SEGUNDA-FEIRA, 01/12/2025
Publicidade

Em destaque

Apenas dez países entregaram metas climáticas; prazo termina segunda

Último dia para nações apresentarem compromissos é segunda-feira (10)

Por FABÍOLA SINIMBÚ - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Apenas dez países entregaram metas climáticas; prazo termina segunda
RALF VETTERLE/PIXABAY

A nove meses da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, o prazo estabelecido no Acordo de Paris para entrega da terceira geração de Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) terminará na segunda-feira (10). Dos 197 países que fazem parte do tratado, apenas dez atualizaram suas ambições para redução de gases do efeito estufa.

Este ano, o Acordo de Paris, o maior tratado global firmado por líderes para evitar a piora dos impactos climáticos e limitar o aquecimento global em 1,5 grau Celsius (ºC), completa dez anos, mas as nações têm falhado nessa ambição. Até 2035, para estabilizar os termômetros nesse nível, acima da temperatura pré-industrial, será necessário reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 57%, aponta o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Em janeiro, ao apresentar as prioridades das Nações Unidas para o ano de 2025, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que os países devem centrar esforços para criar planos capazes de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 60% até 2035, com claras metas de diminuição da produção e consumo de combustíveis fósseis. Ele destacou ainda o trabalho para impulsionar as ações, “em estreita colaboração com o anfitrião da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP30, o presidente Lula do Brasil.”

Compromissos

O Brasil responde atualmente por 2,45% das emissões globais, de acordo com o relatório de 2024 do Banco de Dados de Emissões para Pesquisa Atmosférica Global (Edgar, na sigla em inglês) e foi o segundo país a atualizar a NDC, depois apenas dos Emirados Árabes Unidos.

Na nova ambição, estabeleceu uma faixa de redução das emissões entre 59% a 67%, para 2035, na comparação com 2005. O corte levará o país a uma emissão líquida anual de 850 milhões de toneladas a 1,05 bilhão de toneladas de gás carbônico equivalente (CO2e), unidade utilizada para medir as emissões de gases do efeito estufa em relação ao seu potencial de aquecimento do planeta.

No caso dos Emirados Árabes Unidos, que representam atualmente 0,51% (Edgar) das emissões globais, a redução foi menos ambiciosa, com uma meta de corte em 47% para 2035, em comparação com 2019, o que levaria o país a um volume anual de o 103,5 milhões de toneladas de CO2e.

O terceiro país a entregar a NDC foi os Estados Unidos, ainda em 2024, antes mesmo de anunciar a saída do Acordo de Paris. A contribuição apresentada foi coerente com o segundo maior emissor de gases do efeito estufa do planeta, que hoje representa 11,25% (Edgar) das emissões globais. A ambição é pela redução na faixa de 61% a 66% para 2035, em comparação com as medições de 2005.

O Uruguai, que representa apenas 0,08% das emissões globais, encerrou as entregas de NDCs no ano de 2024, com o compromisso de limitar as emissões de gases do efeito estufa a partir de medição dos níveis absolutos de dióxido carbônico (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que representam 99,3% das emissões no país. Para 2035, o país estabeleceu os limites de emissões de CO2 em até 9,6 milhões de toneladas, de CH4 em 818 mil toneladas e de N2O em até 32 mil toneladas; além de limitar em 30% o consumo de hidrofluorcarbonetos – gases sintéticos presentes em aerossóis e usados em sistemas de refrigeração, na comparação com níveis de 2022.

O país também apontou o avanço adicional que é possível ser alcançado com a disponibilidade de condições que vão além do que o Uruguai dispõe, como financiamento internacional. Nesse caso, as metas condicionadas acresceriam aos limites reduções de CO2 em mais 960 mil toneladas, de CH4 em mais 61 mil toneladas e de N2O em mais 2 mil toneladas; a limitação do consumo de hidrofluorcarbonetos chegaria a 35%.

2025

Nos dois primeiros meses deste ano, mais seis países apresentaram suas metas: Suíça, Reino Unido, Nova Zelândia, Andorra, Equador e Santa Lúcia , que respondem juntos por apenas 1,1% das emissões globais. Enquanto a Suíça, com 0,08% das emissões globais, apontou para uma redução de 65%, o Reino Unido – que responde por 0,72% – foi além e assumiu o compromisso de mitigar 81% das emissões, até 2035. Ambos usam como parâmetro comparativo as emissões em 1990.

