QUARTA-FEIRA, 05/11/2025

Em destaque

Indígenas do sul do estado deixam prefeitura de Vilhena sem maquinário por conta de suposto descumprimento de acordo

O fato chamou atenção porque o prefeito de Vilhena, Delegado Flori Cordeiro (Podemos), ficou conhecido por combater crimes ambientais.

Publicado em 

 

Por Cícero Moura

 

índios da região de Vilhena, sul do estado, teriam feito na sexta-feira (3) retenção de maquinário da prefeitura por conta de não cumprimento de acordo. A informação foi publicada pelo portal Nortebrasil.net. O fato chamou atenção porque o prefeito de Vilhena, Delegado Flori Cordeiro (Podemos), ficou conhecido por combater crimes ambientais.

A Polícia Militar teria ido no local acionada pelos próprios índios que reafirmaram o não cumprimento por parte do município de Vilhena do compromisso que teria sido combinado com os indígenas.

ESCAMBO

Segundo o índio Hércules, havia um acordo de que a aldeia fornecesse madeira de lei para as demandas do município em troca do reparo nas estradas da localidade que antigamente era conhecida como "Tribo do Veado Preto". Na semana passada a prefeitura teria informado que o trabalho não seria mais feito.

MEDIDA

A informação desagradou os índios que resolveram "apreender e embargar" os maquinários enquanto a prefeitura não reavesse sua posição em deixar o serviço pela metade.

LEGITIMIDADE

Legalmente um acordo de permuta entre um ente federado (no caso a prefeitura) e uma etnia indígena, só pode ser feito com a devida autorização dos órgãos reguladores, como o Ministério dos Povos Originários, Poder Judiciário, IBAMA, SEMA e FUNAI.

LEGITIMIDADE

Aparentemente não há nenhum documento viabilizando o acordo o que torna sem efeito a exigência dos índios. No entanto, os indígenas afirmam que o acordo teria sido feito no "fio do bigode". Ainda hoje deverá ocorrer uma reunião entre prefeitura, polícia e lideranças indígenas para tentar resolver a situação.

OPINIÃO

Na verdade, nem pode haver mesmo permissão legal da prefeitura para o que argumentam os índios. Extração de madeira em terras indígenas é crime. Imagino que o prefeito Flori Cordeiro, que conhece muito bem a Lei Ambiental, não iria ser conivente com o ato.

OPINIÃO 2

Cabe destacar que a reclamação dos índios por estradas melhores é justa, mas não há dispositivo jurídico que permita reter ou apreender maquinário público por conta de serviço feito pela metade.

A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, recebeu a direção do Instituto Amazônia+21, liderada pelo presidente Marcelo Thomé, acompanhado de colaboradores da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO).

APRESENTAÇÃO

A pauta da audiência incluiu o desenvolvimento sustentável da Amazônia, a aproximação da pauta ambiental do governo com a agenda do setor produtivo e, especialmente, a apresentação do Instituto Amazônia+21 para a ministra, assessoria e secretarias e do ministério.

POLUIÇÃO

Marcelo Thomé destacou o compromisso da CNI com uma agenda para a economia de baixo carbono, baseada em quatro pontos: transição energética, mercado de carbono, economia circular e conservação de florestas. Na sequência, apresentou o Instituto Amazônia+21 como uma iniciativa do setor produtivo da região, apoiada e instituída pela CNI e pelas 9 Federações de Indústrias da Amazônia Legal para constituir-se como uma organização para a promoção de negócios sustentáveis na Amazônia.

FORTALECIMENTO

A Secretária Nacional de Bioeconomia, Carina Pimenta, comentou que a atuação das empresas com responsabilidade socioambiental pode fortalecer as políticas públicas para inclusão e melhoria de vida das comunidades e povos tradicionais da Amazônia.

FOI MANCHETE

O ex-deputado federal Expedito Neto, do PSD, teve seu nome envolvido numa polêmica em Brasília em virtude de confusão no repasse do apartamento funcional que ele ocupava enquanto se manteve no cargo.

Expedito, que deveria devolver o imóvel à Câmara Federal após não ser reeleito, resolveu decidir por conta própria o destino do imóvel. Teria repassado o apartamento direto a um deputado federal capixaba, passando por cima das atribuições legais sobre o assunto dentro da estrutura do Parlamento.

ORGANOGRAMA

O apartamento em questão foi indicado pela 4ª Secretaria da Câmara dos Deputados para ser ocupado pela deputada carioca Laura Carneiro, do mesmo partido de Netto, só que quando ela chegou lá o local já estava de posse de Gilson Daniel, do Podemos do Espírito Santo.

SEM ACORDO

O caso foi levado à tribuna da Câmara Federal, ocasião em que Daniel disse que não sai do apartamento e ponto final, manifestando inclusive que está disposto a "brigar" pelo que considera ser o seu direito, caso isso seja necessário.

INVESTIGAÇÃO

A Polícia Federal vai investigar uma tentativa do governo Bolsonaro de entrar ilegalmente no Brasil com jóias com diamantes – avaliadas em 16,5 milhões de reais – presenteadas pelo governo da Arábia Saudita para a então primeira-dama Michelle Bolsonaro.

