QUINTA-FEIRA, 22/05/2025

Governo define grupo sobre uso indevido de telas por crianças

Comissão tem representantes de sete ministérios e da sociedade civil

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Governo define grupo sobre uso indevido de telas por crianças
Antônio Cruz/Agência Brasil
Os riscos do uso indevido e abusivo de dispositivos eletrônicos por crianças e adolescentes serão tema central de grupo de trabalho (GT) instituído pelo governo federal. Portaria publicada nesta quinta-feira (14), no Diário Oficial da União, designa membros de sete ministérios e 19 representantes da sociedade civil, academia e entidades de reconhecida atuação no assunto.Governo define grupo sobre uso indevido de telas por crianças - News RondôniaGoverno define grupo sobre uso indevido de telas por crianças - News Rondônia

O objetivo é que o trabalho resulte na produção de um guia para uso consciente de telas, com orientações para familiares, cuidadores e educadores, além de servir de base para políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção do público mais vulnerável.

A iniciativa é da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. Segundo a pasta, entre 2019 e 2022, houve crescimento de 64% nas taxas de lesões autoprovocadas intencionalmente por crianças e adolescentes, em situações como tentativas de suicídio, por exemplo. O dado está relacionado ao uso de telas conectadas à internet por esse público.

A instalação do GT era aguardada por especialistas. “É uma medida importante e urgente, um esforço multidisciplinar e multissetorial que visa a entender demandas e propor caminhos para um uso consciente de telas que precisa envolver Estado, família e toda a sociedade, incluindo empresas, conforme nossa Constituição Federal, no Artigo 227”, destaca Maria Mello, coordenadora do Programa Criança e Consumo do Instituto Alana, entidade de histórica atuação nos direitos da infância e que fará parte do grupo.

A interação de crianças com as telas ocorre cada vez mais cedo e de forma ampla. Cerca de um terço dos usuários da internet no mundo é de crianças de adolescentes, segundo dados da pesquisa TIC Kids online, produzida pelo Comitê Gestor da Internet (CGO.br). Ao todo, 95% das crianças e adolescentes de nove a 17 anos acessaram a internet em 2023. Nas classes AB, 93% acessaram a internet mais de uma vez por dia, nas classes D e E esse percentual caiu para 71%, sendo que a média foi de 83%. Em 2023, 24% dos entrevistados relataram ter começado a se conectar à internet desde o período da primeira infância, ou seja, antes dos seis anos. Em 2015, essa proporção era de 11%. Entre as crianças de nove a 10 anos, 68% disseram ter perfis em redes sociais.

“Importante destacar as oportunidades de aprendizado e entretenimento e acesso a direitos fundamentais dessa presença de crianças e adolescentes no ambiente digital, mas também os riscos de exploração, exposição e acesso a conteúdos inapropriados, presentes sobretudo nos produtos e serviços regidos por modelos de negócios baseados na lógica da economia da atenção, que desempenham papel central nesta dinâmica de ampliação de riscos. Quanto mais tempo as pessoas passam em determinadas plataformas, mais intensamente são submetidas à publicidade e à coleta de seus dados e explorações variadas, assim como mais suscetíveis estarão a estratégias que visam a influenciar e alterar suas preferências e visões de mundo”, diz Maria Mello. O debate, argumenta a especialista, “é menos sobre as telas em si e mais sobre produtos e serviços que não são pensados para promover direitos de crianças e adolescentes, desde sua concepção”.

Múltiplos danos

O pediatra e sanitarista Daniel Becker, um dos integrantes do GT, enumera uma série de prejuízos causados pelo uso prolongado e inadequado desses dispositivos. “Não há mais dúvida nenhuma, na sociedade e na ciência, sobre os danos múltiplos e multidimensionais que o mau uso e o excesso de telas estão causando na infância e adolescência”, afirma. Os prejuízos, segundo o médico, vão desde os físicos, como a prevalência de hábitos sedentários, o desenvolvimento de distúrbios visuais como miopia, e alterações no sono, até comprometimentos cognitivos e emocionais, como a falta de atenção e o pouco desenvolvimento de habilidades interpessoais. A situação é especialmente mais preocupante quando o contato com a telas ocorre em crianças muito pequenas, com até 2 anos de idade.

“Nos pequenos, já está mais do que comprovado. Há estudo com 7 mil crianças mostrando que o uso de telas, em menores de um ou dois anos, leva prejuízos ao desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, mais tarde nessa criança mais velha”, diz o especialista. São distúrbios de aprendizado e de atenção, por exemplo. A arquitetura que privilegia vídeos curtos, comuns às redes sociais, fragmenta a capacidade de concentração das crianças. “Ela vai perdendo a habilidade fundamental da leitura, não consegue fixar a atenção numa fala que dure um pouco mais de tempo porque passa a estar acostumada com a hiper estimulação dos vídeos curtos e dessa troca de conteúdo muito rápida”, detalha Becker.

