SEXTA-FEIRA, 14/03/2025
Publicidade

Butantan quer fim da exclusividade de venda de vacinas ao governo federal para atender ao pedido de mais 30 milhões de doses

Governador de São Paulo disse que, sem exclusividade do ministério, 'outros governos, estaduais e municipais, poderão adquirir a vacina do Butantan'. Ministério da Saúde manifestou intenção de compra de mais 30 milhões de doses do imunizante na última quinta.

Publicado em 

Butantan quer fim da exclusividade de venda de vacinas ao governo federal para atender ao pedido de mais 30 milhões de doses - News Rondônia

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (24) que o Instituto Butantan vai atender ao pedido do Ministério da Saúde para a compra de mais 30 milhões de doses da vacina CoronaVac desde que o governo não exija mais exclusividade de venda para a pasta.

Butantan quer fim da exclusividade de venda de vacinas ao governo federal para atender ao pedido de mais 30 milhões de doses - News Rondônia

Os dois contratos já firmados entre Butantan e Ministério da Saúde, para o fornecimento de um total de 100 milhões de doses, determinam que o governo federal tem “direito de exclusividade na aquisição de doses produzidas ou importadas” pelo Butantan. Na última quinta (18), o Ministério da Saúde enviou um novo ofício ao Butantan em que expressa a intenção de comprar mais 30 milhões de doses da CoronaVac.

“Vamos atender o pedido do governo federal para mais 30 milhões de doses de vacinas do Butantan desde que não seja exigida mais a exclusividade para venda ao Ministério da Saúde. Desta maneira outros estados, outros governos, estaduais e municipais, poderão adquirir a vacina do Butantan de acordo com a sua conveniência”, disse Doria nesta quarta.

Em entrevista a jornalistas, o governador de São Paulo disse também que o estado de São Paulo é um dos que tem interesse em adquirir doses de vacina para além do plano nacional.

"O próprio governo de SP o fará, conforme já anunciei aqui, compraremos mais 20 milhões de doses da vacina do Butantan para complementar a vacinação, se necessário for, aqui no estado de São Paulo", disse Doria.

Doria já havia anunciado a compra desse montante para vacinar "os brasileiros de São Paulo". No entanto, a aquisição dessas doses também pode ocorrer apenas após a entrega das vacinas já negociadas com o Ministério da Saúde.

Nesta terça-feira (23) o diretor do Butantan, Dimas Covas, declarou que o instituto poderia começar a envasar as doses adicionais a partir de agosto.

“Doses adicionais poderão ser produzidas a partir de agosto. Terminando a entrega das 100 milhões [de doses] nós poderemos produzir as 20 milhões de São Paulo e as 30 milhões do Ministério e, eventualmente, ampliar essa solicitação”, disse Dimas Covas.

Estudo da Covaxin, vacina desenvolvida em parceria com laboratório da Índia, será feito em 3 mil pessoas e deve durar 45 dias.

Contratos firmados

O último contrato entre o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan para a aquisição de 54 milhões de doses da CoronaVac prevê que o governo federal tem exclusividade para comprar todas as vacinas importadas da China ou produzidas no Brasil pela entidade até que todas as 100 milhões de doses compradas pelo governo federal sejam entregues. O prazo final para o Butantan fornecer ao governo federal esse montante é 30 de setembro.

O acordo para a compra de mais 54 milhões de doses da vacina contra Covid-19 produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac foi assinado no dia 15 de fevereiro. Essas doses se somam às 46 milhões que já haviam sido comprados pelo ministério, e que devem ser entregues até 30 de abril, totalizando 100 milhões de doses.

Embora o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tenha prometido comprar um lote extra de 20 milhões de doses da CoronaVac exclusivamente para imunizar "brasileiros de São Paulo", a negociação só poderá se concretizar após a entrega de todas essas 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde ou com autorização da pasta.

O G1 teve acesso ao novo contrato no valor de R$ 3,42 bilhões, assinado no dia 15 de fevereiro. Uma das cláusulas estipula que "a Contratante terá o direito de exclusividade na aquisição de doses produzidas ou importadas pela Contratada em todo o território nacional, até que seja realizada a entrega da totalidade do objeto [54 milhões de doses]".

Ministério acusa Butantan de atraso

O Ministério da Saúde anunciou na última quinta-feira (18) que o Butantan não vai cumprir as entregas previstas em contrato para fornecer doses da CoronaVac à pasta. O ministério afirma que o cronograma previsto no contrato inicial, de 46 milhões de doses, não será cumprido pelo instituto em fevereiro.