AEROPORTO

Os presentes envolvem colar, relógio, anel e um par de brincos de diamantes. As joias estavam em uma mochila de um ex-assessor do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Ao tentar passar pela alfândega, em Guarulhos, os agentes da Receita Federal encontraram as joias.

LEI

A Lei diz que para entrar no país com mercadorias acima de um mil reais é preciso pagar imposto de importação equivalente a 50% do valor do produto. Quando o passageiro omite o ítem – como foi o caso do assessor do governo – tem que pagar ainda uma multa adicional de 25% do valor.

LIBERAÇÃO

Segundo o jornal "O Estado de São Paulo" houve tentativa do governo Bolsonaro para tentar liberar as joias, mas a Receita teria informado que a liberação só ocorreria com o pagamento dos impostos devidos. As joias estão com a Receita Federal.  

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fronteira Cerrado: o dilema entre o agronegócio, desenvolvimento e destruição

Fronteira Cerrado: o dilema entre o agronegócio, desenvolvimento e destruição

Apesar do grande peso econômico na balança comercial, a expansão do agronegócio no Cerrado, criticado pelo “ecocídio”, ameaça a segurança hídrica do Brasil.
L
Mariana: 10 anos após desastre, Mônica Santos e vítimas ainda buscam justiça

Mariana: 10 anos após desastre, Mônica Santos e vítimas ainda buscam justiça

A líder comunitária Mônica Santos, de Bento Rodrigues, lamenta que a dor e a luta por reparação continuem nítidas uma década após o rompimento da barragem do Fundão.
L
Campanha Papai Noel dos Correios começa no dia 7 em Rondônia

Campanha Papai Noel dos Correios começa no dia 7 em Rondônia

Ação solidária completa 36 anos e será lançada oficialmente no Teatro Banzeiros, em Porto Velho.
L

UTILIDADE PÚBLICA: Confira roteiro da coleta de lixo em Porto Velho por bairros, dias e turnos

EcoPVH reforça o compromisso com a limpeza urbana de Porto Velho, divulgando o novo cronograma de coleta domiciliar dividido por setores e bairros, com acesso ao mapa interativo e atendimento via WhatsApp.
L
Prefeitura leva Cidadania em Movimento aos distritos de Nova Califórnia e Extrema

Prefeitura leva Cidadania em Movimento aos distritos de Nova Califórnia e Extrema

Ação acontece neste fim de semana com oferta de serviços de saúde, assistência social e documentação.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Conheça as regras essenciais para a prova de redação do Enem 2025

Conheça as regras essenciais para a prova de redação do Enem 2025

Candidatos farão um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas no próximo domingo (9), com tema social, político, científico ou cultural.
L

Momento Empresarial: Edmar Oliveira e o sucesso da pesca esportiva em Rondônia

O programa Momento Empresarial desta quarta-feira, dia 5, às 9h, recebe Edmar Oliveira, guia condutor de pesca esportiva.
L
Câncer de próstata: atendimento sobe 32% em homens com até 49 anos

Câncer de próstata: atendimento sobe 32% em homens com até 49 anos

Aumento no número de tratamentos para câncer de próstata na faixa etária mais jovem, entre 2020 e 2024, está relacionado à maior conscientização e procura por atendimento médico.
L
Para ter boa saúde, nada como ter um médico em casa

Coluna do Simpi: Temas decisivos para serem resolvidos até dezembro, o teto de faturamento do Simples é um deles

O advogado Piraci Oliveira analisa o cenário tributário e jurídico de fim de ano, destacando pautas decisivas que impactam microempreendedores e pequenas empresas, como a tributação de dividendos, a reforma tributária e o reajuste do Simples Nacional.
L

NOTA OFICIAL: Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

O Tribunal de Justiça de Rondônia suspendeu a decisão que restabelecia o contrato anterior com a EcoRondônia, mantendo o Consórcio Eco PVH responsável pela coleta de lixo em Porto Velho até decisão final.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

POLÍTICA

Alexandre de Moraes nega pedido para réu em trama golpista ir a formatura da filha

Alexandre de Moraes nega pedido para réu em trama golpista ir a formatura da filha

O coronel Marcelo Câmara, preso preventivamente, teve a solicitação de viajar a Maceió para o evento negada pelo ministro do STF, que citou o descumprimento de cautelares.
L
Por que o julgamento sobre cartões consignados em Rondônia é decisivo

Por que o julgamento sobre cartões consignados em Rondônia é decisivo

Decisão do TJ-RO sobre uso de RMC promete ser um marco de justiça social e proteção aos consumidores endividados.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA  QUARTA-FEIRA - A podridão se expande em partes da sociedade que mente, depende bandido e criminaliza os que ficam ao lado dos indefesos

OPINIÃO DE PRIMEIRA  QUARTA-FEIRA – A podridão se expande em partes da sociedade que mente, defende bandido e criminaliza os que ficam ao lado dos indefesos

