SEGUNDA-FEIRA, 19/05/2025

O tempo de consulta e o ético exercício da medicina

Cada consulta é única: envolve escuta, avaliação, diagnóstico, explicações, acolhimento, tomada de decisões e, acima de tudo, respeito à complexidade da vida humana.

Por José Hiran Gallo

Publicado em 

O tempo de consulta e o ético exercício da medicina - News Rondônia
Foto: Freepik

José Hiran Gallo
Presidente do Conselho Federal de Medicina

Usar um relógio para estabelecer os limites de uma consulta médica pode ser prejudicial para pacientes e profissionais, podendo causar consequências graves e inesperadas ao resultado final de um atendimento, seja na rede pública, seja na privada ou suplementar. Em jogo, estão a integridade, a saúde e a vida dos pacientes e a confiança e a credibilidade de médicos e até da medicina.

O tempo do atendimento ao paciente não é apenas uma questão de minutos, mas de responsabilidade, ciência e humanidade. Cada consulta é única: envolve escuta, avaliação, diagnóstico, explicações, acolhimento, tomada de decisões e, acima de tudo, respeito à complexidade da vida humana.

A tentativa de padronizar esse processo com o uso de um cronômetro, como vem sendo proposto ou já aplicado em alguns locais, é reduzir o ato médico a um protocolo insensível, contrapondo-se à prática ética, segura e eficaz da medicina que lhe são inerentes. Trazer luz a este tema é a proposta dessa breve reflexão, elaborada com bases em normas vigentes e balizadoras ao exercício da profissão médica.

Do ponto de vista técnico, ético e legal, o tempo da consulta deve ser aquele necessário para cumprir o que médico precisa fazer para atingir o foco de sua missão: o bem-estar do paciente, conforme previsto Código de Ética Médica. Esse é um consenso definido pelas entidades que normatizam essa profissão.

O Conselho Federal de Medicina (CFM), bem como vários Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), tem reiteradamente afirmado que a duração da consulta não pode ser fixada por gestores, planos de saúde ou sistemas que priorizam metas de produtividade.

Isso está claramente estabelecido na Resolução CFM nº 1.958/2010. Este texto reitera que o atendimento médico deve respeitar o tempo necessário para adequada anamnese, exame físico, formulação diagnóstica e plano terapêutico. Esse entendimento é amplamente respaldado por pareceres técnicos emitidos por conselhos regionais de medicina.

Desse escopo apresentado na forma de resoluções e pareceres, depreende-se que não existe um tempo mínimo ou máximo para uma consulta médica. A inexistência desse parâmetro decorre da diversidade de quadros clínicos, da individualidade dos pacientes e da necessidade de atenção integral, que exigem respostas diferentes dos profissionais.

Pareceres como o 14/2016, do CFM; o 68/2024, do CRM-MG, e o 2.926/2024 do CRM-PR deixam claro que é o médico, com base em sua autonomia profissional e nos princípios éticos da profissão, quem deve avaliar quanto tempo é necessário para conduzir cada atendimento com segurança.

Segundo esses pareceres, para que isso ocorra, durante a consulta médica, o médico precisa de condições para ouvir o paciente com atenção, investigar o histórico clínico, realizar o exame físico, solicitar ou analisar exames complementares, discutir possibilidades terapêuticas, orientar o tratamento e esclarecer dúvidas.

Quando esse processo é apressado, aumenta-se o risco de erros, de omissões e de fragilização da relação médico-paciente. Em consequência, ficam sob risco de comprometimento a qualidade do diagnóstico e do tratamento, violando os princípios básicos da boa medicina.

Qualquer tentativa de estipular o tempo da consulta (mínimo ou máximo) por meio de normas administrativas ou políticas públicas configura violação da autonomia do ato médico, conforme reconhecido em pareceres como o 2.645/2018, do CRM-PR. Por este documento, a determinação externa de tempo de consulta fere a ética médica e configura ingerência indevida na prática da medicina, o que contraria dispositivos constitucionais que garantem o livre exercício das profissões regulamentadas.

Caso o médico se veja pressionado por gestores (públicos ou privados) a atender pacientes em prazos inadequados, ele deve agir para proteger o seu ato profissional e os interesses dos seus pacientes. Isso é o que mostram os pareceres 2.646/2018 e 2.372/2012, também do CRM-PR, que testemunham como essas autarquias regionais têm se posicionado contra políticas de gestão que reduzam o tempo de consulta a uma métrica de desempenho.

