QUINTA-FEIRA, 12/02/2026

Em destaque

Mais de 500 assinaturas em defesa da luta pela terra em Rondônia e exigindo liberdade imediata de ativistas presos

04 jovens presos terão audiência de instrução e julgamento na próxima terça-feira, 29/06, na comarca de Vilhena.

Publicado em 

Uma campanha organizada pelo Centro de Solidariedade aos Povos (CEBRASPO) reuniu mais de 450 signatários do Brasil e do exterior em defesa do acampamento Manoel Ribeiro, em Chupinguaia/RO, dirigido pela Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia (LCP) e pela liberdade imediata de ativistas presos em 14 de maio de 2021. Fundado sob a consigna de "defender o direito do povo de lutar por seus direitos", o CEBRASPO, com sede nacional no Rio Janeiro/RJ, tem desenvolvido intenso trabalho nos últimos anos, consolidando, a cada dia mais, sua proposta de apoiar os que lutam, no Brasil e no mundo. Além de defender o direito ao trabalho, a um salário digno, à saúde, educação, habitação, à terra para quem nela trabalha, entre outros direitos, o CEBRASPO considera que em sendo a sociedade dividida em classes, e em tempos de aprofundamento da crise geral do modo de produção capitalista – o que faz aumentar a exploração e a opressão – torna-se extremamente necessária a defesa do direito das amplas massas organizarem-se,  politizarem-se e travarem a suas lutas da forma que elas considerem adequadas e justas.

Entre os signatários do Manifesto, estão a Associação de Juízes para a Democracia, a Associação Americana de Juristas / Rama Brasil, a Associação Brasileira de Reforma Agrária, a Ouvidoria Geral Externa da Defensoria Pública de Rondônia, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Pedro Lobo, a Frente nacional Contra a Privatização da Saúde, a Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-Sindicato Nacional, Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz – ASFOC/SN, diversas associações de docentes, sindicatos, professores, juristas, artistas e personalidades democráticas e progressistas como Ennio Candotti (ex-Presidente da SBPC), Roberto Leher (Ex-Reitor da UFRJ), Vladimir Safatle, Luiz Eduardo Soares, Virgínia Fontes, Eduardo Viveiros de Castro, Dermeval Saviani, José Claudinei Lombardi, Carlos Frederico Mares, O Desembargador Siro Darlan (TJ/RJ), Dr. João Tancredo, Dr. Jorge Luiz Souto Maior (jurista e professor livre docente de direito do trabalho brasileiro na USP e Desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), Peter Pál Pelbart, Cacique Babau, Carlos Latuff, Georgette Fadel, Armando Babaioff, Soraya Ravenle, a medalhista olímpica Marta de Souza Sobral, Dom Roque Paloschi, presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e Arcebispo de Porto Velho; Padre Júlio Lancellotti; o renomado professor e democrata indiano Amit Bhattacharyya e diversos intelectuais honestos de todo o país.

O acampamento Manoel Ribeiro estava localizado na antiga fazenda Santa Elina, mesmas terras onde ocorreu o episódio conhecido como "Massacre de Corumbiara" em 1995. Em comunicado emitido no dia 23 de maio os camponeses informaram que por decisão unanime de sua Assembleia Popular defiram por uma retirada planificada e organizada da área. As 200 famílias realizaram uma façanha: bateram em retirada durante a madrugada sem serem vistos por todo o aparato policial montado em volta do acampamento. Segundo o pronunciamento, eles cumpriram uma "jornada vitoriosa para a Revolução Agrária" e com a retirada, os planos de realizar mais massacre contra os camponeses foram frustrados.

OS PRESOS POLÍTICOS DO ACAMPAMENTO MANOEL RIBEIRO

Os quatro ativistas presos em 14 de maio de 2021 encontram-se encarcerados na cidade de Vilhena/RO. A acusação contra eles é a de que teriam supostamente realizado uma emboscada em uma estrada e seriam "guerrilheiros" armados com estilingues e foguetes. Em sua sanha por incriminar os 04 jovens a PM os denunciou por tentativa de homicídio. Ocorre, contudo, como já manifestaram os advogados de defesa no processo, é que se trata mais uma vez de uma farsa que visa incriminar os que lutam pela terra: foi a PM que cortou a cerca e invadiu um pasto, jogando a caminhonete para cima dos camponeses.

Com argumentos delirantes e fantasiosos, os PMs apontam que os "guerrilheiros", cercaram os policiais na estrada e atentaram contra suas vidas. Os camponeses "guerrilheiros" foram presos com um "grande" aparato de guerra apresentado pelos policiais: 02 estilingues artesanais, bombinhas "amarradas em uma pedra", 01 isqueiro, 2 canivetes, alguns fogos de artifício, 01 tesoura de unha, alguns cartuchos de espingardas cartucheiras de caça, etc. A suposta tentativa de homicídio, praticada pelos camponeses é infundada, uma vez que há registros de imagens e testemunhas que viram que se trata de algo armado pela própria PM. A PM filmou a operação com drone e câmeras de viaturas, mas quando a defesa dos camponeses solicitou que se apresentasse tais imagens, a PM não o fez. Da mesma forma há evidências que um revólver foi plantado na abordagem. A PM acusa um dos presos por efetuar disparos, mas não se tem materialidade dessas denúncias uma vez que nas filmagens feitas pelos camponeses não há registro de nenhum disparo de arma de fogo. O delírio policial é tanto, que sua narrativa dos fatos dá conta que até uma "cavalaria" teria sido organizada pelos camponeses.

