QUINTA-FEIRA, 29/01/2026

Em destaque

Coluna espaço aberto: Justiça é acionada para impedir terceirização dos serviços de saúde em Vilhena

Raimundo aponta que Flori entregou à Saúde para a Santa Casa de Chavantes sem conhecer a real situação vivida pelo município.

Publicado em 

Autor: Cícero Moura

NÃO VAI DURAR

O ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo Nonato Soares, disse que deverá entrar na Justiça para derrubar a terceirização na Saúde, em Vilhena. Raimundo afirma que o prefeito Flori teria sido induzido ao erro.

Raimundo aponta que Flori entregou à Saúde para a Santa Casa de Chavantes sem conhecer a real situação vivida pelo município. Ele disse que Vilhena é um polo regional e a medida vai contra a política de fortalecer o SUS proposta pelo Ministério da Saúde.

DESCONHECIMENTO

O ex-presidente destacou que o prefeito de Vilhena errou ao não consultar o Conselho Municipal de Saúde que é o órgão que sabe de todos os pontos positivos e nefrálgicos da saúde.

REVER

Raimundo disse que uma comissão do Conselho Estadual de Saúde deverá procurar o prefeito de Vilhena para convencê-lo a cancelar a terceirização. Se isso não ocorrer, a Justiça será acionada.

SUSPEITA

Raimundo denuncia que o deputado federal Fernando Máximo, que na opinião dele teria feito uma péssima gestão à frente da Secretaria Estadual de Saúde, estaria por trás de terceirizações ilegais também em outros municípios, além de Vilhena.

OUTRO LADO

O deputado federal eleito Fernando Máximo, não respondeu os questionamentos da coluna.

CONSEQUÊNCIAS

Na manhã de ontem, funcionários do Instituto do Rim de Rondônia teriam encontrado as portas fechadas e com novos cadeados na sede onde a população é atendida.

AVISO

No local, eles teriam sido comunicados que a empresa terceirizada que atua há 20 anos no atendimento aos pacientes perdeu os direitos após a Prefeitura de Vilhena declarar "estado de emergência em saúde".

Os funcionários teriam sido avisados ainda que agora toda a responsabilidade é da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, contratada pela prefeitura para gerenciar a saúde na cidade.

COMUNICAÇÃO

Os funcionários do Instituto também relataram que não teria havido aviso prévio e que ninguém da Prefeitura teria comunicado sobre a situação.

EQUIPAMENTOS

A dúvida agora é quanto aos aparelhos de hemodiálise e de atendimento que são de propriedade do Instituto do Rim, que só fazia uso do prédio

DESEMPREGADOS

Se realmente ocorrer o fechamento do local, aproximadamente trinta funcionários deverão ficar sem emprego, o que também prejudicaria os atendimentos que já estão agendados.

ALTERNATIVA

A Santa Casa ainda não informou publicamente como fará para conseguir, em tempo hábil, os aparelhos necessários para dar continuidade ao atendimento. No início da tarde, o local teria sido reaberto.

O diretor do Instituto do Rim de Vilhena, Marlos Arlan, informou que houve uma confusão por conta do anexo que existe entre o Instituto e o Hospital ter sido fechado. Marlos afirmou que após explicações, o acesso teria sido liberado.

MP

O Ministério Público em Vilhena informou que vem acompanhando o caso. Por questão de sigilo, ainda não estaria em condições de divulgar maiores esclarecimentos.

CUT

A Central Única dos Trabalhadores divulgou nota repudiando a terceirização da saúde pública no município de Vilhena. A CUT aponta que todas as dificuldades enfrentadas pela saúde de Vilhena são reflexos da má gerência da Secretaria Estadual de saúde e das gestões do município.

CMS

O Conselho Municipal de Saúde de Vilhena também divulgou nota esclarecendo que foi pego de surpresa com a decisão do prefeito Flori Cordeiro. O Conselho diz que já relatou inúmeras vezes os problemas na saúde e que é mentira a alegação da prefeitura de que o órgão seria omisso e não atua como deveria.

