Um forte terremoto de magnitude 7,5 atingiu a Passagem de Drake, uma área entre a América do Sul e a Antártica, nesta quinta-feira (21). Apesar da intensidade, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico informou que não houve ameaça de tsunami, após um breve alerta ter sido emitido para áreas costeiras do Chile. O epicentro do tremor foi a cerca de 700 km a sudeste de Ushuaia, na Argentina, e a 11 km de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O tremor também foi sentido a 258 km a noroeste da Base Frei, no território antártico do Chile. Por conta disso, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile emitiu um alerta de tsunami específico para a sua área antártica. A medida foi de precaução, já que o risco foi rapidamente descartado pelas autoridades. O evento mostra a importância do monitoramento constante de atividades sísmicas em regiões de grande atividade geológica.
Detalhes do Terremoto
O evento sísmico, inicialmente reportado com magnitude 8, foi revisado pelo USGS para 7,5. A profundidade de 11 quilômetros contribuiu para que o impacto fosse menos devastador em áreas habitadas. A cidade de Ushuaia, com 57 mil habitantes, foi uma das localidades mais próximas do epicentro, mas não há relatos de danos.