QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

Coluna Espaço Aberto: Presidente do BC cede, ganha fôlego no cargo, e Governo sai fortalecido em decisão sobre queda de juros

Presidente do BC cede, ganha fôlego no cargo, e Governo sai fortalecido em decisão sobre queda de juros

Por Cícero Moura - 35

Publicado em 

Atualizado em 

Presidente do BC cede, ganha fôlego no cargo, e Governo sai fortalecido em decisão sobre queda de juros
Foto - Lula Marques/ Agência Brasil.

DECIDIU

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, precisou dar um voto de minerva na quarta-feira (2) para definir o novo patamar de juros do país. A situação não acontecia há 16 anos.

DESEMPATOU

Com os votos empatados entre os membros do Comitê de Política Monetária (Copom), ficou nas mãos de Campos Neto conceder um corte maior da taxa Selic, levando os juros de 13,75% para 13,25% ao ano.

              Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo 

RARO

Um levantamento feito pela LCA Consultores, com o resultado de reuniões do Copom desde 1999, mostra que o voto de minerva só aconteceu três vezes. Nas outras duas, o presidente do BC era Henrique Meirelles.

16 ANOS ATRÁS

Na última delas, em julho de 2007, o BC também decidiu reduzir a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, de 12% para 11,5% ao ano. Os votos divergentes queriam uma redução menor, de 0,25 p.p.

“PARCEIROS”

Campos Neto divergiu dos seus próprios indicados ao BC em 2021: Diogo Guillen, Fernanda Guardado e Renato Dias de Brito Gomes, que votaram por uma queda menor, de 0,25 ponto percentual.

PRUDÊNCIA

Os três, somados a Maurício Moura, deram os quatro votos favoráveis, adotando cautela maior sobre o corte de juros.

OUTROS

O economista votou em uma redução de 0,50 ponto percentual ao lado de Ailton Aquino, Carolina de Assis Barros, Gabriel Galípolo e Otávio Ribeiro Damaso.

TEM MAIS

No comunicado, o Copom disse ainda que, nas próximas reuniões, pode continuar trazendo reduções “da mesma magnitude” na Selic. Ou seja, cortes de 0,5 ponto percentual.

ALIVIADO

Com a decisão, o presidente do BC diminui a pressão política que vinha sofrendo nos últimos meses. A cobrança por uma queda na taxa veio não só do Executivo, mas do Senado, casa que tem a competência para votar sua exoneração do cargo.

PGE

Nesta sexta-feira toma posse o novo procurador-geral do Estado, Thiago Denger. Thiago é natural de Guajará-Mirim, e já é  procurador do Estado de classe Especial.

Divulgação/Arquivo Pessoal

CACOAL

Nesta quinta-feira (3/8), o Ministério Público de Rondônia (MPRO), ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) contra o Estado de Rondônia após investigações indicarem omissão e negligência por parte da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) em não oferecer ambiente climatizado aos pacientes e profissionais do Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal (HEURO).

Divulgação/MPRO

DENÚNCIAS

A ação é resultado de denúncias da população ao Ministério Público relacionadas ao forte desconforto provocado principalmente pelo calor nos corredores do hospital. Também há relatos de problemas de refrigeração na enfermaria, na sala vermelha, na sala de sutura, sala de gesso, farmácia, administração e até na área de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

SUFOCO

Na Ação Civil Pública, consta que o calor extremo ocasiona piora do quadro clínico de pacientes devido à facilidade para proliferação de bactérias e outros agentes danosos, além de afetar os que possuem doenças de pele, hipertensão, diabetes e aqueles com tendência à desidratação.

PERIGO

Destaca o MP  que a prestação de serviço que está sendo entregue aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo hospital HEURO é calamitosa e geradora de concreto e iminente risco contra a vida.

OUTRO LADO

Em Nota, “A Secretaria de Estado da Saúde — SESAU, esclarece que foi realizada a manutenção da parte elétrica  e instalação de  38 novos ar-condicionados no Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal de Rondônia. 

E enfatiza que está prevista a equipagem de mais 3 climatizadores com 60 mil BTUs cada nos corredores da unidade de saúde. 

A pasta ressalta que está tomando todas as medidas necessárias e atendendo as demandas da Unidade de emergência. 

A Secretaria de Estado da Saúde se coloca à disposição para mais esclarecimentos.” 

CINEMA

Entre os dias 22 e 25 de agosto o Teatro Amazonas, em Manaus, irá sediar a 5ª edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte.

CONCORRENTES

Entre os filmes selecionados de diversos estados brasileiros, o documentário “Resistência”, de Juraci Júnior, e o curta “Ela Mora Logo Ali”, de Fabiano Barros e Rafael Rogante são os representantes de Rondônia que compõem a programação e que disputam os prêmios do festival.

