SEXTA-FEIRA, 27/02/2026

Em destaque

Butantan quer fim da exclusividade de venda de vacinas ao governo federal para atender ao pedido de mais 30 milhões de doses

Governador de São Paulo disse que, sem exclusividade do ministério, 'outros governos, estaduais e municipais, poderão adquirir a vacina do Butantan'. Ministério da Saúde manifestou intenção de compra de mais 30 milhões de doses do imunizante na última quinta.

Publicado em 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (24) que o Instituto Butantan vai atender ao pedido do Ministério da Saúde para a compra de mais 30 milhões de doses da vacina CoronaVac desde que o governo não exija mais exclusividade de venda para a pasta.

Os dois contratos já firmados entre Butantan e Ministério da Saúde, para o fornecimento de um total de 100 milhões de doses, determinam que o governo federal tem “direito de exclusividade na aquisição de doses produzidas ou importadas” pelo Butantan. Na última quinta (18), o Ministério da Saúde enviou um novo ofício ao Butantan em que expressa a intenção de comprar mais 30 milhões de doses da CoronaVac.

“Vamos atender o pedido do governo federal para mais 30 milhões de doses de vacinas do Butantan desde que não seja exigida mais a exclusividade para venda ao Ministério da Saúde. Desta maneira outros estados, outros governos, estaduais e municipais, poderão adquirir a vacina do Butantan de acordo com a sua conveniência”, disse Doria nesta quarta.

Em entrevista a jornalistas, o governador de São Paulo disse também que o estado de São Paulo é um dos que tem interesse em adquirir doses de vacina para além do plano nacional.

"O próprio governo de SP o fará, conforme já anunciei aqui, compraremos mais 20 milhões de doses da vacina do Butantan para complementar a vacinação, se necessário for, aqui no estado de São Paulo", disse Doria.

Doria já havia anunciado a compra desse montante para vacinar "os brasileiros de São Paulo". No entanto, a aquisição dessas doses também pode ocorrer apenas após a entrega das vacinas já negociadas com o Ministério da Saúde.

Nesta terça-feira (23) o diretor do Butantan, Dimas Covas, declarou que o instituto poderia começar a envasar as doses adicionais a partir de agosto.

“Doses adicionais poderão ser produzidas a partir de agosto. Terminando a entrega das 100 milhões [de doses] nós poderemos produzir as 20 milhões de São Paulo e as 30 milhões do Ministério e, eventualmente, ampliar essa solicitação”, disse Dimas Covas.

Estudo da Covaxin, vacina desenvolvida em parceria com laboratório da Índia, será feito em 3 mil pessoas e deve durar 45 dias.

Contratos firmados

O último contrato entre o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan para a aquisição de 54 milhões de doses da CoronaVac prevê que o governo federal tem exclusividade para comprar todas as vacinas importadas da China ou produzidas no Brasil pela entidade até que todas as 100 milhões de doses compradas pelo governo federal sejam entregues. O prazo final para o Butantan fornecer ao governo federal esse montante é 30 de setembro.

O acordo para a compra de mais 54 milhões de doses da vacina contra Covid-19 produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac foi assinado no dia 15 de fevereiro. Essas doses se somam às 46 milhões que já haviam sido comprados pelo ministério, e que devem ser entregues até 30 de abril, totalizando 100 milhões de doses.

Embora o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tenha prometido comprar um lote extra de 20 milhões de doses da CoronaVac exclusivamente para imunizar "brasileiros de São Paulo", a negociação só poderá se concretizar após a entrega de todas essas 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde ou com autorização da pasta.

O G1 teve acesso ao novo contrato no valor de R$ 3,42 bilhões, assinado no dia 15 de fevereiro. Uma das cláusulas estipula que "a Contratante terá o direito de exclusividade na aquisição de doses produzidas ou importadas pela Contratada em todo o território nacional, até que seja realizada a entrega da totalidade do objeto [54 milhões de doses]".

Ministério acusa Butantan de atraso

O Ministério da Saúde anunciou na última quinta-feira (18) que o Butantan não vai cumprir as entregas previstas em contrato para fornecer doses da CoronaVac à pasta. O ministério afirma que o cronograma previsto no contrato inicial, de 46 milhões de doses, não será cumprido pelo instituto em fevereiro.

Segundo o Ministério da Saúde, o Butantan vai enviar apenas 2,7 milhões de doses neste mês, o que corresponde a 30% do total previsto para fevereiro. Ainda de acordo com a pasta, o instituto avisou o governo federal do atraso apenas nesta quinta-feira, por meio de um ofício.

