SEGUNDA-FEIRA, 17/11/2025

Em destaque

Mais de 500 assinaturas em defesa da luta pela terra em Rondônia e exigindo liberdade imediata de ativistas presos

04 jovens presos terão audiência de instrução e julgamento na próxima terça-feira, 29/06, na comarca de Vilhena.

Publicado em 

Uma campanha organizada pelo Centro de Solidariedade aos Povos (CEBRASPO) reuniu mais de 450 signatários do Brasil e do exterior em defesa do acampamento Manoel Ribeiro, em Chupinguaia/RO, dirigido pela Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia (LCP) e pela liberdade imediata de ativistas presos em 14 de maio de 2021. Fundado sob a consigna de "defender o direito do povo de lutar por seus direitos", o CEBRASPO, com sede nacional no Rio Janeiro/RJ, tem desenvolvido intenso trabalho nos últimos anos, consolidando, a cada dia mais, sua proposta de apoiar os que lutam, no Brasil e no mundo. Além de defender o direito ao trabalho, a um salário digno, à saúde, educação, habitação, à terra para quem nela trabalha, entre outros direitos, o CEBRASPO considera que em sendo a sociedade dividida em classes, e em tempos de aprofundamento da crise geral do modo de produção capitalista – o que faz aumentar a exploração e a opressão – torna-se extremamente necessária a defesa do direito das amplas massas organizarem-se,  politizarem-se e travarem a suas lutas da forma que elas considerem adequadas e justas.

Entre os signatários do Manifesto, estão a Associação de Juízes para a Democracia, a Associação Americana de Juristas / Rama Brasil, a Associação Brasileira de Reforma Agrária, a Ouvidoria Geral Externa da Defensoria Pública de Rondônia, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Pedro Lobo, a Frente nacional Contra a Privatização da Saúde, a Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-Sindicato Nacional, Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz – ASFOC/SN, diversas associações de docentes, sindicatos, professores, juristas, artistas e personalidades democráticas e progressistas como Ennio Candotti (ex-Presidente da SBPC), Roberto Leher (Ex-Reitor da UFRJ), Vladimir Safatle, Luiz Eduardo Soares, Virgínia Fontes, Eduardo Viveiros de Castro, Dermeval Saviani, José Claudinei Lombardi, Carlos Frederico Mares, O Desembargador Siro Darlan (TJ/RJ), Dr. João Tancredo, Dr. Jorge Luiz Souto Maior (jurista e professor livre docente de direito do trabalho brasileiro na USP e Desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), Peter Pál Pelbart, Cacique Babau, Carlos Latuff, Georgette Fadel, Armando Babaioff, Soraya Ravenle, a medalhista olímpica Marta de Souza Sobral, Dom Roque Paloschi, presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e Arcebispo de Porto Velho; Padre Júlio Lancellotti; o renomado professor e democrata indiano Amit Bhattacharyya e diversos intelectuais honestos de todo o país.

O acampamento Manoel Ribeiro estava localizado na antiga fazenda Santa Elina, mesmas terras onde ocorreu o episódio conhecido como "Massacre de Corumbiara" em 1995. Em comunicado emitido no dia 23 de maio os camponeses informaram que por decisão unanime de sua Assembleia Popular defiram por uma retirada planificada e organizada da área. As 200 famílias realizaram uma façanha: bateram em retirada durante a madrugada sem serem vistos por todo o aparato policial montado em volta do acampamento. Segundo o pronunciamento, eles cumpriram uma "jornada vitoriosa para a Revolução Agrária" e com a retirada, os planos de realizar mais massacre contra os camponeses foram frustrados.

OS PRESOS POLÍTICOS DO ACAMPAMENTO MANOEL RIBEIRO

Os quatro ativistas presos em 14 de maio de 2021 encontram-se encarcerados na cidade de Vilhena/RO. A acusação contra eles é a de que teriam supostamente realizado uma emboscada em uma estrada e seriam "guerrilheiros" armados com estilingues e foguetes. Em sua sanha por incriminar os 04 jovens a PM os denunciou por tentativa de homicídio. Ocorre, contudo, como já manifestaram os advogados de defesa no processo, é que se trata mais uma vez de uma farsa que visa incriminar os que lutam pela terra: foi a PM que cortou a cerca e invadiu um pasto, jogando a caminhonete para cima dos camponeses.

Com argumentos delirantes e fantasiosos, os PMs apontam que os "guerrilheiros", cercaram os policiais na estrada e atentaram contra suas vidas. Os camponeses "guerrilheiros" foram presos com um "grande" aparato de guerra apresentado pelos policiais: 02 estilingues artesanais, bombinhas "amarradas em uma pedra", 01 isqueiro, 2 canivetes, alguns fogos de artifício, 01 tesoura de unha, alguns cartuchos de espingardas cartucheiras de caça, etc. A suposta tentativa de homicídio, praticada pelos camponeses é infundada, uma vez que há registros de imagens e testemunhas que viram que se trata de algo armado pela própria PM. A PM filmou a operação com drone e câmeras de viaturas, mas quando a defesa dos camponeses solicitou que se apresentasse tais imagens, a PM não o fez. Da mesma forma há evidências que um revólver foi plantado na abordagem. A PM acusa um dos presos por efetuar disparos, mas não se tem materialidade dessas denúncias uma vez que nas filmagens feitas pelos camponeses não há registro de nenhum disparo de arma de fogo. O delírio policial é tanto, que sua narrativa dos fatos dá conta que até uma "cavalaria" teria sido organizada pelos camponeses.

