QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

Coluna Espaço Aberto – José Cícero Moura

Prefeitura cria projeto de Lei para amparar famílias após a desativação do lixão da Vila Princesa.

Por José Cícero Moura - 30

Publicado em 

Luiz Alexandre/Secom - TRT14

DEFINIDO

O prefeito Hildon Chaves já mandou para a Câmara de Vereadores projeto que prevê dar  assistência emergencial aos catadores de resíduos sólidos que vivem na comunidade Vila Princesa.

Wesley Pontes/SMC/Prefeitura de Porto Velho

 

BENEFICIADOS

Segundo a prefeitura, 157 famílias, que têm sua renda atrelada à coleta de resíduos sólidos, deverão receber um auxílio emergencial no valor de R$ 1 mil por um período de seis meses, podendo ser prorrogável por igual período.

Luiz Alexandre/Secom – TRT14

CONTRATO

Hildon Chaves disse que já está quase tudo alinhado para definir a contratação de uma empresa que fará a destinação final dos resíduos em Porto Velho e, consequentemente haverá a desativação do lixão da Vila Princesa.

AUXÍLIO

Diante disso, Chaves diz que foi pensado em um meio de dar assistência às famílias, fazendo um diagnóstico socioeconômico daquela região e definindo um valor por um prazo determinado a contar da desativação da lixeira sanitária.

ENCONTRO

O anúncio do auxílio foi dado pelo prefeito na presença de parte dos catadores que estiveram no auditório do Prédio do Relógio. Para os trabalhadores, a reunião também foi importante para esclarecer alguns pontos sobre a desativação da lixeira sanitária e sobre as futuras melhorias nas condições de trabalho.

BENEFICIADOS

Para chegar ao número de famílias beneficiadas, a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) elaborou um relatório com o diagnóstico situacional das condições de vida das famílias residentes na comunidade.

Wesley Pontes/SMC/Prefeitura de Porto Velho

POUCO CASO

Apesar da seriedade da reunião extraordinária para tratar sobre a redução de voos comerciais em Rondônia, somente a Azul, entre as três companhias aéreas que operam no estado, mandou representante ao encontro no plenário da Casa de Leis.

Rafael Oliveira/ Secom ALE/RO

POUCO CASO 2

A reunião extraordinária foi conduzida pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado estadual Delegado Lucas (PP), que lamentou as ausências dos representantes das empresas Gol e Latam, além da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que não compareceram à reunião extraordinária.

PREJUÍZO

O deputado Cássio Gois disse que foi feito investimento por parte do DER para que a cidade de Cacoal, por exemplo, pudesse cumprir todos os requisitos para poder receber os voos da empresa Azul.

Divulgação/Secom ALE/RO
Divulgação/Secom ALE/RO

PREJUÍZO 2

Como que agora a cidade de Cacoal vai ser penalizada, aponta o deputado. Além do descaso citado por Cássio Góis, vale destacar o dinheiro usado no empreendimento para atender uma demanda exigida pelas próprias companhias aéreas.

IMPORTÂNCIA

O deputado também lembrou que o aeroporto de Cacoal está localizado em uma região que atende aproximadamente 300 mil pessoas, englobando 15 municípios.

Paraná

SEM SENTIDO

Para o deputado Cirone Deiró, a redução dos voos vai na contramão do desenvolvimento do estado. Cirone argumentou que foram investidos mais de R$ 80 milhões pelo Governo do Estado para adequar os aeroportos de Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná para atender os requisitos da empresa Azul.

Rafael Oliveira/ Secom ALE/RO

SEM RAZÃO

Cirone apontou que as alegações de judicialização e também relacionadas ao preço dos combustíveis para as aeronaves não justificam uma medida drástica que prejudique toda a população de Rondônia.

INCENTIVO

O deputado destacou que a ALE aprovou um incentivo para que as empresas paguem apenas 4% de imposto no querosene aqui em Rondônia. Agora, temos um interior que ficará sem comunicação com a capital, esclareceu Cirone.

ANTIPATIA

O deputado Allan Queiroz frisou a falta de empatia da empresa com a população rondoniense. Alan disse que Rondônia exige apenas seriedade no trato e responsabilidade na demanda assumida com os moradores que precisam se deslocar via área para onde quer que seja.