Em termos sociais, outro risco das telas apontado por Daniel Becker tem a ver com o contato de crianças e adolescentes com conteúdo e ideologias extremistas, que pregam violência e preconceito, como machismo, misoginia, racismo, nazismo e similares. Ou mesmo a vulnerabilidade a ações de criminosos, com riscos de exposição à pedofilia, prática de assédio e cyberbullying. Nesse sentido, defende o médico, é preciso que o governo e o Congresso Nacional avancem na aprovação de uma lei sobre liberdade, responsabilidade e transparência das plataformas de internet e redes sociais.

Políticas públicas

O enfrentamento ao problema, alertam os especialistas ouvidos pela Agência Brasil, não deve ser apenas comportamental, com imposição de restrições e outras medidas parecidas, mas depende da garantia de uma série de outros direitos.  “É preciso investir em políticas públicas de cuidado com quem cuida, como ampliação de creches, apoio a mães solo, entre outras. Do contrário, as telas continuarão sendo a ajuda”, alerta Maria Mello, do Instituto Alana.

Na mesma linha, Daniel Becker fala sobre a importância de que escolas, família e o Poder Público consigam garantir um leque ampliado de atividades para as crianças e adolescentes, como esportes, cultura, contato com a natureza, fomentando o desenvolvimento integral de habilidade motoras, cognitivas e socioemocionais.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

FACER comemora aprovação do projeto de Lei que exclui a Base Dupla do ICMS Difal em Rondônia

FACER comemora aprovação do projeto de Lei que exclui a Base Dupla do ICMS Difal em Rondônia

A conquista é fruto de muito trabalho de entidades como a FACER, que atuam na defesa do setor produtivo e empresarial em Rondônia.
L

Prefeitura de Jaru emite alerta sobre cuidados preventivos contra viroses respiratórias

Vacinas continuam sendo a melhor forma de prevenção.
L

Conab realiza capacitação com agricultores sobre aquisição e distribuição de sementes pelo PAA

As inscrições para participar do PAA  para aquisição e distribuição de sementes, mudas e materiais propagativos estão abertas desde o último dia 15 deste mês.
L
Publicado edital de desfazimento de bens antieconômicos e irrecuperáveis do Campus Ji-Paraná

Publicado edital de desfazimento de bens antieconômicos e irrecuperáveis do Campus Ji-Paraná

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou edital que trata desfazimento de bens antieconômicos e irrecuperáveis do Campus Ji-Paraná.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê PodCast | Entrevista Paulo Ryan – cantor gospel

Nesta quinta-feira, dia 22, às 18h, o Falaê Podcast recebe o cantor gospel Paulo Ryan para uma conversa especial sobre sua trajetória de fé e música.
L
Governo amplia Minha Casa, Minha Vida com mais 130 mil unidades habitacionais e reajusta valores de financiamento

Governo amplia Minha Casa, Minha Vida com mais 130 mil unidades habitacionais e reajusta valores de financiamento

Anúncio foi feito por Jader Barbalho Filho na Marcha dos Prefeitos
L

Agenda News: HellPanda Rock Nights – a celebração do rock que Porto Velho esperava

Uma produção do Hellmadeira Rock Bar e da Toca do Panda, reunindo grandes atrações, riffs marcantes e uma experiência imperdível. Entrada gratuita e diversão garantida!
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Inscrições para concurso administrativo da Polícia Federal são prorrogadas

Os interessados terão até às 18h desta sexta-feira (23/5), horário de Brasília, para se inscreverem
L
Premio Innovare: inscrições vão até 26 de maio

Premio Innovare: inscrições vão até 26 de maio

As incrições podem ser feitas pelo site.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru realizará VI Simpósio de Medicina Veterinária no mês de outubro

IFRO seleciona colaboradores externos para atuarem nos projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão dos territórios rurais

O processo seletivo é público e gratuito, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade.
L
Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE Você chegou à duração máxima desta conversa, mas pode continuar conversando em um novo chat. Repetir

Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE

Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
L

Curso gratuito de barbeiro com 30 vagas é ofertado pela Semdestur em Porto Velho

As inscrições estarão abertas de 26 a 30 de maio
L
TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Descubra se o seu emprego está em risco por causa da Inteligência Artificial

IA generativa pode impactar 1 em cada 4 empregos no mundo, aponta OIT
L
Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Provas objetivas e discursivas estão previstas para 27 de julho
L
Publicidade