Da defesa de criminosos à disputa eleitoral de 2026, país e Estado enfrentam dilemas que revelam uma sociedade dividida e um cenário político imprevisível.
L
Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Reunião na Assembleia Legislativa de Rondônia abordou o desenvolvimento sustentável da pesca e a necessidade de integração entre órgãos e entidades.
L
Deputado Alex Redano destaca a importância da AMA-RO e reforça apoio à causa autista em Rondônia

Deputado Alex Redano destaca a importância da AMA-RO e reforça apoio à causa autista em Rondônia

Presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano, enaltece os 25 anos de atuação da AMA-RO e reafirma o compromisso com políticas públicas voltadas às pessoas com autismo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Traficante tenta fugir pulando muros e cercas, mas é preso com drogas na zona sul

Traficante tenta fugir pulando muros e cercas, mas é preso com drogas na zona sul

Com ele e na boca de fumo foram apreendidas diversas porções de crack, maconha, dinheiro e objetos usados no tráfico, além de um carregador de tornozeleira eletrônica.
12
Homem é preso depois de agredir esposa que conseguiu emprego

Homem é preso depois de agredir esposa que conseguiu emprego

Segundo apurado pela PM, o suspeito estava ingerindo bebida alcoólica, quando percebeu que a esposa falava no celular com uma amiga, sobre um emprego que havia conseguido.
16
Ladrão de carro é preso trocando pneu na borracharia em Porto Velho

Ladrão de carro é preso trocando pneu na borracharia em Porto Velho

Suspeito furtou um Volkswagen Virtus de uma residência durante a madrugada e foi flagrado por policiais militares tentando consertar os danos causados na fuga.
10
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito na Operação Echo Chamber

Polícia Penal impede fuga de 15 presos de alta periculosidade

Durante vistoria no presídio Urso Branco, em Porto Velho, agentes encontram buraco em cela e …

Read more

12
Equipe do sargento Machado prende traficante que escondia drogas em esponja

Equipe do sargento Machado prende traficante que escondia drogas em esponja

Policiais do 5º Batalhão flagraram o suspeito em um lava jato usado como fachada para o tráfico em Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

E Se Eles Lutassem? Batman vs. Capitão América: O ápice humano de Wayne é superado pelo Soro do Super Soldado de Steve Rogers

No combate até a morte entre Batman e Capitão América, a força e resistência sobre-humanas do Super Soldado dão a ele a vitória contra o gênio tático, porém fisicamente mais frágil, Cavaleiro das Trevas.
L
UNIR abre prazo para revalidação de diplomas médicos do Revalida 2025.1

UNIR abre prazo para revalidação de diplomas médicos do Revalida 2025.1

Entrega de documentos deve ser feita entre 5 de novembro de 2025 e 31 de outubro de 2026, no campus da universidade em Porto Velho.
L
Participação de candidatos acima de 60 anos no Enem quase triplica em 2025

Participação de candidatos acima de 60 anos no Enem quase triplica em 2025

O Exame Nacional do Ensino Médio registra 17,1 mil inscritos com 60 anos ou mais, número 191,38% maior que em 2022, com maioria de mulheres.
L
A trajetória de 33 anos no combate à mudança do clima da Eco92 à COP30

A trajetória de 33 anos no combate à mudança do clima da Eco92 à COP30

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas retorna ao Brasil, em Belém, resgatando a história iniciada no Rio de Janeiro em 1992.
L
Democrata e muçulmano Zohran Mamdani é eleito prefeito de Nova York

Democrata e muçulmano Zohran Mamdani é eleito prefeito de Nova York

Aos 34 anos, Mamdani torna-se o mais jovem a assumir o cargo desde 1892 e conquista vitória expressiva após campanha acirrada contra republicanos.
L
UE adota meta climática menos rígida para a COP30 em Belém

UE adota meta climática menos rígida para a COP30 em Belém

Ministros europeus aprovaram um compromisso de redução de 90% nas emissões até 2040, mas incluíram flexibilidades que podem diminuir a ambição da meta doméstica.
L
OpenByte conecta comunidade de Tecnologia em Pimenta Bueno

OpenByte conecta comunidade de Tecnologia em Pimenta Bueno

Evento promovido pela Dotum Software House reuniu profissionais e entusiastas em ambiente descontraído para debater inovação e segurança digital.
L
Prefeitura amplia serviços de regularização e fiscalização de obras em Porto Velho

Prefeitura amplia serviços de regularização e fiscalização de obras em Porto Velho

Ações da Semdec visam garantir o crescimento urbano sustentável e a segurança nas construções da capital.
L
Bruno Pinelli é o novo diretor de vendas da Volvo Car Brasil

Bruno Pinelli é o novo diretor de vendas da Volvo Car Brasil

Executivo assume o cargo após conduzir a operação brasileira à liderança global da marca.
L
Produção industrial recua 0,4% em setembro, mostra IBGE

Produção industrial recua 0,4% em setembro, mostra IBGE

O resultado negativo da produção industrial, que eliminou parte do crescimento de agosto, é influenciado pelos juros em patamares elevados, segundo o IBGE.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.