SEGUNDA-FEIRA, 07/07/2025
Publicidade

Coluna Opinião de primeira – Vitória milionária, 25 anos depois: mais de 800 servidores do ex-território receberão 1 bilhão e 200 milhões de reais

Perguntinha - Como o emprego está em alta no país, segundo o IBGE, se só no ano passado, nada menos do que 7 milhões e 440 mil trabalhadores pediram o seguro-desemprego, o maior número registrado desde 2016?

Por Sérgio Pires

Publicado em 

Vitória milionária, 25 anos depois: mais de 800 servidores do ex-território receberão 1 bilhão e 200 milhões de reais

É muito dinheiro, mesmo que tenha demorado 25 anos para chegar. Pelo menos 800 associados da Associação dos Servidores em Transposição do Ex-Território para o Estado de Rondônia, a ASSANTRON, vão receber, cada um, algo em torno de 1 milhão e 600 mil reais em indenizações, depois de decisão unânime do STF de que eles têm este direito. No total, os pagamentos vão somar cerca de 1 bilhão e 280 milhões de reais. Foi uma das maiores, senão a maior vitória, até agora, dentro das enormes dificuldades enfrentadas tanto junto ao Governo Federal quanto no Judiciário, para que os servidores do Ex-Território Federal tivessem seus direitos reconhecidos. Os primeiros 300 servidores (ou sucessores, porque vários deles já faleceram) que fizeram parte da relação original, já liberada, terão direito a cerca de 480 milhões de reais, a serem divididos entre eles e os pagamentos devem começar a ser feitos em meados do ano que vem. Foi uma vitória esperada há duas décadas e meia, disse o presidente da entidade, Antônio Barros Neto, o Poeta, ao anunciar a grande notícia durante sua participação no programa Papo de Redação (Rádio Parecis FM, de segunda a sexta, meio dia às 14 horas), quando relatou aos Dinossauros Beni Andrade, Sérgio Pires e Everton Leoni, o ganho de causa, patrocinada pelo ex-governador e ex-senador da Paraíba, o famoso advogado Cássio Cunha Lima. Foi ele quem conseguiu sensibilizar e convencer os ministros da Corte Suprema, depois de tantos anos de espera. A decisão saiu na reta final do ano passado e agora Poeta vai percorrer o Estado, para comunicar aos associados ou a seus familiares e descendentes, o direito de cada um de receber o equivalente, a 1.058 salários mínimos, aos valores de hoje.

A próxima luta de Poeta (com importante apoio do ex-deputado federal e ex-secretário de Agricultura do Estado, Luiz Cláudio, como o teve na questão dos servidores agora indenizados) será incluir na transposição os ex-funcionários do Beron. Fundado em 1982, quando da criação do Estado, o Banco ficou fora dos projetos de transposição, por um erro de informação. Na verdade, pela nova lei vigente, o Território Federal só foi realmente transformado em Estado em 1987, quando da primeira eleição para Governador. Portanto, que se prepare a turma beroniana: o Poeta vai atrás dos seus direitos. Pode até demorar, como demorou os dos associados da entidade que ele comanda, mas certamente, lá na frente, muita grana vai rolar também para estes servidores, até agora exilados da transposição.

DEPOIS DE MAIS DE SEIS ANOS, JÚNIOR GONÇALVES DEIXA A CASA CIVIL. ELIAS REZENDE DEVE SERÁ SEU SUBSTITUTO

No meio da tarde desta segunda-feira, o governador Marcos Rocha assinou decreto exonerando o secretário Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, depois de pelo menos três meses em que a decisão já se ensaiava. Publicado com destaque em em primeira mão nesta espaço, há mais de um mês, o assunto foi se arrastando, sem que houvesse uma definição. Pela manhã, numa reunião no Palácio (que o Governador considerou como “amistosa”), os termos da saída de Júnior foram definidos. Marcos Rocha ofereceu ao seu agora ex-homem forte do Palácio a direção da Junta Comercial (Jucer) mas Júnior declinou do convite. Por enquanto, ele irá retornar às atividades empresariais, pelo que se sabe por publicações nas redes sociais. Júnior Gonçalves não emitiu nenhum comentário oficial sobre o caso. Ele permaneceu no importante cargo de comandante da Casa Civil, uma função nevrálgica de qualquer governo, nada menos do que seis anos. Sua atuação foi elogiada várias vezes, inclusive pelo próprio Governador, mas nos últimos tempos a relação entre eles havia esfriado bastante.

