QUINTA-FEIRA, 25/12/2025

Em destaque

Justiça é negligente em casos de tortura a adolescentes, diz CNJ

Estudo mostra que juízes ignoram agressões policiais a infratores

Por RAFAEL CARDOSO – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Justiça é negligente em casos de tortura a adolescentes, diz CNJ
JOSÉ CRUZ/ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL

Um adolescente de 15 anos é acusado de roubo, com uso de arma falsa. Ele participa de audiência na Justiça de maneira virtual. E diz à juíza responsável que, no momento da apreensão, um sargento da Polícia Militar (PM) o agrediu com uma garrafada na cabeça e um tapa no rosto.

O adolescente mostra o hematoma e afirma que não entrou em luta corporal com o PM, nem tentou resistir à apreensão. “Ele disse que não gostou da minha cara e começou a me bater.”

Apesar de o adolescente dizer que pode reconhecer o agressor, de as lesões serem visíveis e de existir um laudo do Instituto Médico-Legal (IML), nenhum dos atores do sistema de justiça presentes – juíza, promotor, defensora e assessora da juíza – mobilizou-se para investigar o policial.

O caso é destacado na pesquisa Caminhos da Tortura na Justiça Juvenil Brasileira: O Papel do Poder Judiciário, feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre setembro de 2023 e setembro de 2024 em seis unidades federativas representativas das cinco regiões do país. Segundo a assessoria de imprensa do CNJ, as unidades federativas não foram identificadas na pesquisa por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A pesquisa busca compreender como ocorre a tortura contra adolescentes acusados de cometer delitos, quem são os responsáveis pelas agressões e como agem os magistrados nesses casos. A pesquisa focou nas audiências de apresentação, que funcionam da mesma maneira como as audiências de custódia para os adultos.

Os pesquisadores observaram 185 audiências de apresentação nas seis unidades federativas. Em apenas 38% das audiências, os magistrados perguntaram aos adolescentes como foram feitas as abordagens e apreensões. E, em 18,9% dos casos, perguntaram diretamente sobre tortura ou maus-tratos. Ou seja, a minoria segue os procedimentos da Resolução 414/2021 do CNJ. Desse total de audiências, foram feitas 23 denúncias de tortura.

“Os adolescentes se sentem à vontade para falar que houve algum tipo de violência policial quando os magistrados (as) dão espaço para o adolescente falar. Espontaneamente, é muito raro o adolescente falar de tortura e/ou maus-tratos (apenas cinco casos em todas as 185 audiências observadas, o que corresponde a 2,7% dos casos)”, diz um trecho da pesquisa.

Segundo a pesquisa, o tema da tortura aparece muito pouco nas audiências de apresentação porque os juízes não perguntam diretamente ao adolescente, não há preocupação em estabelecer escuta ativa e acolhedora, com vocabulário acessível, e porque os jovens têm medo de retaliações e perseguições.

A pesquisa revela que, em 91,3% das denúncias, os autores da violência foram policiais militares e que, em apenas nove das 23 denúncias de tortura, o caso foi encaminhado às autoridades, como o Ministério Público, a Polícia Judiciária e órgãos administrativos de correição.

Pela Lei 9.455/97, que trata da criminalização efetiva da tortura, a pena para esse crime é reclusão de dois a oito anos. A pena pode ser aumentada de um sexto até um terço, se o crime for cometido por agente público e se for contra criança ou adolescente. O crime de tortura é inafiançável, não pode ser alvo de graça ou anistia, e a pena deve ser cumprida em regime fechado.

Torturas e maus-tratos

Os pesquisadores verificaram situações de tortura que deixaram marcas aparentes nos corpos dos adolescentes, além de consequências no estado de saúde mental. Na maioria dos casos, as agressões ocorrem durante abordagem ou apreensão do jovem e no deslocamento até a delegacia.