A Nova Zelândia, responsável por 0,16% dos gases na atmosfera, apontou para uma faixa entre 51% e 55% de redução das emissões, para 2035, na comparação com 2005. Diferente dos demais países que já chegaram à terceira geração de NDC, essa foi a segunda atualização de ambição tanto para o país da Oceania, quanto para a Suíça, que haviam apresentado suas primeiras versões respectivamente em 2021 e 2017.

Andorra entregou a terceira geração da NDC também dentro do prazo e, apesar de ser um local com baixíssimas emissões que nem chegam a representar um percentual (370 mil toneladas de CO2e em 2005), pretende reduzir suas emissões a 137 mil toneladas de CO2e, em 2035, o que representa um compromisso de mitigar 63%.

Assim como em Andorra, os gases de efeito estufa gerados em Santa Lúcia não chegam a representar um percentual nas emissões globais, mas o país insular também atualizou a NDC em sua terceira versão ampliando a ambição de 14,7% para 22% para os setores energético e de transporte, até 2035, tendo como base as medições de 2010.O país também estabeleceu uma meta condicionada que poderia elevar esse percentual a 32%, caso haja disponibilidade de recursos para geração de energia geotérmica.

O país qualificou ainda sua NDC com a ampliação de sua capacidade de captação dos gases do efeito estufa, que deverá atingir 251 mil toneladas de CO2e por ano, até 2035, permitindo a retirada de mais 10% dos gases já emitidos para a atmosfera.

O Equador usou o ano de 2010 como referência para apontar uma redução de 7% para as emissões em 2035, o que equivale a 8,8 milhões de toneladas de CO2e. O país, que atualmente representa 0,14% das emissões globais, adicionou ainda uma meta condicionada de alcançar até 8%, o que equivaleria a 10,6 milhões de toneladas de CO2e.

Os dez países, que juntos representam 15,3% das emissões globais, reafirmaram o compromisso net zero para 2050, o que significaria alcançar a neutralidade entre as emissões e a remoção de gases da atmosfera, por meio de medidas de compensação como restauração de vegetação nativa e o próprio mercado de carbono.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pacto pela Integridade chega a Rondônia e reforça ética nos pequenos negócios

Pacto pela Integridade chega a Rondônia e reforça ética nos pequenos negócios

Evento “Brasil Mais Íntegro” reuniu empreendedores e instituições em Porto Velho para promover a transparência e boas práticas empresariais.
L

Rondônia Cidadã realiza mais de 7 mil atendimentos em cinco distritos de Porto Velho

Programa Rondônia Cidadã leva serviços essenciais aos distritos da Ponta do Abunã e soma 7.482 atendimentos em cinco dias
L

Microrrevestimento na RO-133 garante mais segurança e durabilidade para quem trafega pela região

Aplicação de microrrevestimento na RO-133 reforça infraestrutura da rodovia e melhora a mobilidade entre o 5º BEC e Vale do Anari
L

Mamãe Cheguei beneficia mais de 50 mães com kits e berços portáteis em Ji-Paraná

Mamãe Cheguei reforça apoio social e fortalece vínculo familiar com entrega de 53 kits a gestantes do município
L

Risco de tempestades intensas em grande parte de Rondônia, com maior atenção para as regiões Norte, Noroeste, Nordeste, Leste e Sudeste

Alerta de chuvas fortes em Porto Velho e região nos dias 2 e 3 de dezembro. Há alto risco de alagamentos devido à previsão de chuvas de nível 3.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L

Ponto & Contraponto: Marcos Antônio Amaral da Silva fala sobre Segurança Privada

Ponto & Contraponto recebe Marcos Antônio Amaral da Silva para uma entrevista especial sobre a segurança privada, um dos setores que mais cresce no país.
L

Giro News: Dra. Ellen Santiago Fala Sobre Anestesiologia e Dor

Ellen Santiago, para um bate-papo esclarecedor sobre os principais tipos de dor.
L
Como proteger a casa contra insetos no período chuvoso

Como proteger a casa contra insetos no período chuvoso

Período chuvoso eleva a circulação de insetos e animais peçonhentos nas residências.
L

Resultado do RondônCAP já está disponível, confira os ganhadores

Sorteio do RondônCAP da Black Friday foi realizado neste domingo, com no mínimo 55 ganhadores e prêmio principal que pode transformar R$ 5 em até R$ 65 mil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ex-coordenador do INSS depõe em CPMI após condução coercitiva

Ex-coordenador do INSS depõe em CPMI após condução coercitiva

Jucimar Fonseca da Silva foi localizado em Manaus e trazido a Brasília pela Polícia Legislativa para prestar depoimento sobre esquema de fraude no INSS.
L
Projetos que destinam R$ 17 milhões ao TCE-RO e Funprecap avançam na Alero