Não houve ainda publicação oficial, ao menos até o final do dia desta terça-feira, mas o nome escolhido para substituir Júnior Gonçalves é de um parceiro de longos anos de Rocha: seu secretário de Obras e amigo Elias Rezende. Ele chega poderoso ao cargo, com apoio do grupo palaciano considerado mais raiz em relação ao chefe maior. Dentre os nomes que compõem este grupo, estão o secretário da Sepat, Davi Inácio e o irmão do Governador, o atual diretor geral do Detran, Sandro Rocha. Começa uma nova fase na Casa Civil do governo, depois da passagem elogiada de Júnior Gonçalves, que foi vítima também do longo tempo num mesmo cargo, coisa rara de se ver na política, onde as cadeiras, geralmente, têm alta rotatividade.

“EU ESCOLHI O SÉRGIO GONÇALVES PESSOALMENTE PARA SER MEU VICE”, ESCREVE MARCOS ROCHA EM TEXTO EXCLUSIVO

Um dia antes da saída de Júnior Gonçalves, o governador Marcos Rocha comentou seu relacionamento, que ele considera estreito e positivo, com seu vice, Sérgio Gonçalves. Questionado por este Blog sobre o que realmente está acontecendo, o Governador autorizou a publicação do seguinte texto, escrito por ele mesmo, com exclusividade, para este espaço:

“Grande jornalista Sérgio Pires! Quando eu tive de escolher o meu vice-governador no segundo mandato e eu disse que pessoalmente escolheria o Sérgio Gonçalves, muitos me disseram que era loucura, pois ele também era da Capital; que ele havia ajudado a falir a empresa dos pais; que eu não iria conseguir; que eu perderia as eleições por causa dele. O meu rival nas eleições tentou usar o Sérgio para me prejudicar nos debates, etc. Mas eu, Marcos Rocha, homem temente a Deus, segui em frente. Eu escolhi o Sérgio, pois foi ele quem Deus colocou no meu coração. E o escolhi por confiança. Eu dei a oportunidade para o Sérgio de ser leal, trabalhar e agir sempre com dignidade e honradez e acredito que ele me respeite, assim como eu o respeito”.

Marcos Rocha prosseguiu com seus comentários, transcritos aqui ibisis literis: “Muita gente do mal quis destruir isso, mas não conseguiram e não conseguirão! As mudanças que eu tiver de fazer entre secretários” (escreveu antes da saída do irmão do vice, Júnior Gonçalves) “lembrando que todos são competentes, assim como já fiz algumas vezes, são e serão realizadas para que haja melhoria nas entregas que tenho para o Estado. Eu e Sérgio Gonçalves estamos firmes e vamos continuar fazendo de Rondônia um dos melhores Estados do país”! Portanto, esta foi a posição pública de Marcos Rocha, sobre as relações com seu vice e seus planos para eventuais trocas no governo.

MAIS DE 367 MIL VOLTAM ÀS AULAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DO ESTADO, SEM PODER USAR CELULAR

Os números não são absolutos, mas aproximados. Desde a segunda-feira, dia 10 e até o final de fevereiro (alguns voltarão um pouco mais tarde, porque os locais onde estudam estão na reta final de obras), perto de 178 mil estudantes rondonienses voltarão às aulas em 408 escolas do Estado, espalhadas pelos 52 municípios rondonienses. Some-se a este número 44 mil, aproximadamente, de estudantes das 141 escolas municipais de Porto Velho. Nas demais cidades, algo em torno de 100 mil estudantes também retornam. Já são algo em torno de, no mínimo, 322 mil alunos retornando aos bancos escolares, nas escolas públicas, do Estado e das Prefeituras. Acrescente-se a este pacote, e apenas em escolas particulares de 1º e 2º graus, mais perto de 45 mil estudantes, também em números aproximados e se chegará a perto de 367 mil estudantes retornando às suas salas de aula. Ou seja, um em cada cinco rondoniense, se todos estes números estiverem corretos, estão no mundo do ensino público e privado da nossa Rondônia.

Neste ano, a volta às aulas terá uma particularidade: a proibição do uso de celulares dentro da sala de aula, nos momentos de recreação e em outras circunstâncias. A nova lei, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Lula, certamente vai mudar muitos dos hábitos dos milhares de estudantes, que estão recomeçando o ano escolar. Em Rondônia, ainda não há detalhamento sobre como este controle será feito, mas o que se sabe é que a censura do celular vai valer sim, para todos os estudantes, em todo o contexto do ambiente escolar.