Os tipos de violência relatadas pelos adolescentes foram socos, chutes, asfixia, tapas, choques, afogamentos e atropelamentos. Foram usados mãos, pés, cassetetes, armas de fogo, alicates, teasers, spray de pimenta, paus e veículos automotores. Alguns disseram ter ficado longos períodos dentro do porta-malas da viatura, mesmo depois de chegar à delegacia, e ter passado mal com o calor e a falta de ar. Além das ameaças diretas de morte, eles denunciaram de ameaças contra familiares, perseguições e flagrantes forjados.

Nas delegacias, foram relatadas condições insalubres das celas, ausência de banheiro, colchão ou cobertas, falta de alimentação e água potável. Também houve longos períodos sem comer, com a proibição de receber alimentos dos familiares. Adolescentes do sexo feminino relataram condições precárias em relação à higiene menstrual e a proibição de usar o banheiro na delegacia, além de revista íntima vexatória.

Mesmo com esses relatos, em apenas uma das 185 audiências, os magistrados analisaram o exame de corpo de delito. De acordo com o estudo, isso ocorre porque o juiz não pergunta sobre o exame, que pode não ter sido realizado ou não chegou a tempo para os autos do processo. E, mesmo com o relato de tortura por parte dos adolescentes, “não há garantia de que o (a) magistrado (a) analisará o laudo, ou mesmo requererá acesso ao laudo”.

Das 23 denúncias de tortura, em apenas oito, o juiz solicitou durante a audiência que o caso fosse registrado em ata de forma explícita. Em dez casos, a denúncia de tortura não foi encaminhada aos órgãos competentes.

Perfil

Em 88,1% das 185 audiências de apresentação pesquisadas, o adolescente era do gênero masculino, em 11,4%, feminino, e 0,5% (um caso) era trans. Quanto à raça ou cor, 51,9% eram pretos, 36,2%, pardos; e 10,3%, brancos. Somando pretos e pardos, são 88,1% adolescentes negros. Em 60% dos casos, os jovens tinham de 15 a 17 anos no momento da audiência.

Em 16,8% das audiências, os acusados estavam desacompanhados de responsáveis. A mãe foi a principal acompanhante (58,9%), seguida do pai (14%). Outros parentes do gênero feminino (avós, tias, irmãs, e curadoras especiais) aparecem na sequência. As acompanhantes do sexo feminino são a maioria: 67,6%. Em 8,6% dos casos, o adolescente tinha mais de um acompanhante.

Sobre a forma de apreensão, em 69,2% das situações, houve flagrante. Em 15,7%, os adolescentes foram liberados na delegacia com data marcada para a audiência e 8,6% foram apreendidos por mandado de busca e apreensão.

As principais acusações foram roubo (35,7%), atos associados à Lei de Drogas (Lei 11.343/2006 (17,3%) e furtos (11,9%). No momento das audiências de apresentação, 38,4% dos adolescentes confessaram o ato infracional, 51,9% negaram e 9,7% ficaram em silêncio.

Audiências de apresentação

Após a apreensão do adolescente, são previstas apenas duas audiências e, em regra, em apenas uma, ele é ouvido: na primeira fase do processo de apuração do ato infracional, quando se apresenta ao juiz. Nesse momento, é decidida a decretação ou manutenção da internação, e o adolescente tem o direito de ser acompanhado dos pais e de um advogado.

As regras referentes à audiência de apresentação são estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O momento é considerado o ideal para verificar legalidade da apreensão e se houve respeito aos direitos fundamentais do adolescente, mas muitos problemas foram verificados pela pesquisa nessa etapa.

O primeiro problema diz respeito à data da audiência, cuja marcação pode variar de 48 horas até 20 dias depois do momento da apreensão. Enquanto, em alguns lugares, o adolescente é apresentado imediatamente ao juiz, em outros, fica vários dias na delegacia antes disso.

Outra questão é o tempo de duração. Em 38% das audiências, a duração foi de menos de 10 minutos; em 33%, de 10 a 20 minutos; em 28%, mais de 20 minutos. Para os pesquisadores, menos de 20 minutos (o que corresponde a 71% dos casos) é um tempo inviável para cumprir a proteção integral do adolescente e do processo.

