O programa Voa Brasil celebrou seu primeiro ano de existência com um balanço positivo, registrando aproximadamente 45 mil reservas de passagens aéreas. Os bilhetes, com custo de até R$ 200, foram destinados a aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 24 de julho de 2025, pelo Ministério de Portos e Aeroportos. O programa tem como objetivo principal a inserção social na aviação brasileira.
Segundo a pasta, o número de reservas é equivalente à lotação de mais de 344 aeronaves, movimentando 87 aeroportos em todos os estados do país.
Como Funciona e Destinos Mais Procurados
Lançado em parceria com as companhias aéreas, o programa Voa Brasil oferece passagens ociosas, principalmente em períodos de baixa temporada. Podem participar aposentados que não viajaram de avião nos últimos 12 meses. Os bilhetes podem ser adquiridos de forma simplificada pelo site gov.br/voabrasil.
Nestes 12 meses de programa, os destinos mais procurados pelos beneficiados foram:
São Paulo (12.771 passageiros)
Rio de Janeiro (3.673)
Recife (3.509)
Brasília (3.000)
Fortaleza (2.843)
Salvador (2.601)
João Pessoa (1.587)
Maceió (1.507)
Belo Horizonte (1.254)
Natal (1.150)
Concentração Regional e Trechos Diversos
O balanço do Ministério de Portos e Aeroportos indicou que as regiões Sudeste e Nordeste concentraram, respectivamente, 43% e 40% do total de reservas efetuadas desde o início do programa. A terceira região mais procurada pelos aposentados foi o Centro-Oeste (8%), seguida pelo Sul (5%) e pelo Norte (3%).
“No total, foram 510 trechos diferentes procurados pelos aposentados, sendo os mais movimentados entre a capital paulista e as capitais nordestinas Recife, Salvador, Maceió, Fortaleza e João Pessoa (ida e volta)”, informou a pasta. Há trechos de longa distância, como Porto Alegre/Recife ou São Paulo/Fernando de Noronha (quatro horas de voo), e trechos curtos, como a Ponte Aérea Rio/São Paulo ou voos dentro do mesmo estado, como Salvador/Porto Seguro.