QUARTA-FEIRA, 28/01/2026

Em destaque

Brasil não promove jornalismo plural, alerta Repórteres Sem Fronteiras

Estima-se que 26 milhões de brasileiros vivem sem acesso a notícias

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil não promove jornalismo plural, alerta Repórteres Sem Fronteiras
Marcello Casal JrAgência Brasil
A Organização Não Governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicou nesta semana relatório em que alerta que não há no Brasil políticas suficientes para promover a pluralidade no jornalismo nacional. De acordo com a organização, o país carece “de uma política mais robusta e estruturada de promoção da pluralidade e diversidade jornalística”.

“Num contexto de recentes ataques ao Estado Democrático de Direito no Brasil, a urgência de assegurar normas e políticas que fortaleçam um jornalismo livre, plural e de confiança é crucial para a própria democracia brasileira”, diz o documento, acrescentando que “o Brasil segue distante de um marco normativo que proteja e promova o pluralismo, a diversidade e um jornalismo forte e relevante”.

A pluralidade ou diversidade do jornalismo é defendida pela organização como condição necessária para garantir uma cobertura equilibrada e inclusiva dos acontecimentos, promovendo uma sociedade mais informada. Além disso, outra recomendação é a criação de novas mídias locais para combater os chamados “desertos de notícias”. Estima-se que 26 milhões de brasileiros de 2,7 mil cidades do país não têm qualquer noticiário local.

O diretor do RSF na América Latina, Artur Romeu, lembrou que o sistema informativo no Brasil é caracterizado por uma excessiva concentração da propriedade da mídia na mão de poucos grupos econômicos e que essa situação é agravada pela fragilidade dos setores de comunicação pública, comunitária e de mídia periférica, popular ou independente.

“Fragilidade essa que está muito associada a uma falta de incentivos e garantias institucionais para que esses veículos possam operar numa situação de menor precariedade no seu trabalho”, destacou.

Em 2017, uma pesquisa do RSF, em parceria com o Intervozes, concluiu que as quatro maiores redes de televisão concentravam 70% da audiência nacional, o que configuraria, segundo essas organizações, um oligopólio nas comunicações, o que é proibido pelo § 5º do Artigo 220 da Constituição brasileira

Para promover a diversidade no jornalismo do país, o relatório do Repórteres Sem Fronteiras sugere a oferta de subsídios estatais, a taxação das plataformas digitais para financiar a diversidade do jornalismo no Brasil, bem como distribuição da publicidade estatal “segundo critérios claros e não discriminatórios”.

Para a organização, falta vontade política para promover essa agenda, sejam dos governos de esquerda ou de direita. “Nas últimas duas décadas, apesar de gestões que se declararam comprometidas com a construção de um ambiente midiático plural e diverso, o país vivenciou, na prática, a flexibilização das poucas regras anti-concentração na propriedade de emissoras de radiodifusão”, afirma o documento.

Mídia Periférica

A falta de políticas para o jornalismo independente, periférico e popular, “que desempenha um papel crucial para a formação de cidadãos informados, críticos e participativos”, é apresentada pelo RSF como a mais preocupante de todas.

O portal de notícias Desenrola e Não Me Enrola de São Paulo é uma dessas mídias periféricas. Lançado em 2013, o veículo afirma que faz jornalismo com objetivo de “registrar e refletir sobre as transformações sociais e a identidade cultural dos sujeitos e territórios periféricos”.

O co-fundador do site, o jornalista Ronaldo Matos, que atua na Rede Jornalistas das Periferias, defende que a mídia periférica é necessária porque muitas pautas de interesses dessas comunidades não têm espaço nos veículos comerciais.

“As mídias independentes com a atuação das periferias e favelas têm o grande papel de disseminar informações para essa população que não tem esse noticiário garantido nos jornais tradicionais que eles estão acostumados a consumir”, destacou.

Matos ressaltou que outra função do jornalismo periférico, além da cobertura dos acontecimentos, é o de “letramento midiático”, que é a habilidade de consumir informações de forma crítica, possibilitando, por exemplo, diferenciar fatos de notícias falsas.

“A cultura de consumir notícias é elitizada. Ela pertence a uma classe social que nos domina. Precisamos, cada vez mais, tomar decisões que vão mexer com a nossa vida, baseada numa leitura qualificada do jornalismo no Brasil”, explicou.

Uma das ações das mídias periféricas em São Paulo é a distribuição de notícias em telas digitais em comércios das periferias e favelas paulistas. Atualmente, são 15 telas instaladas em mais de 10 distritos das periferias de São Paulo, que alcançam uma média de 500 mil pessoas por mês.

Ronaldo Matos conta, por outro lado, que essas mídias enfrentam graves problemas de financiamento. Elas costumam se sustentar por assinaturas do público, por vaquinhas, por meio de editais públicos voltados ao setor cultural, e também por meio de parcerias com os veículos tradicionais.