Também é questionado o formato das audiências: 80% ocorreram de forma virtual. A modalidade é permitida desde 2020, por causa da pandemia da covid-19, mas atualmente não é considerada a ideal pelos pesquisadores. “Percebemos, ao longo das observações, que a audiência virtual prejudica a garantia de defesa do (a) adolescente, principalmente no contato com a defensoria pública e na compreensão da audiência por parte dele (a) e de sua família”, diz o estudo. Problemas de conexão e de perda de privacidade do adolescente também foram observados.

Conclusões

A pesquisa do Conselho Nacional de Justiça conclui que a tortura no sistema de justiça juvenil é rotineira, mas silenciada por falta de apuração e responsabilização dos agressores, o que indica omissão e conivência da Justiça.

“É imperativo que o Estado brasileiro, em especial o Poder Judiciário, abandone a inércia e adote uma postura ativa e incisiva na proteção dos direitos fundamentais de adolescentes a quem se imputa a prática de atos infracionais”, diz trecho do estudo.

“A negligência institucional diante dessa realidade compromete não apenas a integridade física e psicológica dos (as) adolescentes como também a própria missão constitucional de proteção integral que deve guiar a atuação da magistratura brasileira. A Justiça Juvenil precisa ser reformada de maneira que a tortura deixe de ser tolerada e se torne inadmissível em todas as suas formas”, concluem os pesquisadores.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros

Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros

Decreto assinado por Lula garante cota de tela nos cinemas a partir de 2026.
L
Polícia de Minas procura detentos que fugiram com alvarás falsos

Polícia de Minas procura detentos que fugiram com alvarás falsos

Fraude digital com atuação de hacker permitiu fuga de presos em Belo Horizonte
L
Toffoli marca acareação no caso Banco Master para 30 de dezembro

Toffoli marca acareação no caso Banco Master para 30 de dezembro

Audiência com investigados faz parte da apuração de fraudes financeiras bilionárias
L
RS e SC entram em alerta para tempestades na véspera de Natal

RS e SC entram em alerta para tempestades na véspera de Natal

Alerta de tempestade do Inmet prevê chuva intensa, ventos fortes e granizo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
L
Curta-metragem sobre mulheres quilombolas de Rondônia chega ao YouTube

Curta-metragem sobre mulheres quilombolas de Rondônia chega ao YouTube

Documentário valoriza a cultura e o protagonismo feminino na Comunidade de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Josiete Ferreira Herminio

Familiares e amigos se despedem com emoção de Josiete Ferreira Herminio, professora dedicada e referência de amor, alegria e generosidade, cuja vida foi marcada pela educação, fé e cuidado com quem amava.
L
Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026

Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026

Reajuste de 6,8% garante ganho real e deve injetar R$ 81,7 bilhões na economia, aponta Dieese
L
Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas

Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas

Polícia Civil intercepta dinheiro que seria usado para financiar a facção criminosa em operação conjunta no Amazonas.
L

Um Natal cheio de alegria e esperança no coração dos rondonienses

O Natal nos lembra que cada gesto de bondade tem força para transformar vidas
L

Danielle Parada Dantas de Melo inspira plateia com palestra sobre liderança e gestão de pessoas em Porto Velho

Com abordagem inovadora e inspiração humana, Danielle Parada Dantas de Melo encantou o público ao falar sobre liderança e gestão de pessoas em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro nesta quinta-feira

Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro nesta quinta-feira

Procedimento para retirada de hérnia terá duração estimada de quatro horas e será realizado em Brasília
L
Cristiane Lopes encerra 2025 com avanços para Rondônia

Atuação firme de Cristiane Lopes em 2025 garante avanços para Rondônia e reforça mensagem de esperança neste Natal

Deputada federal encerra o ano com conquistas concretas, defesa das famílias rondonienses e compromisso renovado com justiça, desenvolvimento e fé.
L
Lula faz pronunciamento de Natal em cadeia nacional nesta terça-feira

Lula faz pronunciamento de Natal em cadeia nacional nesta terça-feira

Discurso de Natal de Lula deve apresentar balanço do governo e será exibido às 20h30 em rádio e televisão
L
Jair Bolsonaro é internado para cirurgia em Brasília

