SÁBADO, 22/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Ex-presidente das Filipinas é preso por crimes contra a humanidade

Rodrigo Duterte foi detido por ordem do Tribunal Penal Internacional

Por LUSA - 20

Publicado em 

Ex-presidente das Filipinas é preso por crimes contra a humanidade
FRAME REUTERS/PROIBIDA REPRODUÇÃO

O ex-presidente filipino Rodrigo Duterte foi hoje detido no Aeroporto Internacional de Manila por ordem do Tribunal Penal Internacional, que o acusa de crimes contra a humanidade durante a sangrenta campanha contra a droga, anunciou fonte oficial.

“Esta manhã, a Interpol de Manila recebeu a cópia oficial de um mandado de captura emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI)”, declarou a Presidência das Filipinas em comunicado. “Encontra-se atualmente sob custódia”, referiu.

Rodrigo Duterte (2016-2022) foi detido depois de chegar de Hong Kong e a polícia levou-o sob custódia por ordem do TPI, que tem estado a investigar os assassínios em massa que ocorreram durante a campanha repressiva do antigo dirigente contra a droga, referiu o gabinete do Presidente Ferdinand Marcos, em comunicado.

O TPI lançou uma investigação sobre os assassínios relacionados com a campanha antidroga sob o comando de Duterte, entre 01 de novembro de 2011, quando ainda era presidente da Câmara da cidade de Davao, no sul do país, e 16 de março de 2019, como possíveis crimes contra a humanidade.

Duterte retirou as Filipinas em 2019 do Estatuto de Roma, numa medida que os ativistas dos direitos humanos dizem que teve como objetivo escapar à responsabilização pelos assassínios.

O Governo de Duterte fez movimentações para suspender a investigação deste tribunal no final de 2021, ao argumentar que as autoridades filipinas já estavam a investigar as mesmas alegações e dizendo que o TPI – um tribunal de último recurso – não tinha jurisdição.

Juízes do TPI decidiram em julho de 2023 que a investigação poderia ser retomada e rejeitaram as objeções do Governo Duterte.

Com sede em Haia, nos Países Baixos, o TPI pode intervir quando os países não querem ou não podem processar os suspeitos dos crimes internacionais mais graves, incluindo genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

O Presidente Ferdinand Marcos Jr., que sucedeu a Duterte em 2022 e se envolveu numa amarga disputa política com o antigo Presidente, decidiu não voltar a aderir a este tribunal universal.

No entanto, a Administração de Marcos disse que cooperaria se o TPI pedisse à polícia internacional para levar Duterte sob custódia através do chamado “alerta vermelho”, um pedido para que as agências de aplicação da lei em todo o mundo localizem e detenham temporariamente um suspeito de crime.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Rustem Umerov, principal autoridade de segurança ucraniana, desmentiu as alegações de autoridades dos EUA de que ele teria concordado com o esboço de um plano de paz que exige a rendição de mais território, redução das Forças Armadas e o abandono da adesão à Otan.
L
Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano recebeu o esboço de um acordo que incluiria concessões territoriais e restrições militares, e espera discutir a iniciativa com Donald Trump nos próximos dias.
L
China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

Em meio às tensões comerciais, a China não importou soja norte-americana pelo segundo mês seguido em outubro, e as compras do Brasil representaram 75% do total, atingindo 7,12 milhões de toneladas.
L
Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

A ministra Marina Silva anunciou em Belém que o aporte alemão foi confirmado, elevando o total prometido ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) para mais de US$ 6,5 bilhões.
L
Trump assina lei para divulgar arquivos sobre Jeffrey Epstein

Trump assina lei para divulgar arquivos sobre Jeffrey Epstein

O presidente dos EUA, Donald Trump, sancionou a legislação que ordena a liberação dos documentos do Departamento de Justiça sobre a investigação do agressor sexual, apesar de ter se oposto à medida anteriormente.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Novas informações sobre a prisão preventiva de Jair Bolsonaro