IRRESPONSABILIDADE

O Conselho esclarece que a medida tomada pela prefeitura desrespeita a legislação brasileira, que garantem assistência a Sociedade, e vai na contramão do que prega o SUS.

PONTUAIS

No dia 12 de janeiro de 2023, a Mesa Diretora do Colegiado teria se reunido com o Procurador do Município, Secretário de Saúde e o Prefeito, onde teriam sido apontadas as necessidades urgentes na saúde.

REPÚDIO

O Conselho repudia o Decreto e o Convênio, ao qual terceiriza os serviços de saúde prestados aos usuários de Vilhena e Cone Sul, e diz que a Mesa Diretora já tomou as providências cabíveis, acionando o Conselho Estadual de Saúde, Ministério Público de Rondônia, Coren-RO e Tribunal de Contas de Rondônia. A nota é assinada pela presidente do Conselho, Maria Luiza Machado Ramos.

O suplente de vereador da Câmara de Porto Velho, Nilton Souza, protocolou pedido junto à casa para assumir o mandato. Nilton quer ser empossado na vaga deixada por Edevaldo Neves, que assume a cadeira de deputado estadual na próxima quarta-feira (1).

QUESTIONAMENTO

O problema é que existe uma ponderação na Câmara de que Nilton não tem direito à vaga por não ser do partido do vereador que tem o direito de ficar com o mandato, embora Nilton tenha feito mais votos que o primeiro suplente do partido de Edevaldo.

JUSTIFICATIVA

A principal alegação de Nilton é que o suplente Joel da Enfermagem, que vai assumir a vaga a partir de fevereiro deste ano, não se enquadra na cláusula de barreira imposta que exige que para assumir o mandato o candidato tenha obtido ao menos 10% de votos relacionados ao coeficiente eleitoral.

ELEIÇÃO

Importante destacar que a cláusula não existia no pleito de 2020 e poderá não ser aceita pela Justiça Eleitoral ou pelos membros do parlamento municipal como fator para impedir que Joel da Enfermagem não assuma o mandato, abrindo o espaço para Nilton Souza.

O advogado Juacy Loura, especialista em Direito Eleitoral, diz que pelos artigos 108 e 112 – no parágrafo único – da Lei Eleitoral, Joel da Enfermagem teria direito à vaga, mesmo tendo feito mais de mil votos a menos que Nilton Souza.

LEI 2

No entanto, um precedente do TSE diz que, na verdade, o cálculo precisa ser refeito, pois Edevaldo vai deixar o mandato de forma definitiva e não temporária. A posse do suplente com menos votos só poderia ocorrer no caso de vacância temporária e não definitiva.

LEI 3

Diante disso, o cálculo teria que ser refeito e o nomeado seria o próximo da fila da sobra. Ou seja, quem tem mais votos no total geral.

CURSO

A Direção do Aeroclube de Rondônia reabriu as inscrições para a última turma do curso de Piloto Privado de Avião em 2023. A capacitação é oferecida pela única escola de aviação do estado aos que sonham em decolar na cobiçada carreira.

As aulas são ministradas na sede do Aeroclube, em Porto Velho/RO. A entidade oferece desconto para quem indicar um amigo que também se matricule junto no Curso. O perfil oficial do Aeroclube no instagram – @aeroclubederondoniaoficial – também traz muitas informações. Mais informações podem ser obtidas na secretaria do Aeroclube, na Estrada do Japonês, ou através do WhatsApp 99264-7903. 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova 364 informa que até o momento não foi notificada sobre suspensão de pedágio na BR-364

Nova 364 informa que até o momento não foi notificada sobre suspensão de pedágio na BR-364

