O trânsito de carretas e caminhões, que contribui para tumultuar a área urbana da capital Porto Velho, principalmente nos horários de pico, está com os dias contados. O leilão do trecho de 687 km da BR-364, que acontece na quinta-feira (27), em São Paulo, na B3, também prevê investimentos no acesso criado pelo governo estadual, o Expresso Porto, anel viário localizado antes do Hospital do Amor da Amazônia, em Candeias do Jamari.

O leilão, que acontece amanhã em São Paulo, conta com cinco empresas interessadas até o momento. A companhia vencedora, segundo o Ministério dos Transportes (MT), terá a responsabilidade de gerir o trecho da rodovia que vai de Vilhena a Porto Velho por um prazo de 30 anos. As obras na região do anel viário, segundo o edital, acontecerão em três pontos específicos e são consideradas vitais para o transporte de cargas que chegam ao estado pela rodovia federal. Esse trecho específico será beneficiado em 34,450 km. Trata-se do ponto de escoamento da chamada Expresso Porto, uma rodovia aberta na época do governo de Confúcio Moura.

No briefing apresentado aos acionistas, o Ministério dos Transportes explica que “a concessão da Rota do Agro Norte – BR-364/RO abrange o acesso ao Porto Novo em diversos trechos estratégicos”. O documento também informa que “a obra compreende a via entre o entroncamento com a BR-364, localizado no quilômetro 693,300, e a Estrada da Penal / RO-005. Além disso, engloba o trajeto entre a Estrada da Penal / RO-005 e o Terminal Bertolini Cujubim, bem como entre a Estrada da Penal / RO-005 e o Terminal Amaggi”.
Ainda segundo o Ministério dos Transportes, a concessão por três décadas do trecho de 687 km da BR-364/RO abrange a rodovia desde Porto Velho até a divisa do estado com o Mato Grosso (MT). “Trata-se de um trecho essencial para o escoamento de produtos agrícolas, principalmente os provenientes do estado do Mato Grosso, com destino aos portos em Porto Velho, para serem transportados pela Hidrovia do Madeira”, pontua o MT.
Ainda de acordo com o órgão federal, o trecho apresentado “contempla os acessos aos principais portos, ampliações de capacidade, melhorias, manutenção e serviços operacionais. O sistema de pedágio será distribuído em sete praças ao longo da rodovia”.
O governo federal prevê um aporte de investimentos pelo BNDES de pouco mais de R$ 10,4 bilhões para as obras nesse trecho da rodovia que será leiloado na quinta-feira. O projeto inclui:
✅ Duplicação de 114 km entre Presidente Médici e Jaru
✅ 200 km de faixas adicionais
✅ 20 passarelas de pedestres
✅ 19 km de vias marginais
Com essas melhorias, o leilão da BR-364 promete impulsionar a logística de transporte na região, trazendo benefícios para o agronegócio, para o tráfego urbano e para o desenvolvimento econômico de Rondônia e estados vizinhos.