Os presos foram levados pela PM até a sede da fazenda. De lá vieram as sessões de agressão, tortura psicológica e ameaças de execução que só não foram cumpridas pois a operação foi filmada por outros camponeses. Aí observa-se como se age a polícia em Rondônia. Ao efetuar a operação, trataram de não levar os presos à delegacia, mas prestar contas ao mesmo fazendeiro pelo "serviço prestado". Já o faziam antes, quando foram denunciados e presos os policiais que faziam pistolagem para o fazendeiro da alcunha de "Toninho Miséria", conforme denúncia formalizada pelo Ministério Público de Rondônia. O fazendeiro pagava para Emerson Pereira Arruda (3º Sargento da PMRO), Wagner Ferreira de Souza (Cabo da PMRO), Helson dos Santos Sousa (Cabo da PMRO), Jander Nascimento de Oliveira (Soldado da PMRO) e outros pistoleiros a quantia de R$900,00 a diária para cada um, conforme consta nos autos do processo 7004681-62.2020.8.22.0014. Segundo MPRO, ocorreu uma "associação criminosa de policiais militares e civis, que foram contratados para fazerem a 'segurança ilegal e armada' do imóvel".

O manifesto encampado pelo CEBRASPO e pela ABRAPO, que reúne assinaturas das mais variadas organizações democráticas, intelectuais e personalidades públicas, exige também a imediata libertação dos 04 presos políticos: ESTEFANE, LUIS CARLOS, RICARDO PAULINO e EZEQUIEL. Os presos são jovens, sem antecedentes criminais e somaram-se à luta pela terra por entendê-la ser justa e a única forma de resolver a condição de sobrevivência suas e de outras inúmeras famílias. Entre estes jovens, Estefane, é estudante do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Porto Velho, ficou desempregada durante a pandemia e dirigiu-se ao acampamento para apoiar as ações de defesa sanitária contra o covid-19 e atuar na educação de crianças e adolescentes.

As assinaturas do manifesto seguem em aberto, bastando envie um e-mail para cebraspo@gmail.com

A íntegra do manifesto e todos os signatários pode ser encontrada em:

https://cebraspo.blogspot.com/2021/05/dezenas-de-entidades-democraticas-e.html

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura realiza ações educativas para servidores

Prefeitura realiza ações educativas para servidores

Palestra na Biblioteca Francisco Meirelles orienta gestores da saúde sobre como identificar condutas abusivas e fortalecer a ética profissional.
L

Quina acumula e prêmio sobe para R$ 16,5 milhões no concurso 6951

Nenhuma aposta acertou as cinco dezenas do concurso 6950, sorteado na terça-feira (10). Próximo sorteio acontece nesta quarta-feira (11)
L
Alunos realizam homenagem à professora Juliana Mattos em Porto Velho

Alunos realizam homenagem à professora Juliana Mattos em Porto Velho

Estudantes se reuniram com velas e cartazes para honrar a memória da docente assassinada por um acadêmico, cobrando justiça e segurança nas instituições.
L
Pedágio da BR-364 é retomado após decisão do TRF1

Pedágio da BR-364 é retomado após decisão do TRF1

Justiça autoriza Nova 364 a restabelecer cobrança eletrônica entre Vilhena e Porto Velho; operação volta à meia-noite de 12 de fevereiro.
L
Campanha 'Não é Não' conscientiza contra assédio no Carnaval

Campanha ‘Não é Não’ conscientiza contra assédio no Carnaval

Governo do Rio reforça ações de combate à violência sexual após dados revelarem que metade das mulheres já sofreu algum tipo de assédio durante a festividade.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Harrison Lira do Nascimento

A despedida de um mestre das palavras e dos acordes
L

Giro News: Violência de Gênero, Misoginia e Dados Oficiais

A proposta do programa é informar, conscientizar e estimular uma discussão qualificada, que ajude a transformar números e diagnósticos em ações concretas na vida real.
L
Sisu 2026: universidades começam a chamar candidatos da lista de espera

Sisu 2026: universidades começam a chamar candidatos da lista de espera

Estudantes devem acompanhar convocações nos sites das instituições.
L
MEC revoga edital para criação de novos cursos privados de medicina

MEC revoga edital para criação de novos cursos privados de medicina

Portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
L
Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Imunizante passa a incluir proteção contra tumores de orofaringe, cabeça e pescoço.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano indica parceria para manutenção emergencial da Linha C-75 em Alto Paraíso

Alex Redano indica parceria para manutenção emergencial da Linha C-75 em Alto Paraíso