Se o médico se vê diante de uma situação desse tipo, sugere-se documentar em prontuário os prejuízos causados pela imposição e buscar apoio do seu CRM, que estão prontos para acolher denúncias, emitir pareceres técnicos e, se necessário, acionar o Ministério Público para impedir práticas que coloquem em risco a saúde da população e o ético exercício da profissão.

Em contextos assim se fortalece o papel dos conselhos de medicina, pois atuam na defesa da autonomia do médico, na fiscalização de condições adequadas de trabalho, no esclarecimento de condutas éticas e na produção de normativas que protejam a relação médico-paciente. São os conselhos que asseguram que o cuidado à saúde não seja tratado como parte de uma linha de produção, mas como uma atividade que exige conhecimento, empatia, atenção e responsabilidade.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alessandro Lubiana: Jornalista, Sommelier e Colunista de Vinhos e Viagens no News Rondônia

Em sua carreira profissional, já atuou como chefe de comunicação da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), demonstrando sua versatilidade e competência na área de comunicação institucional.
L

Leitura Finalizada: Disruptiva – A Comunicação como chave para a Transformação

Ernandes Costa redefine o papel do líder, mostrando como a comunicação assertiva e a inovação podem impulsionar o sucesso organizacional.
L

Semtran realiza campanha “Sinal de Vida” em escolas de Porto Velho

As orientações sobre o sinal de vida vêm sendo o carro-chefe das ações do Maio Amarelo
L

Obras de pavimentação começam na rua Bom Jesus, na zona Sul de Porto Velho

Obra beneficia acesso à escola e ao campo Flor do Cacto
L

Gestão de Porto Velho promove evento especial em tributo às mães atípicas

Evento foi marcado por acolhimento, atendimentos gratuitos, sorteios e anúncio de projetos de lei que fortalecem a inclusão social
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sine Municipal de Porto Velho divulga mais de 80 oportunidades de emprego nesta semana

Áreas da beleza e vendas são destaques
L

CEACLIN realiza treinamento técnico com apoio da PMH Abbott em Porto Velho

A iniciativa visa manter a equipe alinhada com as exigências e avanços do setor laboratorial.
L
Governo rastreia e destrói ovos de granja com foco de gripe aviária para conter disseminação do vírus

Governo rastreia e destrói ovos de granja com foco de gripe aviária para conter disseminação do vírus

Ministério diz ter adotado todas as medidas necessárias
L
Brasil registrou quase 14 mil casos de gravidez infantil em 2023, mas apenas 1% das meninas acessaram aborto legal

Brasil registrou quase 14 mil casos de gravidez infantil em 2023, mas apenas 1% das meninas acessaram aborto legal

Prática é dificultada por falta de orientação adequada
L
Internações por doenças inflamatórias intestinais aumentam 61% em 10 anos no SUS

Internações por doenças inflamatórias intestinais aumentam 61% em 10 anos no SUS

Sociedade de Coloproctologia faz campanha para alertar sobre doenças
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L

Semed abre edital com 30 vagas para especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no setor público

A formação, com 390 horas de carga horária, tem previsão de início em agosto de 2025 e conclusão até fevereiro de 2027
L

Prazo para se inscrever no processo seletivo da saúde de Porto Velho termina nesta sexta-feira (16)

O processo visa atender às necessidades emergenciais da saúde, oferecendo mais de 600 vagas imediatas e cadastros reserva
L
Publicidade

POLÍTICA

Proposta do vereador Pedro Geovar busca auxiliar na localização de animais perdidos e incentivar a adoção responsável

A ideia é oferecer um canal acessível e seguro para facilitar esses reencontros e, ao mesmo tempo, promover a guarda responsável.
L
Coronel Chrisóstomo participa de audiências públicas sobre duplicação e pedágio da BR-364 em Rondônia

Coronel Chrisóstomo participa de audiências públicas sobre duplicação e pedágio da BR-364 em Rondônia

As audiências públicas têm como foco a situação da BR-364, com destaque para os altos valores cobrados em pedágios e as precárias condições da rodovia, considerada essencial para o escoamento da produção agrícola e a integração regional.
L