CHUVAS INTENSAS CASTIGAM A CAPITAL, ONDE MORADORES USAM ATÉ PEQUENOS BARCOS PARA ENFRENTAR A ENXURRADA

O inverno amazônico chegou com toda força, este ano. Num só dia (entre sexta e sábado da semana passada) caiu mais água, em algumas horas, do que o previsto para sete dias. Para desespero da Prefeitura, dezenas de ruas ficaram alagadas. Algumas, onde as alagações eram mais comuns, realmente já mostraram resultados concretos, com a limpeza de bueiros e ampliação de canais, como o caso da avenida Rio de Janeiro com Rio Madeira. Mas, principalmente nos bairros, além dos carros que se arriscavam em “navegar”, havia até caíques e pequenos barcos sendo usados para o transporte de pessoas. O prefeito Léo Moraes e sua equipe agiram com a rapidez possível, tentando ao menos amenizar a gravidade da situação numa enxurrada dessas, mas, é claro, o problema está longe de ser resolvido. O próprio Léo tem afirmado que hpa necessidade de investimentos de pelo menos meio bilhão de reais e alguns anos para que se consiga acabar de vez com as alagações.

Menos de 48 depois do “dilúvio” do final de semana, nova chuvarada torrencial. Começou por volta das três horas da madrugada de domingo para segunda-feira e continuou por várias horas, eventualmente com mais força e em outros momentos, menos intensa. Outra vez, várias regiões da Capital ficaram embaixo d´água. Em algumas áreas a situação ainda ficou pior, porque os moradores insistem em jogar lixo nas tubulações e no meio da rua. A natureza segue seu ciclo e que ninguém se surpreenda se, com tanta chuva até pelo menos o final de abril, não tenhamos nova cheia no rio Madeira. Tomara que não, mas o volume de chuvas tem sido preocupante.

CONFÚCIO, IBGE, TSE: QUEM ESTÁ CERTO E QUEM ESTÁ ERRADO SOBRE OS NÚMEROS OFICIAIS DE RONDÔNIA?

Os números batem? Parece que não! O Rei das emendas parlamentares para Rondônia, o ex-senador Confúcio Moura, que andou criticando a economia do Estado (?), exatamente num momento em que ela apresenta números superlativos, também lamentou um “esvaziamento” de mais de 300 mil pessoas, que teriam ido embora de Rondônia, num cálculo que, comparando-se com as informações oficiais, está longe de coincidir. O senador do MDB afirma que tínhamos quase 1 milhão e 800 mil habitantes e que hoje temos perto de 1 milhão e meio. Não há registro oficial de que em algum momento tenhamos tido perto de 2 milhões de moradores. O último Censo do IBGE, de 2024, aponta exatos 1.581.196 rondonienses no final do ano passado. Mas, analisando sob o ponto de vista do número de eleitores, há sim confronto de informações. Segundo o TSE, tínhamos, no ano passado, 1.266. 546 eleitores, ou seja, num percentual correto, exatos 80,1 por cento dos rondonienses podem votar. Claro que não é possível que os dois números estejam certos. Na média nacional, temos 214 milhões de habitantes e 155 milhões de eleitores, ou seja, 72,2 por cento dos brasileiros eram eleitores.

Se os dados de Confúcio estiverem certos, perdemos mesmo 300 mil pessoas. Mas não há registro desta enorme diáspora. Os 300 mil representariam, hoje, sobre o 1 milhão e 500 mil que temos, segundo o IBGE, nada menos do que uma perda de 20 por cento da nossa população. Ao mesmo tempo, se temos quase 1 milhão e 170 mil eleitores, apenas 314.650 pessoas não poderiam votar, entre bebês, crianças e adolescentes até 16 anos. Essa confusão de números causa um imbróglio nas contas. Não é possível que todos estejam certos, porque os números não batem. Mas quem está certo e quem está errado? Aí já é mistério para Agatha Christie, Sherlock Holmes ou ambos elucidarem!

SERÁ QUE A MODA PEGA? PREFEITO MINEIRO CRIA PLACAS CHAMANDO DE CORNO QUEM JOGA LIXO NAS RUAS

Já pensou se a moda pega? O prefeito da cidade mineira de Prata espalhou pela cidade placas avisando que é corno quem jogar lixo nas ruas. O assunto viralizou nas redes sociais e em sites de notícias, depois que o prefeito Marcel Cunha, conhecido como Xexéu, posou em fotos e vídeos ao lado da placa que diz: “aqui só joga lixo quem é corno assumido”. A bem humorada campanha, segundo Xexéu, está dando resultado bastante positivo. Nos locais onde as placas foram colocadas, em áreas em que jogar lixo é proibida, o descarte caiu significativamente. A ideia, além de atingir seus objetivos, conseguiu colocar no mapa do Brasil a pequena cidade de Prata, localizada no Triângulo Mineiro e a 622 quilômetros da Capital, Belo Horizonte. Os perto de 26 mil habitantes da cidade, ao que parece, gostaram da brincadeira e a adesão da campanha contra os verdadeiros porcos (agora chamados de cornos) que jogam detritos nas ruas, cresceu significativamente.

