SÁBADO, 10/05/2025

Coluna Espaço Aberto, por Cícero Moura – RODOVIAS

Felizmente Rondônia está fora dos índices trágicos de rodovias assassinas

Por Cícero Moura - 35

Publicado em 

Coluna Espaço Aberto, por Cícero Moura - RODOVIAS
Foto - Edmilson Rodrigues/Correio Central

NÚMEROS

Quatro das cinco rodovias federais brasileiras com maior número de sinistros de trânsito passam por Minas Gerais. Segundo o ranking da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a campeã de acidentes é a BR-101, com 8.536 ocorrências registradas entre janeiro e setembro deste ano.

NÚMEROS 2

Na segunda posição aparece a BR-116, com 7.979 ocorrências, seguida pelas BR-381 (2.414); BR-040 (2.316) e BR-153 (1.869).

NÚMEROS 3

O ranking das rodovias mais letais é liderado pela BR-116, com 559 mortes registradas entre janeiro e setembro de 2023. Na segunda posição aparece a BR-101, com 487 óbitos, seguida pela BR-163, que registrou 204 mortes.

NÚMEROS 4

De janeiro a outubro de 2023, 4.633 pessoas morreram em 55.464 sinistros nas rodovias federais. No mesmo período do ano passado foram registradas 4.552 mortes em 53.503 sinistros.

EXPECTATIVA

O número de mortes e sinistros em 2023 deverá  superar o de 2022 e isso é um caminho contrário à meta estipulada pela ONU de redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito, até 2030.

POLÍTICA PÚBLICA

Segundo o diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego, Alysson Coimbra, a segurança viária precisa ser encarada como uma política pública que salva vidas, reduz o uso dos já escassos recursos do SUS e que diminui os custos do governo com a previdência.

VIAS SUCATEADAS

Sinistros de trânsito são causados, majoritariamente, por fatores humanos como a desatenção e a imprudência, mas as condições estruturais da malha viária potencializam essas ocorrências.

CLASSIFICAÇÃO

A mais recente pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) revelou que a conservação de 67,5% da malha viária é classificada como regular, ruim ou péssima.

AMPLITUDE

Coimbra aponta que o sucateamento das rodovias vai muito além dos buracos e da péssima qualidade do asfalto. Falta sinalização adequada, um controle sequencial de velocidade nos pontos com maior número de sinistros e uma normatização para o tráfego de veículos pesados, que são os que causam os sinistros mais letais.

MAIS DA METADE

“65% da carga do país é transportada pelas rodovias, é preciso considerar esse número na elaboração de ações para garantir a segurança nas rodovias, como a construção de áreas de escape em trechos críticos, a criação de corredores exclusivos e a limitação de horário para o tráfego de cargas especiais”, avalia o especialista.

TRAGÉDIAS CONSTANTES

Minas Gerais tem a maior malha rodoviária do Brasil e tem sido palco, nos últimos meses, de graves sinistros de trânsito, como o que deixou 6 mortos na BR-381, em 27 de novembro, e o que matou 7 torcedores do Corinthians, em agosto, no mesmo trecho da rodovia.

ESTE MÊS

No último dia 5, o cantor Zé Neto, ficou ferido em um sinistro ocorrido na BR-153, em Minas.

TRANSPORTE

A série de sinistros revela a urgência em adotar medidas para garantir a segurança dos usuários das vias. No caso de Minas, a BR-040 tem um problema grave que é o tráfego intenso de veículos pesados que transportam minério.

AÇÃO

“Na Fernão Dias há uma falha da concessionária em adotar medidas para mitigar esses acidentes relacionados também a falhas mecânicas em veículos de grande porte”, pontua Coimbra.

RODOVIAS QUE PERDOAM

O especialista destaca que a gestão pública do trânsito precisa contar com a previsibilidade do erro. “Já sabemos que o fator humano está relacionado a 90% dos sinistros, então temos que adotar medidas para que as rodovias perdoem essas falhas humanas”.

EXPLICAÇÃO

Esse conceito de rodovia que perdoa engloba ações como a sinalização adequada, tanto horizontal quanto vertical; qualidade do asfalto; instalação de defensas metálicas adequadas; modificações no traçado da via e outras ações que possam minimizar a gravidade dos ferimentos e o risco de mortes, como áreas de escape”, completa.

Ranking das rodovias com o maior número de acidentes em 2023

  1. BR-101: 8.536
  2. BR-116: 7.979
  3. BR-381: 2.414
  4. BR-040: 2.316
  5. BR-153: 1.869

Fonte: Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Ranking das rodovias com o maior número de mortes em 2023

  1. BR-116: 559
  2. BR-101: 487
  3. BR-163: 204
  4. BR-153: 177
  5. BR-040: 151

Fonte: Polícia Rodoviária Federal (PRF)

PRATO FÁCIL

O Restaurante Prato Fácil foi inaugurado pelo governador  Marcos Rocha, com estrutura moderna e ampliada onde antes funcionava o antigo Restaurante Popular, localizado na zona Leste de Porto Velho.

UM MILHÃO E MEIO

Para a reforma do prédio, foram investidos pelo Governo R$ 1,5 milhão. No estabelecimento, localizado na Rua Teotônio Vilela, nº 8196, bairro Juscelino Kubitschek – JK, as refeições serão servidas com custo de apenas R$ 2, das 11h às 15h, de segunda a sexta-feira.

SOCIAL

O governador Marcos Rocha explicou que o estabelecimento soma aos 38 restaurantes credenciados do programa estadual Prato Fácil, que tem como objetivo o fornecimento de refeições saudáveis e nutritivas à população em situação de vulnerabilidade social em Rondônia.

QUALIDADE

A secretária de Assistência Social – Seas, Luana Rocha, ressaltou que a fome é enfrentada em Rondônia com políticas assistenciais de qualidade para alcançar os que mais precisam.  ”Era um sonho inaugurar esse restaurante bem no centro da zona Leste, mais perto da população, pois ele fortalece a cidadania e a dignidade das pessoas que se beneficiam com essas refeições”, disse.

PRATO FÁCIL

O programa estadual Prato Fácil, criado em 2020 pelo Governo de Rondônia, atende, além da Capital, os municípios de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Vilhena, com o intuito de garantir segurança alimentar à população. A iniciativa é executada pela Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, que credencia restaurantes para prestar o serviço.

BENEFICIADOS

O público-alvo são pessoas ou famílias em situação vulnerável inscritas no Cadastro Único – CadÚnico. A secretária da Seas anunciou ainda novidades para 2024 como o edital para o credenciamento de mais restaurante no programa Prato Fácil no estado, inclusive com expansão para Jaru e Rolim de Moura.

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