Projetos que destinam R$ 17 milhões ao TCE-RO e Funprecap avançam na Alero

Créditos suplementares são aprovados para cobrir obrigações previdenciárias.
L
Governança do Plano Pena Justa é debatida em Brasília

Governança do Plano Pena Justa é debatida em Brasília

Plano Pena Justa foi tema de discussões nacionais sobre financiamento, gestão e sustentabilidade das políticas penais.
L
Fórum +Leite RO discute apoio e preço para produtores rurais

Fórum +Leite RO discute apoio e preço para produtores rurais

Fórum +Leite RO reuniu produtores e instituições, e Cláudia de Jesus reforçou compromisso com políticas para a pecuária leiteira.
L
Alero homenageia carreiras que fortalecem instituições públicas

Alero homenageia carreiras que fortalecem instituições públicas

Instituições públicas foram destaque em sessão solene proposta por Ieda Chaves, que homenageou servidores do TJ, TCE, MPRO e DPE.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM detém suspeitos de furtos de motos em Jaru

PM detém suspeitos de furtos de motos em Jaru

Recuperação de veículos ocorreu, mas acusados foram liberados após apresentação.
16
Ex atropela mulher e a arrasta por 1 km na Marginal Tietê

Ex atropela mulher e a arrasta por 1 km na Marginal Tietê

Tentativa de feminicídio deixou vítima mutilada após ataque em São Paulo.
16
Viatura da PM é atingida por caminhonete na Avenida Alexandre Guimarães

Viatura da PM é atingida por caminhonete na Avenida Alexandre Guimarães

O motorista do veículo particular afirmou aos policiais que não percebeu a aproximação da viatura, o que acabou provocando o impacto.
10
Acidente entre motos deixa mulher ferida no bairro Igarapé

Acidente entre motos deixa mulher ferida no bairro Igarapé

A vítima recebeu atendimento no local e foi encaminhada ao Hospital João Paulo II, com suspeita de fratura na clavícula.
10
Traficante é preso com 25 pinos de cocaína em flagrante no Orgulho do Madeira

Traficante é preso com 25 pinos de cocaína em flagrante no Orgulho do Madeira

Ação da Guarnição Volante Reforço 03 do 5º BPM, em Porto Velho, resultou na prisão de um homem que confessou o tráfico de drogas e vendia cada pino de cocaína por R$ 50.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bocha adaptada impulsiona Rondônia no encerramento do 2º bloco das Paralimpíadas Escolares 2025

Bocha adaptada reúne maior delegação de Rondônia na história da modalidade e consolida avanço técnico no esporte paralímpico escolar
L

Rondônia conquista nove medalhas no Brasileiro de Karatê com apoio do programa Pró-Atleta

Brasileiro de Karatê reúne 1.400 atletas e Rondônia assegura nove medalhas e vaga para o Mundial de 2026
L
Xadrez encerra calendário esportivo de Jaru com campeões revelados

Xadrez encerra calendário esportivo de Jaru com campeões revelados

O 3º Torneio Municipal de Xadrez reuniu 50 participantes de diferentes categorias e marcou o encerramento das atividades esportivas da Prefeitura de Jaru em 2025.
L
Patrulha da Manutenção avança e recupera áreas de convivência em Porto Velho

Patrulha da Manutenção avança e recupera áreas de convivência em Porto Velho

Patrulha da Manutenção completa um mês com intervenções em praças e espaços públicos da capital
L
Posso ser preso por assistir TV pirata? Entenda se você corre perigo ao usar

Posso ser preso por assistir TV pirata? Entenda se você corre perigo ao usar

Procon, Anatel e advogado explicam riscos e cuidados ao acessar serviços ilegais.
L
Crea-RO participa da AGROTEC 2025 em Porto Velho

Crea-RO participa da AGROTEC 2025 em Porto Velho

Conselho oferece orientações, atendimentos e promove interação com visitantes.
L
Samar é o primeiro do Norte com robô Toumai para cirurgias

Samar é o primeiro do Norte com robô Toumai para cirurgias

Hospital de Rondônia implanta Programa de Cirurgia Robótica inédito na Amazônia usando a plataforma Toumai™, equiparando a instituição a grandes centros.
L
MPRO apura vazamento de amônia em frigorífico de Pimenta Bueno

MPRO apura vazamento de amônia em frigorífico de Pimenta Bueno

Vazamento de amônia levou o MPRO a adotar medidas emergenciais no município.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.