QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

Butantan quer fim da exclusividade de venda de vacinas ao governo federal para atender ao pedido de mais 30 milhões de doses

Governador de São Paulo disse que, sem exclusividade do ministério, 'outros governos, estaduais e municipais, poderão adquirir a vacina do Butantan'. Ministério da Saúde manifestou intenção de compra de mais 30 milhões de doses do imunizante na última quinta.

Publicado em 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (24) que o Instituto Butantan vai atender ao pedido do Ministério da Saúde para a compra de mais 30 milhões de doses da vacina CoronaVac desde que o governo não exija mais exclusividade de venda para a pasta.

Os dois contratos já firmados entre Butantan e Ministério da Saúde, para o fornecimento de um total de 100 milhões de doses, determinam que o governo federal tem “direito de exclusividade na aquisição de doses produzidas ou importadas” pelo Butantan. Na última quinta (18), o Ministério da Saúde enviou um novo ofício ao Butantan em que expressa a intenção de comprar mais 30 milhões de doses da CoronaVac.

“Vamos atender o pedido do governo federal para mais 30 milhões de doses de vacinas do Butantan desde que não seja exigida mais a exclusividade para venda ao Ministério da Saúde. Desta maneira outros estados, outros governos, estaduais e municipais, poderão adquirir a vacina do Butantan de acordo com a sua conveniência”, disse Doria nesta quarta.

Em entrevista a jornalistas, o governador de São Paulo disse também que o estado de São Paulo é um dos que tem interesse em adquirir doses de vacina para além do plano nacional.

"O próprio governo de SP o fará, conforme já anunciei aqui, compraremos mais 20 milhões de doses da vacina do Butantan para complementar a vacinação, se necessário for, aqui no estado de São Paulo", disse Doria.

Doria já havia anunciado a compra desse montante para vacinar "os brasileiros de São Paulo". No entanto, a aquisição dessas doses também pode ocorrer apenas após a entrega das vacinas já negociadas com o Ministério da Saúde.

Nesta terça-feira (23) o diretor do Butantan, Dimas Covas, declarou que o instituto poderia começar a envasar as doses adicionais a partir de agosto.

“Doses adicionais poderão ser produzidas a partir de agosto. Terminando a entrega das 100 milhões [de doses] nós poderemos produzir as 20 milhões de São Paulo e as 30 milhões do Ministério e, eventualmente, ampliar essa solicitação”, disse Dimas Covas.

Estudo da Covaxin, vacina desenvolvida em parceria com laboratório da Índia, será feito em 3 mil pessoas e deve durar 45 dias.

Contratos firmados

O último contrato entre o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan para a aquisição de 54 milhões de doses da CoronaVac prevê que o governo federal tem exclusividade para comprar todas as vacinas importadas da China ou produzidas no Brasil pela entidade até que todas as 100 milhões de doses compradas pelo governo federal sejam entregues. O prazo final para o Butantan fornecer ao governo federal esse montante é 30 de setembro.

O acordo para a compra de mais 54 milhões de doses da vacina contra Covid-19 produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac foi assinado no dia 15 de fevereiro. Essas doses se somam às 46 milhões que já haviam sido comprados pelo ministério, e que devem ser entregues até 30 de abril, totalizando 100 milhões de doses.

Embora o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tenha prometido comprar um lote extra de 20 milhões de doses da CoronaVac exclusivamente para imunizar "brasileiros de São Paulo", a negociação só poderá se concretizar após a entrega de todas essas 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde ou com autorização da pasta.

O G1 teve acesso ao novo contrato no valor de R$ 3,42 bilhões, assinado no dia 15 de fevereiro. Uma das cláusulas estipula que "a Contratante terá o direito de exclusividade na aquisição de doses produzidas ou importadas pela Contratada em todo o território nacional, até que seja realizada a entrega da totalidade do objeto [54 milhões de doses]".

Ministério acusa Butantan de atraso

O Ministério da Saúde anunciou na última quinta-feira (18) que o Butantan não vai cumprir as entregas previstas em contrato para fornecer doses da CoronaVac à pasta. O ministério afirma que o cronograma previsto no contrato inicial, de 46 milhões de doses, não será cumprido pelo instituto em fevereiro.

Segundo o Ministério da Saúde, o Butantan vai enviar apenas 2,7 milhões de doses neste mês, o que corresponde a 30% do total previsto para fevereiro. Ainda de acordo com a pasta, o instituto avisou o governo federal do atraso apenas nesta quinta-feira, por meio de um ofício.

