SEGUNDA-FEIRA, 08/12/2025

Em destaque

Mais de 500 assinaturas em defesa da luta pela terra em Rondônia e exigindo liberdade imediata de ativistas presos

04 jovens presos terão audiência de instrução e julgamento na próxima terça-feira, 29/06, na comarca de Vilhena.

Publicado em 

Uma campanha organizada pelo Centro de Solidariedade aos Povos (CEBRASPO) reuniu mais de 450 signatários do Brasil e do exterior em defesa do acampamento Manoel Ribeiro, em Chupinguaia/RO, dirigido pela Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia (LCP) e pela liberdade imediata de ativistas presos em 14 de maio de 2021. Fundado sob a consigna de "defender o direito do povo de lutar por seus direitos", o CEBRASPO, com sede nacional no Rio Janeiro/RJ, tem desenvolvido intenso trabalho nos últimos anos, consolidando, a cada dia mais, sua proposta de apoiar os que lutam, no Brasil e no mundo. Além de defender o direito ao trabalho, a um salário digno, à saúde, educação, habitação, à terra para quem nela trabalha, entre outros direitos, o CEBRASPO considera que em sendo a sociedade dividida em classes, e em tempos de aprofundamento da crise geral do modo de produção capitalista – o que faz aumentar a exploração e a opressão – torna-se extremamente necessária a defesa do direito das amplas massas organizarem-se,  politizarem-se e travarem a suas lutas da forma que elas considerem adequadas e justas.

Entre os signatários do Manifesto, estão a Associação de Juízes para a Democracia, a Associação Americana de Juristas / Rama Brasil, a Associação Brasileira de Reforma Agrária, a Ouvidoria Geral Externa da Defensoria Pública de Rondônia, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Pedro Lobo, a Frente nacional Contra a Privatização da Saúde, a Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-Sindicato Nacional, Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz – ASFOC/SN, diversas associações de docentes, sindicatos, professores, juristas, artistas e personalidades democráticas e progressistas como Ennio Candotti (ex-Presidente da SBPC), Roberto Leher (Ex-Reitor da UFRJ), Vladimir Safatle, Luiz Eduardo Soares, Virgínia Fontes, Eduardo Viveiros de Castro, Dermeval Saviani, José Claudinei Lombardi, Carlos Frederico Mares, O Desembargador Siro Darlan (TJ/RJ), Dr. João Tancredo, Dr. Jorge Luiz Souto Maior (jurista e professor livre docente de direito do trabalho brasileiro na USP e Desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), Peter Pál Pelbart, Cacique Babau, Carlos Latuff, Georgette Fadel, Armando Babaioff, Soraya Ravenle, a medalhista olímpica Marta de Souza Sobral, Dom Roque Paloschi, presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e Arcebispo de Porto Velho; Padre Júlio Lancellotti; o renomado professor e democrata indiano Amit Bhattacharyya e diversos intelectuais honestos de todo o país.

O acampamento Manoel Ribeiro estava localizado na antiga fazenda Santa Elina, mesmas terras onde ocorreu o episódio conhecido como "Massacre de Corumbiara" em 1995. Em comunicado emitido no dia 23 de maio os camponeses informaram que por decisão unanime de sua Assembleia Popular defiram por uma retirada planificada e organizada da área. As 200 famílias realizaram uma façanha: bateram em retirada durante a madrugada sem serem vistos por todo o aparato policial montado em volta do acampamento. Segundo o pronunciamento, eles cumpriram uma "jornada vitoriosa para a Revolução Agrária" e com a retirada, os planos de realizar mais massacre contra os camponeses foram frustrados.

