QUINTA-FEIRA, 29/05/2025

L

Mundo

Anistia Internacional denuncia retrocessos globais em direitos humanos sob influência do governo Trump em relatório de 2025

Presidente dos EUA também influenciou outros líderes, diz documento

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil* - 20

Publicado em 

Anistia Internacional denuncia retrocessos globais em direitos humanos sob influência do governo Trump em relatório de 2025
REUTERS/Leah Millis /Proibida reprodução

Em meio às celebrações dos 100 dias de governo do presidente Trump, nos Estados Unidos, a Anistia Internacional divulgou, nesta terça-feira (29), o relatório anual O Estado dos Direitos Humanos no Mundo, que destaca que as ações e campanhas promovidas pelo presidente norte-americano estão sendo responsáveis pela violação de direitos humanos, colocando em risco bilhões de pessoas em todo o mundo.

De acordo com o documento, o chamado “Efeito Trump” influenciou também outros líderes mundiais ao longo de 2024, o que acelerou a difusão de práticas autoritárias e fez com que o mundo retrocedesse na promoção de direitos a todas as pessoas.

“Com a eleição de Donald Trump e a forte captura corporativa de seu governo, estamos sendo empurrados para uma era brutal em que o poder militar e econômico supera os direitos humanos e a diplomacia; em que as hierarquias raciais e de gênero e o pensamento de soma zero moldam as políticas, em que o nacionalismo niilista conduz as relações internacionais”, afirma o relatório.

Entre os impactos do governo Trump, a Anistia Internacional destaca a disseminação da repressão contra dissidências políticas; a escalada de conflitos armados; esforços insuficientes para lidar com o colapso climático e crescente reação contra os direitos de migrantes, refugiados, mulheres, meninas e pessoas LGBTQIA+.

“Precisamos encarar as falhas sistêmicas do sistema internacional na defesa dos direitos humanos. Mas, hoje, enfrentamos forças reenergizadas que estão trabalhando para impor um novo sistema: não um sistema mais bem equipado para a igualdade e a justiça, mas um sistema sem proteções aos direitos humanos; não um sistema que sirva melhor ao Estado de Direito, mas um sistema projetado para servir ao império do lucro em detrimento da justiça”, afirma a secretária-geral da Anistia Internacional, Agnès Callamard, na publicação.

No relatório constam também análises sobre as guerras e conflitos armados no mundo. Entre os conflitos foi analisada a guerra em Gaza. A Anistia Internacional acusa Israel de promover um genocídio de palestinos que é assistido ao vivo pelo restante do mundo.

“Desde 7 de outubro de 2023, quando o Hamas cometeu crimes terríveis contra cidadãos israelenses e outros, capturando mais de 250 reféns, o mundo foi transformado em plateia para um genocídio transmitido ao vivo”, diz o texto.

Segundo a publicação, as ações de Israel em Gaza tiveram “um impacto catastrófico sobre os civis palestinos e configuram genocídio. Enquanto isso, o sistema de apartheid e a ocupação ilegal de Israel tornaram-se cada vez mais violentos na Cisjordânia ocupada, marcados por um aumento acentuado de detenções arbitrárias, homicídios ilegais e ataques de colonos israelenses apoiados pelo Estado contra civis palestinos”.

Os Estados Unidos também têm responsabilidade nessa guerra, de acordo com a Anistia Internacional. “Como se nada pudessem fazer, os Estados [Unidos] assistiram Israel matar milhares após milhares de palestinos, exterminando famílias inteiras de várias gerações, destruindo casas, meios de subsistência, hospitais e escolas”, defende no relatório.

Brasil entre os mais perigosos

O relatório também traz dados do Brasil e destaca que o país foi classificado, em 2023, de acordo com a organização Global Witness, como o segundo mais perigoso do mundo para pessoas que defendem os direitos à terra e território, especialmente aquelas que pertencem a povos indígenas.

Segundo a organização, a Colômbia teve o maior número de assassinatos de defensores da terra e do meio ambiente em todo o mundo – com um recorde de 79 defensores mortos, seguida pelo Brasil, com 25, México, 18, e Honduras, 18.

