O Ministério Público de Rondônia (MPRO) está entre os 90 semifinalistas do Prêmio CNMP 2025, com o projeto “Mapa da Educação do Estado de Rondônia”. A iniciativa concorre na categoria Atuação Finalística II – Saúde, Educação, Infância e Juventude, e foi selecionada entre 772 projetos inscritos por unidades e ramos do Ministério Público de todo o país.
A lista dos semifinalistas foi divulgada na última terça-feira (15/7) pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Na próxima etapa, os avaliadores irão escolher os cinco melhores projetos por categoria, dos quais três serão premiados em cerimônia marcada para o dia 10 de setembro, na sede do CNMP, em Brasília.
O Mapa da Educação é uma ferramenta que vem sendo utilizada pelo MPRO para diagnosticar, fiscalizar e propor melhorias concretas na qualidade da educação pública em Rondônia, especialmente no que diz respeito à alfabetização na idade certa, infraestrutura escolar e cumprimento de políticas públicas voltadas à infância e juventude.
Sobre o prêmio
O Prêmio CNMP é uma das mais importantes distinções nacionais voltadas ao reconhecimento de boas práticas no Ministério Público brasileiro. A premiação valoriza programas e projetos que promovem melhorias concretas na sociedade, com alinhamento ao Plano Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP) e ao Plano Nacional de Atuação Estratégica (PNAE).
Para o MPRO, estar entre os semifinalistas representa o reconhecimento nacional ao trabalho contínuo que vem sendo feito em defesa da educação pública de qualidade e do acesso igualitário ao ensino para todas as crianças e adolescentes rondonienses.