SEGUNDA-FEIRA, 01/12/2025

Em destaque

L

Mundo

Meta promete se aliar a Trump contra países que regulam redes sociais

Empresa anuncia o fim do programa de checagem de informações.

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 25

Publicado em 

Foto - Albert Gea/Reuters/ Direitos reservados

Citando suposta censura nas redes sociais, a Meta – companhia que controla Facebook, Instagram e Whatsapp – anunciou nesta terça-feira (7) que vai se aliar ao governo do presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, para pressionar países que buscam regular o ambiente digital.

“Vamos trabalhar com o presidente Trump para pressionar os governos ao redor do mundo que estão perseguindo empresas americanas e pressionando para censurar mais”, afirmou o dono da Meta, Mark Zuckerberg. Segundo o empresário, “a única maneira de resistir a essa tendência global é com o apoio do governo dos EUA”.

Zuckerberg argumentou que a Europa está “institucionalizando a censura”, que os países latino-americanos têm “tribunais secretos que podem ordenar que empresas retirem coisas discretamente” e que a China “censurou nossos aplicativos”.

Além disso, o dono da Meta anunciou cinco alterações nas políticas de moderação de conteúdos em suas redes sociais, entre elas, o fim do programa de checagem de fatos que verifica a veracidade de informações que circulam nas redes; o fim de restrições para assuntos como migração e gênero; e a promoção de “conteúdo cívico”, entendido como informações com teor político-ideológico.

Para a especialista em direito digital consultada pela Agência Brasil, Bruna Santos, da Coalização Direitos na Rede, a iniciativa é “lamentável” e mostra um alinhamento da gigante da tecnologia com o novo governo de extrema-direita dos EUA.

“Essa decisão da Meta cria uma falsa dicotomia entre a liberdade de expressão dos EUA versus o redor do mundo, inclusive quando cita as ‘cortes secretas’. Ele deixa claro que os EUA voltam a ser o centro único de poder, demonstrando muito bem como que vai ser o jogo de poder daqui para frente”, destacou Santos.

Mudanças

Em um vídeo de cerca de cinco minutos publicado em uma de suas redes socais, Mark Zuckerberg informa sobre as mudanças na política de moderação de conteúdo das plataformas que controla para “voltar às raízes em torno da liberdade de expressão”.

“Vamos nos livrar dos verificadores de fatos e substituí-los por notas da comunidade semelhantes a [plataforma] X, começando nos EUA”, disse Mark. A Meta tem grupos de verificadores de fatos independentes em cerca de 115 países, serviço que começou a prestar em 2016. Já as “notas de comunidade” são informações incluídas pelos próprios usuários em cima de algum conteúdo.

Outra mudança anunciada é o fim de restrições para conteúdos sobre imigração e gênero, temas caros à Donald Trump, que assume a Casa Branca este mês. “O que começou como um movimento para ser mais inclusivo tem sido cada vez mais usado para calar opiniões e excluir pessoas com ideias diferentes, e isso foi longe demais”, afirmou Zuckerberg.

O empresário estadunidense também anunciou a intenção de “trazer de volta o conteúdo cívico”. Segundo ele, no passado, a “comunidade” pediu para ver menos política nas redes, mas que isso teria mudado.

“[O conteúdo sobre política] estava deixando as pessoas estressadas, então paramos de recomendar essas postagens. Mas parece que estamos em uma nova era agora, e estamos começando a receber feedback de que as pessoas querem ver esse conteúdo novamente”, explicou.

Por último, o dono da Meta decidiu remover as equipes da companhia que cuidam da moderação de conteúdo da Califórnia para o Texas, estado que tem uma legislação mais branda em relação ao tema. “Isso nos ajudará a construir confiança para fazer esse trabalho em lugares onde há menos preocupação com o preconceito de nossas equipes”, comentou.

Aceno à Trump

A integrante da Coalização Direitos nas Redes, Bruna Santos, da organização que reúne mais de 50 entidades que atuam com direitos na internet, comentou à Agência Brasil que Zuckerberg não apenas fez um aceno, mas uma virada completa a favor da política do Partido Republicano dos EUA. Para ela, as mudanças podem resultar em um ambiente digital com mais desinformação.

“É um pouco cedo para avaliar, mas eu não me surpreenderia caso, daqui a uns meses, a partir da implementação dessas medidas, passarmos a ver um ambiente digital tomado por desinformação ou por discursos problemáticos, o que tem sido uma constante até o momento, mas que era, em alguma medida, combatida por esses mecanismos que ele retira a partir de hoje”, analisou.