A publicação mostra também que no Brasil persiste a impunidade em relação às violações dos direitos humanos cometidas por agentes do Estado. Segundo informações divulgadas em 2024 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, de 2013 a 2023 houve aumento de 188,9% nos homicídios cometidos pela polícia, com 6.393 mortes em 2023. A maioria das vítimas era de pessoas negras, sendo 82,7% dos casos, e de jovens, 71,7% dos casos.

A Anistia Internacional destaca os assassinatos dos jovens Johnatha Oliveira, em 2014, e João Pedro Mattos, em 2020, no Rio de Janeiro, como exemplos da falta de responsabilização de agentes do Estado por graves violações de direitos humanos.

Relatório Global

A edição de 2025 do relatório anual da Anistia Internacional, O Estado dos Direitos Humanos no Mundo, analisa acontecimentos em âmbito nacional, regional e internacional e mapeia padrões globais de violações de direitos humanos. O relatório documenta preocupações com os direitos humanos ao longo de 2024 em 150 países. O documento pode ser acesso na íntegra na internet.

A Anistia Internacional é um movimento global presente em mais de 150 países, que conta com 10 milhões de pessoas, em prol do reconhecimento, respeito e proteção de direitos humanos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Israel aprova construção de 22 novos assentamentos na Cisjordânia, gerando críticas internacionais e risco de sanções

Israel aprova construção de 22 novos assentamentos na Cisjordânia, gerando críticas internacionais e risco de sanções

A medida pode aprofundar as divisões com alguns aliados do país, que ameaçaram com sanções por causa da expansão israelense na região.
L
Elon Musk deixa governo Trump após críticas a projeto de lei e atritos com equipe

Elon Musk deixa governo Trump após críticas a projeto de lei e atritos com equipe

Bilionário sai após liderar tumultuada campanha de eficiência
L
EUA adotarão restrições de visto a estrangeiros que censurarem norte-americanos, anuncia secretário Marco Rubio

EUA adotarão restrições de visto a estrangeiros que censurarem norte-americanos, anuncia secretário Marco Rubio

Não foram mencionados países ou indivíduos específicos
L
Chefe da ONU critica sistema de distribuição de ajuda em Gaza após operação caótica que deixou 47 feridos no 600º dia da guerra

Chefe da ONU critica sistema de distribuição de ajuda em Gaza após operação caótica que deixou 47 feridos no 600º dia da guerra

Distribuição por empresa privada ligada aos EUA deixou 47 feridos
L
Netanyahu afirma que Israel matou líder do Hamas em Gaza, Mohammad Sinwar

Netanyahu afirma que Israel matou líder do Hamas em Gaza, Mohammad Sinwar

Mohammad Sinwar foi alvo de um ataque israelense a um hospital
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna social Marisa Linhares: Clínica Bela Aldeia

Em Cacoal/RO, no sábado, DIA 24, a Clínica BELA ALDEIA celebrou TRÊS ANOS com evento em uma noite especial no confortável e prestigiado espaço do Restaurante El Sossego.
L

Inmet alerta para o declínio da temperatura nas próximas horas

Estudos indicam que essa é a maior massa de ar frio polar deste ano, chegando a atingir estados da Região Norte, como Rondônia, Acre e parte do sul do Amazonas.
L

Direitos Humanos e Grupos Vulneráveis: A Proteção de Crianças e Adolescentes em Rondônia

Neste artigo, abordaremos o panorama atual da proteção à infância e adolescência em nosso estado, analisando o arcabouço legal, as políticas públicas implementadas e os desafios que ainda persistem nessa luta pela garantia de direitos fundamentais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece 123 oportunidades de trabalho em Porto Velho

As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade
L
Polícia Federal abre inscrição de concurso para preencher mil vagas

Polícia Federal abre inscrição de concurso para preencher mil vagas

Taxa varia de R$ 180 a R$ 250 e deve ser paga até 20 de junho
L

Governo de RO prorroga até 2027 validade do concurso para cargos efetivos da Seas

O concurso homologado em 13 de junho de 2023, teve a validade prorrogada para 13 de junho de 2027
L
Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru realizará VI Simpósio de Medicina Veterinária no mês de outubro