Os presos foram levados pela PM até a sede da fazenda. De lá vieram as sessões de agressão, tortura psicológica e ameaças de execução que só não foram cumpridas pois a operação foi filmada por outros camponeses. Aí observa-se como se age a polícia em Rondônia. Ao efetuar a operação, trataram de não levar os presos à delegacia, mas prestar contas ao mesmo fazendeiro pelo "serviço prestado". Já o faziam antes, quando foram denunciados e presos os policiais que faziam pistolagem para o fazendeiro da alcunha de "Toninho Miséria", conforme denúncia formalizada pelo Ministério Público de Rondônia. O fazendeiro pagava para Emerson Pereira Arruda (3º Sargento da PMRO), Wagner Ferreira de Souza (Cabo da PMRO), Helson dos Santos Sousa (Cabo da PMRO), Jander Nascimento de Oliveira (Soldado da PMRO) e outros pistoleiros a quantia de R$900,00 a diária para cada um, conforme consta nos autos do processo 7004681-62.2020.8.22.0014. Segundo MPRO, ocorreu uma "associação criminosa de policiais militares e civis, que foram contratados para fazerem a 'segurança ilegal e armada' do imóvel".

O manifesto encampado pelo CEBRASPO e pela ABRAPO, que reúne assinaturas das mais variadas organizações democráticas, intelectuais e personalidades públicas, exige também a imediata libertação dos 04 presos políticos: ESTEFANE, LUIS CARLOS, RICARDO PAULINO e EZEQUIEL. Os presos são jovens, sem antecedentes criminais e somaram-se à luta pela terra por entendê-la ser justa e a única forma de resolver a condição de sobrevivência suas e de outras inúmeras famílias. Entre estes jovens, Estefane, é estudante do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Porto Velho, ficou desempregada durante a pandemia e dirigiu-se ao acampamento para apoiar as ações de defesa sanitária contra o covid-19 e atuar na educação de crianças e adolescentes.

As assinaturas do manifesto seguem em aberto, bastando envie um e-mail para cebraspo@gmail.com

A íntegra do manifesto e todos os signatários pode ser encontrada em:

https://cebraspo.blogspot.com/2021/05/dezenas-de-entidades-democraticas-e.html

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Docin di Leiti inaugura loja de gelato em Porto Velho

Agenda News: Docin di Leiti inaugura loja de gelato em Porto Velho

A nova unidade abre dia 21 com promoção especial e promete refrescar o calor da capital com sabores artesanais e criativos.
L
Tarilândia recebe decoração especial de Natal

Tarilândia recebe decoração especial de Natal

Distrito ganha luzes natalinas instaladas pela prefeitura.
L
Vítimas do trânsito são lembradas em ato público promovido pelo Detran-RO

Vítimas do trânsito são lembradas em ato público promovido pelo Detran-RO

Caminhada em Porto Velho marca o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito.
L
Semtel inaugura estúdio de Pilates para idosos na Vila Olímpica

Semtel inaugura estúdio de Pilates para idosos na Vila Olímpica

Espaço será aberto nesta quarta-feira (19) e amplia ações de qualidade de vida na capital.
L
Alto Paraíso reforça assistência social com novo veículo

Alto Paraíso reforça assistência social com novo veículo

Emenda de R$ 170 mil fortalece atendimento às famílias vulneráveis.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF publica ata de julgamento e avança rumo à ordem de prisão de Bolsonaro

STF publica ata de julgamento e avança rumo à ordem de prisão de Bolsonaro

A oficialização da rejeição dos primeiros recursos pela Primeira Turma aproxima o ex-presidente da execução da pena de 27 anos por crimes contra a democracia; acórdão deve sair até terça-feira.
L
News Rondônia lança aba interativa com 'curtidas' para medir torcida do Rondônia Reality Show

News Rondônia lança aba interativa com ‘curtidas’ para medir torcida do Rondônia Reality Show

Idealizado por Fábio Schinayder, o primeiro reality show da capital tem casa montada na Avenida Mamoré e inova ao oferecer votação e termômetro de popularidade exclusivos pelo portal de notícias.
L
Candidatos consideram provas do Enem 2025 longas, mas com questões fáceis

Candidatos consideram provas do Enem 2025 longas, mas com questões fáceis

As provas de Ciências da Natureza e Matemática foram encerradas às 18h30 deste domingo, com estudantes relatando cansaço devido ao tempo e à complexidade dos cálculos de algumas questões.
L
Enem 2025: cerca de 70% dos inscritos compareceram nos dois dias de prova

