SEXTA-FEIRA, 21/11/2025

Em destaque

Coluna Espaço Aberto – José Cícero Moura

Prefeitura cria projeto de Lei para amparar famílias após a desativação do lixão da Vila Princesa.

Por José Cícero Moura - 30

Publicado em 

Luiz Alexandre/Secom - TRT14

DEFINIDO

O prefeito Hildon Chaves já mandou para a Câmara de Vereadores projeto que prevê dar  assistência emergencial aos catadores de resíduos sólidos que vivem na comunidade Vila Princesa.

Wesley Pontes/SMC/Prefeitura de Porto Velho

 

BENEFICIADOS

Segundo a prefeitura, 157 famílias, que têm sua renda atrelada à coleta de resíduos sólidos, deverão receber um auxílio emergencial no valor de R$ 1 mil por um período de seis meses, podendo ser prorrogável por igual período.

Luiz Alexandre/Secom – TRT14

CONTRATO

Hildon Chaves disse que já está quase tudo alinhado para definir a contratação de uma empresa que fará a destinação final dos resíduos em Porto Velho e, consequentemente haverá a desativação do lixão da Vila Princesa.

AUXÍLIO

Diante disso, Chaves diz que foi pensado em um meio de dar assistência às famílias, fazendo um diagnóstico socioeconômico daquela região e definindo um valor por um prazo determinado a contar da desativação da lixeira sanitária.

ENCONTRO

O anúncio do auxílio foi dado pelo prefeito na presença de parte dos catadores que estiveram no auditório do Prédio do Relógio. Para os trabalhadores, a reunião também foi importante para esclarecer alguns pontos sobre a desativação da lixeira sanitária e sobre as futuras melhorias nas condições de trabalho.

BENEFICIADOS

Para chegar ao número de famílias beneficiadas, a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) elaborou um relatório com o diagnóstico situacional das condições de vida das famílias residentes na comunidade.

Wesley Pontes/SMC/Prefeitura de Porto Velho

POUCO CASO

Apesar da seriedade da reunião extraordinária para tratar sobre a redução de voos comerciais em Rondônia, somente a Azul, entre as três companhias aéreas que operam no estado, mandou representante ao encontro no plenário da Casa de Leis.

Rafael Oliveira/ Secom ALE/RO

POUCO CASO 2

A reunião extraordinária foi conduzida pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado estadual Delegado Lucas (PP), que lamentou as ausências dos representantes das empresas Gol e Latam, além da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que não compareceram à reunião extraordinária.

PREJUÍZO

O deputado Cássio Gois disse que foi feito investimento por parte do DER para que a cidade de Cacoal, por exemplo, pudesse cumprir todos os requisitos para poder receber os voos da empresa Azul.

Divulgação/Secom ALE/RO
Divulgação/Secom ALE/RO

PREJUÍZO 2

Como que agora a cidade de Cacoal vai ser penalizada, aponta o deputado. Além do descaso citado por Cássio Góis, vale destacar o dinheiro usado no empreendimento para atender uma demanda exigida pelas próprias companhias aéreas.

IMPORTÂNCIA

O deputado também lembrou que o aeroporto de Cacoal está localizado em uma região que atende aproximadamente 300 mil pessoas, englobando 15 municípios.

Paraná

SEM SENTIDO

Para o deputado Cirone Deiró, a redução dos voos vai na contramão do desenvolvimento do estado. Cirone argumentou que foram investidos mais de R$ 80 milhões pelo Governo do Estado para adequar os aeroportos de Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná para atender os requisitos da empresa Azul.

Rafael Oliveira/ Secom ALE/RO

SEM RAZÃO

Cirone apontou que as alegações de judicialização e também relacionadas ao preço dos combustíveis para as aeronaves não justificam uma medida drástica que prejudique toda a população de Rondônia.

INCENTIVO

O deputado destacou que a ALE aprovou um incentivo para que as empresas paguem apenas 4% de imposto no querosene aqui em Rondônia. Agora, temos um interior que ficará sem comunicação com a capital, esclareceu Cirone.

ANTIPATIA

O deputado Allan Queiroz frisou a falta de empatia da empresa com a população rondoniense. Alan disse que Rondônia exige apenas seriedade no trato e responsabilidade na demanda assumida com os moradores que precisam se deslocar via área para onde quer que seja.

Rafael Oliveira/ Secom ALE/RO

PRESSÃO

O deputado Pedro Fernandes disse que já há manifestação popular contra a decisão da Azul, o que mostra que a população está atenta ao assunto. Pedrinho afirmou que é preciso urgente buscar uma solução para o impasse antes que haja prejuízos à população e ao Estado.

