SEGUNDA-FEIRA, 09/02/2026
Publicidade

Em destaque

DESEMPREGO: Com currículo gigante pendurado no pescoço, carioca pede emprego nas ruas e diz se sentir invisível

Rosemberg da Silva é retrato do Brasil que mais sofre com as crises recentes enfrentadas no país. Desemprego é maior entre negros

Publicado em 

LEILANE MENEZES

Ainda estava escuro quando Rosemberg Alves da Silva acordou. O sol só vem depois*. Ele vestiu o macacão alaranjado, calçou botas de biqueira de aço, e saiu de casa com uma mochila nas costas. Desembarcou de ônibus no Largo do Carioca, centro do Rio de Janeiro – uma das tais necrópoles que não se tocam e então se chocam com o sonho de alguém. Às 6h, já havia pendurado no pescoço o banner de 1m x 1,2m, no qual mandou imprimir um resumo de anos de esforço: o seu currículo.

Desempregado desde julho, o carioca de 44 anos confeccionou o cartaz para chamar a atenção de possíveis empregadores. O macacão é o uniforme do trabalho dos sonhos: a roupa usada por funcionários de companhias na área do petróleo. Durante 15 anos, Rosemberg vestiu um macacão como este, quando trabalhou na Shell Brasil.

Silva tem competência técnica na área, como operador e mantenedor, em eletromecânica, eletrotécnica e eletrônica. Também é treinado em segurança do trabalho e é tecnólogo em telecomunicações. Agora, o que mais deseja é trabalhar em offshores (empresas com estruturas localizadas em alto-mar).

Rosemberg Silva perdeu o emprego em 2017, como reflexo da crise financeira vivida pelo país, em especial no setor do petróleo, afetado pelo escândalo político da Operação Lava Jato, que investigou contratos da Petrobrás. Ele passou mais de um ano desempregado e, então, conseguiu uma contratação como atendente de check-in na companhia aérea Latam.

Completaria um ano e meio na empresa – ele conta ter sido o funcionário que mais recebeu elogios no período –, quando veio a pandemia. Rosemberg foi demitido, junto a centenas de colegas. “Eu entendo o lado da companhia, era mais barato demitir quem tinha pouco tempo de casa. Era isso ou a empresa quebrava”, observa.

Diploma é carta de alforria?

Rosemberg também cursa o quinto período de administração de empresas, rumo a seu segundo diploma de ensino superior. Foi o primeiro na família materna a chegar tão longe nos estudos – os pais não terminaram sequer o primeiro grau.

Recentemente, o carioca iniciou também um curso de inglês, mas teve de interromper as aulas para priorizar o pagamento da faculdade de administração. “Eu investi em consultorias de RH, melhorei meu currículo. O próximo passo é uma pós-graduação. O mercado não aceita que a gente fique parado e eu sempre busquei dar o meu melhor. A companhia que me contratar vai ter um funcionário que se dá 100% em tudo que faz”, afirma.

Depois de distribuir centenas de currículos on-line durante o isolamento social, ele decidiu quebrar a quarentena e ir para as ruas com seu banner pendurado no pescoço. Foram quatro dias seguidos de exposição, debaixo de um sol de 30°C, em diferentes áreas da Zona Sul do Rio, inclusive na porta da empresa Modec, que havia anunciado vagas na área de atuação de Rosemberg: sem resultados.

Nos semáforos, motoristas que passavam faziam sinal de positivo, outros estendiam os punhos cerrados para fora do carro, em manifestação de apoio. Mas não passou daí. “É preciso ter muita coragem e resiliência para fazer algo assim. A princípio, as pessoas não enxergam você, nem querem saber se você existe. Isso dá uma certa tristeza. Uns pararam, outros tiraram fotos. Só teve uma senhora que falou comigo, ela quis saber se eu já tinha almoçado, se queria água. Disse que sabia que era pandemia, mas me pediu um abraço, o que me deixou emocionado”, relata.

Se um like serve ao ódio, bro, nesse episódio breve, o bom senso diz: respire um momento

Rosemberg decidiu usar o LinkedIn para pedir ajuda: postou fotos nas quais aparece com o banner, na rua. Já tem cerca de 9.500 likes, mas nenhuma proposta concreta de emprego.

“Quando você faz as coisas honestamente, você não tem que ter vergonha. Foi mais um aprendizado”, afirma.

Há semanas, antes de sair com o banner, ele fez uma entrevista de emprego, participou de todo o processo seletivo e, no momento do envio dos documentos para assinatura do contrato, foi dispensado.