Proposta busca unir esforços entre o DER e a Prefeitura para recuperar via estratégica que atende o Garimpo Bom Futuro e a produção rural.
L
Supremo Tribunal Federal libera campanhas de boicote na internet

Supremo Tribunal Federal libera campanhas de boicote na internet

Por maioria de votos, ministros decidem que mobilizações da sociedade civil contra eventos ou organizações são protegidas pela liberdade de expressão no país.
L
Elias Rezende: novo comando do PRD em Rondônia

Elias Rezende: novo comando do PRD em Rondônia

Elias Rezende assume o PRD em Rondônia e lidera federação com seis deputados, ampliando articulação política e reorganização partidária no estado.
L
Governo estuda regras para verificar idade de usuários na web

Governo estuda regras para verificar idade de usuários na web

Consulta pública indica que sites com conteúdos de risco devem adotar sistemas rigorosos de checagem para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital.
L
Câmara aprova redução temporária de tributos para indústria química

Câmara aprova redução temporária de tributos para indústria química

Proposta segue para o Senado e amplia recursos do regime especial.
L
Publicidade

POLÍCIA

Sargento da Polícia Militar é encontrado morto em Porto Velho

Sargento da Polícia Militar é encontrado morto em Porto Velho

Militar de 41 anos estava afastado das funções para tratamento de saúde e foi localizado sem vida em uma residência no bairro São Cristóvão nesta quarta-feira.
18
PRF em Rondônia apreende cerca de 11 kg de skunk em ônibus na BR-364

PRF em Rondônia apreende cerca de 11 kg de skunk em ônibus na BR-364

Entorpecente foi localizado em mala no compartimento de bagagem durante fiscalização em Vilhena.
10
Ex-chefe da Vigilância Sanitária é alvo de buscas em Costa Marques

Ex-chefe da Vigilância Sanitária é alvo de buscas em Costa Marques

Polícia Civil apreendeu simulacros e 25 mil reais em espécie na casa do investigado, que teria ameaçado pessoas com arma de fogo em uma distribuidora local.
12
Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Rondônia

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Rondônia

Agentes de Machadinho d’Oeste detiveram um homem investigado por crime contra uma criança de 5 anos após denúncia de familiares e investigação da delegacia local.
16
Homem suspeito de furtos é agredido por populares na zona Leste de Porto Velho

Homem suspeito de furtos é agredido por populares na zona Leste de Porto Velho

Acusado teria cometido crimes em ao menos dois estabelecimentos,
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cartilhas garantem diversão para crianças e jovens em Porto Velho

Cartilhas garantem diversão para crianças e jovens em Porto Velho

Material produzido pela Sema utiliza jogos e desafios para ensinar preservação ambiental com foco na realidade do bioma amazônico.
L
Estrutura municipal permanece ativa para atender foliões no Carnaval

Estrutura municipal permanece ativa para atender foliões no Carnaval

Semusa reforça atendimentos de urgência, prevenção a ISTs e suporte especializado a vítimas de violência durante o período festivo.
L
Município apresenta novas soluções sustentáveis ao TCE

Município apresenta novas soluções sustentáveis ao TCE

Semias e Semed articulam modelo baseado em evidências para beneficiar 3.500 estudantes da rede pública com foco em autonomia e aprendizado.
L

Requerimento da Licença Ambiental: M HERMELINO NETO VEICULOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Jornada de Inovação: FIERO debate transição verde

Jornada de Inovação: FIERO debate transição verde

Evento em Porto Velho reúne indústria e startups para discutir inovação, financiamento e transição ecológica e digital no setor produtivo regional.
L
Globo quebra padrão e mantém Sol Vega no BBB26 após expulsão

Globo quebra padrão e mantém Sol Vega no BBB26 após expulsão

Após desclassificação por agressão, emissora adota procedimento diferente de casos anteriores e mantém foto da participante no site oficial do reality.
L
Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam dia 19

Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam dia 19

Governo Federal oferece 1,2 mil vagas para médicos especialistas em regiões remotas do país com bolsas que podem chegar a 20 mil reais mensais pelo SUS.
L
Dólar cai e Bolsa bate novo recorde com cenário externo e eleição

Dólar cai e Bolsa bate novo recorde com cenário externo e eleição

Moeda recua a R$ 5,18 enquanto Ibovespa supera 190 mil pontos; payroll dos EUA e pesquisa eleitoral brasileira influenciam humor do mercado.
L
Cade aprova ampliação da participação da United na Azul

Cade aprova ampliação da participação da United na Azul

Decisão unânime permite que aérea estadunidense invista 100 milhões de dólares na Azul, elevando sua fatia para 8% do capital social em meio ao processo de recuperação.
L
EcoPVH esclarece que pagamentos da prefeitura estão em dia

EcoPVH esclarece que pagamentos da prefeitura estão em dia

Empresa de limpeza urbana nega atrasos por parte do Município e explica que falha em vale-alimentação foi erro técnico de operadora já solucionado em Porto Velho.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.