Uma nova onda de calor, com temperaturas superiores a 40ºC, está causando incêndios florestais em diversos países da Europa, como Espanha, Portugal, Grécia, Turquia e nos Bálcãs. O aquecimento global tem sido apontado por cientistas como o motivo para os verões mais quentes e secos na região do Mediterrâneo, o que contribui para o aumento dos focos de incêndio a cada ano.
Em Tarifa, na costa sul da Espanha, mais de 2 mil pessoas foram retiradas. Banhistas e o chef José Andrés registraram chamas e fumaça em colinas próximas a vilas. Em Madri, um incêndio foi controlado após matar um homem e atingir casas e fazendas.
Alertas de calor em vários países
Além dos incêndios, diversos países emitiram alertas de calor. Na Albânia e em Montenegro, as temperaturas chegaram a 39ºC. A Alemanha emitiu alertas para a maior parte do país, com previsões de temperaturas acima de 30ºC. Na Itália, 16 cidades estão em alerta vermelho. Na França, a maioria do território está em alerta vermelho ou laranja.
A Espanha enfrenta o risco de temperaturas de até 44ºC em algumas regiões. A falta de chuvas e as condições de vento agravam a situação, aumentando o risco de novos incêndios.