A concessionária responsável pelo trecho da rodovia em Rondônia afirma cumprir todas as obrigações contratuais e mantém a cobrança da tarifa normalmente.
L
Prefeito de Porto Velho reforça: maus-tratos contra cães e gatos é crime

Prefeito de Porto Velho reforça: maus-tratos contra cães e gatos é crime

Prefeito Léo Moraes pede ajuda da população para cuidar dos animais e denunciar casos de abandono e maus-tratos.
L
FGC já pagou R$ 32,5 bilhões a credores do Banco Master

FGC já pagou R$ 32,5 bilhões a credores do Banco Master

O fundo garantiu o pagamento de 80% do valor total previsto aos investidores e alerta para o limite de cobertura após a liquidação do Will Bank.
L
Rondônia entra em alerta de nível 2 para tempestades severas e organizadas

Rondônia entra em alerta de nível 2 para tempestades severas e organizadas

Chuvas intensas e persistentes devem atingir todo o estado nesta sexta-feira, com risco de descargas elétricas, ventos fortes e alagamentos durante o fim de semana.
L
Indícios de precarização trabalhista e subtributação levantam alerta em licitação de transporte inter-hospitalar em Rondônia

Indícios de precarização trabalhista e subtributação levantam alerta em licitação de transporte inter-hospitalar em Rondônia

Apontamentos envolvem possíveis violações a direitos trabalhistas e desvio de arrecadação municipal em contrato da saúde estadual
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Comunidade News: Entrevista com Diretores de Esportes do Sindeprof

Programa Comunidade News entrevista diretores do Sindeprof sobre iniciativa esportiva que completa 36 anos e valoriza integração e trabalho coletivo.
L

Agenda News: Rock e diversão no Grego Pub

Música ao vivo, feijoada e promoções animam o fim de semana no Grego Original Pub em Porto Velho.
L
PGR dá aval a escolas cívico-militares mas veta pagamentos

PGR dá aval a escolas cívico-militares mas veta pagamentos

O procurador-geral Paulo Gonet considerou o modelo paulista constitucional, porém apontou irregularidade no bônus financeiro destinado aos militares.
L
Regis Dudena assume Secretaria de Reformas Econômicas da Fazenda

Regis Dudena assume Secretaria de Reformas Econômicas da Fazenda

O ex-secretário de apostas substitui Marcos Pinto no comando da área estratégica que cuida da política microeconômica e do crédito no país.
L
Toffoli decidirá sobre instância do caso Master após inquérito

Toffoli decidirá sobre instância do caso Master após inquérito

O gabinete do ministro divulgou nota para esclarecer a competência do STF no processo que investiga possíveis fraudes na compra do banco pelo BRB.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bagattoli celebra suspensão de pedágio na BR-364, em Rondônia

Bagattoli celebra suspensão de pedágio na BR-364, em Rondônia

O parlamentar rondoniense classificou a decisão judicial como uma vitória contra injustiças e destacou a união da bancada federal na defesa do estado.
L
Gislaine Lebrinha entrega veículo para UBS de Santana

Gislaine Lebrinha entrega veículo para UBS de Santana

Deputada estadual reforça estrutura da saúde em São Miguel do Guaporé com automóvel 0 km para melhorar atendimento à população.
L
Marinho afirma que juros altos frearam o emprego em 2025

Marinho afirma que juros altos frearam o emprego em 2025

O ministro do Trabalho destacou que a taxa Selic teve impacto mais negativo na geração de vagas do que as sobretaxas comerciais impostas pelos Estados Unidos.
L
Pedágio BR-364: Justiça suspende cobrança em Rondônia

Pedágio BR-364: Justiça suspende cobrança em Rondônia

Deputado Coronel Chrisóstomo comemora liminar que interrompe tarifação entre Porto Velho e Vilhena, destacando impactos no transporte e na população.
L
Janeiro Branco: Eyder Brasil promove ação de saúde mental