Rafael Oliveira/ Secom ALE/RO

PRESSÃO

O deputado Pedro Fernandes disse que já há manifestação popular contra a decisão da Azul, o que mostra que a população está atenta ao assunto. Pedrinho afirmou que é preciso urgente buscar uma solução para o impasse antes que haja prejuízos à população e ao Estado.

Rafael Oliveira/ Secom ALE/RO

OUTRO LADO

O gerente de relações institucionais da Azul, Camilo Coelho, voltou a apontar a judicialização excessiva em Rondônia como pivô da redução da malha aérea no estado.

OUTRO LADO 2

Camilo confirmou que Rondônia tem ajudado a Azul com infraestrutura e incentivos, mas, desde 2019, já havia uma alta incidência de judicialização em Rondônia. Ele garantiu que se houver uma queda nos processos, as operações serão retomadas.

Volta as Aulas

OPINIÃO

O interessante nessa história é que a Azul mantém a desculpa esfarrapada da judicialização, mas não explica a razão de tanto processo. Ora, se a empresa estivesse certa é óbvio que ganharia toda e qualquer ação que fosse impetrada contra si.

JULGAMENTO

O ministro  Alexandre de Moraes (STF), liberou para julgamento na tarde de ontem, a ação direta de inconstitucionalidade ADI 7263, que questiona a eleição do Deputado Federal Lebrão (União Brasil), em Rondônia.

Divulgação/STF

TROCA

A ação busca substituir o deputado eleito pelo ex-vereador de Ariquemes, Rafael é o Fera (Podemos), com base na distribuição das sobras do colégio eleitoral.

Divulgação/Redes Sociais

AINDA ESTE MÊS

O julgamento será realizado em plenário virtual, modalidade que permite que os ministros analisem o caso por meio eletrônico, sem a necessidade de se reunirem fisicamente. Os votos serão computados a partir do dia 25 de agosto até o dia 01 de setembro.

CASO

A ADI 7263 questiona a constitucionalidade da Resolução TSE nº 23.677/2021, que trata da distribuição das sobras eleitorais nas eleições proporcionais. Segundo a ação, a norma viola o princípio da igualdade ao permitir a eleição de candidato menos votado em detrimento de outro mais votado.

CASO 2

No caso em questão, Rafael é o Fera obteve 24.286 votos nas eleições de 2022, enquanto Lebrão recebeu 12.607 votos. No entanto, Lebrão foi eleito por ter alcançado coeficiente eleitoral maior, por conta da votação expressiva de outros candidatos de sua coligação.

Byd

CASO 3

Na ação em julgamento, o União Brasil ultrapassou o coeficiente eleitoral e garantiu a cadeira ao deputado Lebrão, enquanto que a sobra do coeficiente do Podemos, não foi suficiente para eleger Rafael é o Fera.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho entrega bicicletas a estudantes da rede municipal

Programa Avalia Porto Velho reconhece desempenho escolar e incentiva permanência dos alunos na escola.
L

CDL de Cacoal inaugura Sala Parceiro Sebrae

Novo espaço amplia parceria com o Sebrae e aproxima soluções dos empreendedores locais.
L
Entrega da CNH Social é marcada por emoção em Rondônia

Entrega da CNH Social é marcada por emoção em Rondônia

Primeiro lote de habilitações gratuitas beneficia 82 condutores em diversos municípios do estado.
L
Servidores participam de concurso de ornamentação natalina na Semad

Servidores participam de concurso de ornamentação natalina na Semad

Comissão de secretários irá escolher o departamento mais enfeitado da Secretaria Municipal de Administração.
L
Sorteio realizado! Conheça a ganhadora do Combo Sobrancelhas Perfeitas da Depile-se

Sorteio realizado! Conheça a ganhadora do Combo Sobrancelhas Perfeitas da Depile-se

Com centenas de inscrições recebidas, a grande vencedora do sorteio é Joseane Soares Monenegro, moradora de Porto Velho.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Senado aprova política nacional de incentivo à formação de professores