OS PRESOS POLÍTICOS DO ACAMPAMENTO MANOEL RIBEIRO

Os quatro ativistas presos em 14 de maio de 2021 encontram-se encarcerados na cidade de Vilhena/RO. A acusação contra eles é a de que teriam supostamente realizado uma emboscada em uma estrada e seriam "guerrilheiros" armados com estilingues e foguetes. Em sua sanha por incriminar os 04 jovens a PM os denunciou por tentativa de homicídio. Ocorre, contudo, como já manifestaram os advogados de defesa no processo, é que se trata mais uma vez de uma farsa que visa incriminar os que lutam pela terra: foi a PM que cortou a cerca e invadiu um pasto, jogando a caminhonete para cima dos camponeses.

Com argumentos delirantes e fantasiosos, os PMs apontam que os "guerrilheiros", cercaram os policiais na estrada e atentaram contra suas vidas. Os camponeses "guerrilheiros" foram presos com um "grande" aparato de guerra apresentado pelos policiais: 02 estilingues artesanais, bombinhas "amarradas em uma pedra", 01 isqueiro, 2 canivetes, alguns fogos de artifício, 01 tesoura de unha, alguns cartuchos de espingardas cartucheiras de caça, etc. A suposta tentativa de homicídio, praticada pelos camponeses é infundada, uma vez que há registros de imagens e testemunhas que viram que se trata de algo armado pela própria PM. A PM filmou a operação com drone e câmeras de viaturas, mas quando a defesa dos camponeses solicitou que se apresentasse tais imagens, a PM não o fez. Da mesma forma há evidências que um revólver foi plantado na abordagem. A PM acusa um dos presos por efetuar disparos, mas não se tem materialidade dessas denúncias uma vez que nas filmagens feitas pelos camponeses não há registro de nenhum disparo de arma de fogo. O delírio policial é tanto, que sua narrativa dos fatos dá conta que até uma "cavalaria" teria sido organizada pelos camponeses.

Os presos foram levados pela PM até a sede da fazenda. De lá vieram as sessões de agressão, tortura psicológica e ameaças de execução que só não foram cumpridas pois a operação foi filmada por outros camponeses. Aí observa-se como se age a polícia em Rondônia. Ao efetuar a operação, trataram de não levar os presos à delegacia, mas prestar contas ao mesmo fazendeiro pelo "serviço prestado". Já o faziam antes, quando foram denunciados e presos os policiais que faziam pistolagem para o fazendeiro da alcunha de "Toninho Miséria", conforme denúncia formalizada pelo Ministério Público de Rondônia. O fazendeiro pagava para Emerson Pereira Arruda (3º Sargento da PMRO), Wagner Ferreira de Souza (Cabo da PMRO), Helson dos Santos Sousa (Cabo da PMRO), Jander Nascimento de Oliveira (Soldado da PMRO) e outros pistoleiros a quantia de R$900,00 a diária para cada um, conforme consta nos autos do processo 7004681-62.2020.8.22.0014. Segundo MPRO, ocorreu uma "associação criminosa de policiais militares e civis, que foram contratados para fazerem a 'segurança ilegal e armada' do imóvel".

O manifesto encampado pelo CEBRASPO e pela ABRAPO, que reúne assinaturas das mais variadas organizações democráticas, intelectuais e personalidades públicas, exige também a imediata libertação dos 04 presos políticos: ESTEFANE, LUIS CARLOS, RICARDO PAULINO e EZEQUIEL. Os presos são jovens, sem antecedentes criminais e somaram-se à luta pela terra por entendê-la ser justa e a única forma de resolver a condição de sobrevivência suas e de outras inúmeras famílias. Entre estes jovens, Estefane, é estudante do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Porto Velho, ficou desempregada durante a pandemia e dirigiu-se ao acampamento para apoiar as ações de defesa sanitária contra o covid-19 e atuar na educação de crianças e adolescentes.

