DOMINGO, 15/02/2026

Em destaque

DESEMPREGO: Com currículo gigante pendurado no pescoço, carioca pede emprego nas ruas e diz se sentir invisível

Rosemberg da Silva é retrato do Brasil que mais sofre com as crises recentes enfrentadas no país. Desemprego é maior entre negros

Publicado em 

LEILANE MENEZES

Ainda estava escuro quando Rosemberg Alves da Silva acordou. O sol só vem depois*. Ele vestiu o macacão alaranjado, calçou botas de biqueira de aço, e saiu de casa com uma mochila nas costas. Desembarcou de ônibus no Largo do Carioca, centro do Rio de Janeiro – uma das tais necrópoles que não se tocam e então se chocam com o sonho de alguém. Às 6h, já havia pendurado no pescoço o banner de 1m x 1,2m, no qual mandou imprimir um resumo de anos de esforço: o seu currículo.

Desempregado desde julho, o carioca de 44 anos confeccionou o cartaz para chamar a atenção de possíveis empregadores. O macacão é o uniforme do trabalho dos sonhos: a roupa usada por funcionários de companhias na área do petróleo. Durante 15 anos, Rosemberg vestiu um macacão como este, quando trabalhou na Shell Brasil.

Silva tem competência técnica na área, como operador e mantenedor, em eletromecânica, eletrotécnica e eletrônica. Também é treinado em segurança do trabalho e é tecnólogo em telecomunicações. Agora, o que mais deseja é trabalhar em offshores (empresas com estruturas localizadas em alto-mar).

Rosemberg Silva perdeu o emprego em 2017, como reflexo da crise financeira vivida pelo país, em especial no setor do petróleo, afetado pelo escândalo político da Operação Lava Jato, que investigou contratos da Petrobrás. Ele passou mais de um ano desempregado e, então, conseguiu uma contratação como atendente de check-in na companhia aérea Latam.

Completaria um ano e meio na empresa – ele conta ter sido o funcionário que mais recebeu elogios no período –, quando veio a pandemia. Rosemberg foi demitido, junto a centenas de colegas. “Eu entendo o lado da companhia, era mais barato demitir quem tinha pouco tempo de casa. Era isso ou a empresa quebrava”, observa.

Diploma é carta de alforria?

Rosemberg também cursa o quinto período de administração de empresas, rumo a seu segundo diploma de ensino superior. Foi o primeiro na família materna a chegar tão longe nos estudos – os pais não terminaram sequer o primeiro grau.

Recentemente, o carioca iniciou também um curso de inglês, mas teve de interromper as aulas para priorizar o pagamento da faculdade de administração. “Eu investi em consultorias de RH, melhorei meu currículo. O próximo passo é uma pós-graduação. O mercado não aceita que a gente fique parado e eu sempre busquei dar o meu melhor. A companhia que me contratar vai ter um funcionário que se dá 100% em tudo que faz”, afirma.

Depois de distribuir centenas de currículos on-line durante o isolamento social, ele decidiu quebrar a quarentena e ir para as ruas com seu banner pendurado no pescoço. Foram quatro dias seguidos de exposição, debaixo de um sol de 30°C, em diferentes áreas da Zona Sul do Rio, inclusive na porta da empresa Modec, que havia anunciado vagas na área de atuação de Rosemberg: sem resultados.

Nos semáforos, motoristas que passavam faziam sinal de positivo, outros estendiam os punhos cerrados para fora do carro, em manifestação de apoio. Mas não passou daí. “É preciso ter muita coragem e resiliência para fazer algo assim. A princípio, as pessoas não enxergam você, nem querem saber se você existe. Isso dá uma certa tristeza. Uns pararam, outros tiraram fotos. Só teve uma senhora que falou comigo, ela quis saber se eu já tinha almoçado, se queria água. Disse que sabia que era pandemia, mas me pediu um abraço, o que me deixou emocionado”, relata.

Se um like serve ao ódio, bro, nesse episódio breve, o bom senso diz: respire um momento

Rosemberg decidiu usar o LinkedIn para pedir ajuda: postou fotos nas quais aparece com o banner, na rua. Já tem cerca de 9.500 likes, mas nenhuma proposta concreta de emprego.

“Quando você faz as coisas honestamente, você não tem que ter vergonha. Foi mais um aprendizado”, afirma.

Há semanas, antes de sair com o banner, ele fez uma entrevista de emprego, participou de todo o processo seletivo e, no momento do envio dos documentos para assinatura do contrato, foi dispensado.

“Acredito que tenha sido por causa da minha idade. Por mais que eu seja qualificado, a idade pesa muito. Querem uma pessoa de 30 anos com a experiência de uma muito mais vivida. Depois dos 40, você tem experiência, mas é considerado velho pelo mercado. É uma visão distorcida”, lamenta.

Rosemberg preocupa-se com as mais recentes regras da previdência social. “Como eu vou chegar ao ponto de me aposentar, se a partir dos 40 não consigo me colocar no mercado? Como eu vou trabalhar 70 anos para me aposentar?”, questiona.