Em Porto Velho, quem sabe este tipo de campanha não aplacaria (com o perdão do trocadilho), o esforço dos idiotas descerebrados que inundam ruas, bueiros e canais com móveis velhos, fogões, colchões e até carcaças de carros, como já se detectou há alguns anos, no Canal dos Tanques? Não é o estilo do prefeito Léo Moraes, que prefere campanhas de conscientização, embora elas tenham resultados pífios, porque a má educação parece aumentar e não diminuir. Mas chamar de corno quem joga tanto lixo nas ruas, entupindo tudo e ajudando nas alagações, quem sabe não mexeria com os brios destes abestados?

ANIMAIS TRANSGÊNEROS? ESTUDOS COM CRUELDADE CUSTARAM MAIS DE 10 MILHÕES DE DÓLARES

Incrível! Inacreditável! Terrível! Se forem comprovadas as denúncias, o governo de Joe Biden gastou pelo menos 10 milhões de dólares dos programas da USAID, a agência de ajuda a países do mundo todo, pasmem, entre outras coisas, para pagar estudos de mudança de sexo e projetos para “animais transgêneros”. Os estudos teriam sido feitos para analisar se camundongos e macacos, que recebiam injeções de poderosas drogas, pudessem ser avaliados se poderiam se tornarem transgêneros. A denúncia vai mais longe, conforme uma porta voz do governo Trump relatou em vídeo nas redes sociais (assista pelo link https://www.instagram.com/reel/DFyuHTJRek7/?igsh=Z3Q3eXU5ODJ1cnlk): “bolsas de estudos em Universidades, financiaram experimentos cruéis em animais, os forçando a fazer cirugias e terapias hormonais, para pesquisas de transgêneros”. Não é só. “ratazanas foram drogadas com produtos químicos, como a chamada droga do estupro, para se saber quanto se aguentaria” numa abordagem dierecionada a beneficiar grupos LGBT mundo afora. O contribuinte americano, caso haja mesmo comprovação, pagou tudo isso, enganado, supondo que seu dinheiro estava sendo usado para causas humanitárias. A podridão na USAID é muito pior do que se descobriu em termos de corrupção no Brasil. Embora aqui os envolvidos estejam ou governando ou soltos para continuar seus crimes, lá vai dar cadeia pesada para muita gente.

Donald Trump, com seu fiel escudeiro, o bilionário Elon Musk, estão levantando as pontas do tapete e descobrindo coisas inacreditáveis sobre o uso do dinheiro do USAID, incluindo projetos ligados a questões de sexo, de LGBT, de transgêneros e outras pautas que têm a ojeriza da maioria dos norte-americanos. Na levantada do tapete, também estão sendo investigados gastos de mais de 44 milhões de dólares (perto de 264 milhões de reais), para ONGs que atuam no Brasil e principalmente na Amazônia. Uma delas, que anuncia defender interesses dos indígenas, comandada por gente muito famosa, recebeu mais de 1 milhão e 300 mil reais para projetos que, até agora, ninguém sabe quais são. Cada enxadada uma minhoca. Cada aprofundamento das investigações, mais cheiro de podre sai da USAID!

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sorteio do RondônCAP Especial de Férias premia rondonienses com carro, barco, motos e giros de R$ 500

Fiat Strada cabine dupla, três motos Honda POP e R$ 20 mil em Giros da Sorte marcaram o domingo de prêmios
L

Limpeza do espaço do pet reduz riscos e fortalece cuidados preventivos

Prática regular de higiene evita contaminações e melhora a convivência no lar
L

Mercado automotivo brasileiro cresce no primeiro semestre de 2025

Estrutura de consumo sofre mudanças com retração no showroom e fortalecimento da venda direta
L

CAOA Chery atualiza Tiggo 5X 2026 e mantém preços

CAOA Chery atualiza Tiggo 5X 2026 e mantém preços
L

IMPASSÍVEL: Marina Silva passa por nova humilhação, desta vez na Câmara dos Deputados

Se Marina Silva se sentiu ofendida com as cobranças sobre seu trabalho em defesa dos interesses estrangeiros — e quase nada em relação ao povo brasileiro, principalmente o que vive na Amazônia — no Senado, imagine quantos sapos teve que engolir em sua passagem pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, nesta semana.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

PORTO VELHO: Fiscalização do TCE revela falhas graves em unidades de saúde da capital

Relatório aponta falta de medicamentos, insumos, problemas estruturais e sobrecarga no SAMU
L

Ram Rampage 2025 combina desempenho, conectividade e segurança

Linha oferece quatro versões com propostas distintas para uso urbano, rodoviário e fora de estrada
L

Fique por dentro de tudo com o News Rondônia!