A especialista defende que medidas como checagem de fatos e moderação de conteúdos não existem para censurar, mas para criar um ambiente digital com informações mais confiáveis e que o oposto é um ambiente onde prevalece a desinformação.

“Apesar do combate à censura estar sendo utilizado como justificativa para retirada dessas medidas, temo que o resultado seja mais censura na rede. Afinal, os usuários não terão acesso a medidas justas de revisão de conteúdo ou de fornecimento de contexto específico para notícias de governo, por exemplo. A gente pode passar a ver na Meta um ambiente digital com menos integridade informacional e onde se priorizam ideais políticos ao invés de informações confiáveis”, concluiu Bruna Santos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump declara espaço aéreo da Venezuela "fechado" e gera reação de Caracas

Trump declara espaço aéreo da Venezuela “fechado” e gera reação de Caracas

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua rede social Truth Social para fazer o anúncio unilateral, o que levou o governo venezuelano a classificar a declaração como uma “ameaça colonialista” e um ato hostil contra a soberania do país.
L
Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Cristiane Battiston será a primeira mulher a presidir o colegiado internacional do PHI.
L
Incêndio em Hong Kong mata 128 pessoas e deixa 79 feridos

Incêndio em Hong Kong mata 128 pessoas e deixa 79 feridos

Autoridades de Hong Kong confirmam 128 mortos e 79 feridos após pior incêndio em décadas atingir complexo residencial construído nos anos 80; investigação sobre as causas da tragédia já está em curso.
L
Trump anuncia ação militar terrestre e aumenta tensão EUA Venezuela

Trump anuncia ação militar terrestre e aumenta tensão EUA Venezuela

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu sobre ações terrestres iminentes contra narcotraficantes venezuelanos; Nicolás Maduro, em resposta, colocou a Força Aérea em alerta máximo, escalando a tensão EUA Venezuela.
L
Candidato de extrema-direita Kast ameaça reverter direitos reprodutivos no Chile

Candidato de extrema-direita Kast ameaça reverter direitos reprodutivos no Chile

José Antonio Kast, favorito no segundo turno das eleições presidenciais chilenas, busca não apenas bloquear a flexibilização do aborto apoiada pela esquerda, mas também revogar as três exceções legais existentes e se opõe até mesmo à pílula do dia seguinte, representando um retrocesso nos direitos reprodutivos do país.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de Pesar: Noel Rodrigues Parente

Nota de Pesar: Noel Rodrigues Parente

Além do amor incondicional pela família, sua paixão mais vibrante era o futebol. Um flamenguista apaixonado, Noel vivia cada jogo com a intensidade e o coração que dedicava à vida.
L

Aquarismo ganha espaço na Agrotec com espécies raras, amazônicas e marítimas

Expositor apresentou peixes amazônicos e marinhos, além de equipamentos completos para aquários e lagos, destacando a importância do manejo correto e da preservação das espécies
L

Sebrae-RO impulsiona agroindústrias e leva atendimento especializado à Agrotec 2025

Instituição levou 66 agroindústrias para a feira, ofereceu suporte técnico aos expositores e ampliou o acesso dos pequenos produtores a capacitações, formalização e novos mercados
L

Brazano apresenta café especial de Porto Velho e valoriza produtor local na Agrotec

Marca rondoniense apresenta café especial cultivado em Nova Califórnia, em Porto Velho, e reforça valorização do produtor local e da identidade amazônica na cafeicultura
L

De resíduo a adubo: Sesc distribui fertilizante orgânico durante a Agrotec 2025

Sesc Rondônia movimenta Agrotec com doação de biofertilizante a visitantes
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes exige histórico médico para analisar prisão domiciliar de Heleno

Moraes exige histórico médico para analisar prisão domiciliar de Heleno

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicitou neste sábado (29) documentos que comprovem o diagnóstico de Alzheimer e transtornos psiquiátricos do general Augusto Heleno, condenado a 21 anos pela trama golpista, antes de decidir sobre o pedido da defesa.
L
Lula destaca isenção do Imposto de Renda e programas sociais em pronunciamento

Lula destaca isenção do Imposto de Renda e programas sociais em pronunciamento

A declaração, veiculada em cadeia de rádio e televisão na noite deste domingo (30), tem como foco principal a sanção da lei que zera o IR para quem recebe até R$ 5 mil e reforça a retomada do crescimento econômico e de programas de assistência social do governo.
L
Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Desembargadora do TRF1 concede habeas corpus e impõe medidas restritivas.
L
Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Recurso apresentado pela defesa questiona decisão de Alexandre de Moraes.
L
PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

Ex-ministro Augusto Heleno, de 78 anos, está preso desde terça-feira e a defesa alega graves problemas de saúde, como Alzheimer. O procurador-geral é favorável à prisão domiciliar humanitária para General Heleno no STF.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem morre após invadir jaula de leoa em zoológico na Paraíba