Segundo o Ministério da Saúde, o Butantan vai enviar apenas 2,7 milhões de doses neste mês, o que corresponde a 30% do total previsto para fevereiro. Ainda de acordo com a pasta, o instituto avisou o governo federal do atraso apenas nesta quinta-feira, por meio de um ofício.

Já o Instituto Butantan culpou o “desgaste diplomático” entre o governo federal e a China pelo atraso na entrega, e disse que “o Ministério da Saúde omite a briga com a China". O Butantan disse ainda que é “inacreditável que o Ministério da Saúde queira atribuir ao Butantan a responsabilidade pela sua completa falta de planejamento”.

O contrato firmado entre o Butantan e o ministério para a compra de 46 milhões de doses para o governo federal prevê a entrega de 9,3 milhões no mês de fevereiro. No início do mês, o governo de São Paulo relatou dificuldades para importar matéria-prima da China.

Vários municípios de regiões metropolitanas também suspenderam a vacinação. A expectativa é que a distribuição de doses seja retomada aos poucos a partir da próxima semana.

Plano estadual X plano nacional

Até o momento, todas as vacinas disponíveis contra a Covid-19 no Brasil estão sendo distribuídas aos estados dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

O governo de São Paulo, no entanto, faz críticas ao governo federal sobre a lentidão na negociação de novas doses, tanto com o Butantan, quanto com outros fabricantes de vacinas.

Até o momento, o montante disponível é insuficiente para imunizar os grupos prioritários, e algumas cidades do país já começaram a suspender a vacinação por falta de doses.

Antes da assinatura do contrato de 54 milhões de doses, o Butantan chegou a afirmar que negociaria essas doses com estados e municípios e até com outros países, caso o o governo federal não confirmasse o interesse na aquisição.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

O desalojamento aviltante da alma mitológica – por Marquelino Santana

É na beira do rio onde a Mãe-d’água banha com suavidade os pés do caboclo sonhador.
L
Mês da Mulher é celebrado pelos CMECs municipais com eventos em diversas cidades de Rondônia

Mês da Mulher é celebrado pelos CMECs municipais com eventos em diversas cidades de Rondônia

Diferentes municípios rondonienses já promoveram atividades especiais para marcar o mês de março.
L
Sicredi Univales MT/RO expande atuação em Rondônia com novas agências em Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná

Sicredi Univales MT/RO expande atuação em Rondônia com novas agências em Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná

Cooperativa de crédito disponibiliza um amplo portfólio de soluções financeiras que atendem às diferentes necessidades dos associados e promovendo o desenvolvimento econômico local
L
Jaru Salvando Vidas

Campanha de coleta de sangue “Jaru Salvando Vidas” se inicia nesta sexta-feira, 14

Na última edição da “Jaru Salvando Vidas”, Jaru conseguiu arrecadar mais de 400 bolsas de sangue.
L
Prazo para regularizar situação eleitoral vai até 19 de maio

Prazo para regularizar situação eleitoral vai até 19 de maio

Número de títulos irregulares em São Paulo passa de 1,3 milhão
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Candeias do Jamari: município sediará o primeiro reality show de Rondônia

“Meus amores, para e foca, gente! Primeiro reality show de Candeias!”
L

Vereador Breno Mendes participa da entrega de 12 caminhões basculantes para fortalecer a agricultura em Porto Velho

Veículos adquiridos por meio do programa Fit vão auxiliar no transporte de insumos e no escoamento da produção agrícola no município
L

Prefeito Leo Moraes entrega 12 caminhões basculantes para fortalecer a agricultura e melhorar as estradas rurais

Veículos adquiridos com recursos do Fitha vão auxiliar no transporte de insumos e escoamento da produção agrícola em Porto Velho
L

Taberna das Artes: escola de teatro abre novas turmas com início das aulas em 15 de março

As aulas começam no próximo sábado, 15 de março, na sede da escola, localizada na Rua Dom Pedro II, 1833, bairro São Cristóvão.
L

Vídeo mostra funcionário da Energisa sendo violentamente agredido em Porto Velho

A vítima tentou correr, caiu ao solo e as agressões continuaram.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Público para o TJRO – Servidores: divulgado o resultado definitivo das provas objetivas

Concurso Público para o TJRO – Servidores: divulgado o resultado definitivo das provas objetivas

A lista oficial já está disponível no site da organizadora.
L
Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Febraban prevê adesão de 19 milhões de celetistas ao sistema em 4 anos
L
Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Terceira etapa do concurso para nove cargos tem caráter eliminatório
L

Prefeitura divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Os voluntários irão receber uma ajuda de custo de R$ 80 por dia
L
Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Alerta foi feito nas redes sociais da pasta
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Márcio Pacele participa da entrega de 12 caminhões basculantes para fortalecer a agricultura em Porto Velho