Participe do nosso grupo exclusivo de notícias e receba as principais informações direto no seu celular
L

Fábio Botelho destaca importância de eventos como esse para fortalecer a pecuária em Rondônia

Médico veterinário e organizador reforça o papel do diálogo, da troca de experiências e da qualidade genética no avanço do agro
L

Cláudio da RondoAgro reforça compromisso com o agro e destaca parcerias durante evento em Rondônia

Com mais de 30 anos de experiência no campo, empresário fala sobre genética, tecnologia e união no agronegócio
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

Com investimento de R$ 13,9 milhões, nova estrutura do Hospital Regional de Guajará-Mirim inclui UTI com 10 leitos, sala de hemodiálise e tomógrafo moderno, reforçando a regionalização da saúde em Rondônia.
L
Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Comemoramos 10ª década do banco renovada de propósito
L

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L
Publicidade

POLÍCIA

ZONA SUL: Pai e filha sofrem grave acidente de moto no bairro Cohab em Porto Velho

Colisão entre moto e carro deixou homem desacordado e criança com fratura exposta na perna
10

Corpo é encontrado sob ponte na zona rural de Jaru, Rondônia

O cadáver foi encontrado embaixo da estrutura da ponte, em uma posição que levanta a possibilidade de que o crime tenha ocorrido em outro local, com posterior ocultação do corpo no ponto onde foi descoberto.
18

Motorista capota veículo ao retornar de celebração de festa na igreja; perda total

Mesmo diante do impacto emocional e material, o motorista demonstrou gratidão por ter saído com vida. “Fico triste por ter perdido o carro, mas muito grato a Deus por ter saído sem nenhum arranhão”, declarou.
10

Suspeito é preso com drogas, dinheiro e chave PIX usada para tráfico na zona sul de Porto

Prisão foi efetuada por guarnição do 5º BPM durante patrulhamento no bairro Areal da Floresta
10

Acusado de homicídio é preso pela equipe do sargento Machado na zona sul de Porto Velho

Mandado de prisão preventiva era válido até 2044; prisão ocorreu no bairro Areal da Floresta, em Porto Velho
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Stellantis inicia produção do Cargo Box BEV

Modelo elétrico será fabricado no maior polo europeu de veículos comerciais leves
L

BYD apresenta primeiro veículo experimental da fábrica de Camaçari

Planta brasileira inicia operação em fase SKD com foco na nacionalização gradual da produção
L

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – ASFERON

Rua Rui Barbosa nº 1000 – sala 1 – bairro Arigolandia – PORTO VELHO/RO
L

Ataque a tiros deixa Jequisson Pantoja morto e três pessoas baleadas no Cristal da Calama

Ex-presidiário foi alvo de disparos na zona leste de Porto Velho; outras três pessoas ficaram feridas e foram levadas ao Hospital João Paulo II
18

URGENTE: Ataque a tiros deixa três baleados e um morto no Cristal da Calama

Equipes do Samu foram acionados e socorreram as três vítimas para o Hospital João Paulo II. A PM faz buscas pelos suspeitos.
18

Motorista de HB20 fica ferido em colisão frontal com caminhão em Porto Velho

Acidente ocorreu na noite de sábado (05) na Avenida Rio de Janeiro com Antônio Violão; impacto arrancou uma roda do caminhão
10

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – ASFERON

Rua Rui Barbosa nº 1000 – sala 1 – bairro Arigolandia – PORTO VELHO/RO
L

Amandio Marcos Rabel Damatta destaca apoio da Sicredi à inovação no agro durante cobertura do Momento Agro na Fazenda Raízes

Gerente de Negócios Agro ressalta sustentabilidade e produtividade como pilares para o futuro do campo
L

Fazenda Raízes e Mateus do Sicoob Amazônia impulsionam inovação e sustentabilidade no Momento Agro

Parceria fortalece o agronegócio com tecnologia, crédito e impacto positivo na comunidade
L

Cairo celebra a sucessão familiar e defende tecnologia no campo para fortalecer a pecuária de Rondônia

Produtor rural compartilha trajetória de aprendizado, modernização e respeito à genética na fazenda da família
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.