O número de pessoas mortas por enchentes e deslizamentos de terra na ilha de Sumatra, na Indonésia, subiu para 708 nesta terça-feira, 02 de dezembro. A informação foi divulgada pela agência de desastres do país durante uma entrevista coletiva.
As autoridades e equipes de resgate correm para consertar a infraestrutura danificada e levar ajuda humanitária às áreas que estão isoladas. Os desastres naturais ocorreram na semana passada, após meses de clima adverso no Sudeste Asiático.
Desmatamento é apontado como causa para mortes
As inundações e deslizamentos de terra na Indonésia, Malásia e Tailândia causaram estragos e um alto número de vítimas. Cerca de 900 pessoas morreram na região.
Especialistas em meio ambiente e autoridades locais afirmaram que o desmatamento em Sumatra levou a um número desproporcional de mortes. A agência de desastres da Indonésia informou que as equipes estão priorizando a distribuição de ajuda por terra, mar e ar.
O porta-voz Abdul Muhari declarou que a prioridade é também a limpeza de estradas bloqueadas e o reparo da infraestrutura danificada. “Esperamos poder acelerar a distribuição logística”, disse ele.
A agência de desastres reportou o número de 708 mortes na Indonésia por desastres, um ajuste em relação ao total de 753 que constava em seu site no início do dia.










