Ex-presidente permanece na Superintendência da PF em Brasília após decisão do STF, que determinou medida cautelar para garantir a ordem pública
L
Horóscopo de sábado, 22/11/2025: veja o que os astros reservam para cada signo

Horóscopo de sábado, 22/11/2025: veja o que os astros reservam para cada signo

O sábado, 22 de novembro de 2025, chega com uma energia mais leve, propícia para reorganizar pensamentos, relaxar e fortalecer relações.
L

Jair Bolsonaro é preso preventivamente a pedido da PF

Ex Presidente Jair Bolsonaro foi detido no início da manhã em Brasília após mandado preventivo expedido pelo STF, sendo levado à Superintendência da PF em medida cautelar que não representa início de cumprimento de pena
L

Paredão formado com Lylyan Silva, Leili Oliveira e Fernanda Mota

Lylyan Silva, Leili Oliveira e Fernanda Mota estão na berlinda do Rondônia Reality Show 2025 após uma formação marcada por surpresa e reviravolta, com a votação aberta até domingo às 19h30.
L

Povoado Nerd: Racks Yang fala sobre sua trajetória artística e o álbum Protagonista

Seu segundo álbum de estúdio: “PROTAGONISTA”.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Dr. Santana mantém fiscalização firme em obras do Tchau Poeira

Vereador Dr. Santana mantém fiscalização firme em obras do Tchau Poeira

O parlamentar atua com responsabilidade e presença ativa para garantir a correta aplicação dos recursos e o cumprimento dos prazos na pavimentação asfáltica nos bairros 3 Marias e Castanheiras em Porto Velho.
L
Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Novo órgão atuará na proteção e na promoção de políticas voltadas às mulheres do município.
L

Eleições 2026: “Quero transformar Rondônia como transformei Cacoal”, diz Adaílton Fúria

Em conversa com o News Rondônia, o prefeito Adaílton Fúria detalha por que decidiu disputar espaço na política estadual em 2026, apontando responsabilidade geracional, críticas ao abandono do estado e resultados que afirma ter alcançado em Cacoal.
L
Prisão de Ramagem é decretada por Moraes após deputado ser flagrado em Miami

Prisão de Ramagem é decretada por Moraes após deputado ser flagrado em Miami

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão do deputado federal Alexandre Ramagem após a confirmação de que ele deixou o país, violando uma proibição judicial, enquanto recorre de sua condenação na trama golpista.
L
Saúde de Bolsonaro motiva pedido de prisão domiciliar ao STF

Saúde de Bolsonaro motiva pedido de prisão domiciliar ao STF

Advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitam ao ministro Alexandre de Moraes prisão domiciliar alegando doenças permanentes e necessidade de acompanhamento médico intenso.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende casal por tráfico de drogas em Guajará-Mirim

Polícia Civil prende casal por tráfico de drogas em Guajará-Mirim

Em ação contra o tráfico de drogas, a Polícia Civil de Rondônia apreendeu porções de cocaína e maconha, além de duas motocicletas e objetos de origem a ser esclarecida.
12
Homem é morto após cobrar devolução de PIX feito por engano em Várzea Grande

Homem é morto após cobrar devolução de PIX feito por engano em Várzea Grande

Vítima pediu reembolso de R$ 950 enviado por engano; comerciante alegou conta negativa.
18
Cantor é preso com pistola em carro na zona sul

Cantor é preso com pistola em carro na zona sul

Uma guarnição da PM fazia patrulhamento pelo local que tem alto índice de crimes de roubo quando avistou um veículo de cor preta com dois ocupantes e fez a abordagem.
10
Acidente na Avenida Nações Unidas deixa casal ferido após ser fechado por carro

Acidente na Avenida Nações Unidas deixa casal ferido após ser fechado por carro

Com a manobra brusca, os ocupantes da moto perderam o controle, bateram no meio-fio e caíram.
12
Motociclista sofre fratura em acidente com S10 na Rio de Janeiro