Já o Instituto Butantan culpou o “desgaste diplomático” entre o governo federal e a China pelo atraso na entrega, e disse que “o Ministério da Saúde omite a briga com a China". O Butantan disse ainda que é “inacreditável que o Ministério da Saúde queira atribuir ao Butantan a responsabilidade pela sua completa falta de planejamento”.

O contrato firmado entre o Butantan e o ministério para a compra de 46 milhões de doses para o governo federal prevê a entrega de 9,3 milhões no mês de fevereiro. No início do mês, o governo de São Paulo relatou dificuldades para importar matéria-prima da China.

Vários municípios de regiões metropolitanas também suspenderam a vacinação. A expectativa é que a distribuição de doses seja retomada aos poucos a partir da próxima semana.

Plano estadual X plano nacional

Até o momento, todas as vacinas disponíveis contra a Covid-19 no Brasil estão sendo distribuídas aos estados dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

O governo de São Paulo, no entanto, faz críticas ao governo federal sobre a lentidão na negociação de novas doses, tanto com o Butantan, quanto com outros fabricantes de vacinas.

Até o momento, o montante disponível é insuficiente para imunizar os grupos prioritários, e algumas cidades do país já começaram a suspender a vacinação por falta de doses.

Antes da assinatura do contrato de 54 milhões de doses, o Butantan chegou a afirmar que negociaria essas doses com estados e municípios e até com outros países, caso o o governo federal não confirmasse o interesse na aquisição.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Associação Amigos do Bairro Castanheira realiza evento Natal Cultural

Associação Amigos do Bairro Castanheira realiza evento Natal Cultural

A celebração contará com apresentações musicais e bingo gratuito com prêmios como moto elétrica e eletrodomésticos em três localidades.
L

MPRO participa de cerimônia para aquisição do futuro Hospital Universitário Municipal

Assinatura do contrato ocorreu em Porto Velho e marca avanço para a implantação do Hospital Universitário Municipal com atendimento pelo SUS.
L
Agenda News: Minhas cores favoritas pra te inspirar nas unhas

Agenda News: Minhas cores favoritas pra te inspirar nas unhas

Do vermelho ousado ao nude delicado, uma seleção de esmaltes pra gente brilhar juntas.
L
Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira

Devido à final do Mundial, ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira

Ponto facultativo libera servidores municipais durante final do Mundial de Clubes.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Assembleia aprova anistia a PMs punidos por atos salariais

Assembleia aprova anistia a PMs punidos por atos salariais

Anistia a PMs cancela punições e restabelece direitos funcionais.
L
Povos indígenas protestam contra marco temporal em todo o país

Povos indígenas protestam contra marco temporal em todo o país

As mobilizações ocorrem em diversas regiões para contestar a tese jurídica que restringe a demarcação de terras, enquanto o tema avança no Congresso e no STF.
L
STF registra quatro votos contra tese do marco temporal

STF registra quatro votos contra tese do marco temporal

O placar atual no Supremo Tribunal Federal rejeita a restrição para demarcação de terras indígenas e o relator propõe prazo de dez anos para concluir processos.
L

Zezé Di Camargo: quando o dinheiro público canta alto e a hipocrisia desafina

Cantor critica o governo federal em discursos públicos, mas acumula quase R$ 20 milhões em cachês pagos por prefeituras em 2025, levantando debate sobre coerência política, discurso moral e uso de dinheiro público.
L
Horóscopo de Quinta-Feira, 18/12/2025: escolhas conscientes e avanço gradual

Horóscopo de Quarta-Feira, 17/12/2025: ajustes finos e foco nas relações

O horóscopo de 17 de dezembro de 2025 indica um dia propício para reorganizar prioridades, fortalecer diálogos e tomar decisões conscientes no trabalho e na vida afetiva
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia aprova lei que autoriza spray de pimenta para mulheres

Assembleia aprova lei que autoriza spray de pimenta para mulheres

Spray de pimenta passa a ser permitido como defesa pessoal em Rondônia.
L
Governo Lula anuncia maternidade e R$ 157,5 milhões para saúde em Ji-Paraná

Governo Lula anuncia maternidade e R$ 157,5 milhões para saúde em Ji-Paraná

Maternidade em Ji-Paraná avança com investimentos do Novo PAC.
L

Reconhecimento consolida Nova Brasilândia d’Oeste como a Cidade do Café

Solenidade do Melhor Café de Nova Brasilândia d’Oeste contou com a presença do deputado Cássio Gois e celebrou a força da cafeicultura local.
L
Diga NÃO ao Projeto de Lei de revisão da dosimetria das penas

