DOMINGO, 08/02/2026
Publicidade

Em destaque

Mais de 500 assinaturas em defesa da luta pela terra em Rondônia e exigindo liberdade imediata de ativistas presos

04 jovens presos terão audiência de instrução e julgamento na próxima terça-feira, 29/06, na comarca de Vilhena.

Publicado em 

Uma campanha organizada pelo Centro de Solidariedade aos Povos (CEBRASPO) reuniu mais de 450 signatários do Brasil e do exterior em defesa do acampamento Manoel Ribeiro, em Chupinguaia/RO, dirigido pela Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia (LCP) e pela liberdade imediata de ativistas presos em 14 de maio de 2021. Fundado sob a consigna de "defender o direito do povo de lutar por seus direitos", o CEBRASPO, com sede nacional no Rio Janeiro/RJ, tem desenvolvido intenso trabalho nos últimos anos, consolidando, a cada dia mais, sua proposta de apoiar os que lutam, no Brasil e no mundo. Além de defender o direito ao trabalho, a um salário digno, à saúde, educação, habitação, à terra para quem nela trabalha, entre outros direitos, o CEBRASPO considera que em sendo a sociedade dividida em classes, e em tempos de aprofundamento da crise geral do modo de produção capitalista – o que faz aumentar a exploração e a opressão – torna-se extremamente necessária a defesa do direito das amplas massas organizarem-se,  politizarem-se e travarem a suas lutas da forma que elas considerem adequadas e justas.

Entre os signatários do Manifesto, estão a Associação de Juízes para a Democracia, a Associação Americana de Juristas / Rama Brasil, a Associação Brasileira de Reforma Agrária, a Ouvidoria Geral Externa da Defensoria Pública de Rondônia, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Pedro Lobo, a Frente nacional Contra a Privatização da Saúde, a Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-Sindicato Nacional, Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz – ASFOC/SN, diversas associações de docentes, sindicatos, professores, juristas, artistas e personalidades democráticas e progressistas como Ennio Candotti (ex-Presidente da SBPC), Roberto Leher (Ex-Reitor da UFRJ), Vladimir Safatle, Luiz Eduardo Soares, Virgínia Fontes, Eduardo Viveiros de Castro, Dermeval Saviani, José Claudinei Lombardi, Carlos Frederico Mares, O Desembargador Siro Darlan (TJ/RJ), Dr. João Tancredo, Dr. Jorge Luiz Souto Maior (jurista e professor livre docente de direito do trabalho brasileiro na USP e Desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), Peter Pál Pelbart, Cacique Babau, Carlos Latuff, Georgette Fadel, Armando Babaioff, Soraya Ravenle, a medalhista olímpica Marta de Souza Sobral, Dom Roque Paloschi, presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e Arcebispo de Porto Velho; Padre Júlio Lancellotti; o renomado professor e democrata indiano Amit Bhattacharyya e diversos intelectuais honestos de todo o país.

O acampamento Manoel Ribeiro estava localizado na antiga fazenda Santa Elina, mesmas terras onde ocorreu o episódio conhecido como "Massacre de Corumbiara" em 1995. Em comunicado emitido no dia 23 de maio os camponeses informaram que por decisão unanime de sua Assembleia Popular defiram por uma retirada planificada e organizada da área. As 200 famílias realizaram uma façanha: bateram em retirada durante a madrugada sem serem vistos por todo o aparato policial montado em volta do acampamento. Segundo o pronunciamento, eles cumpriram uma "jornada vitoriosa para a Revolução Agrária" e com a retirada, os planos de realizar mais massacre contra os camponeses foram frustrados.

OS PRESOS POLÍTICOS DO ACAMPAMENTO MANOEL RIBEIRO

Os quatro ativistas presos em 14 de maio de 2021 encontram-se encarcerados na cidade de Vilhena/RO. A acusação contra eles é a de que teriam supostamente realizado uma emboscada em uma estrada e seriam "guerrilheiros" armados com estilingues e foguetes. Em sua sanha por incriminar os 04 jovens a PM os denunciou por tentativa de homicídio. Ocorre, contudo, como já manifestaram os advogados de defesa no processo, é que se trata mais uma vez de uma farsa que visa incriminar os que lutam pela terra: foi a PM que cortou a cerca e invadiu um pasto, jogando a caminhonete para cima dos camponeses.