Motociclista sofre fratura em acidente com S10 na Rio de Janeiro

Testemunhas contaram que a caminhonete seguia pela Equador, quando invadiu a preferencial e atropelou o motociclista que trafegava sentido centro.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Persistir transforma quedas em novos caminhos

Persistir transforma quedas em novos caminhos

Reflexão destaca como a desistência interrompe o processo de crescimento e impede que sonhos sejam realizados.
L
Correios aprovam demissão voluntária e fecham mil agências deficitárias

Correios aprovam demissão voluntária e fecham mil agências deficitárias

Plano de reestruturação da estatal, que visa reverter a crise financeira e retomar o lucro em 2027, inclui novo Programa de Demissão Voluntária (PDV) e a venda de imóveis para gerar R$ 1,5 bilhão em receitas.
L
Lançamento de foguete sul-coreano de Alcântara é adiado para dezembro

Lançamento de foguete sul-coreano de Alcântara é adiado para dezembro

A Agência Espacial Brasileira (AEB) estendeu o prazo da Operação Spaceward, e a nova tentativa de colocar o Hanbit-Nano em órbita a partir do Maranhão está prevista para dezembro.
L
Juma Xipaia detalha impactos de megaobras na Amazônia em meio à COP30

Juma Xipaia detalha impactos de megaobras na Amazônia em meio à COP30

A cacica da Aldeia Kaarimã, Juma Xipaia, usa sua voz no Xingu, no cinema e na Conferência do Clima para denunciar como grandes empreendimentos enfraquecem a luta pela Amazônia.
L
Nove em cada dez mulheres sofreram violência em deslocamentos noturnos

Nove em cada dez mulheres sofreram violência em deslocamentos noturnos

Relatório do Instituto Patrícia Galvão aponta que 90% das brasileiras já foram vítimas de violência ao sair à noite para lazer, sendo a maioria de cunho sexual. O índice de estupro dobra entre mulheres da comunidade LGBTQIA+.
L
Novo rascunho da COP30 avança na adaptação, mas é criticado por omissão de combustíveis fósseis

Novo rascunho da COP30 avança na adaptação, mas é criticado por omissão de combustíveis fósseis

O secretariado da Convenção do Clima publicou uma nova versão do Pacote de Belém com indicadores para a Meta Global de Adaptação (GGA). Organizações sociais apontam o texto como desequilibrado e criticam a ausência de um roteiro claro para o abandono dos combustíveis fósseis.
L
Ativista nigeriano critica soluções ilusórias para África na agenda climática

Ativista nigeriano critica soluções ilusórias para África na agenda climática

Olumide Idowu, diretor executivo da ICCDI Africa, cobrou maior protagonismo e financiamento climático real para o continente durante a COP30 em Belém (PA), alertando que as soluções atuais não atendem às necessidades das populações africanas.
L
Lula desembarca na África do Sul para Cúpula do G20 com foco em minerais críticos

Lula desembarca na África do Sul para Cúpula do G20 com foco em minerais críticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Joanesburgo nesta sexta-feira, 21 de novembro, para participar da Cúpula de Líderes do G20, que tem como prioridades o debate sobre terras raras, sustentabilidade da dívida e transição energética justa.
L
Dia de inclusão e afeto marca início do Porto Velho Luz para pessoas com deficiência e neurodivergentes

Dia de inclusão e afeto marca início do Porto Velho Luz para pessoas com deficiência e neurodivergentes

Acesso antecipado garantiu acolhimento, sensibilidade e reforçou a uma experiência pensada para todas as famílias
L
Imunização contra a gripe é reforçada em Porto Velho neste sábado (22)

Imunização contra a gripe é reforçada em Porto Velho neste sábado (22)

Ação do Dia D amplia cobertura vacinal a vários pontos da capital
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.