“Elas acabam sucateadas, tendo valores de recursos de pagamentos muito baixos. Você tem carga horária elevada e muita precarização. Além disso, são feitas, em sua maioria, por profissionais negros que se formaram em universidades e não foram aceitos pelo mercado de trabalho do jornalismo tradicional. Não tiveram espaço nas TVs, nos grandes jornais, nas grandes emissoras de rádio”, completou.

Em 2019, Ronaldo coordenou uma pesquisa que mapeou 97 iniciativas de comunicação local na cidade de São Paulo. Do total do conteúdo distribuído por essas mídias, 80% eram de produção autoral. Desses veículos, 64% funcionavam com dois a cinco profissionais e oito de cada dez desses profissionais tinham outra atividade para completar a renda.

Apoio estatal e taxação de plataformas

O RSF afirma que o número reduzido de empresas de comunicação contempladas pela publicidade governamental representa um entrave para a promoção de um ambiente jornalístico plural e diverso no país.

“Sem o desenvolvimento e implementação de uma política voltada para mídias não comerciais, independentes e regionais, um fomento concreto à ampliação da variedade de vozes nas comunicações brasileiras segue inexistente”, diz o documento.

Sobre as propostas de taxação das plataformas que usam conteúdo jornalístico em tramitação no Congresso Nacional, o RSF diz que elas podem representar um alívio para o setor, mas alerta que os projetos existentes precisam ser aperfeiçoados para financiar a pluralidade no jornalismo.

“[Os projetos] seguem o modelo adotado em países como Austrália e Canadá, onde plataformas negociam com veículos de comunicação valores pelo uso dos seus conteúdos, mas não define claramente que tipo de utilização de conteúdos jornalísticos ensejaria remuneração nem estabelece critérios para contemplar veículos menores, regionais e sem fins lucrativos”, destacou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo de quarta-feira (28/1): diálogo e organização marcam o dia

Horóscopo de quarta-feira (28/1): diálogo e organização marcam o dia

Previsões para quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, indicam conversas produtivas, ajustes na rotina e decisões mais conscientes.
L

Coluna do Simpi – Prazo apertado I: Pequenos Negócios têm até 30 de janeiro para Renegociar Dívidas e voltar ao MEI/Simples

Empreendedores excluídos do MEI, Simei ou Simples têm até 30 de janeiro para renegociar débitos na Dívida Ativa da União com a PGFN e evitar aumento expressivo de custos.
L

Justiça de Santa Catarina suspende lei contra cotas raciais

Tribunal de Justiça de Santa Catarina concede liminar, suspende norma que proibia cotas raciais em universidades públicas e instituições com recursos estaduais e pede esclarecimentos ao governo e à Alesc.
L
Furto de fios atrasa entrega da Praça do Canal na fase final da revitalização

Furto de fios atrasa entrega da Praça do Canal na fase final da revitalização

Vandalismo atinge sistema de iluminação e compromete conclusão da obra, gerando prejuízos ao cronograma da prefeitura e à população
L
Moraes suspende benefícios do acordo que encerrou greve nos Correios

Moraes suspende benefícios do acordo que encerrou greve nos Correios

O ministro Alexandre de Moraes atendeu pedido da estatal para barrar pagamentos de vale-alimentação extra e gratificações devido ao impacto financeiro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nacionalização da fila do INSS agiliza análise de benefícios

Nacionalização da fila do INSS agiliza análise de benefícios

O novo modelo de gestão permitiu o início de 105 mil processos em apenas duas semanas; agências ficarão fechadas nos próximos dias para atualização dos sistemas.
L

Nota de pesar: Marcelino Ferreira Feitosa Rodrigues

Falecimento de Marcelino Ferreira Feitosa Rodrigues, suboficial da reserva da Polícia Militar, aos 55 anos, deixando legado de honra, alegria e amor à família em Porto Velho.
L

Única Talks: Dr. Arlen Souza fala sobre Justiça, políticas públicas e o papel do Judiciário

No âmbito eleitoral, foi indicado pelo TJRO como membro suplente da Corte Eleitoral de Rondônia para o biênio 2024/2026.
L
Boulos prevê aprovação do fim da escala 6x1 ainda neste semestre

Boulos prevê aprovação do fim da escala 6×1 ainda neste semestre

O ministro Guilherme Boulos afirmou que o governo federal trabalha pela redução da jornada de trabalho para garantir mais tempo de lazer e descanso às famílias.
L

Agenda News: Carlinhos Camurça é o convidado do Agenda News Folia 2026

Depois de um período de pausa, o Trio 40 Graus retorna com força total à programação oficial, prometendo transformar as ruas de Porto Velho em um grande espetáculo de luz, som e emoção em 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo exige medidas rigorosas após vazamentos em minas da Vale

Governo exige medidas rigorosas após vazamentos em minas da Vale

O Ministério de Minas e Energia determinou a apuração de responsabilidades e não descarta a interdição das operações em Minas Gerais para proteger o meio ambiente.
L
Alex Redano indica implantação de lavanderia industrial para atender presídios de Ji-Paraná