Janeiro Branco: Eyder Brasil promove ação de saúde mental

Deputado estadual organiza evento em Porto Velho com lazer, orientação e atividades educativas para conscientizar sobre a saúde emocional da população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar recupera bolsa furtada no centro de Porto Velho

Polícia Militar recupera bolsa furtada no centro de Porto Velho

Ação rápida de policiais do 1º Batalhão resultou na prisão do suspeito e na devolução de objetos pessoais à vítima nas proximidades do Ministério Público.
12
Força policial trava transporte de madeira em reserva indígena

Força policial trava transporte de madeira em reserva indígena

Ação do Batalhão de Polícia Ambiental resulta em prisões e apreensão de caminhões que operavam esquema de extração clandestina no sul de Rondônia.
10
Ação policial desarticula núcleo de facção no interior de Rondônia

Ação policial desarticula núcleo de facção no interior de Rondônia

Diligências em Vista Alegre do Abunã resultam em prisões, apreensão de dinheiro e diversos aparelhos celulares utilizados pelo crime organizado.
14
Adolescente é apreendido por tráfico no bairro Teixeirão

Adolescente é apreendido por tráfico no bairro Teixeirão

A Polícia Militar localizou porções de maconha, cocaína e balanças de precisão no quarto do jovem após abordagem motivada por forte odor de entorpecente.
12
Polícia Federal investiga fraude no INSS com falsos indígenas

Polícia Federal investiga fraude no INSS com falsos indígenas

A Operação Monã desarticulou um esquema na Bahia que utilizava declarações falsas para obter aposentadorias e salários-maternidade de forma irregular.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LONDON MÁRMORES E PORCELANATOS LTDA

LICENÇA PRÉVIA, INSTALAÇÃO e OPERAÇÃO
L
Escalada de tensão entre Irã e EUA pressiona mercado de energia

Escalada de tensão entre Irã e EUA pressiona mercado de energia

Manobras militares no estreito de Ormuz e ameaças diretas da Casa Branca elevam o preço do petróleo e acendem alerta para novo conflito global.
L
Preços altos derrubam consumo de café no Brasil em 2025

Preços altos derrubam consumo de café no Brasil em 2025

Apesar da queda de 2,31% no volume consumido, o faturamento da indústria cresceu mais de 25%, impulsionado pelo aumento do valor do produto nas gôndolas.
L

Agenda News Folia: Luciana Oliveira fala sobre os 32 anos do Pirarucu do Madeira

O tema do Carnaval 2026 do bloco é “Um freio torrado de alegria”, uma expressão carregada de irreverência e identidade regional.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: Agropecuária Masutti Ltda

Licença de Operação – LO Nº 089/2024/SEMMA/PMV
L
Crescimento do consórcio de pesados reorganiza estratégias de aquisição no país

Crescimento do consórcio de pesados reorganiza estratégias de aquisição no país

Modalidade se consolida como instrumento de organização financeira para compra de bens de alto valor
L
FROMIMPE realiza oficinas para fortalecer pequenos negócios

FROMIMPE realiza oficinas para fortalecer pequenos negócios

Fórum permanente de Rondônia alinhou estratégias, capacitou coordenadores e planejou ações para impulsionar micro e pequenas empresas em 2026.
L
TE Connectivity celebra 10 anos de formação profissional com foco regional

TE Connectivity celebra 10 anos de formação profissional com foco regional

Formare chega ao décimo ano com 108 participantes qualificados e nova turma confirmada
L
Banda do Vai Quem Quer: contagem regressiva para o Carnaval

Banda do Vai Quem Quer: contagem regressiva para o Carnaval

Bloco de Porto Velho entra na fase final de preparativos para desfile do dia 14 de fevereiro, com abadás à venda e foco na segurança dos foliões.
L
Honda HR-V 2026 mantém protagonismo entre os SUVs compactos

Honda HR-V 2026 mantém protagonismo entre os SUVs compactos

Modelo segue entre os mais vendidos e amplia pacote tecnológico
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.