Minha cor não é uniforme

O impacto da pandemia no mercado de trabalho fez com que a diferença da taxa de desemprego entre brancos e pretos aumentasse e atingisse seu maior nível desde 2012, quando começou a atual pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, 64% das pessoas desempregadas são pretas ou pardas. Para Rosemberg, esses não são apenas números. “Quantas vezes eu participei de processos seletivos e eu era o único negro? Já estive em situações de ser mais qualificado que uma pessoa caucasiana e perder a vaga. Também já senti que a cobrança por qualificação pode ser muito maior para as pessoas negras; de mim sempre exigiram mais”, relata.

Rosemberg diz ter treinado seu equilíbrio emocional nessas situações e ter tentado aprender com elas. “Sempre busquei estar acima disso e não me vitimizar. É uma questão de mostrar para mim mesmo que sou capaz de ir além.”

Permita que eu fale e não as minhas cicatrizes

Crescido na favela Boogie Woogie, Rosemberg sempre soube que “precisaria dar 120% de si” e lutar contra um sistema de opressões, como ele mesmo descreve, se quisesse um destino diferente de tantos amigos da comunidade que se envolveram com o crime.

“Meu pai tinha a quinta série e a minha mãe, a quarta. Eles me deram uma educação excepcional, mas eu nunca tive um norte para me guiar nessa busca por qualificação. Sempre encarei como um desafio”, relata.

Atualmente, Rosemberg divide com a mulher, Daiana Alexandre, e o filho, Artur Alexandre, de 22 anos, uma casa no bairro onde nasceu. O rapaz se formará em contabilidade, em breve. Ela é farmacêutica e tem mantido a casa, enquanto o marido busca a recolocação profissional. Apesar de todos os problemas, é ao lado deles que Rosemberg se sente um sujeito de sorte.

Tem uma oportunidade para oferecer? Entre em contato com Rosemberg: (021) 96413-3520.

*Os trechos em itálico fazem parte de canções do álbum AmarElo, de Emicida, que acaba de estrear documentário homônimo na Netflix, no qual aborda vivências como o racismo e a batalha dos movimentos negros em busca de igualdade no Brasil.

 

.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Abono Salarial 2026 começa a ser pago na segunda (16); veja quem recebe

Abono Salarial 2026 começa a ser pago na segunda (16); veja quem recebe

Cerca de 1,8 milhão de trabalhadores nascidos em janeiro terão o benefício liberado pela CAIXA nesta etapa
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de domingo (15/02): descanso e equilíbrio emocional

Previsões para 15 de fevereiro de 2026 destacam tranquilidade, autocuidado e convivência leve
L
Seinfra limpa trajeto da Banda Vai Quem Quer

Seinfra limpa trajeto da Banda Vai Quem Quer

Prefeitura de Porto Velho realiza recolhimento de resíduos e higienização nas avenidas Pinheiro Machado e Carlos Gomes antes do desfile.
L
Prefeitura organiza ambulantes no Carnaval 2026

Prefeitura organiza ambulantes no Carnaval 2026

Decreto proíbe ambulantes circulando com blocos no Bera Folia e define pontos fixos, reforço na limpeza e fiscalização até a madrugada.
L
Obra instala 166 manilhas e reforça drenagem em PVH

Obra instala 166 manilhas e reforça drenagem em PVH

Intervenção da Prefeitura na Rua Benjamin Constant amplia escoamento e busca reduzir alagamentos históricos na capital.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

BBB26: Leandro Boneco ameaça desistir após discussão com Edílson Capetinha

BBB26: Leandro Boneco ameaça desistir após discussão com Edílson Capetinha

Leandro Boneco ameaça apertar o botão de desistência no BBB 26 após discussão com Edílson Capetinha.
L
Nota de Pesar: Elaine Michelly de Araújo Câmara

Nota de Pesar: Elaine Michelly de Araújo Câmara

Sempre alegre e entusiasta, Elaine era uma presença vibrante que contagiava a todos ao seu redor.
L
STF forma maioria contra gratificação de desempenho para aposentados do INSS

STF forma maioria contra gratificação de desempenho para aposentados do INSS

Corte analisa recurso que questiona pagamento da GDASS a servidores inativos.
L
Veja como emitir alerta no Celular Seguro em caso de roubo ou perda

Veja como emitir alerta no Celular Seguro em caso de roubo ou perda

Governo orienta cadastro antecipado para reforçar segurança no Carnaval.
L
Transporte coletivo de Porto Velho terá horários especiais na terça-feira de Carnaval

Transporte coletivo de Porto Velho terá horários especiais na terça-feira de Carnaval

Prefeitura orienta foliões a consultar aplicativos e planejar deslocamentos para evitar contratempos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

“O Brasil vai se transformar numa potência na produção de remédios”, diz Lula em visita ao Aché

“O Brasil vai se transformar numa potência na produção de remédios”, diz Lula em visita ao Aché

