QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

Coluna Espaço Aberto, por Cícero Moura – MONTE NEGRO

Deputado Pedro Fernandes tenta resolver em Brasília conflito territorial de Monte Negro.

Por Cícero Moura - 35

Publicado em 

Deputado Pedro Fernandes tenta resolver em Brasília conflito territorial de Monte Negro
Foto - Divulgação/ Prefeitura de Monte Negro

COLETIVO

Vários produtores de Monte Negro, interior de Rondônia, vivem um conflito territorial que pode comprometer famílias que trabalham no campo há mais de 50 anos.

DOCUMENTAL

Terras, que haviam sido escrituradas na década de 70 e tiveram seus títulos definitivos conferidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), encontram-se agora sob a mira da Funai.

CONFLITO

Os territórios foram designados como áreas indígenas pelo Decreto nº 275, de 29 de outubro de 1991, assinado pelo então presidente Fernando Collor. Este decreto, ao ampliar as regiões indígenas, resultou na sobreposição com as terras já tituladas.

SOLUÇÃO

Diante do impasse, o deputado estadual Pedro Fernandes (PTB) esteve reunido com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai). No encontro intermediado pelo deputado federal Lúcio Mosquini, também participaram membros do Incra e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

PONTUAL

Durante o encontro, Luiz Flávio Carvalho Ribeiro, superintendente do Incra em Rondônia, esclareceu os pormenores complexos do caso, sublinhando as áreas de sobreposição e os desafios trazidos pelas demarcações conflitantes para as mesmas terras.

AFIRMAÇÃO

O deputado Pedro Fernandes destacou que não é justo prejudicar um produtor rural que possui títulos de propriedade reconhecidos e registrados em cartório. Fernandes enfatiza que a situação necessita de uma revisão e soluções eficazes para evitar futuros contratempos e garantir os direitos dos envolvidos.

LEI

O decreto, estabelecido durante o mandato de Collor, visava reconhecer e expandir territórios indígenas. O deputado argumenta que não foram consideradas as áreas anteriormente demarcadas pelo Incra. O dilema legal é agravado pelo fato de que a Funai deu entrada no processo judicial.

VIGILANTE

O deputado Pedro Fernandes disse que vai acompanhar detalhadamente o caso e se comprometeu de informar a população com clareza e precisão. “Além do impasse judicial já existente, é fundamental procurar soluções políticas equilibradas e justas para todos.” Esclareceu.

ANISTIA

A Assembleia Legislativa, aprovou requerimento de autoria do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), que estabelece anistia parcial aos motociclistas deveres do IPVA no âmbito do Estado de Rondônia. A medida vale para motos até 170 cilindradas.

EXECUTIVO

Por ser matéria com restrições constitucionais, caberá agora ao Governo Estadual enviar projeto de lei ao parlamento. Na propositura aprovada, o deputado Laerte Gomes requer regime de urgência sobre a instituição do Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual (REFAZ) do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), até o exercício de 2022.

OBJETIVO

Laerte Gomes destacou a extrema necessidade do envio para a Casa Legislativa, do projeto de lei, instituindo o Refaz, que é um programa que possibilita a regularização de dívida do IPVA, com redução de juros, descontos em multas e parcelamentos.

SALA DE AULA

Projeto de Lei 56/2023, de autoria do deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), foi aprovado durante sessão ordinária de quarta-feira,27. O projeto visa a criação de políticas públicas sobre educação antidrogas nas escolas públicas do estado de Rondônia.

NA PRÁTICA

A propositura garantirá a realização de seminários, palestras, dinâmicas de grupos, simpósios, ou qualquer outra forma de explanação que aborda assuntos relacionados à educação e à prevenção ao uso de drogas e substâncias entorpecentes.

AUMENTOU

De acordo com o parlamentar, a Política Pública é de suma importância, pois o consumo de drogas cresce de forma alarmante e constitui uma ameaça à estabilidade das estruturas e os valores da sociedade.

DE VOLTA AO MUNDO REAL

A Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade acontece de 3 a 16 de outubro em Porto Velho.

VACINAS

Todos os imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação estarão disponíveis nas unidades de saúde da zona urbana e rural. A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) é ampliar os índices da cobertura vacinal.

FOCO

A ação é orientada pelo Ministério da Saúde (MS) com foco em diminuir o risco de reintrodução de doenças já erradicadas com a vacina, além de aumentar a cobertura vacinal e atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes de todo o país.

ROTINA

Em Porto Velho, a busca ativa pela atualização do esquema vacinal da população é uma ação rotineira da Semusa para vacinar o maior número de pessoas, uma vez que a imunização é a forma mais efetiva de prevenção de doenças.

ATENDIMENTO

As unidades de saúde funcionam das 8h às 18h, com exceção da Vila Princesa e Santo Antônio, que têm atendimento de 8h às 12h. Confira neste link os endereços e verifique a unidade mais próxima de sua residência.

CARTÕES

Quem desejar receber o imunizante deverá comparecer às unidades de saúde com o cartão do SUS e o cartão de vacina. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal com documentos de identificação em mãos.

DIA D

O Dia D de vacinação acontece dia 7 de outubro para imunizar toda a população de Porto Velho, desde as crianças até os idosos. A imunização será realizada em todas unidades de saúde da rede municipal, da zona urbana e rural, além dos distritos. O horário de funcionamento será das 8h às 17h.