Já o Instituto Butantan culpou o “desgaste diplomático” entre o governo federal e a China pelo atraso na entrega, e disse que “o Ministério da Saúde omite a briga com a China". O Butantan disse ainda que é “inacreditável que o Ministério da Saúde queira atribuir ao Butantan a responsabilidade pela sua completa falta de planejamento”.

O contrato firmado entre o Butantan e o ministério para a compra de 46 milhões de doses para o governo federal prevê a entrega de 9,3 milhões no mês de fevereiro. No início do mês, o governo de São Paulo relatou dificuldades para importar matéria-prima da China.

Vários municípios de regiões metropolitanas também suspenderam a vacinação. A expectativa é que a distribuição de doses seja retomada aos poucos a partir da próxima semana.

Plano estadual X plano nacional

Até o momento, todas as vacinas disponíveis contra a Covid-19 no Brasil estão sendo distribuídas aos estados dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

O governo de São Paulo, no entanto, faz críticas ao governo federal sobre a lentidão na negociação de novas doses, tanto com o Butantan, quanto com outros fabricantes de vacinas.

Até o momento, o montante disponível é insuficiente para imunizar os grupos prioritários, e algumas cidades do país já começaram a suspender a vacinação por falta de doses.

Antes da assinatura do contrato de 54 milhões de doses, o Butantan chegou a afirmar que negociaria essas doses com estados e municípios e até com outros países, caso o o governo federal não confirmasse o interesse na aquisição.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Polícia Penal de Rondônia recebe capacitação em direitos humanos para otimizar atuação operacional

Polícia Penal de Rondônia recebe capacitação em direitos humanos para otimizar atuação operacional

A iniciativa busca fortalecer as competências operacionais e garantir maior segurança jurídica aos servidores.
L
Iluminação do Viaduto da Campos Sales é restabelecida após furto de cabos

Iluminação do Viaduto da Campos Sales é restabelecida após furto de cabos

Mais de 14 postes foram reativados e cerca de 300 metros de rede recuperados em Porto Velho.
L
Cheia do Rio Madeira mobiliza Defesa Civil e usinas hidrelétricas em Porto Velho

Cheia do Rio Madeira mobiliza Defesa Civil e usinas hidrelétricas em Porto Velho

Prefeitura articula protocolo com usinas de Samuel, Santo Antônio e Jirau para reforçar prevenção durante período de cheia.
L
Jirau Energia abre vagas para profissionais em diversas áreas em Rondônia

Jirau Energia abre vagas para profissionais em diversas áreas em Rondônia

A quarta maior hidrelétrica do Brasil está com oportunidades abertas para profissionais que desejam crescer em um ambiente dinâmico e inovador.
L
Acordo na Justiça do Trabalho garante eleições no SINDMOTO que começa nesta quinta-feira e tem votação em 20/05

Acordo na Justiça do Trabalho garante eleições no SINDMOTO que começa nesta quinta-feira e tem votação em 20/05

As eleições já deveriam ter sido realizadas em meados de outubro passado, entretanto, disputas internas, questionamentos judiciais e morosidade da Junta Governativa resultaram em sucessivos adiamentos e na destituição de duas comissões eleitorais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Luiz Hermes Saraiva de Oliveira

Luiz Hermes Saraiva de Oliveira construiu trajetória marcada por ética, alegria e dedicação à família em Porto Velho, onde viveu grande parte de sua vida e formou laços duradouros.
L

Nota de pesar: Anaiza Lima de Medeiros

Familiares e amigos se despedem de Anaiza Lima de Medeiros, a Dona Naza, referência de acolhimento e amizade em Porto Velho, onde marcou gerações à frente de seu tradicional bar.
L

Hospital Universitário vai fortalecer a saúde em Porto Velho e reduzir pressão causada pela falta de investimentos do Governo do Estado

“Rondônia não tem Hospital Universitário, e essa é uma determinação do presidente Lula: que nenhum estado do país deixe de ter pelo menos uma unidade de hospital universitário”, destacou o ministro.
L

FALAÊ Podcast: Pastor Fábio Oliveira fala sobre fé, teologia e escatologia bíblica

Membro da Igreja Aviva, escritor e professor, Pastor Fábio Oliveira participa do programa para conversar sobre estudos bíblicos, propósito e a missão de ensinar com clareza e responsabilidade.
L