POLÍTICA

Iluminação da Praça do São Sebastião é restabelecida após pedido da Vereadora Sofia Andrade

Iluminação da Praça do São Sebastião é restabelecida após pedido da Vereadora Sofia Andrade

A Prefeitura de Porto Velho atendeu ao pedido de providência da vereadora Sofia Andrade (PL) e realizou, nesta semana, a troca das lâmpadas queimadas nos refletores da Praça do São Sebastião.
L
Deputada Lebrinha anuncia investimentos em educação e saúde durante visitas a municípios de Rondônia

Deputada Lebrinha anuncia investimentos em educação e saúde durante visitas a municípios de Rondônia

Recursos foram destinados para melhorias em escolas e reforço na estrutura da saúde pública nos municípios de Ariquemes e Buritis.
L

Deputada Cláudia de Jesus propõe emendas e articula mobilização para mudanças no plano de carreira da Saúde

Assembleia aprovou projeto que moderniza regras, amplia direitos e valoriza os profissionais.
L
ESPERA DE 20 ANOS: Senado aprova o Marco do Licenciamento Ambiental com emenda de Jaime Bagattoli

ESPERA DE 20 ANOS: Senado aprova o Marco do Licenciamento Ambiental com emenda de Jaime Bagattoli

Parlamentar teve emenda acatada pela relatoria.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 450 mil para capacitação de pilotos do SAER

Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 450 mil para capacitação de pilotos do SAER

A formação de novos pilotos é um passo fundamental para assegurar maior eficiência e agilidade nas operações de segurança e salvamento realizadas em todo o território estadual.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sargento Machado prende casal suspeito de assalto em motel na capital

De acordo com informações apuradas junto à PM, o casal entrou no motel e, após poucos minutos, o homem foi até a recepção e anunciou o assalto.
10

Equipe do sgt Machado prende vulgo ‘MT do CV’ na zona leste

O suspeito foi abordado em frente de uma residência
10

Polícia Federal prende foragida da Operação Carga Fria em Vilhena/RO

As investigações tiveram início em dezembro de 2024 e visam desarticular organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas na região
10
Motociclista é atropelada depois de invadir preferencial na Abunã

Motociclista é atropelada depois de invadir preferencial na Abunã

Informações apuradas no local dão conta que a motociclista transitava na Gonçalves Dias e teria avançado a preferencial, sendo atingida pelo carro de aplicativo.
14
Idoso sofre grave acidente após invadir preferencial no centro

Idoso sofre grave acidente após invadir preferencial no centro

De acordo com testemunhas, o idoso na moto teria invadido a preferencial e acabou sendo atingido pelo carro, indo parar na calçada de uma lanchonete.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

No Dia Internacional da Biodiversidade, Conab ressalta importância da PGPMBio na valorização de alimentos dos biomas brasileiros

Em 2024, programa garantiu o pagamento total de R$ 32,2 milhões para cerca de 13,5 mil extrativistas, a fim promover o desenvolvimento socioeconômico e o uso sustentável da sociobiodiversidade nacional
L
BOA NOTÍCIA: Rondônia está entre os estados com maior projeção de crescimento para 2025

BOA NOTÍCIA: Rondônia está entre os estados com maior projeção de crescimento para 2025

O estado deve ter boas safras de soja e milho.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): CENTRO CARDIOLÓGICO SOARES COELHO LTDA

Licenças Prévia, Instalação e Operação
L
Campus Cacoal lança edital para o Primeiro Concurso de Fotografia da Cafecau

Campus Cacoal lança edital para o Primeiro Concurso de Fotografia da Cafecau

A atividade tem a finalidade de estimular a mobilização social para a produção de fotografias que representem a cultura cafeeira e cacaueira.
L
Projeto “Escola do Chocolate” do Campus Jaru participará da 12ª edição da Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

Projeto Escola do Chocolate do Campus Jaru participará da 12ª edição da Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

O Projeto “Escola do Chocolate” estará expondo no estande do IFRO durante a realização da 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional. Na terça-feira, 27/5, a partir das 14 horas.
L
Senado aprova novo marco do licenciamento ambiental e texto segue para a Câmara; governo e ambientalistas alertam para riscos

Senado aprova novo marco do licenciamento ambiental e texto segue para a Câmara; governo e ambientalistas alertam para riscos

Aprovado no Senado, projeto do novo marco legal volta à Câmara
L
UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

Cada PPG da UNIR tem seu próprio edital de seleção e cronograma, além de normas distintas para a seleção de alunos. Com isso, os candidatos devem ficar atentos aos prazos e normas do edital de seu interesse.
L

Conab divulga nesta sexta boletim com preços de frutas e hortaliças nas Ceasas

A divulgação será transmitida pelo canal da Conab no YouTube.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.