“FACEIRA”
A prefeita de Guajará-Mirim, Raíssa Bento, foi uma das mais empolgadas no evento de inauguração do Porto Fluvial. Bolsonarista de carteirinha, ela manteve o sorriso amarelo no palanque durante toda a solenidade.
TIETAGEM
Sem constrangimento nenhum, Raíssa também aproveitou a oportunidade para tietar – várias fotos destacam isso – os ministros do Governo Lula, Márcio França e Renan Filho, que participaram da solenidade.
CUPIM
Tudo muito normal se não fosse por um detalhe, Raíssa foi defensora ferrenha de Bolsonaro. Aliás, a empolgação dela sobressaiu em relação a outros nomes de Direita que também estavam no evento.
COMEDIDOS
Os deputados estaduais Cláudia de Jesus, Taíssa Souza, Delegado lucas, Gislaine Lebrinha, Alex Redano e Cirone Deiró, e os federais Fernando Máximo, Lúcio Mosquini, Maurício Carvalho, Cristiane Lopes, lebrão e Thiago Flores cumpriram o rito institucional sem “babação”.
PONTE BINACIONAL
Ainda sobre o evento em Guajará, o ministro Renan Filho anunciou que no próximo dia 21 de agosto terá uma reunião para receber o “de Acordo” do governo boliviano para dar início ao processo de licitação e da construção da ponte Binacional Brasil Bolívia.

CURIOSIDADE
Muita gente não entendeu o fato da deputada estadual Claudia de Jesus, do PT, não ter discursado no evento. Cláudia não falou por conta do protocolo, que previa que apenas a deputada da cidade, Taíssa Souza, pudesse discursar.
ESCOLA
Nesta sexta-feira (11), acontecerá mais um “Recreio Cultural”, desta vez o evento será realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Bento da Costa, no intervalo das aulas, às 9h30min.

DINÂMICA
Por meio dos ‘Recreios Culturais”, que aconteceram em diversas escolas da capital, os alunos recebem incentivos para a manifestação artística e cultural, contando ainda com a participação dos oficineiros (as), que desenvolvem o projeto junto aos alunos com as oficinas de artes plásticas, de artes visuais, musicais, fotografia e diversas outras áreas do universo cultural.
ORGANIZAÇÃO
Os recreios culturais são realizados através do Projeto Jovem Empreendedor Cultural, que foi idealizado e está sendo desenvolvido nas escolas públicas de Porto Velho pela Bem Dita Praia Art.
TALENTOS
A realização desse projeto visa propiciar aos alunos momentos de lazer, de troca de experiências e valores, com o resgate da cultura local e suas várias manifestações culturais, levando no horário do “recreio” momentos de descontração, interação e promoção de talentos no ambiente escolar.
21 MIL INDÍGENAS
Os dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo IBGE, mostram que 21.153 pessoas indígenas vivem em Rondônia, distribuídas em todos os municípios do estado.

PAÍS
Em todo o Brasil são 1.693.535 indígenas. O quantitativo rondoniense representa 1,3% do total brasileiro. Amazonas (490.854 indígenas), Bahia (229.103), Mato Grosso do Sul (116.346), Pernambuco (106.634) e Roraima (97.320) apresentam as maiores populações.
PONTUAIS
Em Rondônia, os municípios de Guajará-Mirim (5.482 indígenas), Porto Velho (4.112), Cacoal (1.688), Ji-Paraná (1.573), Vilhena (1.225) e Costa Marques (1.217) apresentam os maiores números populacionais de indígenas.
DOMICÍLIOS
O IBGE também apontou que 7.489 domicílios permanentes ocupados tinham pelo menos um morador indígena, sendo 30,9% (2.311 residências) em terras indígenas e 69,1% (5.178 moradias) fora de terras indígenas.
PROJETO
O Governo Federal, durante cinco meses, adiou a implantação do Novo Ensino Médio (NEM) nas escolas públicas, período no qual o Ministério da Educação (MEC) realizou uma ampla consulta pública online com o objetivo de avaliar e reestruturar a Política Nacional do Ensino Médio.

PROJETO 2
Para isso, o MEC utilizou recursos de comunicação rápida para ouvir estudantes, professores e gestores para compreender seus conhecimentos e suas expectativas sobre o tema.
JULHO
O documento foi elaborado no último mês com base nas sugestões recebidas pelo ministério em consulta pública que ouviu 75,5 mil alunos, professores e gestores pela internet e realizou seminários com especialistas.
PEDIDO
Durante a consulta pública, encerrada no início de julho, secretários da educação solicitaram que o Enem passasse a cobrar questões ligadas aos itinerários formativos.
POSITIVO
O gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL de Rondônia, Jair Coelho, é um entusiasta e defensor da implantação do NEM em todas as escolas do país. Ele enfatiza que o MEC está sugerindo um Novo Ensino Médio com aumento de carga horária e de disciplinas de formação básica.

MAIS TEMPO
A intenção é a de que a quantidade de horas destinadas às disciplinas básicas obrigatórias aumente. Coelho acrescenta que a ideia do MEC, é estimular o Ensino Médio em tempo integral, o que aumentaria a carga horária geral e não reduziria o espaço destinado aos itinerários necessariamente.
PASSADO
Antes da reforma, que entrou em vigor em 2022, as três séries do ensino médio tinham 2,4 mil horas de disciplinas básicas e obrigatórias. Com a mudança, esse total passou a ser de 1,8 mil horas e o restante (1,2 mil horas) foi destinado à carga flexível, em que os alunos escolhem trilhas conforme seu interesse, totalizando um máximo de 3 mil horas. A ideia agora é de não limitar mais a carga horária.