O médico Robinson Machado Yazulan encerrou seu mandato como Presidente no Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (CREMERO) após cumprir tempo determinado para mudança de gestão. A mudança integra as diretrizes do regimento interno da autarquia que prevê a mudança de diretoria a cada 20 meses em cada gestão.
O presidente em seu mandato conseguiu grandes feitos para o Estado como em destaque a implantação das duas delegacias regionais de medicina, implantadas nos municípios de Ariquemes e Cacoal, nas quais proporcionaram aos profissionais médicos e população uma proximidade com o CREMERO.
Dentro do projeto de proporcionar melhores condições de atuação às delegacias regionais, o Cremero, reinaugurou a Delegacia Regional de Medicina do município de Ji-Paraná.
Mesmo em meio a pandemia, o presidente conseguiu uma maior acessibilidade aos serviços por pessoas físicas e jurídicas, uma integração com os profissionais e os estudantes de Medicina com a educação médica continuada, mesmo de forma híbrida, e, sobretudo, a pronta resposta às demandas da sociedade.
A implantação do CRM Digital e a identidade como documento nacional de identificação do médico no Brasil. A gestão ainda seguiu agilizando sindicâncias e processos, colocando em discussão temas de relevância e zelando para que médicos tenham as condições necessárias para o seu trabalho e a população tenha acesso a serviços de qualidade crescente.
Um grande motivo de orgulho para o doutor Robinson, foi a criação do Fórum de Profissionais de Saúde de Rondônia que tem como objetivo a melhoria das condições de trabalho, de salários para os profissionais da área da saúde e a garantia de atendimento com mais qualidade para a sociedade. Este fórum conta com a participação de vários conselhos de classes de profissionais de saúde, que viram diante da necessidade da união das entidades representativas quanto às muitas demandas dos profissionais da saúde em Rondônia.
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia realizou sessão plenária na última sexta-feira, dia 14 de janeiro, quando foi realizada eleição para diretoria do biênio 2022-2023. Aclamada presidente, a médica anestesiologista, Ellen Santiago é a terceira mulher a ocupar o cargo nos 58 anos da autarquia.
Confira a mensagem de agradecimento do Dr. Robinson
Boa noite a todos os presentes!
Há mais ou menos vinte meses, eu estava neste mesmo local dando início a uma das etapas mais importantes de minha vida. Ao iniciar o meu mandato, pedi a proteção divina, na crença que tenho em Deus. Estou certo de que, neste ciclo da minha jornada, fui agraciado por esta proteção. Então, que minhas primeiras palavras sejam de agradecimento a Deus, que em qualquer circunstância da minha vida e da minha família está presente, nos protegendo e dando a direção! A Ele minha eterna gratidão!
Devo confessar que em meus tantos anos de médico, estar na direção desta Casa foi o meu maior desafio. Escrevi um capítulo importante na minha vida. Empenhei-me, durante toda a gestão, em buscar o crescente desenvolvimento do nosso Conselho, procurando vencer os desafios que se me apresentaram, com a dedicação dos que amam a Instituição e por ela se sacrificam, no desiderato maior de servir a próximo, instrumento indispensável para a paz social que todos almejamos. E assim, apesar das dificuldades, procurei responder à altura das expectativas e exigências do cargo, e prossegui com muita determinação e altivez, sem medo de desagradar, e sim, preocupado com a Autarquia, com o bem comum e com a sociedade.
Neste momento de sucessão na presidência deste Conselho, e o fim da minha gestão de 20 meses, a primeira palavra que me vem à cabeça é gratidão.
E ela é dirigida em especial ao Conselho Federal de Medicina, em nome da ilustre presença do Conselheiro Federal, Conselheiro Regional e futuro Presidente do Conselho Federal de Medicina CFM, Dr. Jose Hiran da Silva Gallo, com quem tive a honra de contar em todos os momentos de minha gestão, sempre pronto, com conselhos, resolutividades, amor pela medicina e pelos médicos de Rondônia, me faltam palavras para agradecer, aprendi muito com este ser humano admirável. Agradeço aos conselheiros efetivos e conselheiros suplentes da gestão 2018-2023, principalmente aos diretores e delegados das regionais que juntos proporcionaram o necessário suporte para chegarmos ao fim desta jornada com a certeza de dever cumprido. Se objetivos não foram alcançados, não foi por falta de comprometimento ou empenho, mas por circunstâncias alheias, refletidas de um cenário político, econômico e social que aflige a sociedade, ainda mais a classe médica e a pandemia ocasionada pela Covid-19.
Gostaria de externar meu agradecimento ao corpo de funcionários e colaboradores, o sucesso só pode ser explicado pela qualidade da equipe de colaboradores. Seria impossível chegar aonde chegamos hoje, sem o trabalho, o comprometimento e o esforço de cada um de vocês.