NORTE

Os 50 filmes selecionados estão divididos nas mostras: “Amazônia”, com obras dos estados da Amazônia Legal, “Outros Nortes”, com obras dos demais estados brasileiros, “Olhar Panorâmico”, com exibições exclusivamente on-line de filmes amazônicos que não estão na mostra principal e a mostra “Olhinho”, com filmes para infância e juventude.

TEM MAIS

O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte ainda terá filmes convidados, entre eles três curtas/médias e três longas-metragens que terão exibições especiais na abertura e encerramento da programação.

CARTILHA

O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) lançou, nos últimos dias, duas publicações que abordam temas importantes para os trabalhadores do ramo financeiro, que são a cartilha sobre a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e a cartilha sobre o projeto “Basta! Não Irão Nos Calar!”.

                  Arte: Divulgação/SEEB-RO

CAT

A primeira explica, em detalhes, tudo sobre a CAT e sua importância para os trabalhadores do ramo financeiro (bancários e cooperativários) que, como já ficou evidenciado por estudos do INSS e do Dieese, representam algumas das categorias com índices preocupantes de acidentes (LER/DORT…) ou doenças adquiridas ou ocorridas por conta das atividades laborais.

BASTA!

Sobre o projeto “Basta” em Rondônia, ele enfatiza o  combate a qualquer tipo de violência contra a mulher e também o atendimento aos casos de assédio sexual no ambiente de trabalho. Foi criado um canal de atendimento humanizado e orientação jurídica às mulheres bancárias e cooperativárias em situação de violência doméstica e assédio sexual no estado rondoniense.

CONFERÊNCIA

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia realizará, entre os dias 16 e 18 de agosto, a III Conferência de Direito Médico e da Saúde. O evento é organizado pela Comissão de Direito da Saúde e Escola Superior da Advocacia e tem como objetivo fomentar a integração entre esses profissionais, reunindo especialistas renomados para aprofundar questões cruciais nesse campo.

                                                        Arte: Divulgação/OAB-RO

PALESTRAS

O evento contará com palestrantes de grande destaque na área, como Osvaldo Simonelli (SP), advogado especializado em Direito Médico, ex-assessor jurídico do Sindicato e da Federação das Santas Casas do Estado de São Paulo, e a Fernanda Maria Marques (Chapecó – SC), advogada, palestrante e professora.

LOCAL

A III Conferência de Direito Médico e da Saúde acontecerá no Auditório da OAB-RO, das 14h às 18h, e é direcionada a profissionais da área da saúde, do direito e da educação, bem como estudantes e demais interessados no tema.

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas, com 12 horas de certificação extracurricular, e podem ser realizadas através do link https://esa.oab-ro.org.br/evento/16-17-e-18082023-iii-conferencia-de-direito-medico-e-da-saude.

SOLIDARIEDADE

O Hospital de Amor Amazônia necessita de maquiadores profissionais em Porto Velho, para serem voluntários do programa De Bem Com Você – A Beleza Contra o Câncer, coordenado pelo Instituto ABIHPEC.

Divulgação

QUASE 3 ANOS

A parceria com o hospital começou em 2020 e mais de 400 pacientes oncológicas participaram das oficinas de automaquiagem, que voltarão a ser ministradas presencialmente em 07 de agosto, segunda-feira, das 14h às 17h. Pacientes podem se cadastrar gratuitamente no site oficial da instituição.

NÚMEROS

O programa De Bem Com Você – A Beleza Contra o Câncer, coordenado pelo Instituto ABIHPEC, realizou em 2023, até o mês de junho, 302 oficinas, 2622 atendimentos e 90 mil produtos do setor de cosméticos entregues. O DBVC conta com 125 voluntários e 47 mil pacientes atendidos desde 2012. Anualmente, o Instituto Abihpec ministra uma média de 700 oficinas por ano.

TODA SEMANA

O Hospital informa que tem interesse em ampliar o projeto para os cinco dias da semana e conta com a contribuição de voluntários profissionais de beleza para esta missão. Para se inscrever como voluntário acesse: https://institutoabihpec.org.br.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho entrega bicicletas a estudantes da rede municipal

Programa Avalia Porto Velho reconhece desempenho escolar e incentiva permanência dos alunos na escola.
L

CDL de Cacoal inaugura Sala Parceiro Sebrae

Novo espaço amplia parceria com o Sebrae e aproxima soluções dos empreendedores locais.
L
Entrega da CNH Social é marcada por emoção em Rondônia

Entrega da CNH Social é marcada por emoção em Rondônia

Primeiro lote de habilitações gratuitas beneficia 82 condutores em diversos municípios do estado.
L
Servidores participam de concurso de ornamentação natalina na Semad

Servidores participam de concurso de ornamentação natalina na Semad

Comissão de secretários irá escolher o departamento mais enfeitado da Secretaria Municipal de Administração.
L
Sorteio realizado! Conheça a ganhadora do Combo Sobrancelhas Perfeitas da Depile-se