Expansão da fábrica em Suape amplia capacidade para 700 milhões de unidades por ano e recebeu R$ 267 milhões em incentivos federais,
L
Lula celebra ouro inédito de Lucas Pinheiro nos Jogos Olímpicos de Inverno

Lula celebra ouro inédito de Lucas Pinheiro nos Jogos Olímpicos de Inverno

Presidente destaca talento e dedicação do atleta após vitória no slalom gigante
L
Justiça anula votos do PSB por fraude à cota feminina

Justiça anula votos do PSB por fraude à cota feminina

6ª Zona Eleitoral de Porto Velho reconhece fraude à cota de gênero nas eleições de 2024 e declara inelegibilidade por 8 anos.
L
Lula sanciona programa Gás do Povo e garante botijão gratuito a famílias de baixa renda

Lula sanciona programa Gás do Povo e garante botijão gratuito a famílias de baixa renda

Benefício atenderá inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa.
L
Mendonça se reúne com PF e define próximos passos da investigação sobre o Banco Master

Mendonça se reúne com PF e define próximos passos da investigação sobre o Banco Master

Encontro marca o primeiro ato do ministro como relator do inquérito no STF.
L
Publicidade

POLÍCIA

Dupla é presa com drogas e arma adaptada em Jaci-Paraná

Dupla é presa com drogas e arma adaptada em Jaci-Paraná

Suspeitos de 19 e 29 anos foram detidos pela PM com entorpecentes, balança de precisão e pistola adaptada.
14
Homem pede socorro em posto de combustíveis após ser agredido durante o carnaval

Homem pede socorro em posto de combustíveis após ser agredido durante o carnaval

Uma equipe do Samu prestou socorro e encaminhou ao Hospital João Paulo II.
14
Ataques incendiários atingem provedores de internet

Ataques incendiários atingem provedores de internet

Criminosos utilizaram coquetel molotov contra terminais de distribuição nos bairros da zona Leste
10
Operação da PM prende suspeitos por tráfico em Buritis

Operação da PM prende suspeitos por tráfico em Buritis

Ação integrada da Polícia Militar apreende drogas, simulacro de arma, dinheiro e objetos suspeitos durante operação.
12
VÍDEO: Batida entre motos deixa piloto com fratura exposta na zona leste

VÍDEO: Batida entre motos deixa piloto com fratura exposta na zona leste

Acidente ocorreu na Avenida José Amador dos Reis, no bairro JK
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BBB 26 Festa com show de Simone Mendes agita a casa e movimenta estratégias para o pare

BBB 26: Festa com show de Simone Mendes agita a casa e movimenta estratégias para o paredão

Brothers especulam indicação do líder Jonas e imunização do anjo Gabriela após noite animada.
L
Nota de pesar: Paulo Pereira Xavier

Nota de pesar: Paulo Pereira Xavier

Amante das estradas e do volante, ele viajou por muitos caminhos, sempre protegido por sua fé inabalável.
L
Rondônia tem 2,2 mil pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni 2026

Rondônia tem 2,2 mil pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni 2026

Estado registrou 16,5 mil inscrições e ofertou 5,7 mil bolsas; medicina lidera como curso mais disputado.
L
Plataforma do governo amplia mercado para 13 mil MEIs em escolas de Rondônia

Plataforma do governo amplia mercado para 13 mil MEIs em escolas de Rondônia

Mais de 900 unidades de ensino poderão contratar serviços de manutenção pelo Contrata+Brasil com recursos do PDDE.
L
Vasco supera pressão, vence nos pênaltis e garante vaga na semifinal do Carioca

Vasco supera pressão, vence nos pênaltis e garante vaga na semifinal do Carioca

Após empate no tempo normal, Cruzmaltino bate o Volta Redonda nas penalidades e segue vivo na disputa
L
Policlínica Oswaldo Cruz supera 317 mil ações

Policlínica Oswaldo Cruz supera 317 mil ações

A Policlínica oferece atendimento em diversas especialidades, como cardiologia, neurologia adulta e pediátrica, ortopedia, psiquiatria, reumatologia, urologia e infectologia, entre outras.
L
Governo reativa Câmara Setorial do Leite em RO

Governo reativa Câmara Setorial do Leite em RO

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado, criando um espaço permanente de diálogo entre o poder público e representantes do setor produtivo.
L
Matrículas da EJA seguem até 28 de fevereiro

Matrículas da EJA seguem até 28 de fevereiro

Seduc reforça prazo para inscrição na Educação de Jovens e Adultos em escolas estaduais e CEEJAs de Rondônia.
L
Prefeitura monta força-tarefa para BVQQ 2026

Prefeitura monta força-tarefa para BVQQ 2026

Gestão mobiliza trânsito, saúde, segurança e assistência social para a 46ª Banda do Vai Quem Quer neste sábado (14), em Porto Velho.
L
Prefeitura entrega bicicletas a alunos destaque

Prefeitura entrega bicicletas a alunos destaque

Estudantes com melhor desempenho no Avalia Porto Velho recebem bicicletas em solenidade na Escola Alegria, na zona Sul da capital.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.