Agenda News: Deise Menghi apresenta a Terapia Seven Healings

A terapeuta explica o método que atua na causa dos sintomas, integra mente e corpo e mostra como a Seven Healings vem ajudando pacientes em mais de 25 países.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo mantém estudos para concessão de hidrovias na Amazônia apesar de suspensão

Governo mantém estudos para concessão de hidrovias na Amazônia apesar de suspensão

Ministro Silvio Costa Filho afirma que revogação de decreto após protestos indígenas não interrompe análises técnicas para os rios Madeira, Tapajós e Tocantins.
L
Mario Sarrubbo afirma que PL Antifacção poupa cúpula financeira do crime

Mario Sarrubbo afirma que PL Antifacção poupa cúpula financeira do crime

Ex-secretário de Segurança critica texto aprovado na Câmara por focar apenas na violência ostensiva e excluir taxação de bets que financiaria o combate às facções.
L
Ieda Chaves entrega de 150 mil mudas de café clonal impulsiona agricultura em Porto Velho

Ieda Chaves entrega de 150 mil mudas de café clonal impulsiona agricultura em Porto Velho

Investimento de R$ 420 mil via emenda parlamentar beneficia famílias da Associação RECA na Ponta do Abunã.
L
Governo arrecada R$ 226 milhões em investimentos com leilão de três terminais portuários

Governo arrecada R$ 226 milhões em investimentos com leilão de três terminais portuários

Concessões em Santana, Natal e Porto Alegre foram arrematadas na B3 sem disputa entre empresas; governo planeja realizar 18 leilões até o fim do ano.
L
Empresário Paulo Camisotti permanece em silêncio em depoimento à CPMI do INSS

Empresário Paulo Camisotti permanece em silêncio em depoimento à CPMI do INSS

Filho de Maurício Camisotti é investigado por gerir rede de empresas que teria desviado R$ 800 milhões de aposentados; relator vê “império do crime”.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia recupera veículo durante fiscalização na BR 429

PRF em Rondônia recupera veículo durante fiscalização na BR 429

Automóvel com sinais de identificação adulterados possuía registro de furto em Belo Horizonte.
10
MPRO consegue condenação de dois homens por roubo e extorsão em Ouro Preto do Oeste

MPRO consegue condenação de dois homens por roubo e extorsão em Ouro Preto do Oeste

Dois homens foram condenados a penas que somam 42 anos de prisão por crimes de roubo e extorsão praticados em escritório e agência bancária na cidade.
10
Prisão de bicheiro é fruto da resiliência de forças policiais, diz PF

Prisão de bicheiro é fruto da resiliência de forças policiais, diz PF

Adilsinho foi detido nesta quinta-feira em Cabo Frio; superintendente destaca combate ao “capo” mais sanguinário da contravenção fluminense.
L
Casal sofre fraturas em grave acidente entre carro e moto no centro de Porto Velho

Casal sofre fraturas em grave acidente entre carro e moto no centro de Porto Velho

Vítimas foram atingidas por veículo que invadiu a preferencial; Corpo de Bombeiros realizou o socorro e encaminhou os feridos ao Hospital João Paulo II.
16
Mulher é presa com drogas no estômago no Presídio 603

Mulher é presa com drogas no estômago no Presídio 603

Esposa de apenado foi flagrada por bod scan ao tentar entrar com cerca de 100 porções de cocaína e maconha em presídio
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental: MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS e LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental: MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS e LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Mesmo com retração, café de Rondônia mantém presença em 21 países

Relatório do SISCAC-UNIR e do PPGAgro aponta queda no volume exportado em 2025, mas destaca geração de US$ 56,61 milhões e presença em 21 países, com a Rússia como principal destino.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: COMERCIO DE COMBUSTIVEIS COSTA MARQUES LTDA

LICENÇA DE OPERAÇÃO E OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: M A CAVICHIOLI

Licença Ambiental Prévia (LP), Licença Ambiental Instalação (LI), Licença de Operação (LO) e Termo de Outorga para Recursos Hídricos
L

Requerimento da Licença Ambiental: ELIEZER ELLER TEIXEIRA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês

Unidade móvel já realizou 775 cirurgias de catarata e mais de 1.400 consultas no Parque da Cidade, na capital.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): RENOVE PLANEJADOS LTDA

Licença ambiental simplificada – LAS.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI): SPEED COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.