CONFIANÇA
Uma pesquisa dedicada a entender as preferências dos consumidores em meio digital revelou que 86% dos entrevistados afirmam que sempre ou geralmente escolhem comprar de marcas que julgam seguras.
MAIS CARO
Mais da metade – 62% – são propensos a pagar mais caro por produtos de empresas que proporcionem segurança on-line e reduzam o risco de fraudes.
APURAÇÃO
O levantamento foi realizado pela Serasa Experian, datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude.
RECEIO
A preferência por marcas mais seguras é uma reação a outro fato: a preocupação com fraudes, realidade de 71% dos entrevistados. Os números refletem uma tendência crescente de conscientização sobre segurança cibernética entre os consumidores.
COMPORTAMENTO ON-LINE
O estudo indicou, ainda, que existem 13 atividades mais comuns em ambientes on-line, das quais nove envolvem transações financeiras.
CARTÕES
Sendo que os métodos mais utilizados para os pagamentos são cartão de crédito (79%) e Pix (69%).
SEGURANÇA
A pesquisa também registrou um dado preocupante: 21% dos entrevistados declararam que já emprestaram seus dados pessoais para terceiros, seja para fazer uma compra on-line, abrir uma conta em banco ou conseguir empréstimo.
ROUBO
Outro dado mostra que 14% dos respondentes declararam que já tiveram seus documentos físicos roubados ou perdidos, dos quais 4% foram usados em fraudes.
PROTEÇÃO
Quando perguntados sobre como se protegem em transações digitais, “ter senhas fortes” e “evitar abrir links ou arquivos em apps de mensagem” foram as opções mais escolhidas pelos entrevistados.
GOLPISMO
Outras informações da pesquisa mostram que o tipo de golpe mais recorrente relatado pelos entrevistados foi o de “uso de cartões de crédito por terceiros ou cartão falsificado” (39%).
METODOLOGIA
Participaram da entrevista 804 pessoas físicas. Com margem de erro de 3,5% e intervalo de confiança de 95%, a pesquisa foi aplicada via painel on-line em novembro de 2023 e buscou entender o perfil das pessoas vítimas de fraude e seu sentimento em relação aos golpes.
MASCULINO
O perfil revelou que 51% eram homens e 49% mulheres, das classes sociais B (50%), C (32%) e A (18%). O local de moradia de 41% dos participantes é em Capital, 33% no interior do Estado e 26% em regiões metropolitanas.
ESTADOS
Em relação às regiões, 45% dos entrevistados são da região Sudeste, 26% da Nordeste, 15% da Sul, 8% da Norte e 7% da Centro-Oeste.
MEDIANO
A média de idade dos respondentes foi de 39 anos, e o detalhamento revela 26% com 50 anos ou mais, 22% de 30 a 39 anos, 20% de 18 a 24, 19% de 40 a 49 e 13% de 25 a 29 anos. (Fonte: Serasa Experian)
SERVIÇO
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CONFUSÃO
O prefeito Hildon Chaves registrou na polícia uma ocorrência de ameaça de morte que teria acontecido, ao meio-dia de ontem, em um restaurante da capital. Assessores do prefeito teriam presenciado o fato.
CONFUSÃO 2
Segundo a ocorrência – registrada com número de protocolo 2024/0000441975-1 – ao chegar no estabelecimento comercial, Hildon Chaves teria se encontrado com empresários, que horas antes teriam acompanhado uma audiência de conciliação, onde esteve presente o prefeito.
CONFUSÃO 3
A audiência foi para discutir o contrato firmado pela Prefeitura para gestão de resíduos sólidos da capital. Existe uma ação civil pública instaurada pelo MP para discutir a questão.
CONFUSÃO 4
Afirma o prefeito que ao chegar no restaurante, foi abordado pelos empresários que teriam lhe ofendido e ameaçado de morte. Para evitar que a situação se agravasse, Hildon teria ido embora do local.
OUTRO LADO
Os empresários citados no boletim de ocorrência, divulgaram nota explicando a versão deles sobre o fato. Afirmam que realmente houve uma discussão quando eles encontraram com o prefeito na chegada ao restaurante.
OUTRO LADO 2
No entanto, enfatizam que não houve qualquer tipo de ameaça contra o prefeito durante a discussão. Explicam também que apenas acompanharam a audiência como ouvintes, sem envolvimento direto com o assunto da audiência.
JUSTIÇA ELEITORAL
Mesmo ainda sem o registro oficial das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral, a campanha já está pegando fogo em nossa capital. Partidos e candidatos já buscam o TRE para garantir um processo eleitoral imparcial.
PARTIDO
A comissão provisória do Podemos protocolou representação eleitoral contra a ex-deputada federal Mariana Carvalho (União Brasil), pré-candidata ao cargo de prefeita, e pede aplicação de multa eleitoral.
TEOR
Segundo a representação, Mariana Carvalho teria feito, no dia 19.06.2024, publicação de um vídeo em sua rede social Instagram, no qual, segundo o autor, houve propaganda eleitoral antecipada/irregular, por meio de pedido de voto expresso através do uso de “palavras mágicas” “minha pré-candidatura”.
ALCANCE
O impulsionamento patrocinado teria tido o alcance médio de 595.000 a 725.000 visualizações, segundo a denúncia.
OPINIÃO
É claro que os autores da representação tem interesse direto no assunto, principalmente porque o Podemos tem pré-candidato a prefeito. Cabe dizer, que essa representação é um grão de areia em um Oceano de denúncias que virão até a eleição de outubro.