QUARTA-FEIRA, 06/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

O tempo de consulta e o ético exercício da medicina

Cada consulta é única: envolve escuta, avaliação, diagnóstico, explicações, acolhimento, tomada de decisões e, acima de tudo, respeito à complexidade da vida humana.

Por José Hiran Gallo

Publicado em 

O tempo de consulta e o ético exercício da medicina - News Rondônia
Foto: Freepik

José Hiran Gallo
Presidente do Conselho Federal de Medicina

Usar um relógio para estabelecer os limites de uma consulta médica pode ser prejudicial para pacientes e profissionais, podendo causar consequências graves e inesperadas ao resultado final de um atendimento, seja na rede pública, seja na privada ou suplementar. Em jogo, estão a integridade, a saúde e a vida dos pacientes e a confiança e a credibilidade de médicos e até da medicina.

O tempo do atendimento ao paciente não é apenas uma questão de minutos, mas de responsabilidade, ciência e humanidade. Cada consulta é única: envolve escuta, avaliação, diagnóstico, explicações, acolhimento, tomada de decisões e, acima de tudo, respeito à complexidade da vida humana.

A tentativa de padronizar esse processo com o uso de um cronômetro, como vem sendo proposto ou já aplicado em alguns locais, é reduzir o ato médico a um protocolo insensível, contrapondo-se à prática ética, segura e eficaz da medicina que lhe são inerentes. Trazer luz a este tema é a proposta dessa breve reflexão, elaborada com bases em normas vigentes e balizadoras ao exercício da profissão médica.

Do ponto de vista técnico, ético e legal, o tempo da consulta deve ser aquele necessário para cumprir o que médico precisa fazer para atingir o foco de sua missão: o bem-estar do paciente, conforme previsto Código de Ética Médica. Esse é um consenso definido pelas entidades que normatizam essa profissão.

O Conselho Federal de Medicina (CFM), bem como vários Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), tem reiteradamente afirmado que a duração da consulta não pode ser fixada por gestores, planos de saúde ou sistemas que priorizam metas de produtividade.

Isso está claramente estabelecido na Resolução CFM nº 1.958/2010. Este texto reitera que o atendimento médico deve respeitar o tempo necessário para adequada anamnese, exame físico, formulação diagnóstica e plano terapêutico. Esse entendimento é amplamente respaldado por pareceres técnicos emitidos por conselhos regionais de medicina.

Desse escopo apresentado na forma de resoluções e pareceres, depreende-se que não existe um tempo mínimo ou máximo para uma consulta médica. A inexistência desse parâmetro decorre da diversidade de quadros clínicos, da individualidade dos pacientes e da necessidade de atenção integral, que exigem respostas diferentes dos profissionais.

Pareceres como o 14/2016, do CFM; o 68/2024, do CRM-MG, e o 2.926/2024 do CRM-PR deixam claro que é o médico, com base em sua autonomia profissional e nos princípios éticos da profissão, quem deve avaliar quanto tempo é necessário para conduzir cada atendimento com segurança.

Segundo esses pareceres, para que isso ocorra, durante a consulta médica, o médico precisa de condições para ouvir o paciente com atenção, investigar o histórico clínico, realizar o exame físico, solicitar ou analisar exames complementares, discutir possibilidades terapêuticas, orientar o tratamento e esclarecer dúvidas.

Quando esse processo é apressado, aumenta-se o risco de erros, de omissões e de fragilização da relação médico-paciente. Em consequência, ficam sob risco de comprometimento a qualidade do diagnóstico e do tratamento, violando os princípios básicos da boa medicina.

Qualquer tentativa de estipular o tempo da consulta (mínimo ou máximo) por meio de normas administrativas ou políticas públicas configura violação da autonomia do ato médico, conforme reconhecido em pareceres como o 2.645/2018, do CRM-PR. Por este documento, a determinação externa de tempo de consulta fere a ética médica e configura ingerência indevida na prática da medicina, o que contraria dispositivos constitucionais que garantem o livre exercício das profissões regulamentadas.