Enem 2025: cerca de 70% dos inscritos compareceram nos dois dias de prova

O resultado preliminar do Inep aponta que a presença de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio foi de aproximadamente 70%; o gabarito oficial do segundo dia será divulgado na quinta-feira (20).
L
Começa nesta segunda o prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2025

Começa nesta segunda o prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2025

Candidatos afetados por problemas logísticos, como falta de energia, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas, podem pedir a reaplicação na Página do Participante.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L

POLÍTICA

PT sinaliza fortalecimento em Rondônia após Encontro de Mulheres

PT sinaliza fortalecimento em Rondônia após Encontro de Mulheres

Evento em Ji-Paraná elege Alessandra Luna e Risolene Sousa para gestão compartilhada do setorial até 2029.
L
Lula envia ao Congresso novo Plano Nacional de Cultura com metas para 10 anos

Lula envia ao Congresso novo Plano Nacional de Cultura com metas para 10 anos

O Plano Nacional de Cultura (PNC) orientará as políticas culturais do Brasil por uma década, sendo fruto das propostas debatidas e aprovadas na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC).
L
Bagattoli entrega 85 títulos de terras a produtores de Parecis

Bagattoli entrega 85 títulos de terras a produtores de Parecis

A entrega de títulos de terras marca avanço defendido por Jaime Bagattoli.
L
Deputada solicita construção de nova escola em Seringueiras

Deputada solicita construção de nova escola em Seringueiras

A construção de nova escola é defendida por Gislaine Lebrinha para atender alunos do ensino fundamental.
L
Ampliação da escola em Costa Marques é solicitada por deputada

Ampliação da escola em Costa Marques é solicitada por deputada

A ampliação da escola é defendida por Gislaine Lebrinha para atender novos alunos.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Caminhão-pipa perde controle e colide contra ponto de camelô no centro

Caminhão-pipa perde controle e colide contra ponto de camelô no centro

O acidente ocorreu na manhã de sábado (15) na Avenida Aracaju; apesar do impacto, o motorista não sofreu ferimentos.
10
Colisão entre carro e bicicleta elétrica deixa homem em estado grave em RO

Colisão entre carro e bicicleta elétrica deixa homem em estado grave em RO

Almerindo Félix, de 50 anos, sofreu traumatismo craniano após o impacto no bairro Boa Esperança e precisou ser transferido para o Hospital Heuro, em Cacoal.
12
Corpo de homem é encontrado em meio à vegetação na Linha 180 em RO

Corpo de homem é encontrado em meio à vegetação na Linha 180 em RO

A Polícia Militar localizou a vítima após denúncia; o caso está sendo tratado inicialmente como homicídio e a Perícia Técnica foi acionada.
18
Homem é baleado na cabeça e é transferido em estado crítico para Cacoal

Homem é baleado na cabeça e é transferido em estado crítico para Cacoal

Vítima, identificada como Marcelo da Silva, de 34 anos, foi intubada na UPA após ser atingida em um local conhecido como Chácara do Gaúcho.
16
Suspeito morre em confronto com o PATAMO durante operação em RO

Suspeito morre em confronto com o PATAMO durante operação em RO

Identificado como Luiz G., vulgo “Louquinho” e membro do Comando Vermelho, o indivíduo teria tentado reagir à prisão portando uma arma de fogo no bairro Cidade Alta.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovens confessam homicídio brutal de Moacir em Rondônia

Jovens confessam homicídio brutal de Moacir em Rondônia

Quatro suspeitos foram detidos pela Polícia Civil, incluindo a sobrinha e o namorado, que teria finalizado as agressões motivadas por uma suposta acusação de estupro.
18
Onix LT 2023/2024 com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Onix LT 2023/2024 com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Conforto, economia e desempenho para o dia a dia.
L
Ladrão furta motocicleta deixada com chave na ignição em avenida central

Ladrão furta motocicleta deixada com chave na ignição em avenida central

O dono do veículo “facilitou” a ação do criminoso ao estacionar a moto ligada em plena luz do dia, na movimentada Avenida Capitão Castro.
12
Acusado de homicídio filmado em Cerejeiras é preso após dupla tentativa de assassinato

Acusado de homicídio filmado em Cerejeiras é preso após dupla tentativa de assassinato

Waldinei dos Santos Coelho, conhecido como “Índio”, estava foragido desde maio e foi capturado na capital, sendo recolhido ao presídio Urso Branco.
16
Cães abandonados sem água e comida são resgatados após denúncia

Cães abandonados sem água e comida são resgatados após denúncia

A Polícia Militar e a Fiscalização Ambiental constataram maus-tratos no bairro Bela Vista; a mãe do proprietário se comprometeu a realocar os animais.
10

Recebimento da Licença Ambiental: LUIZ CARLOS GROLLI – ME

Licença Ambiental de Operação nº 159360
L
Caminhoneiro aposentado e morador de Vilhena morre em capotamento na RO-391

Caminhoneiro aposentado e morador de Vilhena morre em capotamento na RO-391

Aldivino Rodrigues da Silva, de 70 anos, morador do distrito do Guaporé (Chupinguaia), estava indo para a cidade quando o Fiat Uno que dirigia capotou; ele residia na região há mais de 40 anos.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.