“Acredito que tenha sido por causa da minha idade. Por mais que eu seja qualificado, a idade pesa muito. Querem uma pessoa de 30 anos com a experiência de uma muito mais vivida. Depois dos 40, você tem experiência, mas é considerado velho pelo mercado. É uma visão distorcida”, lamenta.

Rosemberg preocupa-se com as mais recentes regras da previdência social. “Como eu vou chegar ao ponto de me aposentar, se a partir dos 40 não consigo me colocar no mercado? Como eu vou trabalhar 70 anos para me aposentar?”, questiona.

Minha cor não é uniforme

O impacto da pandemia no mercado de trabalho fez com que a diferença da taxa de desemprego entre brancos e pretos aumentasse e atingisse seu maior nível desde 2012, quando começou a atual pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, 64% das pessoas desempregadas são pretas ou pardas. Para Rosemberg, esses não são apenas números. “Quantas vezes eu participei de processos seletivos e eu era o único negro? Já estive em situações de ser mais qualificado que uma pessoa caucasiana e perder a vaga. Também já senti que a cobrança por qualificação pode ser muito maior para as pessoas negras; de mim sempre exigiram mais”, relata.

Rosemberg diz ter treinado seu equilíbrio emocional nessas situações e ter tentado aprender com elas. “Sempre busquei estar acima disso e não me vitimizar. É uma questão de mostrar para mim mesmo que sou capaz de ir além.”

Permita que eu fale e não as minhas cicatrizes

Crescido na favela Boogie Woogie, Rosemberg sempre soube que “precisaria dar 120% de si” e lutar contra um sistema de opressões, como ele mesmo descreve, se quisesse um destino diferente de tantos amigos da comunidade que se envolveram com o crime.

“Meu pai tinha a quinta série e a minha mãe, a quarta. Eles me deram uma educação excepcional, mas eu nunca tive um norte para me guiar nessa busca por qualificação. Sempre encarei como um desafio”, relata.

Atualmente, Rosemberg divide com a mulher, Daiana Alexandre, e o filho, Artur Alexandre, de 22 anos, uma casa no bairro onde nasceu. O rapaz se formará em contabilidade, em breve. Ela é farmacêutica e tem mantido a casa, enquanto o marido busca a recolocação profissional. Apesar de todos os problemas, é ao lado deles que Rosemberg se sente um sujeito de sorte.

Tem uma oportunidade para oferecer? Entre em contato com Rosemberg: (021) 96413-3520.

*Os trechos em itálico fazem parte de canções do álbum AmarElo, de Emicida, que acaba de estrear documentário homônimo na Netflix, no qual aborda vivências como o racismo e a batalha dos movimentos negros em busca de igualdade no Brasil.

 

.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Caso Juliana de Matos: estudantes pedem justiça em vídeo

Líderes de turma de Direito da FIMCA e da Metropolitana se manifestam com respeito e responsabilidade, pedem justiça pela morte de Juliana e defendem medidas de segurança, protocolos claros e ambulatório no campus.
L
Minha Casa Minha Vida Entidades recebe propostas para moradias urbanas

Minha Casa Minha Vida Entidades recebe propostas para moradias urbanas

Organizações sem fins lucrativos têm até terça-feira para enviar propostas ao programa federal que apoia produção social de moradias para famílias de baixa renda.
L
Bancos terão expediente reduzido no carnaval, Pix funciona normalmente

Bancos terão expediente reduzido no carnaval, Pix funciona normalmente

Agências bancárias estarão fechadas nos dias 16 e 17 de fevereiro e retomam atendimento presencial a partir das 12 horas da Quarta-feira de Cinzas; Pix e canais digitais seguem disponíveis.
L
Nova 364 divulga programação semanal de obras e serviços na BR-364

Nova 364 divulga programação semanal de obras e serviços na BR-364

A Concessionária Nova 364 avança com ações de pavimentação, manutenção e conservação da rodovia, reforçando a segurança e fluidez do tráfego.
L
Porto Velho terá rede de estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá rede de estações de recarga rápida para veículos elétricos

Prefeitura prepara edital para instalação de 12 eletropostos com investimento privado e contrapartidas urbanas e ambientais
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ponto & Contraponto: Luiz Carlos Freire e a música como arte a favor da vida

desenvolvimento humano e fortalecimento da cidadania, mostrando que a arte vai muito além do palco e da técnica, ela também salva, educa e transforma vidas.
L
Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Recursos do Novo PAC fortalecem infraestrutura, ampliam a produção de vacinas e buscam garantir autonomia do Brasil na fabricação de imunizantes e soros.
L