Caso o médico se veja pressionado por gestores (públicos ou privados) a atender pacientes em prazos inadequados, ele deve agir para proteger o seu ato profissional e os interesses dos seus pacientes. Isso é o que mostram os pareceres 2.646/2018 e 2.372/2012, também do CRM-PR, que testemunham como essas autarquias regionais têm se posicionado contra políticas de gestão que reduzam o tempo de consulta a uma métrica de desempenho.

Se o médico se vê diante de uma situação desse tipo, sugere-se documentar em prontuário os prejuízos causados pela imposição e buscar apoio do seu CRM, que estão prontos para acolher denúncias, emitir pareceres técnicos e, se necessário, acionar o Ministério Público para impedir práticas que coloquem em risco a saúde da população e o ético exercício da profissão.

Em contextos assim se fortalece o papel dos conselhos de medicina, pois atuam na defesa da autonomia do médico, na fiscalização de condições adequadas de trabalho, no esclarecimento de condutas éticas e na produção de normativas que protejam a relação médico-paciente. São os conselhos que asseguram que o cuidado à saúde não seja tratado como parte de uma linha de produção, mas como uma atividade que exige conhecimento, empatia, atenção e responsabilidade.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo 2025: previsões para quarta-feira (06/08/2025)

Horóscopo 2025: previsões para quarta-feira (06/08/2025)

O dia será marcado pela entrada de Marte em Libra, que traz desafios à harmonia em relacionamentos e negociações, além de incentivar uma comunicação mais equilibrada.
L

Coluna do Simpi – Compra e revende no CPF? Você vai ter grandes problemas!

SIMPI alerta que uso de maquininhas e PIX cadastrados em CPF pode gerar tributação de até 27,5% e multas; entidade orienta empreendedores a regularizar vínculo com CNPJ para evitar prejuízos.
L
Jirau é homenageada pela Federação Rondoniense de Tênis de Mesa

Jirau é homenageada pela Federação Rondoniense de Tênis de Mesa

A Jirau Energia foi homenageada pela Federação Rondoniense de Tênis de Mesa por seu apoio ao esporte e à inclusão social no estado.
L
Conab realiza novo leilão para compra de 41,5 mil toneladas de milho

Conab realiza novo leilão para compra de 41,5 mil toneladas de milho

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará novos leilões nos dias 13 e 14 de agosto para comprar 41,5 mil toneladas de milho e abastecer os estoques do Programa de Venda em Balcão (ProVB).
L
Desbarrancamento no Cai N’água mobiliza Defesa Civil e compromete acesso ao porto em Porto Velho

Desbarrancamento no Cai N’água mobiliza Defesa Civil e compromete acesso ao porto em Porto Velho

Defesa Civil isolou a área após erosão nas margens do rio Madeira; escadas foram destruídas e equipes da Seinfra iniciaram obras emergenciais de contenção.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontece no dia 11 de agosto, e candidatos já podem se cadastrar no site oficial para agilizar o atendimento.
L

Agenda News | Entrevista Dra. Ingrid Pessoa – Especialista em Medicina Interna

Nesta terça-feira (05/08), às 17h, o Agenda News recebe a Especialista em Medicina Interna Dra. Ingrid Pessoa para uma entrevista esclarecedora sobre o tema: “O que saber sobre o uso do Mounjaro para emagrecimento saudável”.
L

Comunidade News | Entrevista Josemar Araújo, Presidente da Asdemap

Nesta terça-feira (05/08), às 15h, o Comunidade News recebe Josemar Araújo, presidente da ASDEMAP, para uma entrevista especial sobre os projetos e desafios da associação na defesa dos direitos e apoio à comunidade.
L
Cinco senadores ocupam plenário do Senado para obstruir votações e protestar contra prisão domiciliar de Bolsonaro

Cinco senadores ocupam plenário do Senado para obstruir votações e protestar contra prisão domiciliar de Bolsonaro

Senadores protestam contra a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro e pressionam Davi Alcolumbre por medidas que “devolvam a democracia” ao país.
L
Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões para sorteio desta terça-feira

Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões para sorteio desta terça-feira

Apostas para o concurso 2.897 podem ser feitas até as 19h em lotéricas ou pela internet.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre edital para seleção de bolsistas no projeto “Saúde Já”

Prefeitura de Porto Velho abre edital para seleção de bolsistas no projeto “Saúde Já”

Edital seleciona profissionais da Atenção Primária à Saúde em Porto Velho; projeto “Saúde Já” busca fortalecer atendimento nas unidades básicas
L
Empresas de Rondônia ampliam uso do Geração Emprego; 905 adesões só em 2025

Empresas de Rondônia ampliam uso do Geração Emprego; 905 adesões só em 2025

Plataforma Geração Emprego, do governo de Rondônia, soma mais de 6 mil empresas cadastradas e facilita contratação em todo o estado
L
Prefeitura de Porto Velho realiza Feirão do Emprego com mais de mil vagas e lança site para facilitar cadastros

Prefeitura de Porto Velho realiza Feirão do Emprego com mais de mil vagas e lança site para facilitar cadastros

Feirão do Emprego acontece dia 11 de agosto com mais de mil vagas; site agiliza seleção e atendimento aos candidatos em Porto Velho
L
Brasil registra 166,6 mil novos empregos formais em junho

Brasil registra 166,6 mil novos empregos formais em junho

Abertura de postos de trabalho em junho de 2025 é menor que a do ano anterior, com destaque para os setores de serviços e comércio.
L

Vaga para Agente Funerário em Porto Velho – Envie seu currículo

Oportunidade aberta para Agente Funerário em Porto Velho. Salário fixo, prêmios variáveis e benefícios. Confira os requisitos e candidate-se.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa visita Instituto Previva em Ariquemes e destaca atendimento humanizado a pacientes com câncer

Dra. Taíssa visita Instituto Previva em Ariquemes e destaca atendimento humanizado a pacientes com câncer

Durante visita ao Instituto Previva, Dra. Taíssa elogiou o trabalho humanizado com pacientes com câncer e reforçou apoio às ações de saúde em Ariquemes.
L
Alex Redano solicita Rondônia Cidadã para moradores de Ouro Preto do Oeste

Alex Redano solicita Rondônia Cidadã para moradores de Ouro Preto do Oeste

Deputado Alex Redano pede ao governo a realização do Rondônia Cidadã em Ouro Preto do Oeste para garantir acesso à emissão de documentos e outros serviços básicos.
L
Deputado Pedro Fernandes garante avanços em obras viárias para Cujubim, Machadinho e Ariquemes

Deputado Pedro Fernandes garante avanços em obras viárias para Cujubim, Machadinho e Ariquemes

O deputado Pedro Fernandes (PRD) garantiu o início da pavimentação na saída de Cujubim e cobrou o avanço de outras obras viárias no Vale do Jamari.
L
Parlamentares de oposição ocupam a Câmara e o Senado em protesto

Parlamentares de oposição ocupam a Câmara e o Senado em protesto

Ato, que ocorre após a prisão de Jair Bolsonaro, foi chamado de “chantagem” e “sequestro do parlamento” por deputados da base governista.
L
Coronel Chrisóstomo durante mobilização da oposição no Congresso

“Defendendo o Brasil literalmente de peito aberto”, diz Coronel Chrisóstomo durante mobilização da oposição no Congresso

Mesmo em recuperação de cirurgia cardíaca, deputado participa de ocupação no plenário e cobra anistia aos presos do 8 de janeiro e impeachment de Moraes após decreto de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragido da Justiça com mandado até 2044 é preso em ação da Força Tática

Foragido da Justiça com mandado até 2044 é preso em ação da Força Tática

Os policiais localizaram um veículo com vários ocupantes e iniciaram o procedimento de verificação.
10
PM fecha laboratório de drogas sintéticas e prende três traficantes na zona norte de Porto Velho

PM fecha laboratório de drogas sintéticas e prende três traficantes na zona norte de Porto Velho