VACINAÇÃO DE FRONTEIRA

Entre os dias 2 e 12 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), vai realizar a campanha “Vacinação Não Tem Fronteira”, nos distritos da Ponta do Abunã. O objetivo é reforçar a proteção contra possíveis doenças nas localidades daquela região, porta de entrada para a capital do Estado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova 364 conclui obras na ponte sobre o Rio Machado e libera tráfego na BR-364 em Ji-Paraná

Nova 364 conclui obras na ponte sobre o Rio Machado e libera tráfego na BR-364 em Ji-Paraná

Intervenção antecipada melhora conforto e segurança dos usuários da rodovia.
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L

Prefeitura de Porto Velho entrega bicicletas a estudantes da rede municipal

Programa Avalia Porto Velho reconhece desempenho escolar e incentiva permanência dos alunos na escola.
L

CDL de Cacoal inaugura Sala Parceiro Sebrae

Novo espaço amplia parceria com o Sebrae e aproxima soluções dos empreendedores locais.
L
Entrega da CNH Social é marcada por emoção em Rondônia

Entrega da CNH Social é marcada por emoção em Rondônia

Primeiro lote de habilitações gratuitas beneficia 82 condutores em diversos municípios do estado.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Senado aprova política nacional de incentivo à formação de professores

Senado aprova política nacional de incentivo à formação de professores

O projeto de lei que institui bolsas para estudantes de licenciatura e apoio financeiro para docentes em áreas carentes segue para sanção presidencial.
L
Laudo da PF confirma que Bolsonaro tentou violar tornozeleira com solda

Laudo da PF confirma que Bolsonaro tentou violar tornozeleira com solda

Peritos federais identificaram danos grosseiros no equipamento eletrônico após o ex-presidente confessar a tentativa de rompimento durante sua prisão domiciliar.
L
Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

A variante do influenza detectada no Pará é considerada um caso importado e não indica a existência de um surto ou transmissão local no país.
L
Senado aprova redução de pena para condenados pelo 8 de janeiro

Senado aprova redução de pena para condenados pelo 8 de janeiro

O projeto de lei que altera o cálculo das punições para atos antidemocráticos segue para sanção presidencial após receber 48 votos favoráveis nesta quarta-feira.
L
STF garante benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

STF garante benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

O Supremo Tribunal Federal validou nesta terça-feira o direito de mulheres afastadas do trabalho por violência doméstica receberem auxílio financeiro por até seis meses.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ministro das Relações Exteriores afirma que acordo Mercosul e UE está no limite

Ministro das Relações Exteriores afirma que acordo Mercosul e UE está no limite

Mauro Vieira reiterou que a cúpula em Foz do Iguaçu é a última oportunidade para a assinatura do tratado, caso contrário o Brasil focará em novos parceiros.
L
Secretário-executivo da Previdência é preso em operação da Polícia Federal

Secretário-executivo da Previdência é preso em operação da Polícia Federal

Adroaldo Portal é acusado de envolvimento em um esquema de descontos indevidos em aposentadorias; ministro Wolney Queiroz determinou a exoneração imediata.
L
Ieda Chaves cobra concursos e orçamento para enfrentar déficit de profissionais na saúde

Ieda Chaves cobra concursos e orçamento para enfrentar déficit de profissionais na saúde

Deputada aponta carência de especialistas no interior e pede planejamento estratégico à Sesau.
L
Bancadas da Câmara acionam STF contra projeto que reduz penas do 8 de janeiro

Bancadas da Câmara acionam STF contra projeto que reduz penas do 8 de janeiro

Partidos alegam manobra legislativa no Senado para evitar que o texto retornasse à Câmara e apontam violação do devido processo legal.
L
Assembleia aprova crédito para pagamento de militares da reserva e pensionistas

Assembleia aprova crédito para pagamento de militares da reserva e pensionistas

Projeto de lei libera R$ 14,9 milhões à Sesdec para assegurar obrigações previdenciárias.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre moto e carro deixa motociclista ferido na zona leste

Colisão entre moto e carro deixa motociclista ferido na zona leste

O acidente ocorreu no cruzamento da avenida Rio de Janeiro com a rua da Igreja, resultando no encaminhamento da vítima ao Hospital João Paulo II.
12
Idoso é encontrado morto com sinais de violência em Itapuã do Oeste

Idoso é encontrado morto com sinais de violência em Itapuã do Oeste

Em menos de 24 horas, três idosos foram assassinados com sinais de violência extrema no município, gerando um clima de insegurança e medo na população.
18
MPRO e forças de segurança deflagram Operação Audácia VII em três estados

MPRO e forças de segurança deflagram Operação Audácia VII em três estados

Ação integrada cumpre mandados em Rondônia, Santa Catarina e Paraná contra organização criminosa.
L
Início de incêndio em residência abandonada mobiliza Bombeiros

Início de incêndio em residência abandonada mobiliza Bombeiros

O imóvel localizado na rua Sena Madureira foi alvo de chamas em três pontos distintos, levantando suspeitas de que o fogo tenha sido provocado de forma criminosa.
10
Motociclista sofre fratura na clavícula após colisão em cruzamento

Motociclista sofre fratura na clavícula após colisão em cruzamento

O acidente envolvendo uma motocicleta e um utilitário ocorreu no cruzamento da rua Xapuri com a T-04, mobilizando equipes de trânsito e socorro médico.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agricultura familiar avança em Porto Velho em 2025

Agricultura familiar avança em Porto Velho em 2025

Agricultura familiar impulsiona produção, renda e infraestrutura rural.
L
Trump atribui dificuldades econômicas ao governo anterior e anuncia bônus militar

Trump atribui dificuldades econômicas ao governo anterior e anuncia bônus militar

O presidente dos Estados Unidos prometeu um bônus de Natal a 1,45 milhão de militares e defendeu a política de tarifas para impulsionar a economia americana.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.