As assinaturas do manifesto seguem em aberto, bastando envie um e-mail para cebraspo@gmail.com

A íntegra do manifesto e todos os signatários pode ser encontrada em:

https://cebraspo.blogspot.com/2021/05/dezenas-de-entidades-democraticas-e.html

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

STF volta a analisar marco temporal para terras indígenas na quarta-feira

STF volta a analisar marco temporal para terras indígenas na quarta-feira

Corte ouvirá sustentações orais, enquanto disputa jurídica segue sem consenso e divide Congresso, governo e entidades
L
Feminicídio motiva protestos em várias cidades do Brasil neste domingo

Feminicídio motiva protestos em várias cidades do Brasil neste domingo

Mobilização nacional destaca aumento da violência e exige justiça para as vítimas
L

EcoPVH completa 35 dias de operação com avanços na coleta e ampliação de atendimento nos distritos de Porto Velho

Com ampliação de rotas, reforço de equipes e geração de mais de 300 empregos diretos, EcoPVH consolida a regularização da coleta de resíduos em Porto Velho e distritos após 35 dias de operação.
L
CNU 2025 mobiliza mais de 22 mil agentes na segurança

CNU 2025 mobiliza mais de 22 mil agentes na segurança

Operação nacional do CNU 2025 mantém provas sob vigilância e reforça transporte seguro para aplicação deste domingo
L
Horóscopo de segunda-feira, 08/12/2025 traz energia de recomeços

Horóscopo de Domingo, 07/12/2025 marca um dia de sensibilidade, decisões e boas conexões

O horóscopo deste domingo, 7 de dezembro de 2025, indica que os astros favorecem a estabilidade emocional, o equilíbrio nas decisões e a sinceridade nas relações.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rayssa Leal conquista tetracampeonato do Supercrown em São Paulo

Rayssa Leal conquista tetracampeonato do Supercrown em São Paulo

Brasileira domina final do SLS e supera japonesas para garantir título do skate street
L
Copa do Mundo 2026 divulga locais e horários do Brasil

Copa do Mundo 2026 divulga locais e horários do Brasil

Jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026 têm datas definidas e começam com duelo contra Marrocos
L
Copa do Mundo 2026 define estreia do Brasil contra Marrocos

Copa do Mundo 2026 define estreia do Brasil contra Marrocos

Brasil na Copa do Mundo 2026 inicia campanha no MetLife Stadium em jogo marcado para 13 de junho
L

Nota de pesar: Hiran de Lima Belo

Com profundo pesar, a família comunica o falecimento de Hiran de Lima Belo, em Porto Velho, deixando lembranças de amor, alegria e dedicação à esposa, filhos e netos.
L

Novo paredão formado no Rondônia Reality Show: público decide até dia 08

Abner Assunção, Daiane Beda e Daniel Moraes estão na berlinda e disputam a permanência no jogo até às 19h30 desta segunda-feira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli entrega colheitadeira de cereais para apoiar a agricultura familiar de Alto Alegre dos Parecis

Jaime Bagattoli entrega colheitadeira de cereais para apoiar a agricultura familiar de Alto Alegre dos Parecis

Máquina agrícola entregue à cooperativa e associação rural vai trazer maior produtividade e menor perda de grãos
L
Congresso entra na reta final das atividades do ano com votação de PECs e debates sobre escândalo no setor financeiro

Congresso entra na reta final das atividades do ano com votação de PECs e debates sobre escândalo no setor financeiro

Sessão solene vai promulgar PEC da isenção do IPVA para veículos com 20 anos ou mais
L

Flávio Bolsonaro é apontado por Jair como candidato do PL à Presidência em 2026

Senador afirma ter recebido a missão do pai, hoje impedido de concorrer, e passa a ser o nome oficial do partido para a sucessão presidencial, com apoio da cúpula da sigla
L
Samuel Costa afirma que educação em Rondônia é investimento estratégico para o desenvolvimento do estado

Samuel Costa afirma que educação em Rondônia é investimento estratégico para o desenvolvimento do estado

Samuel Costa defendeu que há verba suficiente para promover as mudanças necessárias na educação em Rondônia.
L
STF avança em decisão sobre benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

STF avança em decisão sobre benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