Rafael Oliveira/ Secom ALE/RO

OUTRO LADO

O gerente de relações institucionais da Azul, Camilo Coelho, voltou a apontar a judicialização excessiva em Rondônia como pivô da redução da malha aérea no estado.

OUTRO LADO 2

Camilo confirmou que Rondônia tem ajudado a Azul com infraestrutura e incentivos, mas, desde 2019, já havia uma alta incidência de judicialização em Rondônia. Ele garantiu que se houver uma queda nos processos, as operações serão retomadas.

Volta as Aulas

OPINIÃO

O interessante nessa história é que a Azul mantém a desculpa esfarrapada da judicialização, mas não explica a razão de tanto processo. Ora, se a empresa estivesse certa é óbvio que ganharia toda e qualquer ação que fosse impetrada contra si.

JULGAMENTO

O ministro  Alexandre de Moraes (STF), liberou para julgamento na tarde de ontem, a ação direta de inconstitucionalidade ADI 7263, que questiona a eleição do Deputado Federal Lebrão (União Brasil), em Rondônia.

Divulgação/STF

TROCA

A ação busca substituir o deputado eleito pelo ex-vereador de Ariquemes, Rafael é o Fera (Podemos), com base na distribuição das sobras do colégio eleitoral.

Divulgação/Redes Sociais

AINDA ESTE MÊS

O julgamento será realizado em plenário virtual, modalidade que permite que os ministros analisem o caso por meio eletrônico, sem a necessidade de se reunirem fisicamente. Os votos serão computados a partir do dia 25 de agosto até o dia 01 de setembro.

CASO

A ADI 7263 questiona a constitucionalidade da Resolução TSE nº 23.677/2021, que trata da distribuição das sobras eleitorais nas eleições proporcionais. Segundo a ação, a norma viola o princípio da igualdade ao permitir a eleição de candidato menos votado em detrimento de outro mais votado.

CASO 2

No caso em questão, Rafael é o Fera obteve 24.286 votos nas eleições de 2022, enquanto Lebrão recebeu 12.607 votos. No entanto, Lebrão foi eleito por ter alcançado coeficiente eleitoral maior, por conta da votação expressiva de outros candidatos de sua coligação.

Byd

CASO 3

Na ação em julgamento, o União Brasil ultrapassou o coeficiente eleitoral e garantiu a cadeira ao deputado Lebrão, enquanto que a sobra do coeficiente do Podemos, não foi suficiente para eleger Rafael é o Fera.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
TRT-14 incentiva participação no Webinário que debate violência digital contra meninas e mulheres

TRT-14 incentiva participação no Webinário que debate violência digital contra meninas e mulheres

O evento promovido pelo CNJ reúne especialistas para discutir desafios e soluções de proteção no ambiente virtual.
L

Encerramento da COP30: “Mas que não! Que sim!”

A COP30 terminou misturando orgulho paraense, debates climáticos, preços polêmicos, um incêndio na área diplomática e muita expectativa sobre o futuro da Amazônia.
L

Fogo na “Blue Zone” causou apreensão em membros da organização Kanindé presentes na COP30

Neide Cardozo relatou o incidente nas suas redes sociais. Apesar do susto, minguem se feriu
L
Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

O sarau “Corpos que Falam, Vozes que Lutam” reuniu artistas no Mercado Cultural e integrou a campanha dos 21 Dias de Ativismo com debates sobre identidade e justiça social.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Saúde de Bolsonaro motiva pedido de prisão domiciliar ao STF

Saúde de Bolsonaro motiva pedido de prisão domiciliar ao STF

Advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitam ao ministro Alexandre de Moraes prisão domiciliar alegando doenças permanentes e necessidade de acompanhamento médico intenso.
L
Sorteio define endereços das unidades do Empreendimento Porto Madero V em Porto Velho

Sorteio define endereços das unidades do Empreendimento Porto Madero V em Porto Velho

O sorteio das unidades do Empreendimento Porto Madero V, do Minha Casa Minha Vida, ocorre neste sábado (22), e garante transparência na definição dos endereços.
L
Prazo final para solicitar reaplicação do Enem 2025 termina hoje

Prazo final para solicitar reaplicação do Enem 2025 termina hoje

Candidatos afetados por problemas logísticos ou diagnosticados com doenças infectocontagiosas nos dias de prova têm até as 12h desta sexta-feira, 21 de novembro, para fazer o pedido na Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
L
Ensino digital será obrigatório nos municípios a partir de 2026

Ensino digital será obrigatório nos municípios a partir de 2026

Municípios que desejam receber recursos do VAAR devem adotar a BNCC da Computação no ensino básico.
L
Porto Velho Luz começa nesta sexta-feira com noite inclusiva para PCDs