Jair Bolsonaro é internado para cirurgia em Brasília

Bolsonaro passará por procedimento médico nesta quinta.
L
Nova Brasilândia entrega 300 cestas básicas com apoio de Cássio Gois

Nova Brasilândia entrega 300 cestas básicas com apoio de Cássio Gois

Ação social garante dignidade e esperança a famílias vulneráveis.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Grave acidente entre dois veículos deixa quatro feridos na zona Leste de Porto Velho

Grave acidente entre dois veículos deixa quatro feridos na zona leste de Porto Velho

Colisão entre caminhonete e carro ocorreu na zona Leste da capital e mobilizou equipes de resgate
14
Apenado é espancado a pauladas na zona leste

Vulgo “Pacheco” acusado de matar irmã de repórter é espancado a pauladas na zona leste

Vítima foi atacada por dois homens no bairro Cascalheira.
16
Motorista provoca acidente e fere dois motociclistas

Motorista provoca acidente e fere dois motociclistas

Acidente de trânsito deixa feridos na zona leste.
12
Homem é sequestrado e torturado por facção no Cai N’água

Homem é sequestrado e torturado por facção no Cai N’água

Vítima conseguiu fugir após sofrer agressões na região central.
18
Operação conjunta apreende nove motos em ação contra o “Grau” em Cacoal

Operação conjunta apreende nove motos em ação contra o “Grau” em Cacoal

Mandados judiciais miraram direção perigosa e risco à segurança viária.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ranking da CBF mantém Flamengo na liderança e coloca Corinthians em segundo

Ranking da CBF mantém Flamengo na liderança e coloca Corinthians em segundo

Timão supera Palmeiras, Vasco entra no top-10 e Bahia avança no cenário nacional
L
Embaixador do Brasil na ONU pede fim da ação dos EUA contra a Venezuela

Embaixador do Brasil na ONU pede fim da ação dos EUA contra a Venezuela

Sergio Danese critica cerco militar norte-americano e defende diálogo para evitar conflito no continente
L
Nota de pesar: Lourival Guimarães Veloso

Nota de pesar: Lourival Guimarães Veloso

A cerimônia de despedida será realizada no dia 24/12, a partir das 19h00, na Sala de Homenagem 02 da Funerária Dom Bosco, localizada na Av. Pinheiro Machado, 1964 – São Cristóvão, Porto Velho/RO.
L
Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de janeiro

Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de janeiro

Categoria vota proposta salarial e decide sobre paralisação nacional em assembleias
L
Festas de fim de ano devem unir gerações e valorizar idosos

Festas de fim de ano devem unir gerações e valorizar idosos

Convívio familiar no Natal reforça pertencimento, memória afetiva e inclusão dos mais velhos nas celebrações
L
Tornado causa danos em escola e casas no Rio Grande do Sul

Tornado causa danos em escola e casas no Rio Grande do Sul

Tornado em Farroupilha destelhou imóveis, mas não deixou feridos nem desabrigados
L

Natal no Parque da Cidade terá sorteio de moto e teatro nesta quinta-feira (25)

Programação natalina da Prefeitura de Porto Velho inclui apresentação do grupo Nova Canaã e sorteio de uma Honda Biz 125 no dia de Natal
L

Parque da Cidade terá horários especiais durante os dias de Natal e Ano novo

Ajustes no funcionamento acompanham a programação natalina e de fim de ano promovida pela Prefeitura
L

Emdur apresenta balanço de ações com foco na manutenção de Porto Velho em 2025

Empresa de Desenvolvimento Urbano registrou quase 15 mil atendimentos em iluminação pública e revitalizou dezenas de praças na capital e distritos
L
Prefeitura lança Atividade Delegada com foco no reforço da segurança em espaços públicos de Porto Velho

Prefeitura lança Atividade Delegada com foco no reforço da segurança em espaços públicos de Porto Velho

Porto Velho é a primeira cidade de Rondônia a implementar a Atividade Delegada para ampliar policiamento em espaços públicos com recursos municipais
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.