JAIME BAGATTOLI: Projeto de Lei do senador garante tratamento penal mais rigoroso aos criminosos reincidentes

Tratamento mais rigoroso também valeria para reincidentes em crimes dolosos
L

Marcos Rocha enfatiza ações inovadoras que posicionam Rondônia entre os destaques nacionais

A liderança de Rondônia nesse ranking reflete uma série de ações conduzidas pelo governo estadual, por meio da Sedec
L
Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Proposto pelo vereador Adriano da Ambulância, título foi aprovado por todos os vereadores
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Rodoviária Federal intercepta carga com mais de 100 kg de drogas em caminhão em Vilhena

Essa é a segunda grande apreensão executada em menos de cinco dias
10

Veterinária vive sob ameaças de vizinho há cinco anos no Paraná e denuncia violência: “Preciso de paz”

Moradora de Foz do Iguaçu já registrou mais de 12 boletins contra o vizinho, que tem histórico de agressões físicas e maus-tratos a animais
12

Chefe do “Cartel Brasil”: PF desarticula rede que visava dominar o mercado de drogas sintéticas no país

Vinícius Abade, preso no Rio, comandava laboratórios clandestinos com aval do Comando Vermelho e ostentava luxo fora das comunidades onde operava
10
Discussão por animal de estimação termina em homicídio na zona rural

Discussão por animal de estimação termina em homicídio na zona rural

O caso ocorreu na Linha 11, PA Belo Horizonte, lote 04, em uma casa simples localizada em área elevada.
18
Homem é detido com drogas e simulacro de arma na zona rural

Homem é detido com drogas e simulacro de arma na zona rural

A abordagem ocorreu na Rua Pau Brasil, nº 1353, ponto já conhecido por movimentação relacionada ao uso de entorpecentes.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cacoal abre inscrições para cursos de Panificação com prazo até 6 de junho

Cacoal abre inscrições para cursos de Panificação com prazo até 6 de junho

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, observou que é comum alunos que concluem um curso na instituição retornarem à sala de aula para se capacitar em outras áreas do conhecimento.
L

Secretaria de Meio Ambiente leva orientações a estudantes sobre os riscos das queimadas

Atividade aconteceu na Escola Jesus de Nazaré, na zona Leste de Porto Velho envolvendo alunos do 5º ano
L

Gestão municipal realiza obras de recuperação nos ramais agrícolas de São Domingos e Riacho Azul, na zona rural da capital

Objetivo é garantir melhores condições de trafegabilidade e facilitar o escoamento da produção agrícola local
L

Gestão municipal de Porto Velho amplia ações de planejamento socioambiental com expedição à Ponta do Abunã

Entre os dias 6 e 9 de maio, equipe multidisciplinar da Sema visitou seis distritos da região do Madeira para diagnóstico técnico e escuta das comunidades locais
L

Atrações nacionais, Ju Marques e Forró do Muído garantem shows marcantes em Porto Velho

O evento acontece entre os dias 23 e 25 de maio, sempre às 19h, no Parque da Cidade
L

Administração de Porto Velho destaca relevância da ética no setor público

Durante todo o mês de maio servidores e sociedade estão recebendo ações alusivas ao tema
L
TRT-14 aprova plano de descarbonização e reforça compromisso com a sustentabilidade

TRT Comunidade realiza nova edição com serviços gratuitos e foco em sustentabilidade em Porto Velho

O evento acontecerá na Escola Estadual Maria Carmosina Pinheiro, no bairro Tiradentes, zona Leste de Porto Velho.
L
Porto Velho Shopping entrega 7 toneladas em doações para famílias afetadas pelas enchentes no Baixo Madeira

Porto Velho Shopping entrega 7 toneladas em doações para famílias afetadas pelas enchentes no Baixo Madeira

Ação solidária reúne alimentos, água e itens de higiene para comunidades ribeirinhas isoladas
L
Consórcios do Sicredi batem R$ 50 bilhões e impulsionam realização de sonhos e investimentos no país

Consórcios do Sicredi batem R$ 50 bilhões e impulsionam realização de sonhos e investimentos no país

Instituição financeira cooperativa se consolida como a 7ª maior administradora de consórcios do Brasil, promovendo acesso planejado ao crédito e crescimento patrimonial de seus associados
L

Recebimento da Licença Ambiental: CITY COMERCIO EXTERIOR LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.