Operação Força Total apreende skunk, ecstasy, LSD e prende integrantes de facção criminosa no bairro Costa e Silva
10
Projeto de Rondônia contra crimes ambientais recebe 2º lugar no Prêmio Brasil MAIS 2025

Projeto de Rondônia contra crimes ambientais recebe 2º lugar no Prêmio Brasil MAIS 2025

Ação da Polícia Militar integra satélites, geoprocessamento e inteligência em tempo real no combate ao desmatamento e ao garimpo ilegal na Amazônia.
L

IDENTIFICADO: Foragido é preso após ser baleado durante ataque a tiros; criança também foi ferida

O crime aconteceu na Rua Guanabara perto da Avenida Rio de Janeiro, bairro Matogrosso em Porto Velho
16
Ataque a tiros deixa homem e criança baleados no centro

Foragido é preso após ser baleado durante ataque a tiros; criança também foi ferida

As primeiras informações são de que dois criminosos em duas motos tentaram matar o rapaz e durante o tiroteio atingiram a criança na perna, depois a dupla fugiu.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Creche Noturna: Prefeitura de Porto Velho lança edital com 80 vagas para crianças de 1 a 3 anos

Creche Noturna: Prefeitura de Porto Velho lança edital com 80 vagas para crianças de 1 a 3 anos

Projeto Creche Noturna atenderá famílias em situação de vulnerabilidade; inscrições eletrônicas já estão abertas para unidade na zona Sul da capital.
L

Edital de Convocação AGO: ICAMO

Av. Imigrantes, 2743, Bairro: São João Bosco, CEP: 76.803-840 Porto Velho – RO.
L

Edital de Convocação – AGO: ICAMO

Av. Imigrantes, 2743, Bairro: São João Bosco, CEP: 76.803-840 Porto Velho – RO.
L
Empresa terá que pagar R$ 10 mil por vazamento de dados que infringiu a LGPD

Empresa terá que pagar R$ 10 mil por vazamento de dados que infringiu a LGPD

Um homem receberá R$ 10 mil de indenização por danos morais após um órgão de proteção ao crédito vazar seus dados, infringindo a LGPD.
L
Conab realiza novo leilão para compra de 41,5 mil toneladas de milho

Conab reforça ações do Governo Federal contra a estiagem na Amazônia e no Pantanal

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apoia o Plano Nacional de Enfrentamento à Estiagem Amazônica e no Pantanal (PNEAP).
L
Prefeitura inicia regularização fundiária no Jardim Miraflores com visitas e pré-cadastro

Prefeitura inicia regularização fundiária no Jardim Miraflores com visitas e pré-cadastro

Ação no Jardim Miraflores, em Porto Velho, vai até 8 de agosto e busca garantir o direito à moradia com segurança jurídica para 178 famílias.
L
Congresso Nacional homenageia os 90 anos da Voz do Brasil

Congresso Nacional homenageia os 90 anos da Voz do Brasil

Em sessão solene, parlamentares e autoridades celebram a história do programa de rádio, considerado uma “instituição da democracia”.
L
Porto Velho aprova Lei 1.025 que pune abandono de terrenos com multas de até R$ 50 mil

Porto Velho aprova Lei 1.025 que pune abandono de terrenos com multas de até R$ 50 mil

Nova legislação publicada nesta terça (5) visa garantir terrenos limpos em Porto Velho; multas começam em R$ 103,67 e podem ultrapassar R$ 50 mil.
L
CINE RO emociona o público nas primeiras sessões e celebra o cinema da Amazônia

CINE RO emociona o público nas primeiras sessões e celebra o cinema da Amazônia

O Colégio SESI de Vilhena recebeu o certificado de excelência do PSGE, um reconhecimento que o coloca entre as oito melhores escolas do Brasil.
L
OAB-SP critica uso da Lei Magnitsky contra ministro Alexandre de Moraes

OAB-SP critica uso da Lei Magnitsky contra ministro Alexandre de Moraes

A Comissão de Direito Internacional da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo emitiu uma nota técnica classificando a medida dos EUA como uma violação da soberania nacional.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.