Diga NÃO ao Projeto de Lei de revisão da dosimetria das penas

Revisão da dosimetria das penas é apontada como afronta ao STF.
L
PF consulta STF sobre recebimento de encomendas por Bolsonaro

PF consulta STF sobre recebimento de encomendas por Bolsonaro

A corporação busca orientações do ministro Alexandre de Moraes para estabelecer um protocolo de inspeção e entrega de cartas e objetos destinados ao ex-presidente.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Empresário de Rondônia é condenado a quase nove anos por transporte ilegal de mais de 100 kg de ouro

Empresário de Rondônia é condenado a quase nove anos por transporte ilegal de mais de 100 kg de ouro

Justiça Federal impõe regime fechado após maior apreensão de ouro já registrada no país.
14
Tiroteio assusta moradores após motociclista furar blitz em RO

Tiroteio assusta moradores após motociclista furar blitz em RO

O incidente ocorreu nesta terça-feira durante uma perseguição policial iniciada na linha 85 e finalizada nas proximidades da prefeitura municipal.
12
Câmera flagra furto de bicicleta de vendedora ambulante em RO

Câmera flagra furto de bicicleta de vendedora ambulante em RO

O crime ocorreu em plena luz do dia no bairro Jardim Primavera e o suspeito fugiu levando os produtos de venda e documentos da vítima.
10
Homem é agredido por conhecidos após tentar bater na esposa

Homem é agredido por conhecidos após tentar bater na esposa

O caso de lesão corporal ocorreu no bairro Conceição após o suspeito tentar atacar a companheira durante uma confraternização em sua residência.
16
Motorista foge após atropelar casal de jovens na zona leste

Motorista foge após atropelar casal de jovens na zona leste

O atropelamento ocorreu no bairro Lagoa e as vítimas de 17 e 18 anos foram socorridas em estado grave após o condutor de um carro fugir sem prestar auxílio.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia aprova lei que proíbe reconstituição de leite importado

Assembleia aprova lei que proíbe reconstituição de leite importado

Lei contra leite em pó importado fortalece produção local.
L
BorgWarner encerra 2025 com crescimento em produção e vendas

BorgWarner encerra 2025 com crescimento em produção e vendas

Planta brasileira registra expansão em vendas e produção de turbocompressores e correntes de sincronismo
L
Moraes formaliza pedido de extradição de Alexandre Ramagem

Moraes formaliza pedido de extradição de Alexandre Ramagem

O ministro do Supremo Tribunal Federal enviou a documentação ao Ministério da Justiça para trazer de volta o deputado condenado que fugiu para os Estados Unidos.
L
SIM Kit Escolar chega a Cerejeiras com parceria inédita

SIM Kit Escolar chega a Cerejeiras com parceria inédita

SIM Kit Escolar é implantado com apoio da ACIC, Prefeitura e FACER.
L
CBF antecipa horário do segundo jogo da final da Copa do Brasil

CBF antecipa horário do segundo jogo da final da Copa do Brasil

A decisão entre Vasco e Corinthians no estádio do Maracanã sofreu ajuste no cronograma oficial e será iniciada às 18h no próximo domingo.
L
Campus Guajará-Mirim promove III Sarau Natalino e reforça integração com a comunidade

Campus Guajará-Mirim promove III Sarau Natalino e reforça integração com a comunidade

Evento cultural celebrou o encerramento do ano letivo com música, arte e confraternização no IFRO.
L
Estudantes do IFRO Campus Calama conhecem história e cultura do Vale do Guaporé

Estudantes do IFRO Campus Calama conhecem história e cultura do Vale do Guaporé

Visita técnica ao Forte Príncipe da Beira e à comunidade quilombola de Santa Fé reforça aprendizado e valorização do patrimônio cultural.
L

Recebimento da Licença Ambiental e Alteração da Razão Social: T. L. L. COELHO LTDA,

LICENÇA AMBIENTAL POR DECLARAÇÃO Nº 385 SOL/DLA – ALTERAÇÃO DA RAZÃO SOCIAL
L
Projeto Resíduos Sólidos promove coleta seletiva em pontos turísticos de Guajará-Mirim

Projeto Resíduos Sólidos promove coleta seletiva em pontos turísticos de Guajará-Mirim

IFRO instala lixeiras e incentiva educação ambiental, cidadania e geração de renda.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.