Corte forma maioria para garantir renda a mulheres afastadas do trabalho.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente é apreendido com drogas em residência usada como ponto de tráfico em Porto Velho

Adolescente é apreendido com drogas em residência usada como ponto de tráfico em Porto Velho

Guarnição do 5º BPM localiza entorpecentes, dinheiro e motocicleta roubada durante operação; jovem é identificado sobre o telhado
14
Soldado confessa feminicídio de cabo do Exército em Brasília

Soldado confessa feminicídio de cabo do Exército em Brasília

Caso Maria de Lourdes reacende alerta sobre feminicídio e envolve soldado que admitiu o crime no quartel da capital.
18
Idoso é preso depois de “beber só duas” e causar grave acidente com motociclista no centro

Idoso é preso depois de “beber só duas” e causar grave acidente com motociclista no centro

Constatado crime de embriaguez o idoso recebeu voz de prisão e foi conduzido ao Departamento de Flagrantes.
16
Homem é morto a tiros na zona leste de Porto Velho; suspeito é o atual marido da ex-mulher da vítima

Homem é morto a tiros na zona leste de Porto Velho; suspeito é o atual marido da ex-mulher da vítima

Ataque ocorreu na madrugada deste domingo e Polícia Militar apreendeu veículo e munições na casa do suspeito.
18
Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona leste

Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona leste

O rapaz baleado foi socorrido primeiro para a UPA sul, depois transferido pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brumadinho ainda enfrenta adoecimento e insegurança sete anos após tragédia

Brumadinho ainda enfrenta adoecimento e insegurança sete anos após tragédia

Estudo da UFMG revela impactos duradouros na saúde, no ambiente e na economia local
L
Ataque russo provoca apagões e danos em infraestrutura da Ucrânia

Ataque russo provoca apagões e danos em infraestrutura da Ucrânia

Setor de energia é o principal alvo em ofensiva que atingiu oito regiões do país
L
Mortes por enchentes em Sumatra passam de 900

Mortes por enchentes em Sumatra passam de 900

Região enfrenta prejuízos severos e sobreviventes buscam ajuda após deslizamentos
L
Violência contra educadores atinge 90% dos professores no país

Violência contra educadores atinge 90% dos professores no país

Pesquisa nacional revela que a violência contra educadores e tentativas de censura alcançam todas as etapas da educação
L
Desmanche de moto descoberto pelo BPTAR no bairro Agenor de Carvalho

Desmanche de moto descoberto pelo BPTAR no bairro Agenor de Carvalho

A ação resultou na prisão de um homem de 32 anos por receptação.
10
Equipe do sargento Machado prende mãe e filha com drogas em boca de fumo

Equipe do sargento Machado prende mãe e filha com drogas em boca de fumo

No imóvel foram encontrados materiais usados no comércio de entorpecentes, uma pedra grande de crack e dinheiro.
10
Com bocas de lobo limpas, Prefeitura supera alagamentos na avenida Rio de Janeiro

Com bocas de lobo limpas, Prefeitura supera alagamentos na avenida Rio de Janeiro

Drenagem na avenida Rio de Janeiro apresenta melhora após limpeza de bocas de lobo.
L
Obras de drenagem profunda neutralizam mais de 20 mm de chuva na capital

Obras de drenagem profunda neutralizam mais de 20 mm de chuva na capital

Drenagem profunda em Porto Velho mostra resultados após intervenção na Vieira Caúla com Mamoré.
L

Skem Kika é eliminado com 55.038 votos no Rondônia Reality Show

Paredão ultrapassa 82,5 mil votos e Skem Kika deixa a disputa com 66,75% da rejeição, e o reality passa oficialmente do Top 10 para o Top 9.
L
Bairro Ulisses Guimarães não registra transtornos com a chuva deste sábado (6)

Bairro Ulisses Guimarães não registra transtornos com a chuva deste sábado (6)

O prefeito Léo Moraes esteve no bairro Ulisses Guimarães para acompanhar as demandas de infraestrutura.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.