A Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho e competição da Ford, está chegando oficialmente ao Brasil, como parte da expansão global das operações da marca. O lançamento inclui também a Argentina, Chile, Colômbia e Peru na América do Sul, com um plano de negócios focado em inovação tecnológica e emoção.
“A Ford nasceu nas pistas e a competição faz parte do nosso DNA. A Ford Performance é hoje a divisão responsável por levar adiante esse legado vitorioso, trazendo veículos e experiências exclusivas que combinam alto desempenho, estilo de vida e emoção”, diz Antonio Baltar Jr, diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford.
A Ranger Raptor é o primeiro veículo desenvolvido pela Ford Performance disponível no Brasil. Em outros mercados da região, estão presentes também a F-150 Raptor (Argentina, Chile, Colômbia e Peru) e o Explorer ST (Chile, Colômbia e Peru).
A Ranger Raptor é a picape mais rápida e capaz do mercado em qualquer terreno, equipada com motor 3.0 V6 biturbo GTDI de 397 cavalos de potência, que acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, e suspensão com amortecedores Fox. A Ford também está usando o nome Raptor para o próximo desafio do Rally Dakar na Península Árabe, com a nova Ford Raptor T1+.
Além de ampliar essa linha com novos veículos, o plano da grife é oferecer futuramente experiências únicas para os clientes com o portfólio da Ford Performance, como “track days”, roteiros diferenciados em estrada e fora de estrada, a participação em eventos esportivos globais na região e o licenciamento de produtos.
A proposta é oferecer aos consumidores novas formas de interagir com a marca, expressar sua paixão pelo esporte e se conectar com o estilo de vida dinâmico e emocionante do automobilismo, expandindo continuamente os negócios através dos veículos, produtos e encontros dedicados com pessoas que compartilham desse mesmo perfil.
Além dos veículos Ford Performance já disponíveis na região – Ranger Raptor, F-150 Raptor e Explorer ST – a Ford também oferece o Mustang GT Performance e o Mustang Mach-E GT Performance.
Sétima geração do ícone, o Mustang GT Performance combina a potência bruta do motor Coyote V8 de 488 cavalos de potência com um nível inédito de prazer de dirigir. Já o Mustang Mach-E GT Performance é uma proposta totalmente nova, unindo o carisma do Mustang com carroceria crossover e propulsão elétrica.
Com potência de 487 cavalos e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, é o mais forte e rápido da categoria e sua bateria tem autonomia de 379 km no padrão do Inmetro, ou 541 quilômetros pelo método WLTP.
Emoção, tecnologia e negócios
A Ford iniciou este ano o maior programa de competição da sua história, que inclui o retorno à Formula 1 em 2026. A associação da empresa com o automobilismo tem três objetivos principais: promover o crescimento da marca e o engajamento emocional com os fãs, a expansão dos negócios e a transferência de tecnologias das pistas para os carros de rua.
Não se trata de um investimento limitado à formação de imagem ou marketing. O foco é tornar as corridas um negócio lucrativo dentro e fora das pistas através da venda de veículos, pacotes de preparação, licenciamento e merchandising. Outro aspecto importante do trabalho da Ford Performance é a transferência de tecnologia.
“Correr nos ambientes mais difíceis do mundo nos permite desenvolver e testar tecnologias que podem chegar rapidamente aos nossos veículos e melhorar a vida dos clientes”, completa Antonio Baltar Junior. “Temos vários exemplos de aprimoramentos que foram trazidos ao mercado dessa forma, incluindo itens de segurança, eficiência e aerodinâmica.”
O novo freio de drift do Mustang GT Performance é um dos recursos exclusivos do esportivo que foram criados originalmente para as pistas. Da mesma forma, a tecnologia da suspensão da Ranger Raptor é inspirada nos veículos baja de competição no deserto.
Corridas no DNA
As corridas fazem parte da história da Ford antes mesmo da sua fundação. Em 1901, Henry Ford venceu o construtor de carros e piloto mais famoso da época, Alexander Winton, numa corrida em Michigan com o Sweepstakes, carro que ele mesmo construiu e pilotou.
No ano seguinte, Ford derrotou Winton novamente, desta vez com o modelo Ford 999 (nome emprestado de um famoso trem de Nova York). Essa publicidade foi chave para atrair investidores e fundar a Ford Motor Company, em 1903.
Desde então, a marca continuou a colecionar vitórias e recordes nas pistas de todo o mundo. Em 2015, a Ford Racing, o Ford Team RS e o Special Vehicle Team, responsáveis pelo desenvolvimento de veículos especiais e de competição da marca, foram unificados na Ford Performance.