Senado aprova política nacional de incentivo à formação de professores

O projeto de lei que institui bolsas para estudantes de licenciatura e apoio financeiro para docentes em áreas carentes segue para sanção presidencial.
L
Laudo da PF confirma que Bolsonaro tentou violar tornozeleira com solda

Laudo da PF confirma que Bolsonaro tentou violar tornozeleira com solda

Peritos federais identificaram danos grosseiros no equipamento eletrônico após o ex-presidente confessar a tentativa de rompimento durante sua prisão domiciliar.
L
Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

A variante do influenza detectada no Pará é considerada um caso importado e não indica a existência de um surto ou transmissão local no país.
L
Senado aprova redução de pena para condenados pelo 8 de janeiro

Senado aprova redução de pena para condenados pelo 8 de janeiro

O projeto de lei que altera o cálculo das punições para atos antidemocráticos segue para sanção presidencial após receber 48 votos favoráveis nesta quarta-feira.
L
STF garante benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

STF garante benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

O Supremo Tribunal Federal validou nesta terça-feira o direito de mulheres afastadas do trabalho por violência doméstica receberem auxílio financeiro por até seis meses.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bancadas da Câmara acionam STF contra projeto que reduz penas do 8 de janeiro

Bancadas da Câmara acionam STF contra projeto que reduz penas do 8 de janeiro

Partidos alegam manobra legislativa no Senado para evitar que o texto retornasse à Câmara e apontam violação do devido processo legal.
L
Assembleia aprova crédito para pagamento de militares da reserva e pensionistas

Assembleia aprova crédito para pagamento de militares da reserva e pensionistas

Projeto de lei libera R$ 14,9 milhões à Sesdec para assegurar obrigações previdenciárias.
L
Eyder Brasil promove “Um Sonho de Natal” no Residencial Morar Melhor

Eyder Brasil promove “Um Sonho de Natal” no Residencial Morar Melhor

Evento acontece neste sábado (20), com atividades para famílias, sorteios e programação cultural.
L
Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 3 milhões para as Forças Armadas em Rondônia em 2025

Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 3 milhões para as Forças Armadas em Rondônia em 2025

Recursos empenhados pelo deputado federal atendem Exército, Aeronáutica e Marinha com reformas, equipamentos e viaturas em Porto Velho.
L
Alero aprova crédito para continuidade das obras do Case de Porto Velho

Alero aprova crédito para continuidade das obras do Case de Porto Velho

PL 1207/2025 autoriza liberação de R$ 459,9 mil para fortalecer o atendimento socioeducativo no estado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre moto e carro deixa motociclista ferido na zona leste

Colisão entre moto e carro deixa motociclista ferido na zona leste

O acidente ocorreu no cruzamento da avenida Rio de Janeiro com a rua da Igreja, resultando no encaminhamento da vítima ao Hospital João Paulo II.
12
Idoso é encontrado morto com sinais de violência em Itapuã do Oeste

Idoso é encontrado morto com sinais de violência em Itapuã do Oeste

Em menos de 24 horas, três idosos foram assassinados com sinais de violência extrema no município, gerando um clima de insegurança e medo na população.
18
MPRO e forças de segurança deflagram Operação Audácia VII em três estados

MPRO e forças de segurança deflagram Operação Audácia VII em três estados

Ação integrada cumpre mandados em Rondônia, Santa Catarina e Paraná contra organização criminosa.
L
Início de incêndio em residência abandonada mobiliza Bombeiros

Início de incêndio em residência abandonada mobiliza Bombeiros

O imóvel localizado na rua Sena Madureira foi alvo de chamas em três pontos distintos, levantando suspeitas de que o fogo tenha sido provocado de forma criminosa.
10
Motociclista sofre fratura na clavícula após colisão em cruzamento

Motociclista sofre fratura na clavícula após colisão em cruzamento

O acidente envolvendo uma motocicleta e um utilitário ocorreu no cruzamento da rua Xapuri com a T-04, mobilizando equipes de trânsito e socorro médico.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump atribui dificuldades econômicas ao governo anterior e anuncia bônus militar

Trump atribui dificuldades econômicas ao governo anterior e anuncia bônus militar

O presidente dos Estados Unidos prometeu um bônus de Natal a 1,45 milhão de militares e defendeu a política de tarifas para impulsionar a economia americana.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.