Sorteio realizado! Conheça a ganhadora do Combo Sobrancelhas Perfeitas da Depile-se

Com centenas de inscrições recebidas, a grande vencedora do sorteio é Joseane Soares Monenegro, moradora de Porto Velho.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Senado aprova política nacional de incentivo à formação de professores

Senado aprova política nacional de incentivo à formação de professores

O projeto de lei que institui bolsas para estudantes de licenciatura e apoio financeiro para docentes em áreas carentes segue para sanção presidencial.
L
Laudo da PF confirma que Bolsonaro tentou violar tornozeleira com solda

Laudo da PF confirma que Bolsonaro tentou violar tornozeleira com solda

Peritos federais identificaram danos grosseiros no equipamento eletrônico após o ex-presidente confessar a tentativa de rompimento durante sua prisão domiciliar.
L
Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

A variante do influenza detectada no Pará é considerada um caso importado e não indica a existência de um surto ou transmissão local no país.
L
Senado aprova redução de pena para condenados pelo 8 de janeiro

Senado aprova redução de pena para condenados pelo 8 de janeiro

O projeto de lei que altera o cálculo das punições para atos antidemocráticos segue para sanção presidencial após receber 48 votos favoráveis nesta quarta-feira.
L
STF garante benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

STF garante benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

O Supremo Tribunal Federal validou nesta terça-feira o direito de mulheres afastadas do trabalho por violência doméstica receberem auxílio financeiro por até seis meses.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia aprova crédito para pagamento de militares da reserva e pensionistas

Assembleia aprova crédito para pagamento de militares da reserva e pensionistas

Projeto de lei libera R$ 14,9 milhões à Sesdec para assegurar obrigações previdenciárias.
L
Eyder Brasil promove “Um Sonho de Natal” no Residencial Morar Melhor

Eyder Brasil promove “Um Sonho de Natal” no Residencial Morar Melhor

Evento acontece neste sábado (20), com atividades para famílias, sorteios e programação cultural.
L
Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 3 milhões para as Forças Armadas em Rondônia em 2025

Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 3 milhões para as Forças Armadas em Rondônia em 2025

Recursos empenhados pelo deputado federal atendem Exército, Aeronáutica e Marinha com reformas, equipamentos e viaturas em Porto Velho.
L
Alero aprova crédito para continuidade das obras do Case de Porto Velho

Alero aprova crédito para continuidade das obras do Case de Porto Velho

PL 1207/2025 autoriza liberação de R$ 459,9 mil para fortalecer o atendimento socioeducativo no estado.
L
Emenda de Cláudia de Jesus garante pagamento de R$ 350 mil ao Instituto Padre Ezequiel, em Ji-Paraná

Emenda de Cláudia de Jesus garante pagamento de R$ 350 mil ao Instituto Padre Ezequiel, em Ji-Paraná

Recurso será utilizado na reforma do espaço que vai abrigar as ações sociais da instituição.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre moto e carro deixa motociclista ferido na zona leste

Colisão entre moto e carro deixa motociclista ferido na zona leste

O acidente ocorreu no cruzamento da avenida Rio de Janeiro com a rua da Igreja, resultando no encaminhamento da vítima ao Hospital João Paulo II.
12
Idoso é encontrado morto com sinais de violência em Itapuã do Oeste

Idoso é encontrado morto com sinais de violência em Itapuã do Oeste

Em menos de 24 horas, três idosos foram assassinados com sinais de violência extrema no município, gerando um clima de insegurança e medo na população.
18
MPRO e forças de segurança deflagram Operação Audácia VII em três estados

MPRO e forças de segurança deflagram Operação Audácia VII em três estados

Ação integrada cumpre mandados em Rondônia, Santa Catarina e Paraná contra organização criminosa.
L
Início de incêndio em residência abandonada mobiliza Bombeiros

Início de incêndio em residência abandonada mobiliza Bombeiros

O imóvel localizado na rua Sena Madureira foi alvo de chamas em três pontos distintos, levantando suspeitas de que o fogo tenha sido provocado de forma criminosa.
10
Motociclista sofre fratura na clavícula após colisão em cruzamento

Motociclista sofre fratura na clavícula após colisão em cruzamento

O acidente envolvendo uma motocicleta e um utilitário ocorreu no cruzamento da rua Xapuri com a T-04, mobilizando equipes de trânsito e socorro médico.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump atribui dificuldades econômicas ao governo anterior e anuncia bônus militar

Trump atribui dificuldades econômicas ao governo anterior e anuncia bônus militar

O presidente dos Estados Unidos prometeu um bônus de Natal a 1,45 milhão de militares e defendeu a política de tarifas para impulsionar a economia americana.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.