Com argumentos delirantes e fantasiosos, os PMs apontam que os "guerrilheiros", cercaram os policiais na estrada e atentaram contra suas vidas. Os camponeses "guerrilheiros" foram presos com um "grande" aparato de guerra apresentado pelos policiais: 02 estilingues artesanais, bombinhas "amarradas em uma pedra", 01 isqueiro, 2 canivetes, alguns fogos de artifício, 01 tesoura de unha, alguns cartuchos de espingardas cartucheiras de caça, etc. A suposta tentativa de homicídio, praticada pelos camponeses é infundada, uma vez que há registros de imagens e testemunhas que viram que se trata de algo armado pela própria PM. A PM filmou a operação com drone e câmeras de viaturas, mas quando a defesa dos camponeses solicitou que se apresentasse tais imagens, a PM não o fez. Da mesma forma há evidências que um revólver foi plantado na abordagem. A PM acusa um dos presos por efetuar disparos, mas não se tem materialidade dessas denúncias uma vez que nas filmagens feitas pelos camponeses não há registro de nenhum disparo de arma de fogo. O delírio policial é tanto, que sua narrativa dos fatos dá conta que até uma "cavalaria" teria sido organizada pelos camponeses.

Os presos foram levados pela PM até a sede da fazenda. De lá vieram as sessões de agressão, tortura psicológica e ameaças de execução que só não foram cumpridas pois a operação foi filmada por outros camponeses. Aí observa-se como se age a polícia em Rondônia. Ao efetuar a operação, trataram de não levar os presos à delegacia, mas prestar contas ao mesmo fazendeiro pelo "serviço prestado". Já o faziam antes, quando foram denunciados e presos os policiais que faziam pistolagem para o fazendeiro da alcunha de "Toninho Miséria", conforme denúncia formalizada pelo Ministério Público de Rondônia. O fazendeiro pagava para Emerson Pereira Arruda (3º Sargento da PMRO), Wagner Ferreira de Souza (Cabo da PMRO), Helson dos Santos Sousa (Cabo da PMRO), Jander Nascimento de Oliveira (Soldado da PMRO) e outros pistoleiros a quantia de R$900,00 a diária para cada um, conforme consta nos autos do processo 7004681-62.2020.8.22.0014. Segundo MPRO, ocorreu uma "associação criminosa de policiais militares e civis, que foram contratados para fazerem a 'segurança ilegal e armada' do imóvel".

O manifesto encampado pelo CEBRASPO e pela ABRAPO, que reúne assinaturas das mais variadas organizações democráticas, intelectuais e personalidades públicas, exige também a imediata libertação dos 04 presos políticos: ESTEFANE, LUIS CARLOS, RICARDO PAULINO e EZEQUIEL. Os presos são jovens, sem antecedentes criminais e somaram-se à luta pela terra por entendê-la ser justa e a única forma de resolver a condição de sobrevivência suas e de outras inúmeras famílias. Entre estes jovens, Estefane, é estudante do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Porto Velho, ficou desempregada durante a pandemia e dirigiu-se ao acampamento para apoiar as ações de defesa sanitária contra o covid-19 e atuar na educação de crianças e adolescentes.

As assinaturas do manifesto seguem em aberto, bastando envie um e-mail para cebraspo@gmail.com

A íntegra do manifesto e todos os signatários pode ser encontrada em:

https://cebraspo.blogspot.com/2021/05/dezenas-de-entidades-democraticas-e.html

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Destruição: Por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e por interesses internacionais

Campanha contra a atividade no rio Madeira, segundo críticos, provoca prejuízos milionários à economia, ameaça milhares de famílias e reacende o debate sobre fiscalização, soberania e desenvolvimento regional.
L
Prefeitura reforça valorização das culturas originárias e parceria com povos indígenas

Prefeitura reforça valorização das culturas originárias e parceria com povos indígenas

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, Prefeitura destaca ações da Sema voltadas à preservação ambiental e ao fortalecimento das comunidades tradicionais.
L
Parque da Cidade passa por melhorias e será reaberto ao público

Parque da Cidade passa por melhorias e será reaberto ao público

Após manutenção, visitas recomeçam em 14 de fevereiro
L
Governo de Rondônia lança ações de trânsito para o Carnaval 2026 em Porto Velho

Governo de Rondônia lança ações de trânsito para o Carnaval 2026 em Porto Velho

Detran-RO iniciou ações educativas e reforçou a fiscalização com Lei Seca durante o Carnaval em pontos estratégicos
L
Rondônia avança para viabilizar Rota Bioceânica rumo ao Pacífico após acordos internacionais

Rondônia avança para viabilizar Rota Bioceânica rumo ao Pacífico após acordos internacionais

Assinatura da Carta de Porto Velho e de protocolo com a Bolívia marca avanços logísticos e integração regional durante Nodo Bioceânico Central
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha

Com Marcos Rocha e outros 17 nomes, maioria dos governadores não pode disputar reeleição em 2026

O governador de Rondônia atinge o limite de dois mandatos consecutivos e precisará deixar o cargo se quiser concorrer ao Senado ou à Câmara.
L

Quando ensinar vira risco: a morte de uma professora em Porto Velho

Tragédia expõe a banalização da violência, o oportunismo político e a pressão cotidiana sobre professores, em um cenário onde discursos inflamados ajudam a normalizar o ódio e a insegurança nas escolas.
L