Investimento de mais de R$ 8 milhões impulsiona o escoamento da produção agrícola e a infraestrutura rural do município
L

JAIME BAGATTOLI: Comissão de Infraestrutura aprova requerimento do senador para que o TCU realize auditoria sobre a privatização da BR-364

Parlamentar também cobrou que o ministro dos Transportes preste informações ao Senado
L
Deputado Cássio Gois assegura R$ 6 milhões em parceria com Senador Jaime Bagattoli para novo hospital de Cacoal

Deputado Cássio Gois assegura R$ 6 milhões em parceria com Senador Jaime Bagattoli para novo hospital de Cacoal

O valor integra um pacote inicial de R$ 11 milhões, somado a recursos próprios da prefeitura do município, destinados à reabertura e modernização da unidade de saúde.
L
Deputada Cristiane Lopes fortalece segurança nos distritos de Porto Velho com investimento de 1 milhão

Deputada Cristiane Lopes fortalece segurança nos distritos de Porto Velho com investimento de 1 milhão

Totens de videomonitoramento e central de segurança garantem mais proteção à população.
L
Congresso aprova novas regras para pagamento de emendas parlamentares

Congresso aprova novas regras para pagamento de emendas parlamentares

Repasses foram suspensos pelo STF, que cobrava mais transparência
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática flagra criminoso com arma, drogas e quase R$ 15 mil

Policiais da Força Tática foram até a Avenida Rio de Janeiro, na entrada do condomínio, após receberem denúncias de que o suspeito estava vendendo drogas no local.
10

PF e IBAMA combatem o garimpo ilegal em terras indígenas na divisa entre Rondônia e Mato Grosso

Foram inutilizados maquinários e estruturas utilizadas na extração criminosa de ouro, diamantes e cassiterita
10
Atropelamento deixa motociclista e ciclista feridos na capital

Atropelamento deixa motociclista e ciclista feridos na capital

Segundo testemunhas, o motociclista teria tentado fazer um retorno, quando atropelou a ciclista e na queda bateu contra uma árvore.
16
Polícia Militar

Polícia Militar recupera motoneta furtada durante a 6ª operação Fronteira Segura

Após consulta aos sistemas de segurança, constatou-se que o veículo possuía registro de furto no município de Cacoal.
10
Polícia Militar desmantela ponto de tráfico e apreende mais de 40 kg de drogas em Cacoal

Polícia Militar desmantela ponto de tráfico e apreende mais de 40 kg de drogas em Cacoal

O trabalho incansável dos policiais foi essencial para retirar uma grande quantidade de drogas de circulação, reforçando a segurança e a tranquilidade da população.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia se destaca com crescimento econômico no comércio, indústrias e agronegócio

Rondônia se destaca com crescimento econômico no comércio, indústrias e agronegócio

O setor de comércio de Rondônia obteve um aumento de 20% no faturamento em 2024, em comparação com o ano anterior.
L
Governo de RO amplia acesso à educação com novas embarcações para estudantes ribeirinhos

Governo de RO amplia acesso à educação com novas embarcações para estudantes ribeirinhos

A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, ressaltou que a melhoria do transporte fluvial foi um compromisso firmado com as comunidades ribeirinhas.
L

Sérgio Gonçalves apoia produtores no Maior Concurso de Cacau do Brasil com a maior premiação da história

O estado já demonstrou sua força nas edições passadas do concurso, garantindo posições de destaque
L

Requerimento da Licença Ambiental: PATILLA COMERCIO E SERVIÇOS LTDA

Licença Ambiental de Médio  Porte, Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação e operação
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: NUTREKO NUTRIÇÃO ANIMAL EIRELI

Licença Ambiental de Pequeno Porte
L

Requerimento da Licença Ambiental: M FRUAUF LTDA

Licença Ambiental de Médio  Porte, Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação e operação
L

Requerimento da Licença Ambiental: A BESSA AUTO SOCORRO E TRANSPORTES LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
CIEVS estadual fortalece a vigilância em saúde em Rondônia com mobilização para evento nacional

CIEVS estadual fortalece a vigilância em saúde em Rondônia com mobilização para evento nacional

Com essa iniciativa, Rondônia reafirma seu compromisso com a segurança sanitária e a eficácia nas ações de vigilância epidemiológica.
L
Reintegração através da arte: espetáculo “Bizarrus” reestreia no Teatro Guaporé, nesta quinta-feira, 13

Reintegração através da arte: espetáculo “Bizarrus” reestreia no Teatro Guaporé, nesta quinta-feira, 13

Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, a arte tem se mostrado um instrumento eficaz na redução da reincidência criminal e na promoção da transformação interna dos participantes.
L