Porto Velho Luz começa nesta sexta-feira com noite inclusiva para PCDs

Primeira noite será exclusiva para pessoas com deficiência, com acesso antecipado e ambiente adaptado.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula indica Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

Lula indica Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

Advogado-Geral da União foi escolhido para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso.
L
Pista de caminhada no Estádio Aglair Tonelli recebe ordem de serviço em Cacoal

Pista de caminhada no Estádio Aglair Tonelli recebe ordem de serviço em Cacoal

Investimento destinado por Cássio Gois atende demanda antiga da comunidade.
L
Cristiane Lopes acompanha uso de maquinários que ampliam produção no Joana D’Arc

Cristiane Lopes acompanha uso de maquinários que ampliam produção no Joana D’Arc

Emenda já reforça infraestrutura rural e garante avanço para famílias agricultoras.
L
Lula agradece gesto dos EUA e busca reduzir tensão bilateral

Lula agradece gesto dos EUA e busca reduzir tensão bilateral

Presidente vê redução de tarifas dos EUA como passo relevante e diz esperar “zerar celeuma” nas relações comerciais.
L
Lula celebra retirada de tarifas pelos EUA

Lula celebra retirada de tarifas pelos EUA

Presidente diz que decisão reforça respeito entre países.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Policiais militares salvam cinco pessoas após grave acidente na BR-364 em RO

VÍDEO: Policiais militares salvam cinco pessoas após grave acidente na BR-364 em RO

De acordo com testemunhas, um carro modelo Peugeot com os cinco ocupantes que estava parado no “Pare e Siga”, foi atingido na traseira por um caminhão e depois prensado contra uma carreta que estava a frente, deixando todas as vítimas presas às ferragens.
16
Mulher é presa levando drogas no órgão genital para o marido no presídio 470

Mulher é presa levando drogas no órgão genital para o marido no presídio 470

A mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada ao Departamento de Flagrantes.
10
Equipe do sargento Pantoja captura suspeita de homicídio no Orgulho do Madeira

Equipe do sargento Pantoja captura suspeita de homicídio no Orgulho do Madeira

A prisão de “Gleici do CV”, realizada pelo 5º BPM sob comando do sargento Pantoja, ocorreu no Orgulho do Madeira, onde foi confirmado mandado por homicídio.
12
Carro pega fogo na zona sul de Porto Velho

Carro pega fogo na zona sul de Porto Velho

De acordo com testemunhas, o veículo estava trafegando normalmente quando começou a pegar fogo e o condutor saiu rapidamente de dentro.
12

Homem é preso por adulterar sorvete de colega de trabalho com sêmen

O suspeito de 42 anos foi preso por importunação sexual após câmeras de segurança flagrarem o ato em um estabelecimento comercial na Região Metropolitana de Curitiba.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Outorga: VALDECI HENKERT

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L

Recebimento da Dispensa da Licença Ambiental: E S DE OLIVEIRA,

DISPENSA DE LICENÇA AMBIENTAL N.º 016.02430.007/2025-SUL
L
Locomotiva 18 faz nova exibição no domingo e resgata memória histórica no Complexo Madeira-Mamoré

Locomotiva 18 faz nova exibição no domingo e resgata memória histórica no Complexo Madeira-Mamoré

A exibição da Locomotiva 18 acontece neste domingo (23) e promete envolver o público em uma experiência que valoriza a história ferroviária de Porto Velho.
L

Recebimento da Dispensa da Licença Ambiental: DROGÃO GENÉRICO COMÉRCIO DE MEDICAMENTOS LTDA

DISPENSA DE LICENÇA AMBIENTAL N.º 016.02441.007/2025-SUL
L
Governo de RO destaca desafios e fortalecimento de parcerias para engajar produtores no Projeto Floresta+ Amazônia na COP30

Governo de RO destaca desafios e fortalecimento de parcerias para engajar produtores no Projeto Floresta+ Amazônia na COP30

Nos debates da COP30, o Governo de Rondônia reforçou estratégias para ampliar o engajamento no Projeto Floresta+ Amazônia e consolidar parcerias para desenvolvimento sustentável.
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: EDIVANIA DA SILVA PANTOJA

DISPENSA DE LICENÇA AMBIENTAL N.º 016.02384.007/2025-SUL
L

Recebimento de Licença Ambiental (LAO): AUTO POSTO PENTA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LAO).
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: L H M DE A SALLES LTDA

DISPENSA DE LICENCIAMENTO Nº 016.02398.007/2025-SUL
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.