IFRO seleciona colaboradores externos para atuarem nos projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão dos territórios rurais

O processo seletivo é público e gratuito, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade.
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Inscrições para concurso administrativo da Polícia Federal são prorrogadas

Os interessados terão até às 18h desta sexta-feira (23/5), horário de Brasília, para se inscreverem
L
Publicidade

POLÍTICA

Audiência pública sobre regularização fundiária é realizada pela Assembleia Legislativa durante a Rondônia Rural Show

Encontro discutiu caminhos legais e orçamentários para ampliar a regularização fundiária no estado.
L
Governo Federal aponta queda na inflação de alimentos após redução de impostos sobre importações

Governo Federal aponta queda na inflação de alimentos após redução de impostos sobre importações

Ministro da Agricultura participa de audiência na Câmara
L
Senado adia votação de novo Código Eleitoral com cota de 20% para mulheres no Legislativo e mudanças em regras eleitorais

Senado adia votação de novo Código Eleitoral com cota de 20% para mulheres no Legislativo e mudanças em regras eleitorais

CCJ do Senado adiou novamente votação do novo Código Eleitoral
L

Léo Moraes: prefeito comemora prêmio por aumento de contribuintes no imposto de renda

“Recebemos a premiação pelo maior número de contribuintes no momento da declaração do imposto de renda.”
L

Deputada Cláudia de Jesus celebra aprovação de projeto que reconhece servidores da Emater

Alero autorizou transferir recursos dos fundos Proleite e Funcafé para fortalecer financeiramente a Emater.
L
Publicidade

POLÍCIA

Denarc apreende 4kg de drogas em transportadora na capital

Denarc apreende 4kg de drogas em transportadora na capital

Segundo o Denarc, durante fiscalização as drogas foram encontradas escondidas em um compressor artesanal, e seriam enviadas para o nordeste.
12
Ciclista é atropelado por carro na Avenida Imigrantes

Ciclista é atropelado por carro na Avenida Imigrantes

Segundo testemunhas, um policial militar seguia de carro sentido Avenida Jorge Teixeira, quando o ciclista cruzou a via e acabou sendo violentamente atropelado, ficando em estado grave.
16

Van é destruída durante incêndio em vegetação na zona sul

De acordo com testemunhas, o fogo teria começado no matagal devido a algumas bombinhas que crianças jogaram enquanto brincavam.
10

BOPE e RP da PM prendem quadrilha com armas após roubo em residência no Lagoa

De acordo com a PM, o bando armado invadiu a residência e fez a família refém.
10
Morador de rua é eletrocutado durante incêndio em residência na capital

Morador de rua é eletrocutado durante incêndio em residência na capital

O morador em situação de rua quis ajudar desligando a rede elétrica, e acabou ficando grudado na fiação, até ser resgatado em estado grave.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia entrega títulos de propriedade rural na Rondônia Rural Show Internacional

A ação faz parte de um esforço conjunto entre o governo de Rondônia e o Incra, que visa dar segurança jurídica às famílias do campo.
L

Requerimento de Renovação da Dispensa de Licenciamento Ambiental: A D R & B SERVICOS MEDICOS LTDA

Dispensa de Licenciamento Ambiental Nº 194 SOL/DLA SOL/DLA
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: A D R & B SERVICOS MEDICOS LTDA

Dispensa de Licenciamento Ambiental Nº 194 SOL/DLA
L
Ministra dos Povos Indígenas critica aprovação no Senado de novo marco do licenciamento ambiental

Ministra dos Povos Indígenas critica aprovação no Senado de novo marco do licenciamento ambiental

Sonia Guajajara também criticou PL sobre licenciamento ambiental
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): CLAIDES LAZARETTI MASUTTI

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
STF retoma em 4 de junho julgamento sobre responsabilidade de redes sociais por conteúdos ilegais

STF retoma em 4 de junho julgamento sobre responsabilidade de redes sociais por conteúdos ilegais

Análise foi interrompida em dezembro por um pedido de vista
L
MEC habilita 401 propostas para integrar rede nacional de cursinhos populares

MEC habilita 401 propostas para integrar rede nacional de cursinhos populares

MEC divulgou lista de entidades habilitadas à segunda fase
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.