Alex Redano indica implantação de lavanderia industrial para atender presídios de Ji-Paraná

Deputado propõe estrutura para higienização e uso de mão de obra reeducanda para fortalecer a ressocialização no sistema prisional
L
Ayel Muniz questiona gestão de Fúria com base em números do emprego em Cacoal

Ayel Muniz questiona gestão de Fúria com base em números do emprego em Cacoal

Saldo de apenas 466 vagas formais em 2025 levanta dúvidas sobre capacidade administrativa do prefeito e sua ambição ao governo de Rondônia.
L
Deputado Ribeiro apoia redução do ICMS sobre venda de gado em Rondônia

Deputado Ribeiro apoia redução do ICMS sobre venda de gado em Rondônia

Alíquota passa de 12% para 4%, fortalecendo o setor produtivo e ampliando oportunidades para pecuaristas do estado.
L
Lula e Macron discutem proposta de conselho criado por Trump

Lula e Macron discutem proposta de conselho criado por Trump

Os presidentes do Brasil e da França defenderam o fortalecimento da ONU durante conversa sobre a iniciativa americana para a reconstrução de Gaza.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é morto com tiro na boca em Porto Velho

Homem é morto com tiro na boca em Porto Velho

Vítima tentou pedir ajuda mas não resistiu.
18
Apenado é surrado pela população após roubo no centro

Apenado é surrado pela população após roubo no centro

Devido aos ferimentos causados pelas agressões, o suspeito recebeu atendimento básico antes de ser encaminhado à Central de Flagrantes.
10
Família tenta resgatar preso por tráfico e quatro acabam detidos

Família tenta resgatar preso por tráfico e quatro acabam detidos

Parentes de um suspeito tentaram arrebatar o preso durante ação da Polícia Militar no Beco da Palheira, resultando em prisões por tráfico e desacato.
12
Feminicídio: Arquiteta morta em SP vivia sob ameaças e levou oito facadas do ex

Feminicídio: Arquiteta morta em SP vivia sob ameaças e levou oito facadas do ex

Fernanda de Andrade, de 29 anos, já havia sobrevivido a uma tentativa de homicídio em 2023.
18
Caso Orelha: Pais e tio de adolescentes são indiciados por coação

Caso Orelha: Pais e tio de adolescentes são indiciados por coação

Dois empresários e um advogado teriam ameaçado o vigilante de um condomínio para interferir na investigação sobre a morte do cão.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel confirma recuperação dos restos mortais do último refém em Gaza

Israel confirma recuperação dos restos mortais do último refém em Gaza

O retorno do corpo do policial Ran Gvili encerra o ciclo de prisioneiros no enclave e pode viabilizar a reabertura da passagem de Rafah para ajuda humanitária.
L
Muncab recebe o maior acervo de arte afro-brasileira repatriado

Muncab recebe o maior acervo de arte afro-brasileira repatriado

O conjunto de 666 obras retornou ao país por meio de doação internacional e será exposto em Salvador; o acervo reúne três décadas de produções históricas e culturais.
L
Autoridades da Índia monitoram reaparecimento do vírus Nipah

Autoridades da Índia monitoram reaparecimento do vírus Nipah

O surto em Bengala Ocidental atingiu profissionais de saúde e gerou alerta em países vizinhos; apesar da alta letalidade, especialistas descartam risco de pandemia global.
L
Fórum Estadual reúne gestores e atletas para fortalecer políticas esportivas em Rondônia

Fórum Estadual reúne gestores e atletas para fortalecer políticas esportivas em Rondônia

Os interessados podem conferir a programação detalhada e os horários das palestras no portal oficial da Sejucel.
L
Brasil sediará maior conferência mundial sobre HIV e aids em julho

Brasil sediará maior conferência mundial sobre HIV e aids em julho

Aids 2026 acontecerá no Rio de Janeiro, reunindo especialistas, pesquisadores e movimentos sociais para debater prevenção, tratamento e direitos humanos.
L

Requerimento da Licença Ambiental: INSTITUTO BOREAL RD LTDA

LICENCA AMBIENTAL PREVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
Onix Joye 2018 Manual Com Ótimo Custo Benefício na Zé Veículos

Onix Joye 2018 manual com ótimo custo benefício na Zé Veículos

Hatch econômico e confiável, perfeito para quem busca praticidade e baixo consumo no dia a dia.
L
Especialista em jardinagem e limpeza de sítios e chácaras busca emprego em Porto Velho

Especialista em jardinagem e limpeza de sítios e chácaras busca emprego em Porto Velho

Profissional experiente em jardinagem e limpeza de terrenos na capital de Rondônia está desempregado e busca uma nova oportunidade.
L
Prefeitura de Jaru amplia acesso ao Implanon em nova ação de saúde

Prefeitura de Jaru amplia acesso ao Implanon em nova ação de saúde

Iniciativa da Semusa beneficiou 12 mulheres e terá novos atendimentos no início de fevereiro, com prioridade para adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.