Tivemos algumas percas pelo caminho, queridos companheiros e valorosos conselheiros como o Dr. Jeterson Amaral dos Santos e o Dr. Sérgio Cardoso Gomes Ferreira, que partiram deste plano, deixando saudades e exemplo de bravos médicos. Deixo aqui o meu obrigado e minha singela homenagem solicitando uma salva de palmas a eles……
Caros colegas e presentes neste recinto, na gestão que se encerra, o Conselho implementou uma série de ações que se voltam ao cumprimento de seu mister. Aliás, o trabalho em equipe e a transparência prometidos no discurso de posse, do dia 01 de outubro de 2018, foram a tônica em todas as etapas de desenvolvimento de projetos e ações, na busca da solução mais adequada à Instituição e aos anseios da sociedade, prestigiando o corpo funcional e otimizando os recursos financeiros, sem prejuízo da qualidade e eficiência. O discurso de quem se despede do cargo, naturalmente, tem a feição de prestação de contas em face dos compromissos assumidos e das projeções anunciadas por ocasião da posse. No que pertine à prestação de contas, procurarei resumi-la, já que o brilho desta solenidade, estou convicto, pertence aos colegas que ora assumem a direção desta Casa.
E em destaque quero registrar a implantação das duas delegacias regionais de medicina, implantadas nos municípios de Ariquemes e Cacoal, nas quais proporcionaram aos profissionais médicos e população uma proximidade com o Cremero. E como forma de reconhecimento, o Cremero homenageou o médico Dr. Jeterson Amaral dos Santos, dando o seu nome a nova delegacia de Ariquemes e a do município de Cacoal, o nome do Dr. Sérgio Cardoso Gomes Ferreira, Conselheiros do Cremero, que faleceram durante nosso mandato.
Dentro do projeto de proporcionar melhores condições de atuação às suas delegacias regionais, o Cremero, reinaugurou a Delegacia Regional de Medicina do município de Ji-Paraná.
Mesmo em meio a pandemia, ajustamos e conseguimos uma maior acessibilidade aos serviços por pessoas físicas e jurídicas, uma integração com os profissionais e os estudantes de Medicina com a educação médica continuada mesmo de forma híbrida, e, sobretudo, a pronta resposta às demandas da sociedade. A implantação do CRM Digital, a identidade como documento nacional de identificação do médico no Brasil. E seguimos agilizando sindicâncias e processos, colocando em discussão temas de relevância e zelando para médicos tenham as condições necessárias para o seu trabalho e a população acesso a serviços de qualidade crescente. Ressalto o trabalho exemplar da equipe de fiscalização comandada pelo Dr. Lucas Levi que durante todo mandato foi extremamente atuante descobrindo falsos médicos e pontuando as situações dos locais de trabalho para a melhor qualidade do ato médico em benefício da população.
Tivemos uma atuação exemplar da comissão de análise dos registros qualificação de especialidades- RQE, revisados e analisados por uma equipe exemplar comandada pelo Dr. Raytani.
Desenvolvemos um trabalho importante para melhorar a governança Administrativa para que o médico tenha melhor e maior acessibilidade aos nossos serviços seja na sede, seja nas delegacias, sendo um dos primeiros conselhos regionais a modernizar seu site dentro do padrão do CFM.
Tudo isto, sob o mais absoluto critério de otimização de gastos e transparência.
Outro motivo de orgulho foi a criação do Fórum de Profissionais de Saúde de Rondônia que tem por objetivo a melhoria das condições de trabalho e de salário para os profissionais da área da saúde e a garantia de atendimento com mais qualidade para a sociedade, fórum este que conta com a participação de vários conselhos de classes de profissionais de saúde, que viram diante da necessidade da união das entidades representativas quanto às muitas demandas dos profissionais da saúde em Rondônia.
Foram tempos sombrios de muitas lutas onde o Cremero foi muito atingido, mas sobrevivemos. Convivemos também em harmonia com os demais poderes e instituições, Executivo, Legislativo, Ministério Público, Tribunal de Contas, OAB, Defensoria Pública e instituições federais, estaduais e municipais, Sindicatos, Associações, todos nossos parceiros. Várias e várias reuniões e muitas vezes com êxito.
Podemos nos orgulhar de compor um conselho de classe exemplar, reconhecido por sua desenvoltura entre os singulares. Porém, sabemos que existem muitos desafios pela frente, e ele passa pela preocupação constante em manter elevado o bom nome da Medicina, o que exige termos médicos bem formado, estimulados, unidos em propósitos e conscientes de suas obrigações éticas.
Confesso que é por demais gratificante concluir uma tarefa e ter a satisfação e o reconhecimento do êxito alcançado, ensejando o momento de comemorar com aqueles e agradecer a todos que contribuíram para a tão esperada conquista. Obrigado, obrigado!
Formulo aqui meus sinceros votos a minha sucessora Dra. Ana Ellen Santiago, que a gestão que se inicia seja repleta de realizações e pleno sucesso. Tenham certeza de que a confiança de todos nós, em você e a nova diretoria, é irrestrita, e certamente, os senhores escreverão mais um capítulo de brilho na história do Conselho Regional de Medicina do estado de Rondônia.
Encerro minha carreira seguro de que os compromissos éticos ora firmados, foram realizados. Assim, deixo o Cremero com a certeza do dever cumprido.
Que Deus continue a nos abençoar sempre.
Muito obrigado!