Nota de pesar: Tatiane Freire Martins

Aos 39 anos, Tatiane Freire Martins deixa um legado de amor, coragem e dedicação à família, sendo lembrada pela força com que enfrentou os desafios da vida.
L
Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Parque temático temporário reúne atrações inspiradas em grandes parques do mundo, oferece entretenimento gratuito e reforça a importância de acesso organizado ao público.
L

Morte de professora dentro da Faculdade FIMCA reacende debate sobre segurança e assédio no ambiente acadêmico

Caso investigado pela polícia gera comoção, expõe fragilidades na segurança dos campi e levanta denúncias de assédio moral contra docentes dentro da instituição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

FGV nega suspensão de provas do concurso da Alero em Porto Velho

FGV nega suspensão de provas do concurso da Alero em Porto Velho

A organizadora reforçou que todas as provas estão mantidas, conforme o cronograma estabelecido em edital, sem qualquer alteração de datas ou de locais.
L
Nota de Pesar - Alero lamenta morte da professora

Nota de Pesar – Alero lamenta morte da professora

Juliana Mattos de Lima Santiago
L
Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Deputado federal reforça compromisso com o desenvolvimento de Rondônia ao atender gestores municipais na Câmara Federal
L
STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

Supremo decide por unanimidade que prática pode gerar punição dupla, com responsabilização eleitoral e cível para campanhas com recursos não declarados.
L
Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, lideranças e Assembleia Legislativa destacam a defesa de territórios, direitos e dignidade dos povos originários.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Penal inicia Operação Carnaval durante desfile de bloco no Centro de Porto Velho

Polícia Penal inicia Operação Carnaval durante desfile de bloco no Centro de Porto Velho

Ação do governo reforça a fiscalização sobre monitorados e foragidos durante blocos carnavalescos na capital.
L
Suspeitos de ataque na Mamoré são detidos após perseguição

Suspeitos de ataques a tiros contra provedora de internet são presos

Dupla foi presa após perseguição no bairro Lagoa
10
Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Os policiais localizaram 12 invólucros de maconha no bolso do adolescente.
10
Operação integrada apreende mais de 5 kg de pasta base de cocaína

Operação integrada apreende mais de 5 kg de pasta base de cocaína

A equipe recebeu informações sobre um motociclista em uma Yamaha Lander preta que transportava drogas por uma estrada vicinal.
10
Acadêmico afirma que planejou ataque após ver foto de professora com ex-marido

Acadêmico afirma que planejou ataque após ver foto de professora com ex-marido

Crime ocorreu dentro de sala de aula em faculdade de Porto Velho e é investigado como feminicídio; suspeito relatou relação amorosa e premeditação do ataque.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corte do Rei Momo leva clima de alegria à rodoviária e ao aeroporto de Porto Velho

Corte do Rei Momo leva clima de alegria à rodoviária e ao aeroporto de Porto Velho

Famílias registravam o momento com fotos e vídeos
L
Manual da 13ª Rondônia Rural Show é apresentado a expositores em Ji-Paraná

Manual da 13ª Rondônia Rural Show é apresentado a expositores em Ji-Paraná

Governo de Rondônia apresentou manual com orientações sobre montagem, prazos, segurança e normas do evento.
L

Feminicídio da professora Juliana: “Precisamos trazer os homens para o nosso lado para que parem de nos matar”, afirma Neidinha Suruí

Ativista cobra reação do poder público e aponta omissão política diante da escalada da violência contra mulheres em Rondônia.
L

Após pedido do MPRO, Justiça decreta prisão preventiva do suspeito da morte de professora universitária

A justiça acolheu o pedido e converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva
L

Políticas públicas em Porto Velho ganham reforço com parceria entre Prefeitura e Ministério do Trabalho

Semagric discute implantação de conselhos municipais e estratégias para garantir acesso a recursos federais para políticas públicas e economia solidária
L

Semtran organiza trânsito e fiscaliza estacionamento no percurso do Carnaval 2026

Secretaria Municipal de Trânsito realiza remoção de veículos em Porto Velho para garantir segurança e fluidez durante os desfiles do Carnaval 2026
L

Proteção às mulheres no Carnaval terá unidade móvel estratégica em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho lança “Van do Acolhimento” para garantir proteção às mulheres e combate à importunação sexual durante os desfiles dos blocos
L

Momento Agro: Diego Sebastian fala sobre gestão, eficiência e resultados no agro

Ele também vai explicar o papel do pós-vendas em marcas como Renault, Nissan e New Holland, mostrando como processos bem definidos impactam diretamente a satisfação do cliente, o giro de estoque e a saúde financeira da operação.
L
Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Furto de picape termina em confronto com a polícia em RO

Furto de picape termina em confronto com a polícia em RO

Troca de tiros durante buscas pela Montana furtada deixou um suspeito morto, outro preso e resultou na recuperação do veículo em área rural do município.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.