QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

Diagnóstico sobre alagação, obras de drenagem e incentivo à produção agrícola será apresentado ao poder público

Confira.

Publicado em 

Porto Velho, RONDÔNIA – Diante do vereador Paulo Tico e colaboradores ligados deputado Jair Montes (AVANTE), chacareiros pediram socorro aos parlamentares para que instassem autoridades governamentais das três esferas para contenham o avanço das águas sobre vias de acesso e das suas propriedades. 

Os fortes temporais que desabam sobre a Capital Porto Velho contribuem grandemente para obstruir ruas, vicinais, linhas e travessões em todo o circuito de produção do Cinturão Verde que abastece a cidade de hortifrutigranjeiros ao mercado local e região Leste da cidade. 

Depois de percorrer os trechos mais críticos, continuamente castigados pelas chuvas, o vereador do AVANTE foi instado a fazer uma série de pedidos de solução ao Prefeito Hildon Chaves para que desloque homens e equipamentos para readequar serviços de drenagens já feitos pelas secretarias de Obras (SEMOB) e da Agricultura, Produção e Abastecimento (SEMAGRIC). 

As chuvas do último sábado (27), segundo atestou a reportagem de o NEWSRONDÔNIA, afetaram toda a malha viária afeta ao Setor Chacareiro gestado pela Associação de Ação Popular Integrada Hortifrutigranjeiros da União (AAPIHGU), impedindo que a produção seja escoada, bem como, obstruindo as principais linhas de acesso às propriedades em terras da União – ocupadas, mansa e pacificamente.

No triste cenário do sábado 27, devido ao grande volume de águas que formaram verdadeiros lagos ao longo das linhas, vicinais e travessões foram içados pelo trator da Associação, depois de atolados por várias horas, sobretudo na ruela Três Amigos onde foi lançado apenas barro que não cascalho apropriado, o que vem causando transtornos aos chacareiros e moradores locais. 

O parlamentar Paulo Tico, acompanhado de equipe da AAPIHGU teve a oportunidade de, pela vez primeira, numa prévia da participação dos deputados Jair Montes e Alex Redano (Presidente da ALE-RO) ao encontro mensal da entidade (14.03, das 08h30 às 11h30), ficou de frente com os problemas nas linhas Mineiro, Travessão Santarém, Salvador Lira, Afonso Brasil, Nova Jerusalém, Amazonas, Raimundo Cantuária e outras de maior importância na região.

Os apelos às autoridades feitos pela presidente e pelo Conselheiro Presidente da AAPIHGU, respectivamente, Gabriela Camargo e Sirlei Nobre, durante a elaboração de um diagnóstico da situação durante o inverno amazônico 'é para que o Vereador e os deputados façam chegar às autoridades, Prefeito Hildon Chaves e o governador Marcos Rocha, nossas demandas mais urgentes'. 

Anteriormente à visita de trabalho do vereador Paulo Tico, pessoas desavisadas e não comprometidas com a produção no campo chacareiro do Ex-Setor Militão, tentaram atrapalhar os trabalhos de busca por melhorias da entidade junto ao poder público com postagens de Fakes News à classe política. Porém, os dirigentes da AAPIHGU sempre realizaram regularmente 'trabalhos e operações tapa-buraco e pequenas obras de drenagem com a Prefeitura para corrigir pontos críticos, pedindo instalação de bueiros e encascalhamento', informou Gabriela.

Ao final da inspeção do triste quadro em que se encontram linhas, vicinais e travessões que dão acesso ao Setor Chacareiro Jardim Santana, na periferia Leste da cidade, o Vereador Paulo Tico afirmou que, 'numa escala real de atendimento aos chacareiros, assim que tiver em mãos o diagnóstico da situação, irei apresentar, em plenário, pedidos de aprovação de providências'. Além de outros pleitos ao deputado Jair Montes, na Assembleia Legislativa.

Durante uma mesa redonda prevista para 14 de março na sede da Associação de Ação Popular Integrada Hortifrutigranjeiros da União (AAPIHGU), na Linha Vinícius de Morais, 235, o deputado Jair Montes, irá participar de reunião da entidade. Na ocasião, o diagnóstico sobre as enchentes, instalação de bueiros, encascalhamento, abertura de estradas, iluminação pública, segurança, incentivo à produção, além da regularização fundiária serão discutidos, também, com o parlamentar do AVANTE.  

