – Instituto de Ciência e Tecnologia, sob a mediação do procurador do Estado, Cassio Bruni Castro de Souza.
Durante sua fala, Lopes apresentou um panorama sobre o papel da inovação nos processos produtivos da indústria. Segundo o gerente de STI SENAI-RO, o simpósio representou uma oportunidade de integração entre entidades e instituições, além de um espaço para apresentar ferramentas e ações de fomento à ciência e tecnologia, visando o fortalecimento das relações entre a comunidade científica, o setor produtivo e a sociedade.
“Compartilhar conhecimento com quem acredita no poder da ciência e da tecnologia é essencial para construir um futuro melhor. A inovação nasce da conexão entre mentes criativas, e este encontro provou que Rondônia tem tudo para liderar essa transformação”, destacou Lopes.
Por dois dias, o evento se tornou um hub de inovação, onde instituições públicas, setor produtivo e comunidade científica se conectaram para traçar juntos, os caminhos de um futuro mais sustentável e tecnológico para Rondônia. “Foi um espaço de diálogo que inspirou ideias e reforçou o potencial do estado como protagonista da transformação”, complementou o gerente de STI do SENAI-RO.