VÍDEO: Homem morre após invadir jaula de leoa em zoológico na Paraíba

Tragédia ocorreu na tarde deste domingo (30) no Parque Arruda Câmara, em João Pessoa; o homem ultrapassou a área de segurança do recinto do animal, foi atacado e não resistiu aos graves ferimentos.
18
Motorista sem CNH e embriagado destrói salão em acidente no Centro

Motorista sem CNH e embriagado destrói salão em acidente no Centro

Acidente na noite deste sábado (29) no centro de Porto Velho resulta em colisão e deixa motorista de aplicativo ferido; condutor do Fusion, que é deficiente físico, foi preso em flagrante.
12
Homem baleado na testa em ataque de motociclista na zona leste

Homem baleado na testa em ataque de motociclista na zona leste

Tentativa de homicídio choca moradores do bairro Pantanal em Porto Velho; vítima é atingida por tiros nas costas e na testa por agressor em moto.
14

Homem de 41 anos é esfaqueado gravemente no Morar Melhor

Vítima de 41 anos foi encontrada com múltiplas perfurações por faca na madrugada deste domingo (30) no residencial da zona sul de Porto Velho, sendo levada em estado grave ao hospital.
16
Suspeito que desafiou PM nas redes sociais é preso por tráfico na Zona Leste

Suspeito que desafiou PM nas redes sociais é preso por tráfico na Zona Leste

Equipe do sargento Machado prende casal apontado como responsável por boca de fumo no bairro Tancredo Neves.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COP30: 190 países se unem em 120 planos de aceleração da ação climática

COP30: 190 países se unem em 120 planos de aceleração da ação climática

Documento final da Agenda de Ação da COP30, realizada em Belém, organiza 120 iniciativas climáticas voluntárias em seis eixos temáticos e conta com a participação inédita de 190 países, visando acelerar a implementação do Acordo de Paris.
L
Brasil iguala Argentina em títulos da Libertadores com 25 troféus

Brasil iguala Argentina em títulos da Libertadores com 25 troféus

O tetra do Flamengo, conquistado no último sábado (29), colocou o futebol brasileiro no topo do ranking continental e consolidou o recorde de sete conquistas consecutivas no torneio interclubes mais importante da América do Sul.
L
Jurista propõe autoridade nacional antimáfia para enfrentar crime organizado

Jurista propõe autoridade nacional antimáfia para enfrentar crime organizado

Walfrido Warde defende um combate unificado às organizações criminosas no Brasil, sugerindo que a coordenação entre as polícias e a criação de uma autoridade federal evitem a desarticulação e a politização do tema.
L
Torcedores lotam espaço gastronômico para assistir à final da Libertadores

Torcedores lotam espaço gastronômico para assistir à final da Libertadores

Com 40 quiosques e dois telões, público acompanhou Flamengo x Palmeiras no Parque da Cidade.
L
Pavilhão do Mel recebe visitantes e apresenta produção apícola de Porto Velho

Pavilhão do Mel recebe visitantes e apresenta produção apícola de Porto Velho

Produtores expõem mel, hidromel, derivados e espécies sem ferrão com apoio da Semagric.
L
Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Atração gratuita recebeu grande fluxo de visitantes na estreia deste sábado (29).
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA: O processo eleitoral de 2026, tanto ao Governo quanto ao Senado, depende da decisão de Marcos Rocha

OPINIÃO DE PRIMEIRA: O processo eleitoral de 2026, tanto ao Governo quanto ao Senado, depende da decisão de Marcos Rocha

Há perguntas vitais sem respostas; há indecisões, alguma desinformação mas, mais que tudo, a menos de um ano do pleito, se conhece os personagens, mas não o que eles farão em 2026.
L
Motociclista embriagado é preso após gravíssimo acidente na zona leste

Motociclista embriagado é preso após gravíssimo acidente na zona leste

Colisão entre duas motos deixa casal gravemente ferido e motorista alcoolizado preso na José Amador dos Reis, em Porto Velho.
16
Moto aplicativo e passageiro Flamenguista são espancados por torcida do Palmeiras no centro

Moto aplicativo e passageiro Flamenguista são espancados por torcida do Palmeiras no centro

Torcedor do Flamengo e moto aplicativo são agredidos por integrantes da torcida do Palmeiras após cruzarem área de concentração no Olaria.
14
Carro invade salão de beleza em acidente no centro

Carro invade salão de beleza em acidente no centro

Acidente no Cai N’água deixa motorista ferido e destrói fachada de salão de beleza em forte batida.
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.