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Brinquedos sem selo de conformidade lideram as falhas detectadas durante a fiscalização realizada em todo o país ao longo do mês de novembro.
L

Prefeito Flori Cordeiro detalha virada na saúde, transporte e gestão de Vilhena em entrevista ao Em Cima da Hora

Flori Cordeiro apresenta ações em Vilhena, com foco em reorganização da saúde, reformas em UBSs, transporte coletivo gratuito, austeridade fiscal, LED, concursos e investimentos.
L

Devido às intensas chuvas na Bolívia e, principalmente, à cheia do rio Piraí em Santa Cruz, uma parte de Rondônia está sob risco

Alerta vermelho na Bolívia acende sinal de atenção para Rondônia, com risco de cheia dos rios Mamoré, Beni e Madeira, após chuvas intensas que já causaram mortes, desaparecimentos e situação de desastre em Santa Cruz e regiões vizinhas.
L
Promoção “Bora Cozinhar” com Amazô Sabores tem ganhadora anunciada no Agenda News

Promoção “Bora Cozinhar” com Amazô Sabores tem ganhadora anunciada no Agenda News

O Natal da Cristiane de Jesus vai ser ainda mais saboroso este ano!
L

A chuva torrencial que não cessa na Bolívia intensifica o drama das famílias em cinco municípios do estado vizinho de Santa Cruz

A enchente provocada pelo transbordamento do rio Piraí causou um rastro de destruição, com pessoas sendo levadas pela força da água. Até o momento, o governo federal andino contabiliza 21 mortos, mas teme que outras 30 pessoas estejam desaparecidas.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

Proposta que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado recebeu 17 votos favoráveis e pode ser votada definitivamente ainda hoje.
L
Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Placar na Corte atinge 6 votos a 0 pela inconstitucionalidade da regra que limita demarcações à posse em 1988 na data da Constituição.
L
Câmara aprova redução de benefícios fiscais e novos tributos

Câmara aprova redução de benefícios fiscais e novos tributos

O projeto que segue para o Senado corta incentivos em 10% e aumenta a carga tributária para casas de apostas e fintechs visando equilíbrio orçamentário.
L
Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

O julgamento no STF foi interrompido por um pedido de vista, adiando a decisão sobre o valor que deve ser protegido de bancos em casos de superendividamento.
L
Assembleia aprova anistia a PMs punidos por atos salariais

Assembleia aprova anistia a PMs punidos por atos salariais

Anistia a PMs cancela punições e restabelece direitos funcionais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Ministro anunciou a saída nesta quarta-feira e confirmou intenção de concorrer ao Senado nas eleições de 2026 após ser expulso de sua ex-legenda.
L
Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Advogado e ex-defensor de Jair Bolsonaro foi sentenciado ao pagamento de indenização e a penas alternativas por ofensas contra atendente de pizzaria.
L
Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Presidente brasileiro declara que, caso o pacto não seja selado durante a cúpula em Foz do Iguaçu, o país não retomará as negociações em seu mandato.
L
Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Evento impulsiona negócios, capacitação e geração de renda em Porto Velho.
L
CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

A decisão do presidente da comissão permite que a proposta seja votada ainda nesta quarta-feira e siga para análise imediata do plenário do Senado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Vítima foi atingida na região do pé e encaminhada ao Hospital João Paulo II enquanto a polícia busca informações sobre a motivação do crime.
16
Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Equipes da 5ª Delegacia de Polícia identificaram os autores do crime e localizaram os aparelhos que serão devolvidos ao proprietário nesta quarta-feira.
12
VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

Suspeito ligado a facção criminosa foi localizado em condomínio popular após roubo armado ocorrido durante gravação institucional.
14
Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Colisão traseira mobilizou o SAMU e levantou alerta sobre segurança viária no trecho.
14
Família de Rondônia está entre as vítimas de grave acidente na BR-267, no Mato Grosso do Sul

Família de Rondônia está entre as vítimas de grave acidente na BR-267, no Mato Grosso do Sul

Colisão frontal durante ultrapassagem irregular matou três pessoas e deixou feridos na manhã desta terça-feira.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LAP, LAI, LAO): ALYNE FARMA LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO).
L
Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Alta nos custos de produção pressiona preços e freia consumo.
L

Recebimento de Dispensa de Licenciamento: ASMOCUN

Dispensa de Licenciamento.
L
PSG vence o Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental

PSG vence o Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental

Rubro-negro desperdiça quatro cobranças e franceses garantem o primeiro título mundial de sua história nesta quarta-feira.
L
Vacina contra bronquiolite passa a ser ofertada na rede municipal de saúde de Jaru

Vacina contra bronquiolite passa a ser ofertada na rede municipal de saúde de Jaru

Imunização é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.