Caso Juliana de Matos: Polícia detalha investigação sobre morte da professora e escrivã em Porto Velho

Delegada Leisaloma Carvalho explicou o andamento do inquérito, descartou boatos sobre notas e relacionamento amoroso e afirmou que a principal linha aponta para crime motivado por frustração e não aceitação da rejeição.
L
Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Agência registra 145 suspeitas de eventos adversos no país e reforça que medicamentos só devem ser usados com prescrição e acompanhamento médico.
L
Comunidade News: Líderes comunitários falam sobre débitos de ICMS

Comunidade News: Líderes comunitários falam sobre débitos de ICMS

Programa Comunidade News destaca diálogo com líderes locais e orientação prática para fortalecer pequenos negócios e o comércio de bairro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedro Fernandes celebra aprovação de lei que garante permanência de famílias no Soldado da Borracha

Pedro Fernandes celebra aprovação de lei que garante permanência de famílias no Soldado da Borracha

Deputado defende Programa Estadual de Regularização Transitória, assegurando segurança jurídica e continuidade das atividades produtivas na região.
L
Deputado Pedro Fernandes garante segurança jurídica para famílias do Assentamento Elcio Machado

Deputado Pedro Fernandes garante segurança jurídica para famílias do Assentamento Elcio Machado

Parlamentar articula regularização fundiária em Monte Negro e Buritis, protegendo produtores locais e garantindo posse definitiva da terra.
L
Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Ministro do STF solicita parecer do Comando Militar do Planalto sobre pedido feito por general condenado pela trama golpista e mantido sob custódia militar em Brasília.
L
Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Projeto aprovado por unanimidade busca ampliar visibilidade, inclusão e políticas públicas voltadas à comunicação como direito
L
Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Evento no Butantan marcou início da vacinação contra a dengue para profissionais do SUS.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

Uma mulher foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e por crime de receptação.
10
Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Na ocasião, o suspeito que foi preso em flagrante disse ter tido um relacionamento amoroso de três meses com Juliana, e decidiu cometer o crime após a vítima se distanciar e reatar o casamento com o ex-marido.
16
Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Durante coletiva a polícia detalhou andamento das investigações e descartou vínculo acadêmico ou relacionamento com o suspeito
L
Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Ocorrências quase simultâneas envolveram carro e moto em avenida urbana e colisão traseira na BR-364, sem registro de feridos graves.
14
Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Vítima tentou atravessar a rodovia fora da faixa de pedestres, foi atingida por um carro em alta velocidade e morreu ainda no local do acidente.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Outorga da SED ENTRONCAMENTO:  ENERGISA RONDÔNIA – DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A.

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS DO POÇO TUBULAR PROFUNDO
L

Requerimento de Outorga: PAULO HENRIQUE DOS SANTOS

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L
Programa Move Brasil completa um mês com R$ 1,9 bilhão em créditos para caminhões

Programa Move Brasil completa um mês com R$ 1,9 bilhão em créditos para caminhões

Iniciativa do MDIC oferece financiamento com juros baixos para autônomos, cooperativas e empresas de transporte em todo o país.
L
Cesta básica em janeiro: preços sobem na maioria das capitais brasileiras

Cesta básica em janeiro: preços sobem na maioria das capitais brasileiras

Pesquisa da Conab e DIEESE aponta aumento do custo da alimentação em 24 capitais e variações negativas em apenas três municípios.
L
Escola Flor do Cupuaçu recebe doação de 21 notebooks para educação rural

Escola Flor do Cupuaçu recebe doação de 21 notebooks para educação rural

Parceria entre prefeitura de Porto Velho e iniciativa privada amplia inclusão digital no Assentamento Santa Rita
L
Conab premia superintendências com maior volume de vendas de milho pelo Programa Venda em Balcão

Conab premia superintendências com maior volume de vendas de milho pelo Programa Venda em Balcão

Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará se destacam no Programa, com crescimento expressivo nas comercializações e fortalecimento da agricultura familiar
L
Bad Bunny x Trump: Super Bowl vira disputa política

Bad Bunny x Trump: Super Bowl vira disputa política

Críticas de Trump ao show do astro porto-riquenho reacendem debate sobre imigração, identidade latina e cultura nos EUA após apresentação no intervalo do Super Bowl.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.